quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Entidade lança manifesto em defesa de moradores de Serra Pelada




Dizendo-se ainda indignados com o que consideram como “ato de truculência” promovido pela Polícia Militar, por ocasião da desobs-trução da estrada de acesso à vila de Serra Pelada, ocorrida no úl-timo dia 18, diretores da Associação de Assistência e Defesa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Adegasp) lançaram nesta semana um manifesto com o objetivo de coletar assinatura da comunidade num abaixo-assinado para ser entregue às autoridades constituídas.
No documento de coleta de assinaturas, cuja cópia foi entregue à reportagem por José Filho, vice-presidente da Adegasp, consta soli-citação de asfaltamento dos 35 quilômetros da estrada de chão que liga o distrito de Serra Pelada à rodovia PA 275, assistência na edu-cação, saúde, saneamento básico, transporte público, segurança e comunicação.
A comunidade reclama no abaixo-assinado que muitos moradores da vila já foram vítimas de prisões que ela considera como arbi-trárias, entre estes menores de idade, por parte da polícia; tiveram barracões e casas demolidos no Bairro Morumbi pela empresa res-ponsável pelo projeto de ferro Serra Leste, sem que as autoridades tomassem alguma providência em defesa dos menos favorecidos.
Num trecho do documento, os moradores dizem que “a comuni-dade está impedida de cobrar seus direitos, e se insistir as pessoas são presas e massacradas pela polícia, Poder Executivo municipal e Judiciário, e agora só nos resta apelar para o Ministério Público Es-tadual”.
Os moradores da vila denunciam que dia desses, por ocasião da morte de Raimundo Rufino, a comunidade foi obrigada a fazer uma coleta em dinheiro para fretar um carro e levar o corpo da vítima para Curionópolis, por falta de ambulância.
O corpo do abaixo-assinado consta também que as constantes ex-plosões de minas com dinamites provocadas pelas empresas vêm prejudicando a saúde das famílias que moram nas proximidades, com o barulho ensurdecedor, poeira e outros males provocados.
Por último, as subscrições fazem um apelo ao governador do Es-tado, no sentido de intervir junto aos órgãos competentes para a solução dos diversos problemas relacionados pela comunidade.
Em declarações prestadas à reportagem, o vice-presidente da Ade-gasp, José Filho, reforça que a comunidade já vem fazendo vários apelos às autoridades em busca de benefício para a vila, mas seus pleitos nunca foram atendidos, e agora recorrem a abaixo-assinado, para ser entregue ao Ministério Público, ao governador do Estado e a outras autoridades. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário