terça-feira, 31 de março de 2015

Mais duas mortes em Parauapebas: afogamento e homicídio


A Polícia Civil em Parauapebas continua investigando um assassinato e um afogamento de uma criança, ocorridos no final de semana. Na tarde desta segunda-feira (30), foi identificada como Maycon Rodrigues da Silva, 8 anos de idade, a criança que se afogou em um balneário às margens da via que dá acesso ao Bairro Palmares II.

De acordo com o delegado Nelson Alves Júnior, titular da Divisão de Homicídios, a criança chegou a ser socorrida quando o corpo emergiu no balneário e encaminhado ao Hospital Municipal de Parauapebas, onde já chegou morta. "O laudo necroscópico irá informar se a causa foi afogamento mesmo, ou se a criança pode ter sido agredida antes de ser jogada na água”, comentou o delegado.

Até onde se sabe, a criança teria saído de casa sozinha, no Bairro da Paz, e ido ao balneário, onde é o segundo caso de afogamento registrado. "Sugeri que fosse feita uma reunião com os proprietários de balneários e clubes, para que seja feito um ajuste de conduta em relação a equipamentos de segurança e presença de um guarda vida. Outro problema é que esses locais sempre são abertos e é fácil alguém entrar sem o responsável, como essa criança", comentou Nelson Júnior.

Para o delegado Thiago Carneiro, superintendente de Polícia Civil em Parauapebas, a responsabilidade sobre as crianças é dos pais e do estado, que tem o dever de fiscalizar os balneários. "É responsabilidade do poder público fazer a fiscalização desses locais, para saber se estão com a documentação em dia, mas, infelizmente, a demanda é grande para a Polícia Civil”, afirmou.

Além de reconhecer que há uma falha da instituição, o delegado destaca que também há responsabilidade de outros órgãos públicos como Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal. Por fim, ele informou que foi instaurado inquérito policial e o proprietário da área já foi ouvido em depoimento. "Vamos descobrir qual a situação legal dessa propriedade".

Assassinato
Já o crime de homicídio vitimou Antônio Luiz Ferreira Bezerra, de 39 anos, que teve o corpo encontrado próximo da VS 10, na Rodovia PA-160, onde está sendo construído o presídio da cidade. A vítima trabalhava como vigia na obra e a Polícia Civil acredita que o crime tenha sido latrocínio, roubo seguido de morte.

“A Polícia Civil foi acionada na madrugada de domingo por meio de um amigo. Ele era vigilante e no local só há um pequeno casebre e bastante mato. Um amigo dele encontrou o corpo em um local já afastado do casebre, com diversas marcas de facadas”, informou o delegado Nelson Júnior, acrescentando que o barraco estava completamente revirado. "Acreditamos que o crime foi cometido por mais de uma pessoa e que foi levado algum valor. Parecia como se alguém estivesse procurando dinheiro ou algum objeto de valor”.

Para a autoridade, o crime provavelmente foi cometido ou tem envolvimento de pessoas que moram em locais próximos. "É um crime muito estranho. Também trabalhamos com a linha de vingança, mas não se sabe a razão”. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 28 de março de 2015

Parauapebas registra duas mortes por homicídio e atropelamento

A cidade de Parauapebas foi palco de duas mortes violentas na última quinta-feira (26), provocadas por esfaqueamento e acidente de trânsito. As duas vítimas são Valmir Fonseca Veloso, de 45 anos, por atropelamento, e Adriano Alves Vieira, de 30 anos, por esfaqueamento.

Adriano Vieira morreu na madrugada, no Hospital Municipal de Parauapebas, após ser esfaqueado nas proximidades da Feira do Produtor, Bairro Cidade Nova.

Segundo a polícia, Adriano era usuário de drogas há 15 anos. Ele saiu de casa por volta das 19 horas de terça-feira, surtado e muito drogado. Já de madrugada ele se envolveu em alguma confusão na feira.

A vítima, que foi atingida à altura do abdômen, foi encaminhada ao hospital por uma pessoa ainda não identificada pela Polícia Civil. “Não sabemos por quem ele foi socorrido. Largaram o rapaz na emergência e ele faleceu em virtude da hemorragia”, comentou o delegado Nelson Alves Júnior.

Já Valmir Veloso foi atropelado à noite ao tentar atravessar as duas pistas da Rodovia PA 160, em frente ao Bairro dos Minérios. "A vítima trabalhava próximo ao local como pedreiro e, após o trabalho, atravessou a primeira pista e foi atropelada por um veículo Volkswagen Golf", informou a autoridade policial.

De acordo ainda com o delegado, o motorista ainda parou e ficou algum tempo no local, mas depois fugiu. A Polícia Civil conseguiu a placa do veículo e identificou o nome do proprietário, que ainda não compareceu na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Traficantes presos com seis quilos de maconha


Foram presos na última quarta-feira (25) pela Polícia Civil de Parauapebas, após serem flagrados com seis quilos de maconha prensada e duas espingardas, em uma propriedade rural localizada a 80 quilômetros do centro da cidade, os indivíduos Antônio de Sousa, Elenilson Escardoa da Silva, José Ribamar Ribeiro Salgado e Leonardo José Araújo Teixeira.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, superintendente Regional da Polícia Civil em Parauapebas, os investigadores vinham monitorando a quadrilha após denúncias de que ela seria responsável por estar plantando a erva e distribuindo no município.

"Localizamos o primeiro deles na noite de quarta-feira (25) em uma residência, que seria o proprietário da área na zona rural. Ele foi detido e logo em seguida nos dirigimos à propriedade. Chegando lá havia mais três pessoas fazendo a guarda do local", informou a autoridade policial, sem informar, no entanto, qual dos presos é o proprietário.

Na abordagem aos três, foi encontrado um quilo da droga, já prensada e pronta para ser vendida ou consumida. “Depois disso, passamos a madrugada [quinta] toda revirando e acabamos encontrando mais cinco quilos de maconha prensada e pronta para ser distribuída", revela a autoridade.

A Polícia Civil ainda vasculhou parte da área em busca da plantação mencionada nas denúncias, mas não obteve sucesso. Sementes da planta, no entanto, foram encontradas no local. "Não foi encontrada plantação, mas a investigação continua, porque a área é bastante extensa e de difícil acesso. Encontramos sementes de maconha prontas para serem plantadas e localizamos uma máquina de prensa, por isso imaginamos que ela era utilizada na preparação da droga. Tudo indica que seja uma zona de plantação de maconha".

Os policiais encontraram junto com as armas apreendidas diversas munições de calibres 20 e 16. "Foi uma operação proveitosa e um duro golpe para o tráfico na cidade. Vamos dar continuidade a este trabalho e nosso foco maior é o tráfico, porque o objetivo é diminuir os índices de roubos e de homicídios”, garantiu o delegado Thiago Carneiro, adicionando que os quatro elementos foram autuados em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Ouvidos em depoimento pela Polícia Civil, os quatro envolvidos confessaram a prática criminosa, afirmando que a droga seria distribuída em Parauapebas e que o proprietário estava plantando essa maconha para vender. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 24 de março de 2015

Parauapebas registra duas mortes violentas no final de semana

A cidade de Parauapebas foi palco de duas mortes de forma violenta no último sábado (21). Antônio Isaías de Carvalho foi vítima de acidente de trânsito na estrada municipal Faruk Salmen e Joelson Pietro foi executado com dois tiros na cabeça no Bairro Altamira.

De acordo com informações do delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, no primeiro caso uma pessoa já foi identificada e no final das investigações ela poderá ser indiciada por homicídio culposo, em que não se tem a intenção de matar.

“Antônio Isaías trafegava de moto por volta das 21h30, próximo à sede do Detran, quando um ônibus de uma empresa da cidade colidiu contra a motocicleta e, infelizmente, o condutor da moto morreu", explicou o delegado, acrescentando que o ônibus foi apreendido no pátio da Polícia Civil para submeter-se a perícia pelo Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves" e apontar as causas da colisão.

Segundo ainda a autoridade policial, o motociclista teria invadido a contramão e atingido o farol do ônibus, porém essas informações ainda serão averiguadas e a perícia vai determinar a frenagem e se houve invasão de algum dos lados.

Homicídio
Joelson Pietro estava ingerindo bebida alcoólica por volta das 20 horas da mesma noite de sábado, em um bar na Rua Café Filho, Bairro Altamira, quando foi executado com tiros na cabeça. O delegado alegou que o caso corre em segredo para que não se atrapalhe as investigações e não forneceu muitos detalhes acerca do crime.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, a Polícia Civil já tem uma linha de investigação e acredita que em breve terá a identificação do suspeito, mas ele não quis se manifestar acerca de como a execução ocorreu e se o atirador estava sozinho ou não.

