sábado, 29 de outubro de 2016

Assassinato de comerciante em Palmares II pode ter sido queima de arquivo

A morte do comerciante Fábio Roberto de Sousa Sobrinho, de 36 anos, ocorrida na noite da última quarta-feira (26), no Bairro Palmares II, pode ter sido queima de arquivo.

A suspeita é que o crime tenha alguma ligação com a morte do vaqueiro Denis Hales Silva e Silva, de 22 anos, também executado a tiros na noite do último dia 21, em frente ao estabelecimento comercial de Fábio Sobrinho, na mesma localidade.

Segundo informações apuradas pela reportagem junto à polícia, o comerciante seria ouvido em interrogatório na manhã seguinte à sua morte, quinta-feira (27), como testemunha do crime, porque teria presenciado a execução do vaqueiro pelo circuito interno de vigilância do seu estabelecimento comercial.

De acordo com uma testemunha, Fábio se encontrava no início da noite na distribuidora de bebidas quando dois homens chegaram numa motocicleta Honda XTA, de cor preta. O indivíduo que vinha na garupa saltou do veículo, já de arma em punho, caminhou em direção à Fábio e efetuou os disparos. Essa mesma pessoa conta que ouviu quando um dos assassinos comentou: "É ele. É esse mesmo”.

O comerciante ainda foi socorrido com vida, mas faleceu pouco depois de ser atendido no Hospital Geral de Parauapebas.

A testemunha relatou ainda que Fábio Sobrinho era muito amigo de Denis Hales e desde sua morte ele vinha fazendo investigações paralelas às da Polícia Civil, para tentar identificar os autores do crime, inclusive fazendo comentários a respeito do caso.

A polícia acredita que por esse motivo Fábio possa ter sido morto em queima de arquivo e que ele teria conseguido identificar os assassinos e tinha a intenção de revelar isso à polícia. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Homem troca tiros com a PM e é morto

João Batista da Silva Sousa, de 33 anos, conhecido por “Baianinho”, foi alvejado e morto minutos depois de ser socorrido e levado para o Hospital Geral de Parauapebas, após trocar tiros com uma equipe da Polícia Militar. O confronto aconteceu por volta de 0h30 de quarta-feira (26) no Bairro Rio Verde.

De acordo com o sargento PM Ademilson, a viatura seguia pelo Bairro Rio Verde quando a guarnição avistou um homem em atitude suspeita seguindo na garupa de um mototaxista. Os policiais fizeram sinal para que o piloto da moto parasse, mas “Baianinho” teria ordenado que o mototaxista seguisse viagem.

Mais à frente, segundo ainda o policial militar, “Baianinho” sacou uma arma de fogo e atirou em direção à viatura e os policiais revidaram, atirando para o alto para adverti-lo e novamente mandando que ele parasse, mas o suspeito seguiu em fuga na garupa da motocicleta.

"Ele novamente atirou e acertou o para-brisa da viatura, e aí tivemos que revidar e ele foi alvejado”, relata o sargento Ademilson, acrescentando que em seguida a guarnição acionou uma equipe do Samu, que socorreu o homem e o levou para o hospital, mas ele veio a óbito.

A reportagem levantou que João Batista já tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo. Ele havia sido preso há cerca de um mês pelo crime. A polícia apreendeu um revólver calibre 38 em poder de “Baianinho”. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Mais dois assassinatos em Parauapebas

O último final de semana foi marcado em Parauapebas com dois homicídios contra as vidas de Dênis Ralles Silva e Silva, de 22 anos, e de outro homem até então identificado apenas por Júnior.

Denis Silva foi executado a tiros na noite da última sexta-feira (21), no Bairro Palmares Sul, enquanto Júnior foi assassinado no mercado municipal do Bairro Rio Verde, na manhã do último sábado (22), com golpes de faca.

Ainda no sábado, uma guarnição da Polícia Militar prendeu em flagrante delito o indivíduo Luís Gardel Nery Castro, de 33 anos, acusado de matar Júnior.

Em depoimento à Polícia Civil, Luís Gardel confessou que matou Júnior, que seria dependente químico que vivia perambulando pela região, porque a vítima teria lhe roubado R$ 150,00.

