sábado, 11 de fevereiro de 2012

Disque Denúncia comemora dois anos de atividades e premia policiais




A coordenação do sistema Disque Denúncia realizou na amanhã desta sexta-feira (10), em Parauapebas, cerimônia em comemoração aos dois anos de funcionamento da central, com entregue de prê-mios às equipes policiais que mais operacionalizaram denúncias oriundas do serviço.
O Prêmio Gol, que já acontece há treze anos no Disque Denúncia do Rio de Janeiro, tem o intuito de motivar as equipes policiais a trazerem respostas para a sociedade sobre as denúncias feitas por ela diariamente na central de atendimento, que funciona em Parauapebas, através do telefone (94) 3346-2250.
Durante a cerimônia, oito equipes de policiais civis e militares, num total de 27 agraciados, foram premiadas com valores entre 200 e 400 reais. Como critério para o pagamento, a ação não poderia resultar em qualquer tipo de violência e deveria ser veiculada na mídia como sendo oriunda da Central do Disque Denúncia.
O sistema Disque Denúncia é gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Crime e executado por meio de ações de mobilização social viabilizadas pela articulação com diversos setores.
A central garante o efetivo controle social através da participação popular na deliberação de políticas públicas e incentiva a população a prestar informações relevantes de forma anônima, para ajudar principalmente na prevenção e repressão de crimes no município, com a garantia do sigilo e anonimato do denunciante.
Na avaliação do ten-cel. Roberto Coracy Silva, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, o Disque Denúncia vem contribuindo sobremaneira para que o índice de violência tenha caído em Parauapebas e em municípios vizinhos.
O comandante lembra que um dos fatores que vêm encorajando a sociedade a denunciar eventuais crimes à central do Disque Denúncia é o fato de o nome do denunciante ser mantido em sigilo absoluto.
Para o soldado Fabiano Batalha, um dos homenageados com o Prêmio Gol, a premiação, por meio de cartão magnético, motiva os policiais a se estimularem ainda mais nos serviços de combate ao crime no município.
Após a solenidade, coordenada por Márcia Guimarães, os convidados foram convidados a participar de um café da manhã no quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar, onde ocorreu a premiação. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Um comentário:

  1. Anônimo13:03:00

    Boa tarde. É bem verdade que os policiais tem mérito quanto ao recebimento dos prêmios, porém no que diz respeito ao disque denúncia eu nunca fui atendido. Já tive 03 situações em que liguei pra eles fui atendido a ligação caía, tentava novamente e nada. Em outro caso consegui finalizar o chamado, porém aguardei até o amanhecer uma guarnição da polícia para resolver problemas de som automotivo, e... nada... Estou esperando até hoje!!!

    ResponderExcluir