sábado, 9 de agosto de 2014

Preso motorista de ônibus escolar que tentou estuprar estudante

Até o fechamento desta matéria, continuava preso à disposição da Justiça de Parauapebas o motorista de ônibus escolar Leandro Moraes, acusado de tentar estuprar uma estudante de 12 anos de idade e tentativa de subornar policiais militares.

O acusado foi flagrado na noite de quarta-feira (6) por uma guarnição da Polícia Militar praticando atos libidinosos com a adolescente, porém sem chegar à consumação de conjunção carnal. Ela era a última aluna da rota do ônibus escolar da prefeitura para ser deixada em casa.

Em declarações prestadas à reportagem, o delegado Paulo Junqueira informou que no caminho para a delegacia Leandro Moraes tentou sobornar os policiais com a quantia de R$ 300 para não ser preso.

“O acusado foi flagrado [na beira do lago do Bairro Nova Carajás] beijando massivamente a boca, pescoço e puxando os cabelos da vítima”, detalha a autoridade policial.

Delegado Paulo Junqueira observa que, embora o acusado não tenha consumado o ato sexual com a estudante, com penetração, Leandro cometeu estupro, já que uma mudança na legislação classifica o beijo forçado e o toque nas partes íntimas de vulnerável sem consentimento como estupro.

Ainda em prantos, a estudante contou detalhes à escrivã como tudo aconteceu e foi encaminhada ao IML para submeter-se a exame de corpo de delito. Ela revelou que o motorista do ônibus deixou todos os estudantes em suas respectivas paradas e quando restava apenas ela o condutor desviou a rota para o Bairro Nova Carajás.

À imprensa, Leandro Moraes sustentou que não aconteceu nada entre os dois, nem ao menos um abraço, tampouco beijos. Com relação à acusação de suborno, ele disse que é mentira.


Nota de esclarecimento
"A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), esclarece que, em relação à suposta tentativa de estupro de uma aluna da rede municipal por parte de um motorista de ônibus escolar, todas as providências cabíveis já estão sendo tomadas. O acusado já foi afastado de suas atividades, bem como o processo de sua demissão já foi encaminhado à Diretoria de Gestão de Pessoas da Semed.

O motorista era servidor contratado desde janeiro deste ano e, como os demais motoristas, passou por uma seleção realizada a partir de triagem, análise de currículo e entrevista pessoal. Além disso, o profissional participou de treinamentos periódicos e de reuniões quinzenais nas quais recebia noções e orientações sobre ética no serviço público, comportamento e compromisso com o bem-estar dos alunos, dentre outros assuntos.

Até a data do ocorrido, seu comportamento era tido como exemplar, de maneira que nenhuma de suas ações, em momento algum, sugeriu que ele pudesse apresentar qualquer desvio de conduta.

A vítima e sua família estão recebendo toda a assistência necessária, inclusive apoio psicológico de profissionais do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial e Pedagógico (Naapp). A Semed colocou assistente social e psicólogo à disposição da família para que a vítima tenha acompanhamento adequado e para orientar a família sobre procedimentos que devem ser adotados, inclusive protegendo a aluna de eventual exposição por se tratar de menor, respeitando-se os direitos da criança e do adolescente.

A Prefeitura Municipal de Parauapebas repudia quaisquer que sejam os atos que violem e afrontem a cidadania ou atentem contra a vida de crianças e reforça seu compromisso com a luta pela responsabilização criminal de todos os autores de abuso, exploração ou outras formas de violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como busca elaborar, implementar e aperfeiçoar políticas públicas destinadas à prevenção e ao atendimento das vítimas suas respectivas famílias de tais crimes odiosos". (Vela Preta/Waldyr Silva)

4 comentários:

  1. Fatos como este já são corriqueiros e devem ser previstos. Então, compete à administração municipal e escolar, ser precavida para evitar que a situação à qual foi exposta a adolescente seja coibida. Como? Não permitindo que apenas o condutor esteja no veículo enquanto houver menores, mas também um monitor(a) responsável pela integridade do menor. O gesto da demissão foi correto, mas foi punitivo; se queremos ser justos devemos desenvolver gestos preventivos. E os pais que sejam mais exigentes e presentes no que tange a seus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CORRIGINDO: "...para evitar que a situação à qual foi exposta a adolescente se repita."

      Excluir
  2. Anônimo10:58:00

    A menina ressalta! Graças a deus se a policia nao chega o pior tinha acontecido.
    Ainda temos policiais honesto nessa cidade de parauapebas.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13:43:00

    Quem nao comnhese o motorista diz o que diz , mais ele jamais seria capais de fazer uma coisa dessa ,pos tambem tem a filho e quer protejer o masimo posivel ......Sua mulher comfia nas palavras dele

    ResponderExcluir