quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Caça-níqueis são apreendidas pela polícia na zona rural


Dando cumprimento à portaria da Secretaria de Estado de Segurança Pública que dispõe sobre horário de funcionamento de bares e casas noturnas, o delegado Antonio Miranda, diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil em Parauapebas, acompanhado do IPC Walter e de uma guarnição da Polícia Militar liderada pelo capitão Pontes, esteve na manhã desta quarta-feira (23) na Vila Sanção, a 70 quilômetros de Parauapebas, visitando estes estabelecimentos e orientando sobre o cumprimento da portaria do Governo do Estado.
Na visita à vila, a polícia apreendeu quatro máquinas caça-níqueis que estavam expostas e utilizadas em dois bares da localidade da zona rural.
À reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, que acompanhou a operação na Vila Sanção, o delegado Antonio Miranda explicou que, embora aquela localidade pertença ao território de Marabá, a fiscalização no cumprimento da portaria e o policiamento ostensivo vão ser feitos pelas polícias Civil e Militar lotadas em Parauapebas, em virtude da facilidade de acesso.
A autoridade policial revelou que a polícia vai deslanchar essas operações de caça-níqueis, orientação sobre os horários de bares e combate de crimes comuns nas demais vilas da zona rural, como Palmares Sul, Palmares II, Onalício Barros, Cedere I, Vilinha e noutras localidades.
Antonio Miranda informa à população e a proprietários de estabelecimentos noturnos que por ventura tenham dúvida sobre os horários de funcionamento de bares e casas noturnas devem procurar o investigador Walter, responsável pela Delegacia de Polícia Administrativa (DPA) na 20ª Seccional de Polícia Civil em Parauapebas. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Homem é preso com revólver 38 sem registro e maconha no bolso


 
Encontra-se preso na delegacia de polícia em Parauapebas, à disposição da justiça, o indivíduo Jacinto Diomedes Rodrigues da Silva, 33 anos, solteiro, lavrador, natural de Lago da Pedra (MA), residente no Morro Bela Vista, qd. 15 e lt 13, Parauapebas, acusado de portar arma sem registro, disparar um tiro em via pública e conduzir entorpecente.
No depoimento prestado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, Jacinto Diomedes confessou ter comprado o revólver calibre 38 de uma pessoa que ele disse não conhecer pelo valor de 500 reais, “porque achei o revólver bonito”, mas não quis ou não soube responder por que fez um disparo em plena rua.
“Não me lembro de nada, pois eu estava muito bêbado”, desconversou o acusado, afirmando também não recordar que tenha ameaçado alguém com a arma de fogo. No interrogatório, o depoente confessou ter sido preso em certa ocasião por ter praticado homicídio contra a vida de uma pessoa com uma enxada. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)


Operação ‘Cadê seu filho I’ fecha estabelecimentos noturnos




Uma operação denominada “Cadê seu filho I”, integrada por policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros, com acompanhamento de agentes do Conselho Tutelar de Parauapebas, fechou na madrugada de sábado para domingo (20) vários estabelecimentos noturnos que estavam desobedecendo ao horário de funcionamento determinado por uma portaria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), inclusive com a presença de menores de 18 anos de idade.
De acordo com a portaria, que entrou em vigor em todo o estado no início deste mês, de domingo a quarta-feira os bares devem encerrar o funcionamento à meia-noite. Às quintas, sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, o fechamento desses estabelecimentos deve ocorrer a 1 hora da manhã.
Os estabelecimentos noturnos que estiverem de acordo com as normas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de segurança para seus clientes, como casas de shows e casas noturnas, por exemplo, em ambientes fechados, devem encerrar o expediente até as 3h30 da madrugada às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados.
De acordo com o delegado Antonio Miranda, a operação do final de semana visitou bares e similares nos bairros da Paz, Altamira, Liberdade, Cidade Nova, Casas Populares, Nova Vida, Rio Verde, Beira Rio e outros.
Foram fechados, administrativamente, os bares Cara Metade, Baile do Amanhecer, Quiosque da Praça Liberdade, Chácara da Jane, Pop Club Dance, Bar do Roberto, Conveniência da Rua Sol Poente e Chico Oliveira. Em alguns destes estabelecimentos, a polícia registrou a presença de menores de idade, alguns destes inclusive consumindo bebida alcoólica, e funcionamento além do horário estipulado pela portaria da Segup.
Os proprietários dos estabelecimentos infratores foram chamados à delegacia, onde foram advertidos e assinaram termo circunstancial de ocorrência (TCO).
“A intenção é que essas operações sejam intensificadas nos finais de semana em diferentes bairros da cidade, com a finalidade de manter a ordem pública e para que o índice de criminalidade permaneça em zero em Parauapebas, como tem ocorrido nas duas últimas semanas, sem nenhum registro de homicídio”, comentou a autoridade policial.
Questionado sobre os eventuais acidentes de trânsito com vítimas fatais que vêm ocorrendo na cidade, o delegado Miranda respondeu que a polícia e o Corpo de Bombeiros estão sentando com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) para traçar metas visando diminuir a quantidade desses acidentes, inclusive para o período de carnaval que se aproxima. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

Motoqueiro se choca contra poste e morre no local


Ao retornar para casa, localizada na Rua Princesa Isabel nº 290, Bairro Liberdade, em Parauapebas, pilotando a moto de marca Honda, modelo Titan e placa HPN 2724 (Santa Inês-MA), o jovem Werbson Ferreira Serrão Júnior, 19 anos, natural de Viana (MA), perdeu o controle da moto e chocou-se violentamente contra um poste de iluminação pública e morreu na hora, com as duas pernas esmagadas e forte baque na cabeça.
O trágico acidente ocorreu por volta de 00h30, início da madrugada de segunda-feira (21), no cruzamento das ruas Estrela Dalva com Vinícios de Morais, Bairro Liberdade.
De acordo com IPC Alexandre, a vítima teria passado todo o domingo (20) ingerindo bebida alcoólica na companhia de amigos. No retorno para a residência, ocorreu o acidente fatal. A vítima não usava capacete.
O corpo de Werbson Júnior foi encaminhado na manhã desta segunda-feira (21) para exame de necropsia ao Instituto de Medicina Legal, em Marabá. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Comandante geral da Polícia Militar do Estado visita região


Com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento e eventuais necessidades do quartel da Polícia Militar em Parauapebas, esteve na cidade na última quinta-feira (17) o comandante geral da PM no Estado, coronel Mário Solano, que se reuniu com comandante local, major Juniso Honorato, e tomou conhecimento da situação da guarnição.
À reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, coronel Solano explicou que conheceu in loco as instalações do quartel, o efetivo militar e também eventuais carências da guarnição, que seriam levadas para Belém para serem discutidas e melhoradas junto aos demais agentes de segurança pública estadual.
“Por enquanto, vamos aperfeiçoar os trabalhos dos policiais militares e melhorar o atendimento à comunidade local”, prometeu o oficial, que esteve presente também em outros municípios da região.
A visita do comandante geral da Polícia Militar às unidades militares do sul-sudeste do Pará visa também repassar aos quartéis o novo planejamento estratégico do governador Simão Jatene para os próximos quatro anos de gestão.
Dentro desse planejamento, foi discutida com o major Juniso Honorato a implantação imediata do policiamento comunitária em Parauapebas e demais municípios da região, quebrando a rotina de policiamento tradicional da Polícia Militar.
Em Parauapebas, o coronel Mário Solano ficou entusiasmado com os resultados obtidos com o sistema Disque Denúncia instalado no município. Neste item, o comandante prometeu envidar esforços para instalar o mesmo sistema nos municípios de Marabá e Redenção.
O comandante geral da PM no estado veio à região acompanhado do coronel Costa Júnior, chefe do estado maior geral do Estado do Pará. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)


Motorista perde controle do veículo e derruba poste



Ao transitar por volta das 3h40 da madrugada da última quinta-feira (17) na pista de extensão da Avenida Liberdade, nas proximidades do viaduto, na entrada da cidade, o motorista Ronaldo Souza dos Santos (Rua A13, qd. 26, lt. 20, Jardim Amazonas, Parauapebas) perdeu o controle do veículo Cros Fox (placa JVG 8241-Belém), subiu ao meio-fio e chocou-se com o lado direito do carro contra um poste, derrubando-o ao chão.
Segundo informações colhidas pela reportagem junto a agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), o condutor do veículo, que transitava sozinho, não sofreu nenhum arranhão no acidente e por isso não quis ser socorrido por homens do Corpo de Bombeiros. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

Apresentação

Este blog tem o objetivo de divulgar matérias jornalísticas de temas policiais de Parauapebas e região, artigos de profissionais ligados à segurança pública, justiça e direito.

Repórter Vela Preta