quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Polícia prende quadrilha no sul do Pará


A Polícia Civil desmontou nesta quarta-feira (18) uma organização criminosa que atuava como grupo de extermínio no município de Xinguara, sul do Pará. As prisões ocorreram durante a operação policial denominada "Noé", sob o comando da Superintendência Regional do Araguaia Paraense.

Após quatro meses de investigações coordenadas pelo delegado Antônio Gomes de Miranda Neto, a polícia desarticulou a associação criminosa que tinha ligações com o comércio ilegal de drogas e com homicídios decorrentes de dívidas com traficantes na região.

Em decorrência das investigações, a Polícia Civil fez representação de prisão preventiva de envolvidos com o grupo e de mandados de busca e apreensão nas casas dos acusados. Os pedidos feitos pela Polícia Civil foram acatados pela Comarca Judiciária de Xinguara.

A operação teve início às 3 horas da madrugada com o deslocamento de 40 policiais civis em dez viaturas, desde a cidade de Redenção até Xinguara, para dar cumprimento aos mandados judiciais. A equipe policial foi formada por policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), de Redenção, comandada pelo delegado Marcelo Dias; da Delegacia de Redenção e de Cumaru do Norte, sob o comando da delegada Glaucia Cristo; da Delegacia de Conceição do Araguaia, à frente o delegado Gabriel Henrique Costa; e delegacias de Rio Maria e Floresta do Araguaia, além de apoio de policiais militares do Grupo Tático de Redenção e Xinguara.

A associação criminosa era comandada por Edimar Teodoro Sampaio, conhecido por "Edinho", que já foi preso anteriormente na cidade de Tucumã, sul do Pará, por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Enquanto esteve preso, explicou o delegado Antônio Miranda, o acusado atentou contra a vida de outros detentos. Ele também responde a processo criminal por homicídio na cidade de Xinguara. A mãe de Edimar, Geny Teodoro da Silva, está presa no Centro de Recuperação de Redenção, acusada de tráfico de entorpecente.

"Edinho" era quem repassava aos “aviões do tráfico” (pessoas que comercializam o entorpecente em pequena quantidade) a droga para venda. Ele exercia ainda um monopólio sobre o comércio de drogas e determinava a execução de traficantes rivais e viciados que não pagavam as dívidas. O traficante abastecia as cidades de Xinguara, Rio Maria, Água Azul do Norte e Sapucaia.

Operação
O delegado Antonio Miranda ressalta que no último dia 13 foram presos pela Polícia Militar de Xinguara, por envolvimento no tráfico de drogas, Jefferson Fonseca da Maia, Kátia Gracieli Alves e Marcos Rodrigues Barros, de apelido “Marquinhos". Com eles, dez quilos de "pedras de crack" foram apreendidos. A droga, que foi trazida ao Pará desde o Estado de Mato Grosso, seria entregue à quadrilha comandada por "Edinho". 

Durante a apreensão efetuada pela Polícia Militar, foi preso o homem de apelido "Marquinhos", apontado como "avião" que atuava para "Edinho". "Marquinhos" já possuía mandado de prisão preventiva.

Durante a operação, além de Edimar Teodoro Sampaio, foi preso o homem considerado o número dois da associação, Antônio Elias dos Santos Júnior, conhecido como “Negrinho Carroceiro". Também foram presas pessoas que atuavam como "aviões do tráfico de drogas": Helton Jhon Botelho Vitorino, com quem foi apreendida uma muca de maconha; Sandra da Silva Conceição, Ana Maria Cardoso e Marcos Rodrigues Barros, conhecido por “Marquinhos. Foi presa ainda Roseane de Souza Cerqueira, que foi flagrada com 34 "pedras de crack".

Os policiais prenderam também Rafael Garcia Parreira, envolvido com o tráfico de drogas e membro de uma quadrilha de assaltantes de banco que praticou roubo à agência do Banco do Estado do Pará, na cidade de Água Azul do Norte, onde o Destacamento da Polícia Militar foi alvo de disparos de arma de fogo e os caixas eletrônicos detonados por meio de dinamite. (Fonte: Polícia Civil)

Um comentário:

  1. Anônimo22:00:00

    as noticias ta muita atrasadas quando sai neguem que mas saber..

    ResponderExcluir