"Fui cobrar o dinheiro e ele não pagou, e aí começamos a discutir. Ele veio para cima de mim e eu furei só para dar um susto  nele", justificou o preso, dizendo que não tinha intenção de matar o homem.

Já Denis Silva, segundo testemunhas, encontrava-se em frente a uma distribuidora de bebida, conversando com duas mulheres funcionárias do estabelecimento comercial, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo.

De acordo com o delegado Bruno Fernandes, responsável pelo caso, uma das linhas de investigações para elucidar o homicídio aponta para crime passional. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Duas pessoas mortas a tiros em Eldorado


O final de semana registrou a morte de duas pessoas com disparos de arma de fogo no município de Eldorado do Carajás. As vítimas são Francisco Gomes de Almeida, assassinado com um tiro na cabeça na última sexta-feira (14); e Américo Araújo da Conceição, encontrado morto na zona rural do município no último domingo (16).

De acordo com testemunhas, Francisco Gomes estava tomando cerveja na companhia de uma mulher em um bar no Setor 5, onde tinha o hábito de frequentar, por volta das 22 horas, quando foi atingido mortalmente com um tiro na cabeça disparado por um homem até agora desconhecido da polícia.

Segundo o delegado Thiago Carneiro, titular da Delegacia de Eldorado do Carajás, algumas informações foram obtidas no local do crime e uma linha de investigação já foi traçada para elucidação do homicídio.

"Chegou ao nosso conhecimento que a vítima teria envolvimento com pistolagem e isso já estamos apurando, assim como outras informações, para tentar descobrir a motivação do crime”, adianta o delegado.

Quanto à morte de Américo Araújo, que seria vigia da Câmara Municipal de Eldorado, a autoridade policial explicou que uma equipe de investigação apurou, nos primeiros levantamentos feitos no local, que a vítima saiu para caçar e, acidentalmente, disparou a arma, de fabricação caseira, contra si.

"Já instauramos inquérito também para apurar as circunstâncias dessa morte", afirma Thiago Carneiro, ressaltando que ainda seriam identificados o local onde Américo foi caçar e o tipo e calibre da arma que ele estava usando. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 15 de outubro de 2016

Suspeito de assaltar mototaxista é executado a tiros dentro de casa

Suspeito de ter assaltado horas antes um mototaxista no Bairro Ipiranga, na companhia de um comparsa, o jovem Fagno Gomes da Silva, de 19 anos, foi executado a tiros na noite da última quinta-feira (13) dentro da casa onde ele morava, no Bairro Tropical, em Parauapebas.

Conforme apurou a reportagem junto à polícia, o suposto assalto teria revoltado os colegas de classe e estes iniciaram uma caçada aos criminosos, mas não conseguiram encontrá-los. A Polícia Militar também realizou buscas aos acusados em uma área de mata do bairro, porém sem êxito.

De acordo com os mototaxistas, por conta do alto índice de assalto em Parauapebas a profissão deles se tornou de alto risco. "A gente trabalha por que precisa sustentar a família, mas corremos risco constante, porque não temos como identificar o passageiro na hora de fazer uma corrida”, diz um dos mototaxistas, que preferiu não se identificar.

O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 9 de outubro de 2016

Discussão em bar deixa um morto e namorada da vítima baleada

Uma discussão num bar pode ter sido a causa do assassinato de Fábio Mesquita de Oliveira, de 27 anos, e do baleamento da namorada dele, Jugléssia Ferreira Lima, que corre o risco de ficar tetraplégica. O crime ocorreu por volta das 5h40 de sexta-feira (7) na Rua Afonso Arinos, Bairro da Paz, em Parauapebas.

A reportagem apurou junto à Polícia Militar que o casal estava se divertindo em um bar e em dado momento Jugléssia Lima se deslocara até o banheiro feminino, quando um homem tentou entrar também no banheiro e houve a discussão.

Segundo o sargento PM Evaldo, após a discussão no interior do bar o homem ficou aguardando do lado de fora o casal sair do local. "O homem os teria seguido até a casa deles, na Rua Afonso Arinos, no mesmo bairro, e ao se aproximarem da casa o desconhecido efetuou os disparos que atingiram Fábio e a namorada que estava na moto com ele", detalha o policial.

De acordo ainda com o policial militar, quando a ambulância do Samu chegou ao local para socorrer os feridos a mulher se recusou a entrar no veículo e foi de carro particular para o hospital. “Ao receber atendimento, a equipe médica diagnosticou que ela pode ficar tetraplégica, porque a bala atingiu a coluna vertebral e como ela ficou se movimentando acabou agravando a lesão”, conta o sargento, acrescentando que Fábio Oliveira não resistiu aos ferimentos e faleceu. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Homem assassinado com pauladas na cabeça ainda sem identificação

Até o final da tarde desta quarta-feira (5) permanecia sem identificação no IML o corpo de um homem que foi morto a pauladas na madrugada da última terça-feira (4) no Bairro Vila Rica, em Parauapebas. A vítima teve o crânio completamente esfacelado pelas pauladas e a massa encefálica espalhada pelo local.

O delegado Gabriel Henrique, da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, espera que com a divulgação das imagens na mídia familiares ou conhecidos possam reconhecer a vítima por meios dos trajes que ela usava, uma vez que o homem ficou com a cabeça completamente desfigurada,

Quatro pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia nesta quarta-feira (6) suspeitas do crime, mas foram liberadas depois de serem ouvidas em depoimento. A polícia não descarta a possibilidade de latrocínio, que é roubo seguido de morte. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Foragido do MA é recapturado em Parauapebas e levado para Marabá

Encontra-se sob a custódia da Polícia Federal, em Marabá, à disposição da Justiça do Maranhão, Franklin Wellington dos Santos (foto), de 38 anos, foragido do presídio de Pedrinhas (MA).

O acusado foi recapturado no início da tarde desta quarta-feira (5) à altura do km 33 da Rodovia PA 275, perímetro urbano do Bairro Nova Carajás, em Parauapebas, por uma guarnição conjunta da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual.

Franklin Wellington seguia pela PA 275 em um Fiat Palio de cor prata e placa OFP 9100, de Eldorado do Carajás, acompanhado da mulher dele, Verônica Alves Simão Leal, de 28 anos, conduzindo cerca de R$ 5 mil em espécie e vários envelopes para depósitos bancários.

Segundo o cabo PM Machado, Franklin vinha sendo procurado por agentes da Polícia Federal, acusado de fazer parte de uma quadrilha de assaltantes de banco.

Após o casal ser apresentado à Polícia Civil, em Parauapebas, uma equipe da Polícia Federal chegou à delegacia e recambiou os dois para a sede da PF em Marabá. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Mais três homicídios em Parauapebas

A cidade de Parauapebas foi palco de mais três mortes violentas ocorridas no domingo e terça-feira. As vítimas são Geilson Santana Sette, de 22 anos; Ezequiel Batista Barbosa, 16 anos; e um homem até então sem identificação. As três vítimas foram assassinadas com disparos de arma de fogo.

Segundo a polícia, Geilson Sette foi baleado na cabeça pelo comparsa por volta das 15 horas de domingo (2), quando ambos tentavam assaltar uma mulher na Rua Afonso Arinos, no Bairro da Paz.

Ao perceber a tentativa de assalto e os gritos da mulher pedindo socorro, populares começaram a se aproximar do local e um dos elementos, nervoso, efetuou um disparo e atingiu o próprio comparsa, que morreu na hora,

O autor do crime invadiu várias residências na hora de fugir, pulando muros de quintal em quintal, e não foi capturado pela polícia.

Ezequiel Barbosa deu entrada no Hospital Geral de Parauapebas após ter sofrido disparo de arma de fogo. A Polícia Militar esteve no hospital e conversou com uma mulher que se identificou como tia da vítima, mas ela não soube dar informações sobre como aconteceu o crime. Até o fechamento desta matéria o corpo do adolescente continuava no IML de Parauapebas à espera de familiares.

Já a morte do homem até então sem identificação ocorreu por volta das 23 horas desta terça-feira (4) no Bairro Ipiranga, quando a vítima dirigia um automóvel Fiat Palio de cor prata e placa JVZ 1638. O veículo chegou a bater numa residência e danificar a parede da casa e duas caixas d’água.

Até a manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Civil ainda não tinha identificado e colocado na cadeia nenhum dos responsáveis pelos três assassinatos. (Vela Preta/Waldyr Silva)