terça-feira, 12 de julho de 2011

Bandidos detonam caixas eletrônicos em Carajás e fogem com dinheiro




Seis elementos fortemente armados de pistolas e armas longas explodiram com dinamite por volta das 23h40 da última sexta-feira (8) cinco caixas eletrônicos instalados nas minas N4 e N5, em Carajás, e levaram duas mochilas cheias de dinheiro, cujo valor ainda não foi levantado pelas instituições bancárias, que seriam Banco do Brasil, Bradesco e Santander.
O local onde aconteceu o assalto fica a 25 quilômetros do núcleo urbano de Carajás e 50 quilômetros do centro de Parauapebas. Depois de tomar conhecimento sobre o assalto, a polícia montou barreira na portaria de acesso a Carajás, em Parauapebas, e na região da Área de Proteção Ambiental (Apa), mas não teve êxito na operação.
A reportagem da Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas procurou informações sobre o assalto junto ao delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, mas ele se mostrou reticente, dizendo que ainda estava apurando o caso.
Para ter acesso às minas de Carajás, de acordo com o que explicou à reportagem o capitão PM Miranda, os bandidos renderam o vigia que estava desarmado na portaria da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Gelado, na Floresta Nacional de Carajás.
No momento da rendição, o segurança acionou discretamente um botão do rádio (HT) de comunicação e a conversa dos criminosos com o vigia passou a ser ouvida por outros seguranças. A polícia foi acionada pelo setor de vigilância patrimonial da Vale, mas não chegou a tempo de localizar e prender os assaltantes.
Da portaria da Apa, os assaltantes se dirigiram ao centro administrativo das minas N4 e N5, onde havia os caixas eletrônicos, renderam cerca de 15 a 20 pessoas, colocaram uma quantidade exata de explosivos nos equipamentos, detonaram e levaram o dinheiro, numa ação que durou algo em torno de 10 a 15 minutos.
Ao deixar o local do assalto, os bandidos atearam fogo num veículo no meio da pista, com a intenção de dificultar o acesso da polícia motorizada, e retornaram por onde entraram nas minas para rumo ignorado.

Na hora do assalto estava acontecendo um show com Nilson Chaves na inauguração de um restaurante no Núcleo Urbano de Carajás e a população local ficou apreensiva com receio de que os meliantes pudessem passar por lá para fazer reféns.
Segundo o capitão Miranda, o trabalho realizado pelos bandidos foi coisa de profissional. A polícia ainda não tem ainda pista sobre os assaltantes.

NOTA DA VALE
Procurada pela reportagem do jornal, a assessoria de imprensa da mineradora Vale, numa nota lacônica distribuída aos veículos de comunicação, explica que “Na sexta feira, 8 de julho, por volta das 23h40, aconteceu um assalto nos caixas eletrônicos das minas N4 e N5. Durante a ação, um grupo de bandidos armados renderam (sic) alguns empregados. Não houve vítima. Os bandidos fugiram sem levar reféns. A polícia foi acionada e iniciou as investigações”. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

Um comentário:

  1. Anônimo14:28:00

    Seempre que tem assaltos no nucleo, os
    bandidos fogem pelo mesmo local. O certo
    naum seria reforçar a segurança nessa outra
    estrada de acesso a mina?!

    ResponderExcluir