quarta-feira, 27 de abril de 2016

Empresário é assassinado em plena luz do dia em Rio Maria

O dono de uma rede de postos de combustíveis, de prenome Jacob, mais conhecido como “Xuxa”, foi assassinado por volta das 9 horas da manhã desta quarta-feira (27), em Rio Maria.

O crime aconteceu nas dependências do antigo posto de Maria Amélia, no momento em que Xuxa estava trabalhando na reforma do prédio.

Segundo informações, dois homens chegaram numa moto YBR por trás do empresário e, sem que ele tivesse chance de reação, dispararam três tiros. Depois, montaram na moto e tomaram rumo ignorado, deixando Xuxa agonizando no chão.

Outro homem, funcionário de Xuxa, que não teve o nome divulgado, também ficou ferido na ação dos bandidos. À reportagem, ele contou que o empresário o abraçou tentando se proteger, momento em que os acusados dispararam mais uma vez, acertando, de raspão, o tórax do funcionário, cujo estado de saúde é estável.

A Polícia Civil, sob o comando do delegado Luiz Antônio, foi até o local para fazer os procedimentos necessários e ouvir testemunhas.

Segundo informações de pessoas próximas ao empresário, ele teria arrendado o espaço comercial pra implantar uma filial de sua rede de postos na cidade de Rio Maria. (Beto Siqueira)

terça-feira, 26 de abril de 2016

Trabalhador braçal é encontrado morto aos fundos de igreja evangélica

O trabalhador braçal José Domingos Sousa Costa, de 51 anos, foi assassinado a facadas na madrugada do último domingo (24), atrás de uma igreja evangélica em Palmares II, zona rural do município de Parauapebas.

Conforme apurou a reportagem junto a testemunhas, a vítima passou a noite bebendo com dois homens em um bar que faz fundo com a igreja evangélica. Por volta das 3 horas, eles teriam iniciado uma discussão entre si. Ninguém, no entanto, informou a identidade dos homens que bebiam com José Domingos, que podem ter envolvimento na morte dele.

De acordo com Bruno Rocha Costa, filho da vítima, até o fechamento desta matéria a família não tinha informações concretas sobre o que de fato teria motivado a morte de seu pai. Bruno Costa suspeita que José Domingos possa ter sido vítima de latrocínio, porque a carteira porta cédulas dele foi roubada. Ele revela que o pai dele costumava beber, mas não era uma pessoa violenta.

Bruno Costa conta ainda que José Domingos trabalhava há mais de dois anos em uma chácara localizada em Palmares II, e nunca teve problemas com ninguém. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 23 de abril de 2016

Acidente de moto mata adolescente e leva outra para hospital

No momento em que passava de motocicleta (CG Titan de placa OTH 6808) no cruzamento das avenidas Nicodemos e Inglaterra, divisa dos bairros Novo Horizonte e Betânia, em Parauapebas, levando na garupa a colega Valdete Sousa Cardoso, de 17 anos, a motociclista Ana Rosa, 19 anos, desiquilibrou-se, bateu no canteiro central e ambas foram projetados no asfalto.

Como resultado do trágico acidente de trânsito, que ocorreu por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira (22), a adolescente Valdete Cardoso bateu a cabeça e morreu no local, enquanto Ana Rosa foi socorrida e levada pelo Corpo de Bombeiros ao hospital municipal em estado grave.

De acordo com o sargento PM Aurélio, a primeira informação repassada para a sua guarnição é que a moto havia colidido com um cachorro. No entanto, como não encontraram nenhum animal morto ou ferido no local, tudo leva a crer que Ana Rosa tenha perdido o controle do veículo e colidido com o meio fio.

Ainda de acordo com o policial militar, há indícios que as jovens consumiram bebida alcoólica, o que pode ter contribuído para o acidente. Além de não usarem capacetes, as moças também estavam sem o documento da motocicleta e sem habilitação. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Segurança cobra salário e recebe tiro

A Divisão de Homicídios da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas está investigando a tentativa de homicídio contra o segurança Jamir Ângelo da Conceição Júnior, ocorrida por volta das 10h30 da última terça-feira (19), em via pública.

