quinta-feira, 31 de março de 2011

RJ: 40 mil PMs com pistolas para uso pessoal e intransferível

Cada PM terá sua arma e a levará para casa, para maior controle e combate ao desvio
Todos os cerca de 40 mil policiais militares do Estado do Rio de Janeiro receberão pistolas calibre .40 do comando da corporação.
As armas ficarão acauteladas pelos PMs e cada uma delas será de uso individual e intransferível ‑ como já ocorre na Polícia Civil.
A medida, segundo o relações-públicas da PM, coronel Henrique Lima de Castro Saraiva, tem como objetivo possibilitar aos comandantes das unidades um controle maior sobre o armamento usado por seus subordinados e dificultar o desvio de armas. Cada PM será responsável pela sua pistola e terá que responder à corregedoria da corporação no caso de perda por qualquer razão.
A PM já adquiriu um lote de nove mil pistolas que serão distribuídas a unidades em breve. Outros lotes serão comprados ainda este ano.
Outra medida adotada pelo comandante-geral da corporação, coronel Mário Sérgio Duarte, foi determinar uma inspeção nos paióis de todas as cerca de 60 unidades da Polícia Militar ‑ incluindo os 40 batalhões, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), as academias de formação profissional e até os hospitais ‑ para saber a situação deles.
Além de contabilizar a quantidade de munição, coletes, armas, armamentos químicos e não letais, as inspeções vão apontar possíveis desvios. Também serão vistoriadas as armas em poder de PMs cedidos ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público. (Gustavo Goulart, O Globo)

Um comentário:

  1. Anônimo20:36:00

    Estamos em 2013 e até hoje não foi cautelada nenhuma dessas pistolas 40 prometidas para os policiais militares do RJ.

    ResponderExcluir