terça-feira, 20 de novembro de 2012

Detentos ensaiam rebelião na carceragem do Rio Verde




Ao descobrirem que três colegas de cela estavam quase escapando da cadeia, os demais presos da carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, se revoltaram e impediram que o trio fugisse, deixando os três amarrados e com alguns ferimentos pelo corpo.
A tentativa de rebelião ocorreu na noite de sábado para domingo (18), na cela denominada “calabouço”, onde se encontravam amontoados 44 detentos, e só foi controlada pela manhã de domingo, com apoio de um pelotão do Grupo Tático de Operações, Polícia Civil e agentes prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe).
Segundo informou à reportagem o ten-cel. PM Mauro Sérgio, que comandou a operação para acalmar os acirrados ânimos dos mais de 40 presos no “calabouço”, os três detentos que tentaram fugir da cela, cujas identidades não foram reveladas à imprensa, já haviam serrado alguns vergalhões da grade que dá acesso à parte externa do prédio, mas foram denunciados pelos próprios colegas, além de serem amarrados e feridos.
De acordo com o que apurou o Jornal, até esta segunda-feira (19), a carceragem municipal do Bairro Rio Verde contava com 142 presos de Justiça amontoados nas três celas, mais do triplo de sua capacidade, uma vez que o espaço comporta apenas 45 detentos.
PEDÁGIO
No momento em que a equipe de reportagem fazia a cobertura da ameaça de rebelião, alguns presos recém-engaiolados cochicharam que um grupo liderado por presos mais antigos na carceragem estava cobrando R$ 250,00 dos detentos que chegam à prisão, para que estes possam dormir “sossegados” durante o período em que permanecerem detidos.
A reportagem procurou os agentes prisionais da carceragem para falar sobre o assunto, mas ninguém quis gravar entrevista, porém admitem a situação, sem, no entanto, poder impedir a “negociação” dos presos. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário