quinta-feira, 26 de abril de 2012

Andaime de construção desaba e mata pedreiro em Parauapebas




No momento em que um operário se encontrava rebocando a parede de um galpão, o andaime despencou e o pedreiro Inácio Lopes Car-doso, 45 anos, que residia no Bairro Liberdade II, em Parauapebas, caiu e morreu no local.
Acidente ocorreu por volta das 15 horas da última terça-feira (24), numa construção localizada no Loteamento Nova Carajás, em Pa-rauapebas.
À reportagem, Antonio Júnior, sobrinho da vítima, disse que a famí-lia dele foi informada por volta das 15h30 que o trabalhador tinha sofrido um acidente e se encontrava no hospital municipal. “Quando chegamos lá, meu tio já estava morto, na pedra do necrotério, como indigente”, protesta o parente da vítima, adicionando que no hospital fora informado que o pedreiro estava trabalhando, o andaime caiu e parte da parede desabou sobre o operário, que veio a óbito.
Antonio Júnior conta que ao visitar a construção onde o tio traba-lhava constatou que a obra não oferecia o mínimo de segurança para os operários, que por sua vez também não usavam equipamentos de proteção individual (EPI).
Outra situação apontada pelo parente da vítima é que na hora do acidente os responsáveis pela obra não chamaram o Corpo de Bom-beiro e nem a Polícia Civil para remover o corpo da vítima e fazer os levantamentos de praxe, conduzindo por contra própria o operário morto para o necrotério do hospital municipal.
O corpo de Inácio Lopes Cardoso foi transladado ainda na terça-feira (24) à noite para a cidade de Parnaíba, no Piauí, onde seria velado e enterrado por demais familiares.
A reportagem esteve no local do acidente, para falar com o responsável pela obra, que se chamaria José Veras, mas, segundo o pedreiro de prenome Pedro, o mesmo havia viajado para outra cidade que ele não soube ou não quis revelar.
Consultado sobre o assunto, o major BM Luís Cláudio, comandante do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, orienta que toda obra deve contar com técnico de segurança no trabalho para exigir dos operários o uso obrigatório de EPIs (equipamentos de proteção individual).
O comandante Luís Cláudio confirmou que em nenhum momento a corporação do Corpo de Bombeiros foi acionada para socorrer a vítima que caiu junto com andaime na obra. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário