segunda-feira, 24 de junho de 2013

Bebê nasce morto e pais culpam hospital público municipal

Na manhã do último sábado (11), familiares do casal Eraldo Magno Silva Lima (foto) e Francilene Mendes Alves, residentes em Parauapebas, receberam a notícia de que o bebê esperado por Francilene havia nascido morto no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP). Os pais da criança acusam o HMP de negligência médica e afirmam que vão tomar providências cabíveis judicialmente.

Eraldo Silva contou que por volta das 17 horas enfermeiras do HMP atenderam Francilene Mendes e logo encaminharam ao médico plantonista. Segundo ele, o profissional de saúde não chegou a examiná-la. Apenas teria olhado o exame anterior e dito que não se tratava de um caso de hospital e sim de posto de saúde.

“Ele passou a medicação para ela de imediato, e mandou que ela retornasse para casa, sem examiná-la. Por volta de 23 horas [de sexta-feira, 21], retornei ao hospital, foi feito o procedimento novamente, pois ela estava em trabalho de parto”, explicou Eraldo Silva, acrescentando que, por volta de 4 e meia da madrugada as enfermeiras detectaram que o coração da criança já havia parado.

Logo após, o médico avaliou Francilene e confirmou o diagnóstico das enfermeiras. “Mesmo assim, ele não fez nada; deixou passar, esperou o parto normal e a criança nasceu morta às 10 horas da manhã. Eles vieram dizer que a criança já chegou morta, mas temos certeza de que ela chegou viva, pois, às 18 horas, estava tudo em perfeitas condições”, desabafou o pai do bebê.

Eraldo Magno prometeu entrar com uma ação judicial contra o hospital por negligência médica: “Acho justo, vamos atrás dos nossos direitos”.

OUTRO LADO
A Prefeitura de Parauapebas enviou nota informando que Francilene Mendes Alves deu entrada na maternidade no sábado (22), a 1 h da manhã, e que o parto ocorreu ainda pela manhã, quando o bebê já não tinha vida.

“A direção do HMP está em reunião com as equipes médicas e de enfermagem do hospital para apurar o ocorrido. O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu uma investigação sobre o caso e irá divulgar o laudo assim que ele estiver concluído. A prefeitura disponibiliza atendimento psicológico aos pais e se solidariza com a família neste momento de profunda tristeza”, finaliza a nota. (Vela Preta/Emilly Coelho)

Um comentário:

  1. Anônimo22:34:00

    Nao duvido q eles sejam responsaveis...pq esse povo q trabalha nisso q chamam de hospital sao burro pra caramba e muito incompetente....sinto muito pelos pais da criança.

    ResponderExcluir