segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Polícia Civil apresenta matadores de extrativistas na Delegacia-Geral

José Rodrigues e Lindonjonson Rocha

Armamento apreendido

Foram apresentados neste domingo (18) o mandante e um dos executores do casal de extrativistas José Cláudio Silva e Maria do Espírito Santo Silva, crime registrado em 24 de maio deste ano, no loteamento Praialta-Piranheira, zona rural de Nova Ipixuna, sudeste do Estado.
José Rodrigues Moreira, 43 anos, natural de Almenara (MG), e o ir-mão dele, Lindonjonson Silva Rocha, 29, nascido em Bom Jesus do Tocantins (PA), foram presos após quatro meses de investigações. A captura de ambos é resultado de uma megaoperação integrada das polícias Civil e Militar realizada no domingo, em Novo Repartimen-to, sudeste do Pará.
Os dois estavam escondidos em um barraco no meio do mato, na localidade de Vila Maracajá, a 52 quilômetros da sede do município. A apresentação dos presos no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil contou com as presenças do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha; do delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Solano; do diretor de Polícia Especializada, delegado João Bosco Rodrigues, e do delegado-geral adjunto, Rilmar Firmino, responsável pela operação de prisão dos acusados.
Apreensões
Os dois estavam com mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça de Marabá desde o início de agosto. José Moreira foi indiciado no inquérito instaurado pela Delegacia de Conflitos Agrá-rios de Marabá (Deca) como mandante do duplo homicídio. Já Lin-donjonson, conhecido por "Nato" ou "Natinho", é apontado como um dos executores do casal. O outro envolvido no crime, Alberto Lopes Teixeira Nascimento, está foragido.
A operação conjunta foi realizada no amanhecer deste domingo (18) com a participação de 60 policiais civis e militares. Estiveram em ação agentes do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar, Companhia de Operações Especiais da PM, Grupamento Aéreo (Graer) com apoio de um helicóptero, do Grupo de Pronto-Emprego da Polícia Civil, da Divisão de Investigações e Operações Especiais da PC e da Divisão Especializada em Meio-Ambiente.
À frente da operação, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa; do diretor de Polícia do Interior, delegado Silvio Maués, e do tenente-coronel Sandoval Bittencourt, do Comando de Missões Especiais (CME) da PM.
No momento da abordagem, os irmãos estavam armados e ainda ten-taram fugir, mas não foi possível porque o local já estava cercado. Com eles, os policiais encontraram três revólveres – dois de calibre 38 e um calibre 32 – e uma espingarda.
Os autores da morte do casal de extrativistas foram levados inicial-mente para Tucuruí, onde foram autuados em flagrante por posse ilegal de armas e munição. Depois, foram conduzidos para Belém, no helicóptero do Sistema de Segurança Pública. Após a apresen-tação, em entrevista coletiva a jornalistas, os presos foram encami-nhados a um presídio do Sistema Penitenciário do Estado. (Fonte: Ascom PC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário