quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Quatro presos escapam da cadeia em Eldorado do Carajás

Augusto Correia

José Odilio
 
Manoel da Conceiçao

Antonio Araújo
Quatro detentos que se encontravam presos na cadeia pública de Eldorado do Carajás cerraram as grades da carceragem e ganharam a liberdade para rumo incerto e não sabido. Os fugitivos são os elementos José Odílio Bonfim de Souza, 19 anos, assaltante; Manoel da Conceição Fonseca Pereira, 45 anos, estuprador; Augusto Correia, 52 anos, estuprador; e Antonio Araújo, 30 anos, assaltante. A fuga dos quatro detentos ocorreu por volta das 21h30 da última segunda-feira (28).
De acordo com o delegado de Curionópolis, Tiago Carneiro Rodrigo, que responde interinamente pela delegacia de Eldorado do Carajás, para escapar da cadeia os quatros presos serraram três grades, a primeira delas da própria cela onde os detentos se encontravam presos, a segunda que dá à área de sol e a terceira grade a que protege o teto da área, por onde escaparam, usando redes para a formação de uma escada.
Segundo o delegado Tiago, equipes das polícias Militar e Civil fizeram diversas rondas no sentido de recapturar os quatro fujões, mas até esta quarta-feira (30) nenhum dos quatro fugitivos havia sido recapturado. A polícia apurou que um dos detentos havia escapado para o vizinho Estado do Tocantins, “mas estamos averiguando esta informação”.
Em off para a imprensa, o carcereiro Jorginho disse ter informado aos policiais civis de plantão que havia presenciado uma serra no interior da cela, e sugerido que os mesmos abrissem a cela e apreendessem a ferramenta, mas sua sugestão não foi aceita. Segundo ainda o carcereiro, dificilmente são feitas revistas nas pessoas que visitam os familiares presos.
Perguntado ao delegado sobre este assunto, ele respondeu que no depoimento colhido do carcereiro este não tinha comentado sobre a suposta serra dentro da cela. Sobre as revistas, o delegado Tiago disse que Jorginho assegurou em depoimento que as revistas são feitas.
Na avaliação do delegado, é possível que algumas pessoas escapem da revista e levem algum material para dentro da cadeia. “Como não temos segurança máxima na carceragem, essas fugas em massas acontecem, mas até agora não há nenhum indício que houve facilitação de fuga dos presos, mas continuamos a investigar o caso”, explicou a autoridade policial.
Delegado Tiago Carneiro disse ter sido foi informado pela Superintendência Regional de Polícia Civil em Marabá que esta é a quarta fuga de presos que acontece este ano na cadeia pública de Eldorado do Carajás. (Vela Preta/Waldyr Silva)

2 comentários:

  1. Anônimo08:25:00

    Esse carcereiro totalmente despreparado para esse cargo não é funcionário da prefeitura e não fez concurso pra nada é apenas um puxa saco do delegado de eldorado dos carajas que eu não sei porque deu esse cargo a ele.Que o mesmo é farista onde se passa por policia para beber as custas dos comerciantes da cidade, é um carcereiro totalmente sem noção.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:29:00

    Tinha que fugir mesmo numa delegacia em que o delegado não faz procedimento contra os bandidos onde troca tudo por comida,cestas básicas e favores não pode funcionar porque o gestor não tem moral para isso.

    ResponderExcluir