quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Comunidade da ocupação Nova Vitória interdita estrada e pede melhoria



Ateando fogo em pedaços de madeira e pneus velhos, um grupo de moradores da ocupação conhecida por Nova Vitória, localizada a cerca de 8 quilômetros do centro de Parauapebas, interditou na manhã desta quarta-feira (21) a estrada municipal Faruk Salmen, conhecida como estrada de acesso à ferrovia, impedindo o tráfego entre o centro da cidade e o Bairro Palmares Sul.

Os manifestantes exibiram faixas e cartazes, exigindo energia elétrica, poços artesianos, escola, posto de saúde e ruas pavimentadas, além de emprego para a comunidade nos órgãos públicos a serem implantados no novo bairro.

Ouvido pela reportagem, Sandoval Pacheco Martins, um dos líderes da nova ocupação, informou que a manifestação havia iniciado por volta das 3 horas da manhã de hoje (21), e não tinha prazo para terminar.

“Nosso objetivo é tentar sensibilizar os governantes desta cidade, pois nossa localidade nunca recebeu qualquer benefício da prefeitura. Já construímos um prédio pra funcionar uma escola, a atual secretária de Educação já esteve aqui com a gente, mas nos informou que a escola não vai funcionar, segundo ela, por falta de estrutura na localidade”, lamenta Sandoval Martins.

Segundo ele, o bairro conta hoje com cerca de 200 estudantes sem escola, para uma população que chega a aproximadamente 600 famílias.

Nota da prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Parauapebas informou que no início da tarde o prefeito Valmir Mariano, acompanhado de assessores, secretários municipais e do vereador José Arenes, recebeu uma comissão de moradores em seu gabinete para ouvir as demandas dos manifestantes.

Na reunião, os moradores foram informados que a prefeitura está impossibilitada legalmente de atuar na área, que pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e está em processo de litígio. No entanto, foram firmados alguns compromissos entre prefeitura e moradores para garantir a melhoria da qualidade de vida daquelas pessoas.

Entre os compromissos assumidos, o governo municipal prometeu o acompanhamento da Procuradoria Geral do Município ao processo relativo à área. O município não irá motivar nenhuma desocupação no local, até que a situação esteja devidamente encaminhada. Deverá ser marcada uma visita ao Incra na próxima sexta-feira (23).

Outra ação será o cadastramento das famílias para participação em programas habitacionais do município. Caso o Incra ceda a área ao município, e os moradores deixem o local em virtude de participação em algum programa habitacional, eles poderão receber indenização relativa unicamente às benfeitorias realizadas até a data de hoje.

Também foi garantido o transporte para os estudantes da rede pública municipal de ensino que residem no Nova Vitória. Uma equipe da Sehab irá visitar a área e fazer um levantamento inicial do número de famílias. O objetivo é garantir que o cadastro seja realizado com os atuais moradores e impedir que outras pessoas se aproveitem da situação para aumentar a ocupação irregular. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário