sábado, 28 de abril de 2012

Polícia desmantela quadrilha de jovens que furtava motos

Marcelo, Renato e Márcio

Rodrigo, Rafael e Rubens
 


Trabalho de inteligência deslanchado em conjunto pelas polícias Civil e Militar desbaratou na tarde da última quinta-feira (26), em Parauapebas, uma quadrilha composta por seis jovens maiores de idade e cinco menores especializada em furto e desmontagem de motos.
Os acusados maiores de idade são os indivíduos Marcelo da Silva (24 anos), Márcio de Souza Silva (23 anos), Rafael Silva Santos (20 anos), Renato Alves Ferreira (22 anos), Rodrigo Dias Alves (19 anos) e Rubens Menezes Pires (19 anos), que se encontram presos à disposição da Justiça. Os menores de idade ficaram de ser encami-nhados para o Conselho Tutelar, Ministério Público e à Vara da In-fância e Juventude de Parauapebas.
A polícia apreendeu em poder da quadrilha seis motos inteiras e quatro desmontadas, num total de dez motocicletas furtadas de proprietários residentes no município.
De acordo com o major PM Mauro Sérgio, comandante do Grupo Tático da PM, atualmente vem ocorrendo um índice muito alto de furto de motos em Parauapebas. Em virtude desta situação, o oficial informa que a polícia já vinha há duas semanas monitorando os passos dos integrantes desta quadrilha e no momento certo fez o flagrante.
Major Mauro Sérgio explica que o bando alugou um cômodo de uma casa localizada na Rua Mané Garrincha nº 413, Bairro Guana-bara, onde desmontava as motos roubadas e montava outras, para dificultar a identificação.
“No momento, apreendemos dez motos, mas estamos investigando outros locais onde a quadrilha poderia ter escondido outras motoci-cletas, inclusive em oficinas legalizadas”, detalha o comandante, adi-cionando que os ladrões furtavam as motos e as descaracterizavam apenas para curtir em trilhas de mata e na cidade, sem muita preo-cupação em serem descobertos.
Segundo o delegado Antonio Miranda Neto, os menores de idade foram encaminhados para o Ministério Público, com pedido para que sejam internados em órgão especial, em razão do “grau de alta periculosidade” que representam à sociedade local neste tipo de crime.
Com relação às motos apreendidas em poder dos acusados, o delegado explica que elas serão tecnicamente periciadas e posteriormente devolvidas aos legítimos proprietários. Ele revela que uma média de 20 a 30 motos é furtada ou roubada mensalmente em Parauapebas.
Ivanildo Braga da Silva, conselheiro tutelar, frisa que um dos cinco adolescentes menor de idade sustenta que não tem nada a ver com a quadrilha presa sob a acusação de roubo de motos, e que os pais ou responsáveis desses menores estão acompanhando os filhos em seus depoimentos.
“Dependendo da decisão do Ministério Público, esses garotos de-vem ser encaminhados para algum Centro de Referência Especial da Assistência Social (Creas) da cidade, onde devem ser aconselhados e também pagar penas alternativas, que podem ser convertidas na prestação de serviços, para depois serem reinseridos à sociedade”, informou Ivanildo Braga.
Apesar da insistência do Jornal, nenhum dos acusados maiores de idade integrantes da quadrilha quis falar sobre sua atuação no furto de motos na cidade. (Vela Preta/Waldyr Silva)

2 comentários:

  1. Anônimo11:57:00

    Parabéns ao MAJ MAURO SÉRGIO, que está comandando o Policiamento de Parauapebas, mas precisa mesmo é assumir o comando do Batalhão, porque o atual gestor não para na Cidade e é funcionário da Prefeitura. Olho nele PSDB.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:56:00

    Se fosse so isso, tudo bem. O homem usa uma CAMIONETE PAGA PELA PREFEITURA e que deveria está a serviço do policiamento para ir toda sexta-feira para Paragominas e só volta na segunda. O homem é conhecido aqui no Batalhão como CORONEL AVIADOR (só vive voando). Pô ZÉ RINALDO resolve isso, põe o MAURO SÉRGIO pra comandar tudo, pq na verdade só ele tá trabalhando.

    ResponderExcluir