quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Polícia Civil faz homenagens no Dia Nacional do Papiloscopista

A Polícia Civil do Pará celebrou com homenagens, nesta quinta-feira (5), o Dia Nacional do Papiloscopista, profissional responsável pela identificação de pessoas por meio de impressões digitais. Este ano, a papiloscopia completa 102 anos de criação no Pará.

Para marcar a data, foram entregues placas e certificados a servidores, em solenidade no auditório da Delegacia Geral. Também foi inaugurado o Memorial da Identificação do Pará, com painéis que mostram a história da papiloscopia. O delegado geral, Rilmar Firmino, falou dos avanços dos serviços prestados pela categoria policial e anunciou investimentos.

A cerimônia foi marcada ainda pela homenagem com placas e entrega de certificados em reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade. Uma das homenageadas foi a papiloscopista Maria Rosa da Costa Ramos, que recebeu certificado das mãos do juiz de Almeirim, Márcio Bittencourt, pela atuação frente ao projeto Ribeirinho Cidadão, da Escola Superior de Magistratura do Pará, que levou emissão de documentos de identidade à comunidade moradora na região das ilhas de Belém.

Outros papiloscopistas foram homenageados pela Polícia Civil pelos serviços prestados, entre elas Deusarina Silva de Queiroz, a mais antiga papiloscopista em atividade. Também foram homenageados os servidores Lucivaldo Reis da Costa, Cristina Socorro Carneiro Tavares, Telma Maria da Silva Cordeiro e Pedro Segundo Silva Pereira.

O delegado geral e a delegada geral adjunta, Christiane Ferreira, receberam certificados em nome da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), respectivamente, como agradecimento pela atuação no projeto Ribeirinho Cidadão.

Rilmar Firmino falou sobre as melhorias conquistadas, nos últimos quatro anos, nos serviços prestados pelos papiloscopistas no Pará, citando, entre outros avanços, o Laboratório de Perícias Papiloscópicas, que ganhou equipamentos mais sofisticados, e a melhoria do atendimento prestado ao público no Posto Central de Identificação, em Belém.

Segundo o delegado, a Polícia Civil vai investir na implantação do sistema informatizado Afis Civil, para busca automática de dados criminais de pessoas no Pará. Outro investimento anunciado foi a higienização e digitalização das fichas do arquivo civil da identificação do Pará.

Quanto ao aumento do quadro de pessoal, já está em andamento o processo para abertura do edital do novo concurso público para contratação de papiloscopistas no Estado.

Segundo o delegado geral, além de investir em mudanças na estrutura para oferta de serviços prestados pelos profissionais da área, o Governo do Estado está atuando em prol do reconhecimento da carreira de perito em papiloscopia. "O projeto já está na Secretaria de Estado de Administração e depois será encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa do Pará", explicou. (Walrimar Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário