quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Presença de agentes da PF no prédio da prefeitura gera especulação

A presença de 8 agentes da Polícia Federal na manhã da última terça-feira (2) no prédio do Centro Administrativo de Parauapebas, onde ficam instalados o Gabinete do Prefeito e várias secretarias municipais, chamou a atenção da imprensa e gerou muita especulação por parte de alguns veículos de comunicação com relação às informações publicadas.

A presença dos agentes no prédio da prefeitura, especificamente na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Comissão de Licitação, cumpria mandado de busca e apreensão de documentos fiscais expedido pelo juiz Heitor Moura Gomes, da 2ª Vara da Justiça Federal, em Marabá.

De acordo com o mandado de busca e apreensão (nº 13/2014), com data de 27 de agosto, o objetivo da ordem judicial era apreender “documentos, contratos, autos de processos de licitação, notas de empenho, planilhas, conteúdo de dispositivos de memória de armazenamento etc” que comprovem supostas irregularidades em licitação ocorrida em 2013 sobre contratação de transporte escolar de alunos da rede pública municipal de Parauapebas, ainda nos primeiros meses de governo da atual gestão.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa, o delegado federal Antônio Carlos Cunha de Sá explicou que as denúncias foram feitas ao Ministério Público Federal pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Parauapebas, após veiculação de matérias pela imprensa local.

Segundo a autoridade federal, após a apreensão dos documentos, os mesmos serão analisados para saber a regularidade do processo e quem foram os responsáveis pelos encaminhamentos, e se a aplicação dos recursos ocorreu realmente como deveria ser.

“Não houve dificuldades na transição dos policiais, há não ser para encontrar alguns procedimentos, mas por conta do tamanho e da proporção dos documentos que estavam guardados”, explicou o delegado, acrescentando que o inquérito deve ser concluído em 30 dias, mas tendo em vista a complexidade dos fatos, das questões envolvidas, deve perdurar se houver necessidade.

Nota da Prefeitura
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Parauapebas esclarece que “todas as solicitações feitas pelo Ministério Público Federal referentes ao processo foram atendidas oportunamente. O governo municipal busca trabalhar de forma transparente, pautado no compromisso como recurso público, portanto, está à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos referentes a esta ação judicial”. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário