quarta-feira, 20 de março de 2013

Academia da Polícia Civil inicia cursos de capacitação para policiais


Começaram na manhã de segunda-feira (18) os cursos de Formação de Instrutores de Armamento, Munição e Tiro Policial, e de Capacitação para Atuação na Área de Polícia Administrativa e Meio Ambiente, oferecidos pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) e realizados no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba.

Os cursos de capacitação fazem parte do programa de Governo de Valorização do Servidor Público e estão no planejamento da Polícia Civil para 2013. É a primeira vez que o curso de Formação de Instrutores de Armamento, Munição e Tiro Policial é oferecido pela Acadepol.

A primeira turma vai formar sete policiais civis e três policiais militares, que estarão aptos a trabalhar com a instrução de novos policiais e na qualificação dos que estão na ativa.

A aula inaugural do curso aconteceu, pela manhã, no auditório do Iesp, com as presenças do delegado-geral Rilmar Firmino; do diretor do Iesp, coronel Emílio Ferreira, e da diretora da Acadepol, delegada Liane Martins.

No decorrer de 2013, serão formadas seis turmas de Capacitação para Atuação na Área de Polícia Administrativa e Meio Ambiente, com 20 policiais em média por turma, que serão formadas mensalmente, conforme informou a delegada Liane Martins.

“Pretendemos cumprir a nossa meta de formação de turmas até setembro de 2013, para que a gente possa se dedicar à formação dos novos policiais que irão entrar na corporação através do concurso deste ano. Ainda temos os cursos de formação continuada que acontecem periodicamente”, ressaltou.

Outros cursos serão ministrados ao longo deste semestre, como a capacitação de Policiais Civis em Técnicas Policiais, com um total de 20 turmas de policiais civis e militares, visando treinar e qualificar o efetivo de policiais da capital para atividades operacionais. O delegado Jarson Silva, superintendente da Regional das Ilhas, lotado no município de Breves, na Ilha do Marajó, é um dos alunos do curso.

Para ele, o convite para a instrução é um reconhecimento do trabalho como policial e um crédito que a corporação dá ao profissional como colaborador da instituição. “Fui surpreendido positivamente com o convite para participar desse curso. Pra mim é uma realização pessoal e uma satisfação ter a oportunidade de contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela Polícia Civil e para a qualificação dos meus amigos de trabalho”, afirmou o delegado Jarson Silva.

O curso de Capacitação para Atuação na Área de Polícia Administrativa e Meio Ambiente vai habilitar os alunos a trabalhar na fiscalização de locais de diversão pública, como, por exemplo, bares e boates. A turma é composta por 20 profissionais, entre eles, três policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e um funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Os demais são todos policiais civis.

Para a sargento Ana Almeida, que há cerca de um ano trabalha no BPA, o curso é uma oportunidade de aprimoramento profissional. “Sou nova no BPA e tenho a expectativa de que esse curso vai me proporcionar conhecimento suficiente para que me sinta mais segura para desenvolver o trabalho que me foi confiado. É muito válido passar por esse treinamento”, reiterou.

Funcionário da Semma há 10 anos, Josias Reis passa pela primeira vez por um curso de capacitação na área de fiscalização ambiental. Ele acredita que a integração entre os órgãos fiscalizadores é um dos benefícios do curso, além da oportunidade de levar a experiência para outros profissionais da Semma.

“Estou com uma expectativa enorme com relação a esse curso. E os meus amigos de trabalho também, pois atuarei como multiplicador de informações, levando o que aprender aqui pra ensinar aos outros profissionais da Semma. E também é importante a integração com os outros profissionais na sala de aula, integração essa que já acontece nas ruas”, afirmou Josias Reis.

Outro curso é o de Aperfeiçoamento para Promoção à Última Classe, a ser realizado, via sistema Web EAD (Ensino à Distância pela Internet), para 280 policiais divididos em quatro turmas formadas por investigadores, escrivães, papiloscopistas, peritos policiais civis e auxiliares técnicos de Polícia Civil, que estão na classe “C”.

O curso objetiva promover o aperfeiçoamento das categorias policiais, além de torná-los aptos a concorrer ao processo de promoção funcional, segundo previsto no artigo 54 da Lei Orgânica da Polícia Civil do Pará.

Nos dois últimos anos (2011 e 2012), 2,8 mil servidores da área de Segurança Pública, entre policiais civis, militares, bombeiros e da área administrativa, participaram de cursos de formação e capacitação na Academia da Polícia Civil. Somente no ano passado, foram exatos 1.100 servidores públicos. O número superou a meta prevista para o ano, que era de 846 servidores capacitados. (Dani Filgueiras / Secom)

2 comentários:

  1. Olá, criei um sistema de divulgação para blogs totalmente gratuito, com resultados a partir de um período de 24 horas ou menos... Venha conhecer o sistema acessando o site "Dultranole", no link: http://www.dultranole.p.ht

    Venha ser nosso parceiro e se beneficiar do nosso sistema, pois ele é fácil de usar, gratuito e você só precisa registrar seu blog nele... EXPERIMENTE.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:39:00

    o blog ta bem parado essas ultimas semanas,
    é o pebas q ta mais seguro ou é o vela preta q ta sem tempo de postar as noticias

    ResponderExcluir