sábado, 1 de setembro de 2012

Mãe denuncia morte de filho adolescente por suposto erro médico



Exibindo em mãos cópia de declaração de óbito assinada pelo médico Hernandes Júnior, do hospital municipal de Parauapebas, a dona de casa Rosilda Oliveira Lima, residente na Rua Dois Irmãos, Bairro Rio Verde, Parauapebas, procurou na última quinta-feira (30) a reportagem para denunciar que o filho dela, Lucas Lima Leite, de 14 anos de idade, falecido às 15h50 do dia 29, foi vítima de erro médico.
Ainda em prantos, pela perda irreparável do filho, Rosilda Lima con-tou à reportagem que Lucas Leite foi internado no hospital público municipal no dia 23, para tratar de uma forte dor provocada por um ferimento no dedão do pé direito, e com sete dias de internação veio a óbito.
Ela disse que nos dias em que Lucas esteve internado na enfermaria do hospital, ele não reclamava mais tanto da torção sofrida no pé direito, mas de fortes dores ao longo da perna, até chegar à cabeça.
Indagada por que motivo ela suspeita que o filho dela tenha sido ví-tima de erro médico, Rosilda Lima responde com um questiona-mento: “Como é que um paciente dá entrada no hospital com uma torção no pé e o médico coloca na declaração de óbito que foi morte natural por insuficiência respiratória aguda e embolia pul-monar?”.
O Jornal procurou o médico Hernandes Júnior no hospital muni-cipal, mas o mesmo não foi encontrado. Na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), órgão responsável pelo hospital público da cidade, a reportagem conversou com o titular da Semsa, Afonso Mata Vidinha, e este afirmou que já tinha tomado ciência do ocorrido.
Segundo o secretário, ele determinou ao setor de Vigilância em Saúde para fazer um levantamento sobre a morte do adolescente, emitir um parecer e a partir do relatório é que a Secretaria Municipal de Saúde poderia se manifestar, se houve ou não erro médico.
“A priori, tomei conhecimento, preliminarmente, que a vítima deu entrada no hospital com um ferimento no pé, foi medicada e veio a óbito em decorrência de um tétano, mas estamos levantando todas as hipóteses possíveis, para então esclarecer o caso à sociedade”, explica Afonso Vidinha. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário