quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mãe deixa crianças menores em casa e barraco pega fogo em Marabá



Um barraco foi consumido pelo fogo na manhã desta quarta-feira (14) na Avenida Brasil, Bairro Independência, em Marabá. O caso por pouco não deixa vítimas. Segundo vizinhos, o fogo teria começado a partir de uma panela no fogo preparando almoço na cozinha. O inusitado é que a casa estava entregue a duas crianças, uma vez que a mãe, narram os mesmos vizinhos, saiu para trabalhar e as deixou sozinhas no lar. O mais velho tem apenas 10 anos.
Como as crianças tinham saído para brincar com colegas em outra residência, o fogo na casa de número 1091-B foi percebido por volta das 11 horas, por uma vizinha, a qual alardeou a situação para outras pessoas em volta, que cuidaram em acionar o Ciop e, por este, o Corpo de Bombeiros. Quando a viatura de combate a incêndio chegou já não dava para salvar os móveis da casa, apenas fazer o rescaldo e evitar que o fogo se espalhasse para a casa ao lado, como chegou a ensaiar.
De acordo com o subtenente BM Pinheiro, que participou da operação, há indícios de que o fogo começou na cozinha e que pode ter havido vazamento de gás. Sobre o almoço que estaria sendo esquentado em panela de pressão, o bombeiro disse que não foi encontrado indício nesse sentido, mas que não está descartado. Ele confirmou o relato de que as crianças ficam sozinhas em casa, e disse que a mãe não apareceu no local enquanto os bombeiros estavam por lá.
Primeira a perceber o fogo, a vizinha Teresinha Barbosa da Silva, de 51 anos, disse não ter intimidade com a dona da casa que pegou fogo, mas que é comum as crianças ficarem sozinhas enquanto a mãe vai para o trabalho e que tem a impressão de que um adulto da família vem às vezes olhar como elas estão. “As pessoas especulam aqui que pode ser também problema na fiação de energia que criou o fogo. Quase atingiu aqui a nossa casa também, ainda pegou no canto”, relatou ao CT.
À tarde, horas após o incidente, a Reportagem também falou com uma das crianças da casa, o irmão mais novo, de 9 anos, que confirmou que fica sozinho quando a mãe vai para o trabalho e afirmou que na hora do incêndio tinha ido brincar na casa dos colegas e deixou a casa trancada. Ele nega que eles tenham deixado algo aceso na cozinha da casa.
Também à tarde, no que restou da casa queimada, o Jornal encontrou no local a senhora Francisca Lopes, tia da moradora da residência, a qual não quis confirmar o nome da sobrinha para a Reportagem, apenas confirmando que a casa era alugada, que a mãe das crianças trabalha em uma churrascaria e que perdeu tudo o que tinha naquela manhã.
Questionada sobre onde estava a sobrinha naquele momento, Francisca disse que ela havia acabado de viajar para a zona rural para pedir ajuda a parentes, depois do que havia passado.
ABANDONO?
O CT contatou o Conselho Tutelar, na pessoa do conselheiro Antônio José, para saber se a situação havia chegado ao conhecimento deste e nada havia sido comunicado ontem. Ao receber informações pela Reportagem, o conselheiro disse que o caso se enquadra, sim, em abandono de incapaz e que esse tipo de situação, de mãe solteira que sai para trabalhar, é cada vez mais comum na sociedade e gera estatísticas ao conselho.
Questionado sobre o que é feito nesses casos, Antônio José explicou que cada caso é avaliado e que em geral os conselheiros orientam as famílias sobre a indispensável presença de adultos no cuidado aos menores, mesmo que vizinhos. Ele ressalta que em alguns casos de abandono de incapaz a pessoa corre o risco até de perder a guarda das crianças. O conselho ficou de acompanhar essa situação do Bairro Independência. (Patrick Roberto, do CT)

Um comentário:

  1. Ganhar dinheiro com Franquias!
    TENHA UMA LOJA VIRTUAL! TRABALHE EM CASA!
    como ganhar dinheiro em casa?
    Existe mesmo forma de ganhar dinheiro ?
    Bom eu sei que, o que podemos fazer é aprender e persistir sempre.
    Busque informações e encontrarás.
    Invista em Franquia POLISHOP , investimento baixo e alto retorno!

    Como ganhar dinheiro em casa

    ResponderExcluir