terça-feira, 23 de julho de 2013

Ladrões matam empresário e roubam malote de dinheiro



O empresário Altamiro Borba Soares, 38 anos, bastante conhecido em Parauapebas, foi assassinado por um assaltante que lhe roubou um malote de dinheiro na manhã desta segunda-feira (22), quando ele chegava à agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Bairro Beira Rio. A reportagem apurou que dois homens sem capacete estavam conduzindo uma motocicleta e teriam seguido Altamiro, que se deslocou até a agência para depositar um malote contendo o dinheiro da movimentação do posto de combustíveis do qual é sócio. A quantia roubada não foi divulgada para a imprensa.

Antes mesmo de entrar na agência, ao chegar próximo da porta giratória, os bandidos efetuaram três disparos, acertando dois nas costas do empresário. Em seguida, pegaram o dinheiro e fugiram. O delegado Thiago Carneiro, da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, foi ao local e solicitou as imagens das câmeras de segurança do banco, mas, de acordo com a autoridade policial, não foram de muita ajuda.

“Por incrível que pareça, há várias câmeras na agência, mas nenhuma delas conseguiu detectar a ação do criminoso. Nem mesmo a fuga foi identificada”, relatou, acrescentando que algumas testemunhas presenciaram o crime e repassaram as características físicas dos suspeitos. “Estamos agora investigando para descobrir a autoria e então solicitar a prisão preventiva dos envolvidos”, afirmou.

O delegado também procurou a central de monitoramento das câmeras da cidade. "Constatamos a ação de alguns suspeitos ao redor da agência bancária e vamos utilizar também com isso, o que deve colaborar com nosso trabalho de investigação para apurar a rota de fuga da dupla”, acrescentou. A reportagem foi informada, também ontem, segunda, que na sexta-feira (19) o empresário já havia sido seguido por uma dupla de homens em uma moto.

Questionado a respeito, o delegado declarou que a Polícia Civil recebeu a mesma informação, que também será investigada. “Vamos ver se há alguma correlação entre essa suposta perseguição e o latrocínio". Ainda conforme o Thiago Carneiro, a Polícia Civil na cidade recebeu o reforço de três investigadores da Superintendência de Polícia Civil do Sudeste do Pará, com sede em Marabá, para auxiliar nas investigações. “Já temos algumas suspeitas e esse apoio deverá acrescentar para a gente”.

O delegado não descarta a possibilidade de alguma pessoa ligada à vítima ter participação no crime, porque os bandidos conheciam o horário em que o empresário iria à agência bancária. Ou seja, como se diz no jargão policial, teria sido "parada dada".

O corpo de Altamiro sequer chegou a ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Marabá e foi submetido ao exame cadavérico na cidade. "O médico tem respaldo legal, foi nomeado pela autoridade policial [delegado] e o laudo é válido como qualquer outro documento", explicou Carneiro, a respeito.

Altamiro era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual foi candidato a vereador e também responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Parauapebas (Semas) no governo passado. Atualmente, ele estava afastado da política e dedicava seu tempo gerenciando os postos de combustíveis da família. A reportagem procurou os familiares do empresário, que preferiram não se manifestar a respeito da morte.

Em 2008, Altamiro foi detido pela Polícia Federal por ocasião de um cumprimento de mandado judicial de desbloqueio da Estrada de Ferro Carajás, sendo liberado em seguida. Na época, ele foi acusado de ser um dos integrantes do Movimento de Trabalhadores em Mineração (MTM), que estava fechando a ferrovia, mas depois ele explicou que esteve no local apenas enquanto assessor da prefeitura para acompanhar a situação. O sepultamento ocorre hoje, terça-feira (23), no cemitério da cidade.

A Prefeitura de Parauapebas emitiu nota de pesar na qual lamenta profundamente a morte de Altamiro Borba Soares e informa que ele atuou no serviço público como secretário municipal por dois anos, entre 2009 e 2011. “O Governo Municipal expressa suas condolências a toda a família e amigos de Altamiro, reconhecendo sua importante contribuição no município como servidor público, empresário e cidadão parauapebense”. (Vela Preta/Luciana Marschall)

Nenhum comentário:

Postar um comentário