quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pré-candidato a prefeito de Curionópolis é preso com material impresso

Antonio Luiz, Adonei Sousa e Francisco Aderbal



Encontra-se preso em Parauapebas, desde terça-feira (10), Adonei Sousa Aguiar, presidente do Partido Democratas (DEM) em Curio-nópolis e pré-candidato a prefeito do município. Junto com Adonei Aguiar foram presos também Francisco Aderbal de Oliveira, vice-presidente do DEM, e Antonio Luiz, que é filiado ao partido.
Os três foram flagrados no final da tarde de terça-feira pela polícia de Curionópolis entrando na cidade com cerca de três mil panfletos apócrifos (sem assinatura), intitulado “Tirando a máscara”, com “conteúdo calunioso, injurioso e difamatório” contra o juiz da Comarca de Curionópolis, Claytoney Passos Ferreira; o delegado Thiago Carneiro Rodrigues; promotor de Justiça da Comarca de São Félix do Xingu, cujo nome não foi revelado; o prefeito de Curionópolis, Wenderson Azevedo Chamon, o “Chamonzinho”; e contra a genitora deste, Ângela Azevedo Chamon.
Além do material impresso, foi apreendida ainda a quantia de R$ 6.705,00 em espécie no interior da camionete modelo S10, cor prata e placa JVW 5681-Parauapebas, que estava sendo conduzida pelos três homens.
Acusados foram abordados pela polícia na entrada da cidade de Curionópolis, quando chegavam de Parauapebas, onde mandaram imprimir os panfletos, que seriam distribuídos no distrito de Serra Pelada.
Adonei Sousa Aguiar, Francisco Aderbal de Oliveira e Antonio Luiz de Sousa foram autuados em flagrante delito na manhã desta quarta-feira (11) pelo delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, pela prática de crime tipificado nos seguintes artigos do Código Penal Brasileiro:
Adonei Aguiar: arts. 138, 139, 140, 141, 288 e 344; Francisco Aderbal: arts. 138, 139, 140, 141 e 288; e Antonio Luiz: arts. 138, 139, 140, 141, 288.
O auto de prisão em flagrante do trio foi confeccionado na manhã desta quarta-feira (11) pelo delegado Antonio Miranda na presença do advogado dos acusados Flávio Aparecido Santos e acompanhado pelo juiz Líbio Araujo Moura, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa).
Ouvido pela reportagem, o delegado Antonio Miranda explicou que o auto de prisão em flagrante do trio estava sendo encaminhado à Justiça e esta vai decidir se mantém ou não a prisão dos acusados. Caso a prisão seja mantida, cada um dos acusados deve responder por pena que ultrapassa dez anos de reclusão.
Segundo o delegado, a informação sobre o transporte do material impresso oriundo de Parauapebas chegou à polícia de Curionópolis por telefone. De posse das informações, a polícia montou uma barreira na entrada da cidade e flagrou os acusados com os impressos na camionete.
“A Justiça vai decidir se o trio vai ficar preso em Parauapebas ou Curionópolis, e também se os acusados se inserem em crime eleitoral. Os proprietários da gráfica onde o material foi impresso vão responder também pelo crime dos três acusados”, explica a autoridade.
Advogado de defesa e os acusados não quiseram falar à imprensa. O conteúdo do panfleto também não foi divulgado ao batalhão de repórteres que se encontravam na delegacia. (Vela Preta/Waldyr Silva)

8 comentários:

  1. Anônimo00:20:00

    Bem isto fere totalmente a etica, pois cabe averiguar provas das acusações,pois somente assim eles deveriam ser punido, sabendo que realmente a Politica e podre acho que o Prefeito não e tão limpinho assim, e digo mais se não aparecer alguém com coragem dem por a boca no trombone para conhecimento da população, vamos sofrer pela corrupção encubada.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:36:00

    Se os citados estão de fato presos, torna-se evidenta a realização de trafico de enfluencias entre o prefeito de curionópolis e as autoridades mencionadas.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:21:00

    Isso é a famosa politicagem será que não é medo de perder o poder que vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:57:00

    isto nada mais e douma peraeguiçao ao candidato adonei do chamonzinho o panfleto flava so a verdade.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18:22:00

    esse chamozinho ta é com medo de perder a politica .....

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18:25:00

    será pq todo mundo so faz comentario anônimos é somente mendo de retaliaçao.....

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20:40:00

    Será que a mamata é tão boa que o prefeito esta com medo de perder as eleições e se as autoridades são tão intimas e não temem nada porque não deixaram as pessoas avaliarem os panfletos será que tinham coisas tão escandalosas assim que eles ficaram com medo isso é censura e vivemos num pais livre cuja a democracia predomina.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo16:35:00

    todo mundo so faz anonimo poreque senão o Prefeito manda dar sumiço. Brink!!!!!

    ResponderExcluir