sábado, 25 de abril de 2015

Perseguição termina em morte de foragido

Ao ser perseguido pela polícia, por volta das 20 horas de quinta-feira (23), no Bairro Jardim América, em Parauapebas, o indivíduo Paulo Lima Júnior acabou sendo morto pela guarnição, que alegou ter sido atacada por ele. Segundo informações dos policiais, Paulo era considerado foragido e tinha envolvimento com tráfico de drogas.

A reportagem apurou ainda que ele acabou alvejado por um tiro na cabeça e outro no abdome, após ter sacado um revólver calibre 38 e efetuado um disparo contra os militares. A arma em questão teria sido encontrada próxima ao corpo dele, apreendida e apresentada à Polícia Civil, que tombou um inquérito para apurar as circunstâncias do caso. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mais 3 mortes violentas em Parauapebas

Outras três mortes violentas foram registradas no município de Parauapebas no feriado de Tiradentes, duas por homicídio e uma por acidente de trânsito.

As vítimas são Leudimar Pereira da Silva, morta com uma facada desferida pelo próprio marido; Bruno Pereira Neto Santos, conhecido por “Gordo”, executado com seis disparos de arma de fogo; e Jair Luz de Freitas, vítima de acidente de trânsito.

Homicídios
A mulher Leudimar Pereira da Silva foi morta com uma facada desferida pelo próprio marido, Paulo Ferreira da Silva, que se encontra foragido; enquanto Bruno Pereira Neto Santos, conhecido por “Gordo”, foi executado com seis disparos de arma de fogo em via pública, no momento em que dirigia um veículo, ao lado da namorada, que saiu ilesa da execução.

Acidente de trânsito
No acidente que vitimou Jair Luz de Freitas, ele transitava em uma motocicleta, chocou-se com a traseira de um caminhão e morreu no local. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 21 de abril de 2015

Cinco mortes violentas em Parauapebas

Parauapebas foi palco de cinco mortes violentas nesta segunda-feira (20), sendo três vítimas de acidente de trânsito e duas por homicídios dolosos. As informações são do delegado Thiago Carneiro.

Wilame Santos, que foi vítima de arma branca, morreu no Hospital Municipal às 2h30.

Um acidente ocorrido por volta das 14 horas à altura do km 5 da Estrada Faruk Salmen, envolvendo duas motocicletas, deixa os dois pilotos mortos, Cícero Vasconcelos e Célio da Silva.

No Bairro Novo Brasil, Bruno Ricardo, conhecido por “Gaguinho”, foi executado às 16h30 com um tiro na cabeça. A vítima tinha passagem na polícia por tráfico de drogas.

Reginaldo Leal Cardoso foi vítima de acidente de trânsito com caminhão na área do Projeto Salobo. O acidente ocorreu por volta das 19 horas, mas o corpo da vítima só foi retirado das ferragens do veículo às 3 horas da madrugada. (Waldyr Silva)

Homem é atingido por 17 facadas e vive

Até o fechamento desta matéria, encontrava-se internado em estado grave, no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), Elton Fabison Carvalho dos Santos, de 36 anos, que foi esfaqueado 17 vezes na madrugada de domingo (19), no Bairro Vila Rica, em Parauapebas.

Conforme o investigador Walter Barros, da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, ainda não se sabe quem foi o autor das facadas. A polícia foi procurada por volta das 2h30 da madrugada por uma pessoa informando que em um condomínio teria uma pessoa esfaqueada.

“Fomos para lá e soubemos que algumas horas antes a vítima estava bebendo em um bar com mais um amigo e um irmão, porém o irmão foi embora mais cedo. Quando já estava em casa, ele ouviu Elton chegar gritando e o encontrou todo ensanguentado, aí acionou o Samu”, explicou o policial.

Nesta segunda-feira (20), internado, Elton Carvalho não estava em condições de dar mais informações à Polícia Civil ou à reportagem. Ele recebeu pelo menos 14 golpes na região da cabeça, um à altura das costelas, um em um dos dedos e um na região do abdome. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Criança de 7 anos é atropelada e morta por motocicleta

Um acidente de trânsito ocorrido na tarde da última sexta-feira (17), na Avenida Buriti, Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, provocou a morte do garoto Gustavo Rosa de Jesus, 7 anos de idade. O menino foi atropelado por uma motocicleta conduzida por Eliquiel Gomes da Silva, que foi apresentado, acompanhado de um advogado, à Delegacia de Polícia Civil e prestou depoimento.

À polícia, Eliquiel Silva confirmou que conduzia a motocicleta Honda CG 150 Titan, de placa JJS 0544, a 40 quilômetros por hora em uma via que estava sendo utilizada como desvio, já que a principal estava em obras, quando avistou uma criança que estava na margem querendo atravessar a rua.

Essa criança, no entanto, foi seguida por Gustavo Rosa e o piloto alega que não teve tempo de parar. Ele diz ainda que chegou a buzinar e tentou desviar, mas acabou atingindo Gustavo, que foi socorrido por ele, solicitando para outras pessoas que chamassem uma ambulância.

Ao pedir socorro, as pessoas foram informadas pelo Samu que não havia veículo disponível, então um motorista que estava no local socorreu o menino até o Hospital Municipal. O condutor afirma que a criança já estava desacordada e com a cabeça sangrando, quando foi levada à casa de saúde.

Eliquiel Silva permaneceu no local do acidente até a chegada da Polícia Militar, que o encaminhou à Polícia Civil. Apenas na delegacia ele recebeu a informação de que o garoto havia morrido e afirmou estar muito arrependido.

O tio da vítima, Cliomar Gomes, também foi ouvido em depoimento e informou que a criança havia saído da escola e seguia para casa, quando foi atingida pela moto a cerca de 500 metros da casa dele. Ele esteve no local ainda antes de a criança ser levada ao hospital. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 18 de abril de 2015

Duas mulheres presas com droga

A Polícia Civil de Parauapebas prende em flagrante delito neste sábado (18) as nacionais Natália Firmino Santos (traficante) e Felisbela Ribeiro de Sousa (usuária), acusadas de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Os policiais civis já vinham investigando um ponto de vendas de drogas na Rua Araguaia, Bairro da Paz, quando abordaram as duas suspeitas e encontraram três petecas de crack. As duas mulheres foram conduzidas para a delegacia.

Após levantamento pelo bairro, a polícia descobriu que Natália Santos residia na Rua Chico Mendes e na posse de informações a equipe foi até o local e apreendeu mais 250 gramas de crack, balança de precisão, a quantia de R$ 168,00, além de apetrechos para a fabricação e comércio ilícito.

Natália Santos é namorada do nacional Reginaldo dos Santos dos Anjos, que se encontra preso em Marabá, também suspeito de praticar o comércio ilícito de substância entorpecente.

A prisão das duas mulheres foi feita pelo DPC Paulo, IPCs Abraão, Walter, Ricardo, Humberto e Max, sob a coordenação da Superintendência Regional de Polícia Civil em Parauapebas. (Thiago Carneiro/Waldyr Silva)

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Casal flagrado com mais de 300 gramas de maconha

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (15) em Parauapebas mais um casal acusado de comercializar substância entorpecente no município.

Juciele de Jesus Costa e Ana Paula Dias de Brito foram presos em flagrante após trabalho investigativo da polícia na Rua Céu Azul, Bairro Betânia.

No momento da abordagem, a polícia apreendeu em poder dos acusados 300 gramas de maconha prensada e 30 gramas in natura.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, a prisão do casal foi efetuada pela equipe plantonista comandada pelo DPC Paulo Junqueira, sob a coordenação da Superintendência Regional de Polícia Civil em Parauapebas. (Waldyr Silva)

terça-feira, 14 de abril de 2015

Homem encontrado morto pode ter sido vítima de homicídio

Apesar de não ter sido encontrada nenhuma lesão por arma de fogo, arma branca ou traumatismo durante o exame necroscópico, a Polícia Civil de Parauapebas investiga a morte de Alexandre Santos Tavares, conhecido como "Acerola", que teve o corpo encontrado na manhã de sábado (11), como vítima de homicídio.

Conforme o delegado Thiago Carneiro Rodrigues, superintendente regional em Parauapebas, a Polícia Civil vai aguardar o laudo final do exame, porém a primeira linha aponta para homicídio, já que o homem foi encontrado envolto em uma lona, dentro de uma grota, na Rua Paraná, Bairro Casas Populares II.

"Temos informação de que ele está envolvido com o crime, mas não foi possível detectar a causa da morte, já que não foi encontrado nenhum vestígio de lesão e estrangulamento. É uma visão preliminar e até acreditamos que possa ter sido morte natural, mas vamos aguardar o laudo para podermos continuar as investigações, já que a principal linha é o homicídio”, presume.

Para o delegado, Alexandre Tavares pode ter sido morto por ter envolvimento com diversas práticas criminosas, dentre elas furtos e tráfico de drogas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 11 de abril de 2015

Jornalista é baleado em assalto na PA 160

O jornalista Juno Custódio Brasil (foto) foi vítima de baleamento no final tarde de quarta-feira (8), numa tentativa de assalto ocorrida na Rodovia PA 160, que liga os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas. Juno Brasil, que é editor do Jornal O Gazeta, transitava numa motocicleta de 150 cilindradas quando percebeu que vinha sendo seguido, à altura do balneário Água Boa, por uma motocicleta Titan preta.

O jornalista, um dos fundadores da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), acelerou a motocicleta, mas continuou sendo perseguido pelo ocupante da outra moto, que o alcançou e efetuou três tiros de revólver calibre 38. Um dos projéteis atingiu a vítima à altura da axila esquerda, saindo na parte de trás do braço.

Ao ser atingida, a vítima caiu e teve saqueado um dinheiro que acabara de sacar num banco em Canaã dos Carajás, para onde o assaltante retornou. Juno Brasil foi socorrido por um comerciante e levado ao Hospital Municipal de Parauapebas, onde foi medicado e posteriormente liberado.

Conforme informações do jornalista Nilson Santos, reproduzidas em vários blogs, Juno havia sacado R$ 1,8 mil antes de pegar a estrada. Ele também defende que a moto que perseguiu o jornalista era ocupada por dois homens e que foi o da garupa que atirou. (Bariloche Silva/Waldyr Silva)

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Polícia continua atrás dos oito detentos que fugiram da cadeia de Parauapebas




Até o fechamento desta matéria, a polícia ainda não tinha recapturado nenhum dos oito detentos que na madrugada desta quarta-feira (8) fugiram da carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, pelo telhado do presídio.

A fuga dos internos foi confirmada pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), afirmando que os oito internos, considerados perigosos, empreenderam a fuga por volta das 3 horas da madrugada.

Para ganhar a liberdade, os internos serraram uma das barras de ferro da cela 3 onde estavam custodiados e, após saírem do local, tiveram acesso ao corredor, onde foi aberto um buraco no teto para que a fuga se concretizasse.

Segundo ainda a Susipe, agentes penitenciários chegaram a perceber a movimentação e acionaram os policiais militares de plantão, responsáveis pela guarnição do presídio. Foram efetuados disparos de arma de fogo como forma de advertência, para o alto, mas não foi possível conter os internos.

Procurada pela reportagem para falar sobre o assunto, a direção da carceragem informou que não possuía autorização para gravar entrevista, orientando que qualquer informação acerca do paradeiro dos foragidos poderia ser repassada pelo Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, número 181, e também pelo Whatsapp da Susipe, no número 98814-1218, sem a necessidade de se identificar.

O superintendente de Polícia Civil da região de Parauapebas, delegado Thiago Carneiro, informou que o caso foi registrado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, mas até o final da tarde desta quarta-feira nenhum preso havia sido recapturado. Conforme a autoridade policial, informações também podem ser repassadas ao telefone da delegacia, 3346-8189.

Transferências
Antes da fuga, na terça-feira (7), 22 presos que estavam recolhidos à carceragem de Canaã dos Carajás e um que estava na delegacia de Curionópolis foram transferidos para presídios de Marabá, por policiais civis e militares. De acordo com o superintendente, a movimentação trata-se de uma medida de segurança, já que não é o ideal se manter presos em delegacias.

"Percebemos um grande número de presos naquelas delegacias, onde não é local para eles permanecerem, já que devem ser encaminhados para as penitenciárias. 

Conseguimos autorização e fizemos a transferência”, afirmou Thiago Carneiro, acrescentando que em breve será inaugurado o prédio Pró-Paz em Canaã, onde não haverá mais espaço para ser mantido número elevado de presos.

Em Curionópolis, ainda conforme o superintendente, restam quatro homens nas celas, mas em breve eles também deverão ser transferidos. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 7 de abril de 2015

Acidente de trânsito deixa uma vítima fatal e outra no hospital

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um micro-ônibus de transporte público de passageiros deixou uma vítima fatal e outra com ferimentos graves. O acidente ocorreu por volta das 19h30 de domingo (5), quando o veículo maior trafegava pela Avenida A1, Bairro dos Minérios, Parauapebas.

Na tarde desta segunda-feira (6), a Divisão de Homicídios da Polícia Civil de Parauapebas colheu o depoimento do motorista do micro-ônibus, identificado para a reportagem apenas pelo prenome de Joelson. A vítima fatal é José Gomes Reis, de 26 anos, que trafegava na garupa da moto pilotada por Cássio, que teria invadido a preferencial.

“A preferencial era do motorista e o local é iluminado. Ele [Cássio] deveria ter aguardado, mas fez uma conversão à esquerda e foi atropelado, ficando a moto completamente destruída", comentou o delegado Nelson Alves Júnior, titular da especializada, acrescentando que José morreu ainda no local, enquanto o piloto da moto foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal, com fraturas.

Segundo ainda o delegado, o motorista Joelson deixou o local após o acidente, mas se apresentou na manhã de segunda-feira, informando que prestaria as informações à tarde. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 4 de abril de 2015

Corpo encontrado em Parauapebas ainda sem identificação

Até o fechamento desta matéria, ainda não tinha sido identificado o nome do homem cujo corpo foi encontrado sem vida na sexta-feira (3) num matagal do Loteamento Gabriel, localizado próximo ao Bairro Céu Azul, em Parauapebas. A vítima foi morta a facadas.

Aparentando ter aproximadamente 40 anos de idade, o homem estava vestindo apenas bermuda e não carregava qualquer documento. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, onde não foi encontrada nenhuma testemunha do crime. Acredita-se que a vítima tenha sido assassinada na estrada de terra e carregada para o mato.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) do município e o caso comunicado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil. (Vela Preta/Waldyr Silva)