sábado, 31 de março de 2012

Árvore cai sobre ônibus e mata três operários da Vale em Carajás





Ao retornar do serviço com vários trabalhadores das minas de Carajás por volta de meia-noite e 40 minutos da madrugada desta sexta-feira (30), um ônibus da Transbrasiliana foi atingido em cheio por uma enorme árvore de castanheira, provocando a morte de três funcionários da mineradora Vale.
As vítimas são os trabalhadores José Lima Marinho, 37 anos, natural de Brejo (MA); Celson Barboza da Silva, 37 anos, natural de Santo Antonio dos Lopes (MA); e Francisco Barros Soares, 49 anos, natu-ral de Parnaíba (PI). Os corpos das três vítimas foram encaminha-dos pelo delegado Antonio Miranda Neto para submeter-se a exame de necropsia no IML de Marabá.
A reportagem apurou junto a populares na delegacia de polícia e numa funerária da cidade que no local do acidente, ocorrido no km 17 da Estrada do Manganês que dá acesso à Mina do Azul, na Serra dos Carajás, morreu apenas o funcionário Celson Barboza da Silva, que seria supervisor de minas da empresa Vale.
Os outros dois operários, José Lima Marinho e Francisco Barros Soares, que foram levados para o hospital Yutaka Takeda, no nú-cleo urbano de Carajás, faleceram antes mesmo de receber atendi-mento na casa de saúde.
Na delegacia e na funerária, funcionários da Vale fizeram tudo para impedir membros da imprensa local a tomar conhecimento da si-tuação das vítimas e até a identidade dos três operários mortos.
DEMORA
Um trabalhador que vinha no ônibus e saiu ileso do acidente, pois viajava nas últimas poltronas, confirmou em off para a reportagem que uma vítima morreu na hora, e as outras duas estavam consci-entes, implorando para que fossem retiradas do local, mas só foram socorridas mais de nove horas depois do acidente, portanto, por volta das 10 horas da manhã, por uma única ambulância.
Segundo ainda o operário, chovia forte na hora do acidente, não ha-via energia elétrica no local e que o ônibus transportava 11 pessoas, dentre esta apenas uma mulher.
De acordo com o delegado Antonio Miranda Neto, embora o aci-dente tenha sido provocado pela natureza, a Polícia Civil estaria fazendo boletim de ocorrência “para efeito jurídico e assegurar direito às famílias das vítimas”.
Em nota, a Assessoria de Imprensa da Vale informou que a minera-dora “lamenta profundamente o ocorrido” e informa que está pres-tando toda a assistência necessária aos empregados e seus familia-res. (Vela Preta/Waldyr Silva)

3 comentários:

  1. Anônimo23:10:00

    eu sou bombeiro militar de parauapebas, e fiquei indi quinado com o ocorrido, pois como uma empresa como a vale leva mais 10 horas para socorre pessoas presas debaixo desta arvore, porque não acionaram os bombeiros militar, tenho certeza que essas pessoas não tinham morrido,pois se tivesse 2 morto cerra e um muque para remover os pedaços de arvore, não tinha gastado nem 2 horas para remover essas pessoas, meus pesamos a família, vela vem fazer uma matéria com o bombeiro sobre este acidente, vc vai sabe de muita coisa que podia ser feita pelas pessoas que ali estavam pressa, um abraço bombeiro.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:29:00

    Me desculpe, mas a informação foi passada exageradamente errada, pois logo após essa fatalidade a família ficou sabendo do ocorrido e a empresa prestou todo o apoio! Eu sou funcionária e sei o quanto o nosso presidente se importa com a nossa segurança! Ele sempre nos falou que segurança em primeiro lugar sempre! Não façam injustiça...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:43:00

    Injustiça é a vale não ter socorrido esses funcionarios. pois como uma pessoa q sofre uma lesão apenas no pé como o funcionario Jose Marinho e perde a vida. injustiça é deixar morrer pessoas. se a vale tem tanta maquina pq não pode ajudar essas pessoas a tempo.

    ResponderExcluir