Segundo denunciou o segurança à polícia, ele foi alvejado com um tiro à altura de um dos ombros desferido por Alan Correa Lopes, dono da empresa de segurança onde ele trabalha.

Jamir Júnior disse que vinha recebendo ameaças de Alan Lopes via whatsapp, por vir cobrando salários atrasados. Na terça-feira ele foi até a empresa saber o motivo de não ter sido mais escalado para trabalhar.

Ao sair da empresa, em sua motocicleta, teria sido seguido por Alan Lopes, que emparelhou seu carro à moto e teria lhe apontado uma arma de fogo e atirado, acertando o ombro esquerdo da vítima. Mesmo ferido, Jamir relata que seguiu pilotando e conseguiu escapar do patrão, que ainda teria efetuado mais dois tiros na direção dele. Alan Lopes não foi localizado para dar sua versão sobre o caso à imprensa. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 19 de abril de 2016

Homem é executado em via pública e outro morre eletrocutado

Após ser perseguido por dois homens desconhecidos, Eduardo Conceição Silva foi executado com três disparos de arma de fogo na cabeça, em plena via pública. O homicídio ocorreu por volta de 16 horas do último sábado (16), no Bairro Casas Populares 2, em Parauapebas.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o assassinato e adiantou que Eduardo Silva tinha envolvimento com roubo e tráfico de drogas.

Descarga elétrica
No domingo (17), o eletricista Jenilson Gonzaga, 29 anos, morreu eletrocutado na Vila de Palmares Sul, zona rural de Parauapebas, quando tentava fazer uma ligação de energia elétrica.

Testemunhas informaram que a descarga elétrica que o atingiu a vítima foi tão forte que chegou a arrancar a canaleta do registro de energia. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 16 de abril de 2016

Jovem é encontrado morto no rio

Populares encontraram na manhã da última sexta-feira (15) o corpo do jovem Thiago Lima Carvalho, de 18 anos, que morreu afogado no Rio Parauapebas dois dias antes, na quarta-feira (13), quando brincava com amigos.

De acordo com o que apurou a reportagem, o jovem pulou de uma árvore dentro do rio e outro colega pulou em seguida, caindo em cima dele, e ele sumiu nas águas. Equipe do Corpo de Bombeiros fez buscas na área no mesmo dia, mas não conseguiu localizar o corpo do rapaz.

Segundo o pai de Thiago, Pedro Mendes, o filho saiu de casa por volta das 16 horas de quarta-feira com os colegas para tomar banho no rio.

Natural da cidade de Almerim (PA), Thiago Carvalho ia começar a estudar na sexta-feira, na escola Irmã Dulce, a primeira série do ensino médio. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Suspeito de assalto é assassinado

O indivíduo Marcelo Conceição Silva, 26 anos, foi assassinado a tiros na noite da última segunda-feira (11), no Bairro Nova Carajás, em Parauapebas.

De acordo com a delegada Yanna Azevedo, da Divisão de Homicídios, as primeiras informações obtidas de testemunhas são de que Marcelo Silva vinha cometendo assaltos naquele bairro, o que pode ter motivado a morte dele. “Estamos apurando para saber se de fato isso foi o motivo da sua morte”, diz a delegada.

O corpo da vítima foi examinado na manhã de terça-feira (12) no necrotério do Cemitério Jardim da Saudade. Um irmão de Marcelo Silva, que acompanhava a equipe do Instituto Médico Legal (IML), não quis falar com a imprensa. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 12 de abril de 2016

Parauapebas registra quatro homicídios


O último final de semana foi marcado em Parauapebas com o lamentável registro de quatro mortes na área urbana e zona rural do município.

As vítimas foram Lindalfa Pereira Leite, 33 anos, alvejado a tiros na sexta-feira (8), na VS 10; Adelino Fábio de Vera Cruz, 31 anos, pedreiro, liquidado com disparos de arma de fogo no último sábado (9), também na VS 10; Tiago Pereira Soares, morto a tiros na casa onde morava, no Bairro da Paz, no domingo (10); e Milson Nascimento da Costa, 59 anos, trabalhador rural, com vários golpes de facão, a maioria na região da cabeça, na noite de sábado para domingo, numa localidade que fica a 12 quilômetros da Vila Palmares Sul, zona rural de Parauapebas.

Segundo a mulher de Adelino Fábio, que não quis se identificar, o pedreiro era usuário de drogas, mas ela não sabe informar se ele tinha algum inimigo ou estava ameaçado de morte.

Lindalfa Leite ainda chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

De acordo com a delegada Yana Azevedo, da Divisão de Homicídios, o corpo de Tiago Soares foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) antes da chegada da Polícia Civil, fato que poderia acabar prejudicando as investigações, porque o local de crime precisa ser preservado.

Conforme relatos de pessoas que conheciam Milson Nascimento, ele era uma pessoa violenta quando bebia e sempre costumava dizer que estava na localidade para trabalhar e juntar dinheiro para voltar para o Estado do Tocantins, onde pretendia matar um homem que o teria esfaqueado. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Homem é preso portando arma caseira

Uma guarnição do Grupamento Tático Operacional da Polícia Militar deteve na invasão do Morro Céu Azul, em Parauapebas, e entregou à Polícia Civil, na noite do último domingo (3), o indivíduo Edson da Silva, portando uma arma de fabricação caseira, com um cartucho intacto, cinco espoletas e vários balotes de chumbo para recarregar cartucho, assim como um recipiente com pólvora.

De acordo com o sargento PM Mendonça, a equipe estava fazendo ronda de rotina preventiva de combate à violência, quando avistou um elemento, nu da cintura para cima, com uma mochila nas costas, em atitude bastante suspeita. Ao ser abordado, os policiais encontraram na mochila que ele levava uma arma caseira tipo garrucha, calibre 36, e as munições.

Segundo ainda o sargento, Edson da Silva alegou que a arma era apenas para caçar, mas a polícia não acreditou nessa versão, desconfiando que o portador da arma fosse usá-la para cometer algum assalto. Edson foi conduzido à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde foi enquadrado por porte ilegal de arma de fogo.

“A polícia vem recebendo denúncias de que moradores da invasão estão sendo oprimidos pelos traficantes e assaltantes que agem naquela área, por ser de difícil acesso. Por isso, vamos intensificar as rondas ali”, avisa o sargento Mendonça. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 2 de abril de 2016

Polícia Civil prende homem acusado de latrocínio e assalto a banco no PA e MA

Uma operação conjunta das polícias Civil do Pará e do Maranhão prendeu na última quinta-feira (31), em Parauapebas, o individuo Josemir Matos de Albuquerque, conhecido no mundo do crime como “Novinho”.

O acusado foi preso no Terminal Rodoviário de Parauapebas por investigadores da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Marabá e apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão.

Josemir “Novinho” é acusado de envolvimento em assaltos a bancos nos estados do Pará e Maranhão, e também de latrocínio, roubo seguido de morte.

A polícia encontrou em posse do acusado um revólver calibre 38 e explosivos, que deveriam ser usados em roubos a banco nos dois estados. Segundo informou a polícia, Josemir Matos responde a processo criminal por latrocínio no Maranhão.

O diretor da 20ª Seccional de Polícia, delegado Gabriel Henrique Costa, informou que a polícia já vinha monitorando o acusado e descobriu que ele pretendia praticar sequestro no município de Floresta do Araguaia, sul do Pará.

Interrogado, o preso admitiu que a arma seria usada para fazer o sequestro de um empresário na cidade de Floresta do Araguaia, para extorqui dinheiro da vítima. Após o depoimento, “Novinho” foi levado pelos policiais até a residência dele, onde foram encontradas as bananas de dinamite.

Devido ao alto grau de periculosidade do preso, o delegado Gabriel Costa adiantou que ia solicitar a transferência dele para Belém. (Vela Preta/Waldyr Silva)