terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Corpo de Bombeiros tem novo comandante em Parauapebas




Oriundo de Marabá, onde servia na unidade do Corpo de Bombeiros naquele município, o capitão BM Sherdley Rossas Cansanção Novaes desde quinta-feira (24) da semana passada é o novo comandante do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, em substituição ao major Luiz Cláudio Farias, que até esta segunda-feira (28) não sabia para onde seria transferido.

Em declarações prestadas à reportagem deste jornal, em Parauapebas, o capitão Novaes revelou que ao assumir a função de comandante em Parauapebas encontrou a unidade do Corpo de Bombeiros em situação normal de funcionamento, mas ele diz pretender fazer alguns ajustes no funcionamento da corporação de socorro e na estrutura do quartel.

Por outro lado, o novo comandante observa que há necessidade da aquisição de novas viaturas para atender à demanda da comunidade, por entender que a cidade de Parauapebas cresce demasiadamente, e por isso entende ser preciso que a unidade do Corpo de Bombeiros acompanhe este crescimento com capacidade de servir à população nos serviços de socorros e salvamentos de vidas e de bens materiais.

Para que isto seja efetivamente alcançado, capitão Novaes explica que vai sair em busca de parcerias junto à iniciativa privada e governamental do município, pois só assim se constrói um mundo melhor, com a participação do próprio município.

Indagado sobre sua avaliação a respeito do alto índice de acidentes automobilísticos com vítimas fatais registrado no município de Parauapebas, o novo comandante do Corpo de Bombeiros respondeu que não adianta o poder pública fazer campanha de prevenção de acidente, se o motorista não tiver a consciência da responsabilidade em dirigir um veículo observando as leis de trânsito, e o pedestre também não tiver cuidado ao atravessar as ruas.

DEVER CUMPRIDO
Procurado pelo jornal, o ex-comandante da unidade do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, major Luiz Cláudio, diz que foi pego de surpresa com a troca de comando, mas deixa o cargo com a sensação de dever cumprido durante o tempo de 4 anos e meio em que esteve à frente da corporação militar no município.

Por outro lado, Luiz Cláudio admite que, por falta de maior estrutura, ele poderia ter feito muito mais à frente da guarnição para prestar mais serviços à comunidade de Parauapebas, no que diz respeito a salvamento de vidas e de bens materiais.

Perguntado por que ele, major, estava sendo substituído no comando por um capitão, quando normalmente seria pela mesma patente, major Luiz Cláudio respondeu que esta situação o deixou também surpreso, mas não iria questionar o caso, pois foi uma decisão de superiores. (Vela Preta/Waldyr Silva)

3 comentários:

  1. Anônimo19:51:00

    Será mesmo que o major nao sabe pelo qual motivo foi substituido tao derrepente e ainda por um de menor patente? No Brasil esta profissao esta como a segunda mais digna, perdendo apenas para os carteiros. Mas aqui em Paraupebas esta longe desta realidade. Esperamos que este novo comando arrume " a casa " . Para melhorar ainda mais o batalhao, este capitao Catuaba poderia tambem ganhar uma transferencia para bem longe daqui, tipo estes interiores bem interiores, dai sim poderiamos dizer que o CBM da nossa cidade teria uma boa parceria com a sociedade empresarial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo06:39:00

      Eh PImentel!
      Para de Babaquice.
      Se eu fosse o Comando já teria transferido era vc pra bem longe pois em nada contribui com a Corporação.
      Só se veste da farda pra obter vantagens, pois sabe que o Bombeiro é bem visto.
      Outra coisa, pague suas dividas, cara!
      VC sabe quem eu sou. sei disso. nem vou assinar.

      Excluir
  2. Caro companheiro Vela Preta, desde agosto de 2012 fui convidado pelo comandante Geral da Corporação para assumir o Subgrupamento de Capanema, porém em conversa com o mesmo assegurei minha permanência mas ele frisou que em 2013 eu seria transferido, por já estar a quase cinco anos no comando, sendo que não esperava que fosse no início do ano.A princípio fui transferido para ser subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar\Belém; mas como tenho vários cursos na área de Meio Ambiente, inclusive uma Pós-Graduação latu sensu, fui nomeado comandante do 1º SubGrupamento de Proteção Ambiental de Paragominas. Em resposta a este "anônimo" que com certeza não conhece a nossa realidade; ou talvez conheça, em que consiste o ofício do serviço Bombeiro Militar,o qual pela escrita mal esclarecida objetivando criar um mal estar entre sociedade e os oficiais da Corporação de Bombeiros Militar de Parauapebas.Informo o seguinte;quanto a transferência poderia ser até um tenente o novo Comandante,este fato não afeta nossa dignidade,uma vez que os oficiais são formados para exercer essa função e todos são merecedores de assumir com competência um comando. Portanto o que uma "ave de mal agouro" um "mensageiro da desgraça e da desesperança" escreve não se leva em conta.Inclusive quando fala mal do Cap BM Catuaba, parecendo até uma desavença pessoal, pois o mesmo quando meu subcomandante sempre foi o meu braço direito e em nenhum momento desabonou sua conduta perante este oficial superior; desejo que o bom trabalho continue e que as sementes lançadas cresçam e frutifiquem.

    ResponderExcluir