terça-feira, 20 de março de 2012

Polícia Civil incinera mais 35 máquinas caça-níqueis



Atendendo a autorização do juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Criminal, o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Sec-cional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, procedeu na última sexta-feira (16) a incineração de mais 35 máquinas caça-níqueis.
Os equipamentos foram apreendidos durante operações da Polícia Civil nos dois primeiros meses de 2012. No ano de 2011 foram apreendidas 150 máquinas, todas destruídas por meio de decisão judicial. As caça-níqueis foram apreendidas em bares e em pontos de vendas de DVDs piratas.
De acordo com o delegado Antônio Miranda, a destruição dos equi-pamentos atende às orientações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social para intensificar ações no interior do estado. Para o delegado, a contravenção já foi alvo de diversas fiscalizações no município.
“A cada 60 dias, com autorização do juiz Líbio Araujo, vamos quei-mar o material recolhido em operações de forma a evitar que as apreensões retornem ao mercado local”, justifica a autoridade po-licial.
Todo o material apreendido, que se encontrava guardado no depó-sito da delegacia municipal, foi transportado para um terreno baldio localizado aos fundos do prédio da 20ª Seccional Urbana e em seguida queimado, à presença do delegado Antonio Miranda, investigadores, imprensa e do próprio juiz Líbio Moura, que sempre faz questão de acompanhar a operação.
Antonio Miranda reforça a importância de a comunidade continuar usando os serviços do sistema Disque Denúncia, pelo telefone (94) 3346-2250, uma vez que a maioria das apreensões dos produtos ilegais feitas pela polícia ocorreu graças à participação da população, especialmente no caso das máquinas caça-níqueis.
Quanto aos infratores deste tipo de crime, Antonio Miranda explica que muitos deles já responderam na Justiça com penas de prestação de serviço social e multas, cuja renda está sendo revertida na cons-trução de uma cela no prédio da Seccional Urbana para detenção de adolescentes, enquanto outros acusados estão sendo gradativamente intimados para cumprimento de pena.
Antonio Miranda acrescenta que, antes de serem submetidos à in-cineração, os monitores e outras peças eletrônicas das máquinas caça-níqueis são retirados dos equipamentos e destinados a instituições educacionais para aproveitamento legal e social.
O delegado garante que as operações policiais relativas às apreensões de máquinas caça-níqueis, mídias piratas e outros produtos falsificados vão continuar sendo realizadas a todo vapor na cidade, até que esse tipo de crime seja definitivamente eliminado em Parauapebas. (Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário