terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Polícia apreende pássaros e entrega ao Parque Zoobotânico


A Polícia Militar encaminhou Manoel Lopes dos Santos, 50 anos, à 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Marabá na madrugada de sábado (16), após encontrar mais de uma dezena de pássaros engaiolados na residência dele, no Bairro São Félix. Treze pássaros criados em cativeiro foram apreendidos e entregues ao Parque Zoobotânico do município.

“Foi uma abordagem de rotina no momento em que o cidadão estava saindo de casa, por volta das 2 horas. Abordamos e perguntamos o que ele estava fazendo, e ele disse que estava jogando baralho. Fizemos uma revista e nos deparamos com essa situação”, explicou o soldado PM Gonzaga.

Segundo o policial militar, Manoel Lopes se apresentou como o proprietário e foi apresentado na delegacia. “O artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais diz que é proibida a cria de animais da fauna”, alegou o soldado, acrescentando que a detenção para quem incorre no crime pode ser de seis meses a um ano de prisão, mais multa.

Ouvido pela Reportagem, Manoel afirmou que cuidava dos pássaros e que já tinha pensado em legalizá-los, mas nunca procurou as autoridades competentes. "Eu não estava maltratando os pássaros. Todos eles recebem meus cuidados. Todo dia eu limpo as gaiolas, troco a comida”, declarou Manoel Lopes, que foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). (Luciana Marschall, com informações de Josseli Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário