segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Quatro cavalos encontrados mortos em buracos de construção no Cidade Jardim

Há cerca de um ano, doze buracos foram abertos para servirem de base para uma obra localizada na quinta etapa de expansão do Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas. Até aí tudo normal, salvo a falta de segurança no local, já que o terreno não foi cercado pelo proprietário, que abandonou a obra.

Sem serviço de controle de zoonose, quatro cavalos que andavam soltos pelo bairro acabaram caindo, cada um em um buraco, e, sem ter como sair, morreram. Uma fatalidade.

Os moradores da vizinhança ficaram revoltados com a situação, até mesmo porque há várias crianças que brincam pelas proximidades.

Um morador chamado Antônio Pereira Silva disse estar preocupado com a falta de segurança no local e com o descaso do proprietário do terreno, que não foi encontrado para comentar o assunto.

Ainda pela falta do Centro de Controle de Zoonoses em Parauapebas, os animais mortos ainda permanecem no local, causando mais transtornos aos moradores do bairro. Com a prefeitura em recesso, não foi possível ouvir o órgão municipal responsável pela área sobre o assunto. (Vela Preta/Zé Dudu)

Três homicídios registrados em Parauapebas nas últimas horas

A população de Parauapebas voltou a se preocupar com a onda de violência registrada nas últimas 24 horas, quando três homens foram assassinados no município.

As vítimas fatais foram Wilcly Bezerra da Silva, 16 anos, natural de Itaituba (PA); outra identificada apenas por “Gordinho” e a terceira ainda sem identificação.

Segundo informou Marlon Bezerra da Silva, irmão de Wilcly, este se encontrava na madrugada desta segunda-feira (30) numa casa de festa no final da Rua A, no Bairro Primavera, em Parauapebas, foi ao banheiro e minutos depois foi vítima de esfaqueamento no pescoço. Wilcly chegou a ser socorrido e levado ao hospital municipal ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

O homem sem identificação foi encontrado morto na estrada que dá acesso ao projeto de cobre Salobo, na zona rural de Parauapebas. De acordo com informações de testemunhas, a vítima foi levada de carro até o local e lá foi esfaqueado até a morte. Pelas redondezas, moradores não reconheceram a vítima, que até o fechamento desta matéria ainda não tinha sido identificada pela polícia.

Já “Gordinho” foi encontrado por volta das 10 horas da manhã desta segunda-feira (30) sem vida numa casa localizada na quinta etapa de expansão do Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, com tiros na nuca, cabeça e em um dos braços.

Segundo informações repassadas pela polícia, “Gordinho” trabalhava como pedreiro e estaria recebendo ameaças porque terceirizava serviços e não pagava os trabalhadores. No momento em que a polícia se encontrava no local do crime, pelo menos cinco pessoas apareceram para cobrar dívidas trabalhistas, mas o devedor já estava morto. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 29 de dezembro de 2013

Cobrança de dívidas pode ter sido motivo de assassinato de empresário


A Polícia Civil já tem o nome do suspeito de ter assassinado com disparos de arma de fogo o empresário Erivaldo de Deus Vieira, 36 anos, na tarde da última sexta-feira (27), no Bairro Rio Verde, em Parauapebas.

Segundo apurou a reportagem junto ao delegado Thiago Carneiro, a execução do empresário está sendo considerada pela polícia como motivo fútil, após uma discussão entre Erivaldo e o suspeito, de prenome Pedro, por causa de uma dívida. Pedro seria proprietário de uma usina de beneficiamento de arroz localizada na Rua Cristo Rei, Bairro Rio Verde.

Thiago Carneiro acrescenta que, ao cobrar a dívida de Pedro, o empresário foi xingado de ladrão e aí os dois travaram uma discussão, momento em que o acusado teria sacado uma arma e atirado contra a vítima, que ainda correu, mas acabou sendo executada no meio da rua.

De acordo ainda com a autoridade policial, a dívida cobrada seria 50 sacas de milho. “Temos a identificação do principal suspeito, já instauramos inquérito policial para apurar a morte do empresário e agora vamos representar pela prisão preventiva dele”, declarou o delegado.

Até o fechamento desta matéria, o acusado ainda estava foragido, mas as polícias Civil e Militar estavam em diligência à procura de Pedro na cidade. Abalados, membros da família da vítima não quiseram falar com a imprensa. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Mais uma vítima de trânsito na ‘estrada da morte’

A estrada municipal Faruk Salmen, que liga o centro de Parauapebas às vilas Palmares Sul e Palmares II, numa extensão de 20 quilômetros, vem sendo apelidada de “estrada da morte”, em virtude dos constantes acidentes de trânsito registrados, a maioria com vítima fatal.

Desta vez, a vítima foi o motociclista Valdemir Alves de Andrade, 54 anos, natural de Altos (PI). Segundo informou a Polícia Civil, o acidente ocorreu na última segunda-feira (23) no momento em que a vítima tentava fazer a ultrapassagem de um veículo, atingiu o retrovisor do carro, perdeu o controle da moto, caiu e morreu.

O delegado plantonista Thiago Carneiro desconfia que Valdemir Alves estivesse transitando em alta velocidade e ingerido bebida alcoólica. “Requitamos a perícia de dosagem alcoólica para saber se ele conduzia o veículo embriagado”, informa a autoridade policial. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Três homens matam pedreiro dentro de banheiro de quitinete

Investigadores da Polícia Civil continuam em diligência com o objetivo de desvendar o homicídio praticado contra a vida do pedreiro Wanderson Carvalho Araújo, 26 anos, natural de Imperatriz (MA), ocorrido na noite do último sábado (21) na Rua José Piveta, Bairro Bela Vista, em Parauapebas.

De acordo com depoimento da mulher da vítima, três homens desconhecidos chegaram armados, entraram na vila de quartos e efetuaram três disparos de arma de fogo contra o marido dela, que acabou morrendo dentro do banheiro da quitinete.

Segundo o delegado plantonista Thiago Carneiro, informação levantada pela Polícia Civil dá conta que a execução de Wanderson Araújo tem a ver com uma rixa antiga entre a vítima e os possíveis pistoleiros. “Estamos próximos da autoria do crime, para proceder a uma representação da prisão preventiva dos suspeitos”.

Outro homicídio
No domingo (22) à tarde, foi vítima de disparos de arma de fogo um rapaz até então identificado apenas pelo apelido “De Belém”, no Bairro da Paz. “Apesar de a Polícia Civil fazer um trabalho preventivo, junto com a Polícia Militar, foi inevitável esses crimes ocorrerem aqui na cidade”, lamenta o delegado Thiago Carneiro. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Jovem é assassinado com seis tiros

No momento em que se encontrava com a esposa na calçada da casa dele, no Bairro Casas Populares II, em Parauapebas, o jovem Diego Ferreira de Brito, 25 anos, foi atingido mortalmente por seis disparos de arma de fogo detonados por dois desconhecidos que estavam numa motocicleta de cor preta. O homicídio ocorreu por volta das 22h30 do último domingo (22).

Segundo a esposa da vítima, o condutor da moto parou em frente à residência e o da garupa efetuou os disparos que levaram Diego Brito à morte e depois saíram do local em disparada.

A viúva disse não ter conseguido identificar com precisão os rostos dos assassinos, mas chegou a observar que o piloto da moto era de estatura mediana e magro, e o homem da garupa era moreno claro, forte e trajava blusão verde e boné preto.

Procurado pela reportagem, o delegado de plantão Thiago Carneiro informou que a polícia está investigando para chegar aos matadores do rapaz e colocá-los atrás das grades. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Casal é preso acusado de tráfico de drogas

Encontra-se preso à disposição da Justiça de Parauapebas, desde o final de semana, o casal Gilmar Pereira dos Santos e Rejane Silva Brito, conhecida por “Tia”, acusado de tráfico de drogas.

A polícia chegou até o casal depois de deter o indivíduo José Fernandes Moraes Santos portando uma peteca de crack na Rua Getúlio Vargas, Bairro Rio Verde, Parauapebas.

No momento da detenção, a Polícia Militar apreendeu um aparelho celular pertencente a Rejane Brito. Minutos depois, alguns “clientes” do casal ligaram solicitando drogas e a polícia atendeu às ligações.

Depois de fazer busca na residência de Gilmar e Rejane, a guarnição da PM encontrou três petecas de crack equivalente a 8 gramas escondidas num urso de pelúcia.

Além da droga, os policiais militares apreenderam em poder do casal uma balança de precisão digital, uma câmera digital, três aparelhos de celular e a importância de R$ 143,75 em espécie. Os dois não quiseram falar com a imprensa. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PM intensifica operações para manter segurança nas festas de final de ano

Desde a semana passada, o Grupo Tático de Operações (GTO) da Polícia Militar vem intensificando em Parauapebas as operações de policiamento ostensivo preventivo e repressivo para evitar os assaltos tipo “saidinha de banco” e demais crimes de roubo que tendem a aumentar nas festas de final de ano.

Na avaliação do cap. PM Júlio Nascimento, comandante do GTO, boa parte da população de Parauapebas tem observado uma diminuição de crime nas ruas, devido à forte fiscalização da polícia. “Estou montando bloqueio nas ruas para diminuir o índice de assaltos a motocicletas”, declarou o oficial da Polícia Militar.

O comandante do GTO revelou que a PM recuperou nos últimos meses mais de 40 motocicletas roubadas em Parauapebas. “A população deve redobrar os cuidados nesta época do ano, não sair com dinheiro em quantias altas e observar sempre quem está do seu lado”, orienta cap. Júlio Nascimento.

Para William das Neves Brito, que foi abordado em uma das blitze efetuadas pelo GTO na Praça de Eventos, é lamentável que o trabalhador batalhe tanto para comprar uma moto e esta seja furtada por ladrão. Mesmo assim, ele considerou a revista dos policiais no meio da rua “um pouco constrangedora”. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 22 de dezembro de 2013

Acusados de receptação de motos roubadas são colocados na cadeia

Encontram-se presos na cadeia pública de Parauapebas desde o último final de semana, acusados de receptar motocicletas roubadas, os indivíduos Dino Rogers da Cunha Sousa, conhecido por “Tigrão”, e Rafael dos Santos Souza.

Além da dupla, presa pelas polícias Militar e Civil, foi detido também um adolescente, de 16 anos, que pertenceria à quadrilha especializada em furto de motos em Parauapebas.

O delegado Thiago Carneiro explicou à reportagem que primeiramente a PM prendeu “Tigrão” e em seguida a Polícia Civil chegou até Rafael dos Santos, que também foi detido e conduzido ao xadrez, e ao rapaz menor de idade.

Segundo a autoridade policial, os dois adultos e o adolescente fazem parte de uma quadrilha com a finalidade de receber motos roubadas na cidade para desmanchá-las e as peças poderem ser utilizadas em outros veículos.

“Dino Rogers e Rafael dos Santos estão sendo autuados pelos crimes de associação criminosa, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, enquanto o adolescente vai responder pelos mesmos atos infracionais, porém, será entregue aos pais, porque ainda é menor de idade”, esclarece Thiago Carneiro.

Procurados pela reportagem, os acusados não quiseram assumir ou se defender das acusações. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Polícia prende quadrilha no sul do Pará


A Polícia Civil desmontou nesta quarta-feira (18) uma organização criminosa que atuava como grupo de extermínio no município de Xinguara, sul do Pará. As prisões ocorreram durante a operação policial denominada "Noé", sob o comando da Superintendência Regional do Araguaia Paraense.

Após quatro meses de investigações coordenadas pelo delegado Antônio Gomes de Miranda Neto, a polícia desarticulou a associação criminosa que tinha ligações com o comércio ilegal de drogas e com homicídios decorrentes de dívidas com traficantes na região.

Em decorrência das investigações, a Polícia Civil fez representação de prisão preventiva de envolvidos com o grupo e de mandados de busca e apreensão nas casas dos acusados. Os pedidos feitos pela Polícia Civil foram acatados pela Comarca Judiciária de Xinguara.

A operação teve início às 3 horas da madrugada com o deslocamento de 40 policiais civis em dez viaturas, desde a cidade de Redenção até Xinguara, para dar cumprimento aos mandados judiciais. A equipe policial foi formada por policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), de Redenção, comandada pelo delegado Marcelo Dias; da Delegacia de Redenção e de Cumaru do Norte, sob o comando da delegada Glaucia Cristo; da Delegacia de Conceição do Araguaia, à frente o delegado Gabriel Henrique Costa; e delegacias de Rio Maria e Floresta do Araguaia, além de apoio de policiais militares do Grupo Tático de Redenção e Xinguara.

A associação criminosa era comandada por Edimar Teodoro Sampaio, conhecido por "Edinho", que já foi preso anteriormente na cidade de Tucumã, sul do Pará, por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Enquanto esteve preso, explicou o delegado Antônio Miranda, o acusado atentou contra a vida de outros detentos. Ele também responde a processo criminal por homicídio na cidade de Xinguara. A mãe de Edimar, Geny Teodoro da Silva, está presa no Centro de Recuperação de Redenção, acusada de tráfico de entorpecente.

"Edinho" era quem repassava aos “aviões do tráfico” (pessoas que comercializam o entorpecente em pequena quantidade) a droga para venda. Ele exercia ainda um monopólio sobre o comércio de drogas e determinava a execução de traficantes rivais e viciados que não pagavam as dívidas. O traficante abastecia as cidades de Xinguara, Rio Maria, Água Azul do Norte e Sapucaia.

Operação
O delegado Antonio Miranda ressalta que no último dia 13 foram presos pela Polícia Militar de Xinguara, por envolvimento no tráfico de drogas, Jefferson Fonseca da Maia, Kátia Gracieli Alves e Marcos Rodrigues Barros, de apelido “Marquinhos". Com eles, dez quilos de "pedras de crack" foram apreendidos. A droga, que foi trazida ao Pará desde o Estado de Mato Grosso, seria entregue à quadrilha comandada por "Edinho". 

Durante a apreensão efetuada pela Polícia Militar, foi preso o homem de apelido "Marquinhos", apontado como "avião" que atuava para "Edinho". "Marquinhos" já possuía mandado de prisão preventiva.

Durante a operação, além de Edimar Teodoro Sampaio, foi preso o homem considerado o número dois da associação, Antônio Elias dos Santos Júnior, conhecido como “Negrinho Carroceiro". Também foram presas pessoas que atuavam como "aviões do tráfico de drogas": Helton Jhon Botelho Vitorino, com quem foi apreendida uma muca de maconha; Sandra da Silva Conceição, Ana Maria Cardoso e Marcos Rodrigues Barros, conhecido por “Marquinhos. Foi presa ainda Roseane de Souza Cerqueira, que foi flagrada com 34 "pedras de crack".

Os policiais prenderam também Rafael Garcia Parreira, envolvido com o tráfico de drogas e membro de uma quadrilha de assaltantes de banco que praticou roubo à agência do Banco do Estado do Pará, na cidade de Água Azul do Norte, onde o Destacamento da Polícia Militar foi alvo de disparos de arma de fogo e os caixas eletrônicos detonados por meio de dinamite. (Fonte: Polícia Civil)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Desconhecido é executado a tiros numa vicinal da Rodovia PA 275

A polícia continua investigando para chegar ao autor ou autores da execução contra a vida de um homem que foi assassinado por volta das 23 horas desta terça-feira (17) numa vicinal da Rodovia PA 275, nas proximidades de uma empresa que faz recapagem de pneu, em frente ao loteamento Nova Carajás, em Parauapebas, sentido Curionópolis.

Uma testemunha disse à polícia em depoimento que chegou a perceber um veículo da marca Hyundai, de cor prata, passando na rodovia e entrando na estrada de chão. 

Alguns metros à frente, ainda de acordo com o depoente, ele ouviu quatro estampidos semelhantes a disparo de arma de fogo, e em seguida o automóvel retornou e pegou a rodovia em direção ao centro de cidade.

Segundo a testemunha, tão logo ela percebeu a cena, entrou em contato com a Delegacia de Polícia Civil, que enviou investigadores ao local indicado, mas, em virtude da escuridão, não encontraram nenhuma vítima.

Ao amanhecer o dia, na manhã desta quarta-feira (18), o depoente disse ter retornado ao local e desta vez encontrou o corpo de um homem sem vida, de pele clara, cabelos escuros, com tatuagem de escorpião no braço direito, uma de cobras nas costas e outra na nuca com a frase “Ozelia te amo”.

De volta à estrada vicinal, a polícia, acompanhada de agentes funerários, verificou que a vítima estava com os braços amarrados para trás com camisa de cor preta e com perfurações de arma de fogo no corpo. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 15 de dezembro de 2013

Policiais militares recebem treinamento para operação em motocicletas

Após passar por um treinamento de oito dias, um grupo de 35 policiais militares lotados nos destacamentos de Parauapebas, Marabá e Rondon do Pará recebeu neste domingo (15), em Parauapebas, a certificação do Curso de Formação de Policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta).

Esta é a primeira vez que o curso é oferecido em unidade da Polícia Militar fora da capital do estado. O treinamento contou com a participação do motociclista Marcos Antonio Barcelos, paraense que foi campeão nacional de motocross.

De acordo com o ten-cel. Mauro Sérgio, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, o curso é voltado para policiais que utilizam motocicleta militar nas operações ostensiva no dia a dia e foi organizado depois que a corporação local recebeu 16 veículos dessa natureza para policiamento junto à comunidade.

“Para nossa satisfação, o campeão paraense e brasileiro por duas vezes de motocross, Marcos Antonio Barcelos, contribuiu com importante colaboração nos treinamentos de nossos soldados”, destaca Mauro Sérgio.

Ouvido pela reportagem, o piloto de moto Marcos Antonio destacou que a sociedade precisa, também, contribuir com a segurança pública em sua cidade. “Pensando assim, resolvi dá aulas teóricas e práticas para os policiais e acredito que isso seja uma grande contribuição para os policiais que utilizam motos em suas operações”, justifica. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 14 de dezembro de 2013

Assassinado a pauladas na Vila Sanção

Até a manhã deste sábado (14), nenhum parente ou conhecido havia comparecido no Instituto de Medicina Legal (IML), em Marabá, para buscar ou reconhecer o corpo de Francivaldo Alves da Silva, 29 anos, natural do Maranhão, que na madrugada da última sexta-feira (13) foi assassinado a pauladas na Vila Sanção, zona rural, a 70 quilômetros do centro de Parauapebas.

Segundo apurou a reportagem junto à polícia, o homicídio contra a vida de Francivaldo Silva teria sido cometido por três homens que utilizaram pedaços de pau e trucidaram o rapaz.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima estaria embriagada e caçando conversa com funcionários de uma empresa que mantém alojamento na Vila Sanção. Os suspeitos seriam dois homens morenos e um de cor branca. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Polícia encontra petecas de cocaína em salão de beleza

Informação anônima da comunidade leva uma guarnição da Polícia Militar a um salão de beleza, no complexo de bairros VS 10, em Parauapebas, e prende dois homens acusados de tráfico de drogas.

Carlos Eduardo e Francisco Souza Carvalho foram presos em flagrante delito, na manhã de quinta-feira (12). Francisco estava portando 20 petecas de cocaína. Indagado, ele disse ter adquirido a droga de Carlos Eduardo, que horas depois foi localizado e preso também.

Conduzidos à delegacia da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, para prestar depoimento, os dois negaram a acusação. “Recebi o material das mãos de Carlos, e agora ele está dizendo que a droga não é dele”, lamenta Francisco Carvalho.

Por seu turno, Carlos Eduardo sustentou que não passou droga pra ninguém, e revelou à polícia que tem mais gente envolvida no tráfico de drogas no bairro.

À reportagem, o sargento PM Mesquita declarou que a comunidade tem colaborado bastante com o trabalho da polícia, ligando para o sistema Disque Denúncia (33462250) e comunicando crimes cometidos na cidade. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Acusados de praticar extorsão são presos em Bannach

A Polícia Militar prendeu Itamar Soares de Oliveira, Jeová Gonçalves da Silva e Edivaldo Machado dos Santos (ex-delegado de Polícia Civil), acusados de se passar por agentes da Polícia Ambiental na Vila Pista Branca, município de Bannach (PA).

A prisão do trio foi feita nesta quarta-feira (11) por uma guarnição do Grupo Tático de Operações, sob o comando do 17º Batalhão Carajás da Polícia Militar, com sede em Xinguara.

Algumas das vítimas relataram que os falsos policiais ficavam à beira da estrada, nas proximidades da Vila Araguaxin, passando-se por agentes do governo, abordando quem por lá passava e extorquindo suas vítimas.

Quando os policiais militares chegaram ao local, encontraram os acusados e efetuaram a prisão dos mesmos, conduzindo-os à Delegacia de Polícia em Xinguara, onde foram apresentados e permanecem à disposição da Justiça.

Os acusados usavam camisas camufladas identificadas como agentes ambientais do Grupo de Operações Verdes do Brasil. Outros recursos eram usados pelos falsos agentes para poder praticar as extorsões. (Jadson da Silva/Waldyr Silva)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Homem é encontrado morto com mais de 20 facadas em Xinguara

Após receber uma informação anônima dando conta que havia o corpo de uma pessoa caído às margens da Rodovia PA 279, em Xinguara, uma guarnição da Polícia Militar foi até o local indicado e encontrou um homem sem vida, com o corpo furado com mais de 20 golpes de faca.

O corpo da vítima, identificado horas depois pela Polícia Civil como sendo Manoel Emerson Ângelo, 34 anos de idade, foi encontrado por volta das 06h40 deste domingo (8), próximo à Vila Xinguarinha.

A Delegacia de Polícia Civil de Xinguara continua investigando para chegar até o matador ou matadores de Manoel Emerson Ângelo. (Jadson da Silva/Waldyr Silva)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Confronto entre assaltantes e polícia deixa dois mortos na Rodovia PA 275

Depois de assaltarem uma família em Parauapebas e serem perseguidos em direção a Curionópolis pela Polícia Militar, os indivíduos Amarildo Victor Bezerra e Salmo Rodrigues da Silva reagiram e foram mortos pela guarnição do Grupo Tático de Operações (GTO) da Polícia Militar.

O confronto entre bandidos e polícia ocorreu na tarde do último sábado (7), em horários diferentes, a 18 quilômetros de Parauapebas, na Rodovia PA 275, sentido Curionópolis.

De acordo com o soldado PM Cacílio, do GTO, tão logo a polícia tomou conhecimento sobre o assalto, um grupo de policiais saiu em perseguição aos suspeitos, no rumo de Curionópolis. A certa altura da estrada, segundo o policial militar, os bandidos abandonaram a camionete furtada da família, que ficou em casa amarrada pelos bandidos, e se embrenharam na mata.

Acuada, a dupla começou a disparar em direção à guarnição do Grupo Tático e um deles, Salmo Rodrigues da Silva, 26 anos, foi atingido mortalmente pelos policiais, enquanto o outro conseguiu se evadir, mas foi localizado, reagiu também e foi alvejado também horas depois.

Assalto
O sargento PM Mesquita adiciona que os dois assaltantes entraram numa residência, no Bairro Beira Rio, em Parauapebas, amarraram a família, furtaram uma quantia em dinheiro e fugiram com uma camionete modelo Hilux. “Além do Grupo Tático, tivemos apoio também na operação de uma guarnição da Polícia Rodoviário do Estado”, revela Mesquita.

Por seu turno, o soldado PM Freitas explica que o segundo assaltante, Amarildo Victor Bezerra, foi executado depois de tomar como refém umas pessoas que saíam de um clube de motocross, na beira da estrada.

No momento em que o veículo foi abordado pela polícia, o suspeito estava no banco de trás do veículo com um revólver calibre 38, de marca Rossi, apontado para o motorista, obrigando-o a levá-lo para Curionópolis.

“Abordamos o carro, mas as pessoas que estavam no seu interior não puderam falar, e aí percebemos que no banco de trás havia um homem suspeito, que saiu do carro na carreira, disparou em nossa direção, mas foi atingido mortalmente”, detalha o soldado Freitas.

Acidente fatal
Na noite de sábado (7), mais um acidente com vítima fatal aconteceu em Parauapebas, envolvendo uma motocicleta e um caminhão.

Segundo informou à reportagem o cabo BM Vale, baseado nas primeiras informações colhidas de populares no local do acidente, o caminhão (cuja identidade do motorista não foi revelada) trombou de frente com a moto e passou os pneus sobre o veículo de duas rodas e na cabeça da vítima, que estava protegida com capacete, provocando a morte do piloto, identificado por Edvandro da Silva, 35 anos de idade. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Ladrão dorme em ‘serviço’ e é acordado com surra pela população

Enquanto tentava furtar o som automotivo de um táxi, na manhã desta quarta-feira (4) na Rua Cláudio Coutinho, em Parauapebas, o indivíduo Cleiton Pereira da Silva foi literalmente vencido pelo cansaço e dormiu no interior do veículo alheio.

Ao ser despertado da soneca por um grupo de pessoas, segundo a polícia, Cleiton Pereira saiu em desembalada carreira, mas foi alcançado pelos populares, de quem sofreu chutes e pontapés, chegando a ser encaminhado ao hospital municipal para receber tratamento nos ferimentos.

À reportagem, o dono táxi, Eduardo Schonholzer, contou que acordou com os vizinhos dele chamando-o, alertando que o táxi estava com um vidro da porta quebrado e um homem dormindo no seu interior. “Todo mundo tirou foto e ele continuou dormindo com o sol quente”, detalhou o taxista.

Procurado, Cleiton Pereira, que já tinha duas passagens recentes pela polícia, disse à reportagem que não havia furtado o som do carro. “Encostei perto do táxi e acabei dormindo, mas não roubei nada”, tentou defender-se, adicionando que tentaram colocar o aparelho de som automotivo no bolso dele. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Foragido furta motocicleta e é recapturado

Após furtar uma motocicleta modelo Biz na tarde da última terça-feira (3), em Parauapebas, o sujeito George de Carvalho da Silva, 20 anos, foi reconhecido pela vítima e conduzido para prestar depoimento à Delegacia de Polícia Civil, onde os policiais o identificaram como foragido do sistema penitenciário e o mantiveram encarcerado.

Em declarações prestadas à reportagem, George de Carvalho confessou ter furtado a motocicleta e não estava arrependido do ato praticado.

Ao ser abordado no Bairro Cidade Jardim por uma guarnição da Polícia Militar, o fugitivo tentou driblar a polícia, escondendo-se atrás de um caminhão.

O cabo PM Ricardo explicou que, após ser agarrado, o então suspeito se rebarbou, dizendo que não queria ficar sob o sol, que era trabalhador e que a moto pertencia a uma tia dele. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Comandante bombeiro desmente vereador sobre aquisição de viatura

Depois de tomar conhecimento que o vereador Antonio Chaves, conhecido por “Major da Mactra”, teria alardeado na cidade que a vinda recentemente de uma viatura de combate a incêndio a Parauapebas só foi possível graças à intervenção dele, o capitão BM Sherdley Rossas Cansanção Novaes, comandante do 10º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, desmentiu o parlamentar, assegurando que a aquisição do veículo foi em atendimento a uma antiga reivindicação do comando local da corporação, portanto, sem nenhuma intervenção política.

Segundo o capitão Sherdley Novaes, diante de tanta insistência da unidade local do Corpo de Bombeiros, o comando geral da corporação em Belém (coronel QOBM João Hilberto Sousa de Figueiredo) se sensibilizou com as necessidades de seus comandados em Parauapebas e destinou uma viatura nova de combate a incêndio, com capacidade para seis mil litros de água.

“Desconheço qualquer intervenção de políticos de Parauapebas que nos últimos meses tenham envidado esforços junto a Belém para trazer a viatura. Foi uma decisão exclusiva de nosso comandante geral, por ele entender a necessidade de nossa guarnição”, esclarece o comandante, acrescentando que o vereador “Major da Mactra” nunca esteve no quartel do 10º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros para saber as reais necessidades da corporação.

Procurado pela reportagem, o vereador sustenta que há sete meses solicitou apoio para aquisição da viatura ao presidente do PSDB de Parauapebas, empresário José Rinaldo de Carvalho, e este, por sua vez, entrou em contato com Belém (ele não sabe com quem) e no último sábado (30) a viatura finalmente chegou a Parauapebas.

“Fui a Belém recentemente, conversei com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, e ele me informou que dentro de poucos dias o caminhão chegava a Parauapebas e até tirei foto com o comandante e o secretário estadual de Segurança Pública”, explica “Major da Mactra”. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Caminhão se choca com moto e deixa um morto e outro no hospital

Um acidente envolvendo um caminhão e uma motocicleta foi registrado por volta das 16 horas desta segunda-feira (2), na estrada Faruk Salmen, que dá acesso à Vila Palmares Sul, em frente ao Bairro Nova Vitória, em Parauapebas, deixando uma vítima fatal e outra no hospital municipal.

A vítima fatal, que morreu no local do acidente, foi Eldo de Sousa, 30 anos, o qual seguia na garupa da moto conduzida pelo irmão dele, Edilson, que foi encaminhado com vida para o hospital, em estado delicado.

Informações de populares dão conta que o caminhão seguia em direção à vila Palmares Sul e a moto trafegava da vila para o centro da cidade.

Após o acidente, o motorista do caminhão, até o fechamento desta matéria não identificado pela polícia, pegou as chaves do carro e se evadiu do local, sem prestar socorro às vítimas.

A comunidade reclama que nos últimos quatro meses ocorreram quatro mortes provocadas por acidente de trânsito no local. Os moradores do bairro chegaram a fazer manifestação, pedindo segurança para o local. O poder municipal chegou a colocar placas indicando quebra-molas, mas até agora só ficou nisso. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Suspeito reage a tiro em abordagem policial e é atingido mortalmente

Minutos após se envolver numa briga e tentar matar Raylson dos Santos Teixeira, no início da madrugada desta segunda-feira (1º), em Parauapebas, Francisco Costa, 33 anos, foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar e disparou na direção da viatura, mas foi atingido mortalmente por tiros efetuados pelos policiais militares.

O caso ocorreu na esquina das ruas 15 e D, no Bairro Cidade Nova, onde a guarnição da Polícia Militar encontrou Raylson Teixeira ensanguentado no chão com ferimentos na cabeça.

Segundo informação de populares repassada para a polícia, Francisco Costa teria travado luta corporal minutos antes com Raylson e desferido dois disparos em sua direção. Como não chegou a atingir a vítima, acabou acertando-a com duas coronhadas de revólver calibre 38 na cabeça, fugindo em seguida.

Em depoimento, Raylson Teixeira explicou à Polícia Civil que estava ingerindo bebida alcoólica ao lado de um veículo de sua propriedade, com o som ligado, quando Francisco Costa chegou ao local e pediu para o dono carro mudar a música, mas ele não atendeu ao pedido, fato que deixou Francisco irritado, ao ponto de sacar a arma e disparar na direção de Francisco, sem atingi-lo. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 1 de dezembro de 2013

Piloto perde controle de moto e morre afogado em lago

Wanderson Bruno de Sousa da Silva, 20 anos de idade, perdeu o controle da motocicleta que ele pilotava, caiu num lago à beira da estrada e horas depois foi encontrado afogado, com cortes na cabeça e no maxilar.

O acidente aconteceu por volta das 19h30 da última sexta-feira (29), na Rodovia PA 275, em frente ao lago do Bairro Nova Carajás, em Parauapebas.

No momento do acidente, Wanderson Bruno conduzia na garupa da moto (Honda modelo Biz, placa NSW 1811) a mulher de prenome Deise, que caiu na pista, foi socorrida com um corte na cabeça e levada às pressas para o hospital municipal.

Em declarações prestadas à polícia, Enoque Nascimento dos Anjos informou que, tão logo tomou conhecimento do acidente, ele e mais três pessoas se dirigiram para o local, onde disse ter encontrado um primo da vítima. O grupo começou a procurar nas águas do lago o corpo de Wanderson Bruno, que foi encontrado e puxado para fora d’água, mas já sem vida. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mais dois homens assassinados em Parauapebas

Na segunda e terça-feira (25 e 26), foram registrados dois homicídios em Parauapebas. As vítimas são Diego Pereira de Oliveira, 19 anos, e Luiz Carlos Ribeiro da Silva, 41 anos.

Diego Oliveira foi assassinado próximo do mercado municipal, Bairro Rio Verde, com um disparo de arma de fogo na nuca e outro no ombro, enquanto Luiz Carlos foi vítima de golpe de faca na região conhecida por “Pé Inchado”, nas proximidades da Feira do Produtor, Bairro Cidade Nova.

As duas vítimas ainda foram socorridas e levadas para o hospital municipal, mas não resistiram aos ferimentos e evoluíram a óbito.

Ouvido pela reportagem, o delegado de plantão da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, Thiago Carneiro, garantiu que a polícia se encontra empenhada em diligência para identificar, localizar e prender os autores dos dois homicídios. “A Polícia Civil está investigando também se os dois casos têm alguma relação entre si”, declarou a autoridade. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pai e filho de um ano morrem em acidente de moto na VS 10

No momento em que transportava numa motocicleta Honda CG (placa OBW 7800-Parauapebas) a esposa e dois filhos menores de idade, um motoqueiro foi atingido por um automóvel Fiat Uno na lateral esquerda e veio a óbito com um dos filhos, enquanto a esposa e o outro filho escaparam da morte, mas foram encaminhados ao hospital municipal, com ferimentos nas clavículas.

O trágico acidente aconteceu por volta das 21 horas do último sábado (23), na estrada VS 10, nas proximidades do Clube H3, em Parauapebas. As vítimas fatais são Gelcimar Saraiva da Silva, 35 anos, e o filho Jefferson Silva Saraiva, de apenas um ano e onze meses de idade. As outras duas pessoas feridas são Izanete Silva e Guilherme Silva Saraiva, respectivamente esposa e filho de Gelcimar Silva.

De acordo com o delegado de plantão Thiago Carneiro Rodrigues, a Polícia Civil apurou que o motorista do automóvel, identificado depois por Rodolfo Nascimento Almeida, 20 anos, natural de Paragominas (PA), teria feito uma manobra brusca e atingido a lateral da moto com as quatro pessoas.

Rodolfo Almeida, que também foi lesionado no acidente e se encontra internado no HMP em estado de observação médica, quando obtiver alta, segundo o delegado, vai responder pelo acidente com vítima fatal.

Após o acidente, populares revoltados incendiaram o automóvel de Rodolfo Almeida, “numa atitude criminosa, por se tratar de danos ao patrimônio, fato que prejudicou o trabalho de perícia técnica no veículo”, observa o delegado Thiago Carneiro. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Assassinado com facadas em Curionópolis

Até o fechamento desta matéria, investigadores da Delegacia de Polícia Civil em Curionópolis ainda não tinham pistas seguras sobre a localização do foragido Antonio Erismar Delmiro Moreira, acusado de assassinar a facadas seu desafeto Severino Vilhena Silva.

Segundo apurou a reportagem junto à Polícia Civil, o homicídio aconteceu por volta das 17 horas de domingo (24), na localidade denominada Grota Verde, município de Curionópolis.

Informações complementares dão conta que um dos envolvidos no crime estava embriagado e que minutos antes do assassinato Antonio Erismar e Severino Silva travaram luta corporal, acabando por Severino ser atingido com golpes de faca e morrido no local. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

PM adquire armas não letais para policiamento ostensivo em Parauapebas

Ao se aproximar as festas de final de ano, período em que aumenta a movimentação de pessoas nas ruas e no comércio, a Polícia Militar já começa a se preparar para dar maior segurança à população, adquirindo mais armamentos e viaturas (carros e motocicletas) e ampliando o efetivo no quartel da corporação.

Procurado para falar sobre o assunto, o subcomandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, major Modesto, informou que o comando local da PM acaba de receber vinte pistolas não letais para serem usadas em operações especiais por policiais devidamente treinados.

Segundo informou o subcomandante, as armas que chegaram a Parauapebas emitem descargas elétricas e mobilizam o infrator, sem risco para que este seja ferido. “Na próxima semana, um grupo de policiais vai receber treinamento específico para poder usar as pistolas em operações especiais”, informa o major Modesto.

Arma não letal é um instrumento desenvolvido com o fim de provocar situações extremas às pessoas atingidas, fazendo com que elas sofram dor ou incômodo forte o bastante para interromperem comportamento violento, mas de forma que tal interrupção não provoque riscos à vida desta pessoa em condições normais de utilização.

Com relação ao policiamento ostensivo nas ruas da cidade, major Modesto diz que as ações da PM para combater a violência estão sendo intensificadas primeiramente no complexo de bairros Cidade Jardim, de onde partirão para os demais logradouros de Parauapebas.

O subcomandante do 23º BPM pede a colaboração da população, no sentido de ajudar a polícia a combater a violência no município, ligando para o sistema Disque Denúncia (3346-2250) e informando eventual crime que tenha conhecimento. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)