terça-feira, 20 de março de 2012

Operação ‘Eirene’ começa a ser deslanchada em Parauapebas





Depois de uma reunião para traçar metas e estratégias entre os comandos das polícias Militar e Civil com representantes de órgãos como Detran, Polícia Comunitária, Conselho Tutelar e outras enti-dades, teve início em Parauapebas no último final de semana a operação “Eirene”, que vem sendo deslanchada no estado em vários municípios paraenses.
Segundo o ten-cel. Roberto Coracy, comandante do 23º BPM em Parauapebas, por enquanto ainda não seria possível a divulgação do calendário da operação “Eirene”, que visa diminuir o índice de cri-minalidade em Parauapebas. “Podemos adiantar, no entanto, que a operação vai ser realizada tanto à noite como durante o dia, envol-vendo, além das polícias Militar e Civil, vários órgãos e entidades que trabalham com a comunidade”.
O comandante local da PM lembra que dados oficiais revelam que Parauapebas se destaca como o quarto município paraense a empregar o maior número de trabalhadores (Dieese), possui cerca de 95 mil residências (Saúde), tem o segundo maior PIB do estado, conta com uma enorme rede bancária, população flutuante que che-ga a 70 mil pessoas e é detentor da maior mineração do mun-do. “Isso exige mais atenção dos órgãos de segurança pública”, re-conhece Roberto Coracy.
O delegado Antonio Miranda Neto adianta que a operação “Eirene” (Deusa da paz, na mitologia grega) vai ser deslanchada pelos órgãos de segurança pública e entidades envolvidas com a comunidade duas vezes por mês, além dos patrulhões, que já vêm sendo reali-zados aos sábado e domingos, com a finalidade de reprimir a cri-minalidade no município.
A primeira ação da operação ocorreu na rodovia PA 275, saída da cidade, quando vários veículos foram parados, inclusive vans e ônibus, para verificação de documento dos carros, de condutores e também dos passageiros.
Na primeira blitz da operação, uma criança foi impedida de continuar viagem pelo Conselho Tutelar, porque os responsáveis não condu-ziam os documentos pessoais da menor. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário