quinta-feira, 3 de maio de 2012

Guardas florestais flagram garimpeiros em área do Projeto Bahia

Doze guardas florestais que prestam serviços para uma empresa de segurança terceirizada pela mineradora Vale flagraram por volta das 13 horas do último sábado (28), numa área do Projeto Bahia, na Floresta Nacional de Carajás, três homens que garimpavam ouro.
Os acusados são os indivíduos Flávio Gonçalves de Souza, 39 anos, natural de Redenção (PA), residente em Rio Maria (PA); Vil-mar Rodrigues Castro, 38 anos, natural de Uruaçu (GO), residen-te em Redenção (PA); e José Carlos da Costa, 46 anos, natural de São Sebastião do Maranhão (MG), irmão de Vilmar Rodrigues Castro, residente também em Redenção.
Cinco homens conseguiram escapar do cerco dos seguranças: Luís João do Vale, Ademir Batista Lima, Raimundo da Silva Júnior, Val-demar Silva Vieira e Fernando Marques da Silva.
De acordo com boletim de ocorrência feito à polícia por Euclides Francisco Silva, 54 anos, inspetor florestal, natural de Sítio Novo (GO), residente em Parauapebas, os serviços de garimpagem eram feitos à noite.
No momento da abordagem, os garimpeiros não reagiram e foram retirados do local com os respectivos equipamentos e conduzidos pelos guardas florestais para a delegacia de polícia. Os homens usavam inclusive um aparelho detector de metal para identificar a possível existência de ouro no local.
Segundo ainda o inspetor florestal, os indivíduos corriam risco de morte na área, pela presença constante de animais selvagens, além do próprio desconhecimento da floresta, que poderia acarretar acidentes fatais.
Os garimpeiros seguiram a pé da Vila Sanção até a área do Projeto Bahia, durante dois dias e uma noite (22 a 24/04), por dentro da mata, levantaram barraco de lona e fizeram em dois dias as primeiras escavações de barrancos, mas ainda não tinham garimpado nenhum grama de ouro. (Vela Preta/Waldyr Silva)

5 comentários:

  1. Anônimo10:21:00

    eu acho que eles devem ser presos e nunca mais sairem aqui na rua da minha casa tamem ta dificil de aguenta esta avendo trafico de drogas aqui eles passam a droga pra todo mundo e la na escola que eu estudo eles estao oferecendo drogas para criancinhas na enradae na saida.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:45:00

    pow os caras andaram por dois dias deixasem os coitados garimpar alguma coisa...melhor que ta vendendo drogas ou furtando alguem. o governo deveria era liberar a porra dos garimpos pelo menos naw tinha tanta gnte passando tanta nesecidade se um pobre tenta conseguir uma liberaçao p extrair qualquer tipo de material seja ele metal ou natural como madeira e ouro leva mais tempo que possa imaginar...em quanto isso empresas destroem montanhas inteiras extraindo mineral da naturesa quer um exemplo a mineradora RIO DO NORTE que extrai minerio dentro de uma reserva federal se pegarem um colono c uma malhadeira ou c um pedaço de pau p construir algum barraco e preso pelo ibama isso e uma vergonha fika a dika.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo03:38:00

    Ta na hora do povo saber do ouro que Vale vende ilegal, precisa de uma fiscalização do povo, pois o governo federal sabe

    ResponderExcluir
  4. conversei com o o deputado Jair Bolsonaro e ele me disse que existe uma falha no sistema e que tem como liberar mais isso depende dos grandes e são eles que não querem a extração de ouro de pequenos garimpeiros, isso temos que mudar, eu sou garimpeiro e como disse a pessoa ali em cima as grandes empresas colocam serras abaixo e não são penalizadas por isso agora se eu faço um buraco vou preso, as leis aqui do nosso país não serve para os mais fracos apenas para os grandes, essa vale é uma mentira apenas tira o que tem da terra e manda pra fora e estão bilionários com isso pq ainda não mostram tudo o que tiram.

    ResponderExcluir
  5. vc usou algum tipo de droga antes de fazer seu comentário estão falando de garimpo e não de drogas.

    ResponderExcluir