Perguntado sobre a vida de Joelson, a autoridade policial também manteve o silêncio. "Não podemos informar nada sobre a vítima, porque isso pode prejudicar as informações que estamos recebendo", finalizou. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 23 de março de 2015

Polícia flagra dupla com 60 g de crack

Encontram-se presos à disposição da Justiça os indivíduos Wedeson da Silva e Nelson Ferreira, acusados de traficar drogas na Praça Faruk Salmen, Bairro Guanabara, em Parauapebas.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, os investigadores chegaram até os dois homens, na noite de sábado (21), após observar uma grande movimentação de supostos usuários de drogas na praça.

“A prisão da dupla ocorreu após um trabalho de intensa investigação. Aquele local começou a ser frequentado por vários usuários de drogas. Então, a polícia, já tendo essa informação, intensificou o trabalho naquela região”, explica a autoridade policial.

Foi apreendida em poder da dupla uma quantia em notas de R$ 5 e R$ 10, que a polícia acredita ter sido juntada em decorrência do tráfico de drogas, além de 60 gramas de substância semelhante ao crack.

A droga apreendida foi encaminhada ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves para ser analisada. Já os dois presos foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico e se encontram recolhidos na carceragem do Bairro Rio Verde, aguardando determinação judicial. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 17 de março de 2015

Rapaz se entrega à polícia para livrar namorada da cadeia

O traficante identificado por John Lennon procurou a 20ª Seccional Urbana de Polícia Urbana em Parauapebas, no início da madrugada desta segunda-feira (16), para poder livrar a namorada do xadrez. A companheira do acusado havia sido detida por policiais depois de cair da garupa da motocicleta que os dois usaram para tentar fugir. O namorado dela tinha conseguido escapar da abordagem policial enquanto tentava realizar a entrega de uma encomenda de entorpecentes.

Antes, a polícia havia feito contato com ele por telefone, momento em que ele confessou ser o dono da droga que caiu da moto junto com a namorada dele. Depois que o acusado se entregou, a moça foi liberada.

"Como não há provas contra a moça, mas temos contra o rapaz, ele vai ser autuado pelo tráfico e ela será liberada, servindo apenas como testemunha", informou o delegado André Tavares Amorim.

O delegado acrescenta que a Polícia Civil já tinha informações de que John Lennon era distribuidor de crack na cidade. Ele é residente do Bairro Tropical, mas, de acordo com André Amorim, fazia entregas em vários bairros da cidade.

Para chegar ao acusado, a polícia fez uma campana no local em que o traficante faria uma entrega, próximo ao Hospital Municipal de Parauapebas, por volta das 20 horas de domingo (15). A moto de John Lennon também já havia sido identificada como uma Titan de cor preta. "Ficamos no local aguardando a vinda dele. Ao chegar, ele não desligou a moto e ficou na porta da casa onde seria feita a entrega da droga", narra o delegado.

Segundo ainda a polícia, o traficante ficou mais de uma hora esperando o cliente, que já havia sido abordado anteriormente e estava com a equipe policial. Enquanto John Lennon ligava para pessoa que fez a encomenda, o delegado desceu do carro e tentou abordá-lo. Porém, ao perceber a presença dos policiais, o acusado empreendeu fuga, momento em que a namorada dele caiu do veículo, junto com certa quantidade da droga. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 16 de março de 2015

Mãe e filha são presas acusadas de tráfico

Maria Domingas Pinto Pereira e a filha Ana Lurdes Pinto Pereira foram presas neste final de semana, em Parauapebas, após serem investigadas por tráfico de drogas pela Polícia Civil.

Segundo o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, ambas usavam uma distribuidora de bebidas para comercializar cocaína. Com as duas foram apreendidos aproximadamente R$ 100 da droga.

“A prisão ocorreu neste sábado (14), após intenso trabalho investigativo, identificando que as duas estavam comercializando entorpecente na Avenida Sol Poente, no Bairro da Paz. Mãe e filha foram flagradas praticando o ato ilícito na cidade. Ouvidas em depoimento, as duas confessaram que estavam realizando a venda de entorpecentes”, informou o delegado.

De acordo ainda com a autoridade policial, no mesmo dia foi preso também Igor de Souza Silva, que vinha sendo investigado também há alguns dias. “Com ele foram apreendidos 200 gramas de crack no Bairro Chácara do Sol, na casa onde mora. Fizemos campana e após percebermos a movimentação estranha fizemos a abordagem durante a qual apreendemos a droga”.

Os três presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Já o entorpecente apreendido ficou de ser encaminhado ao Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, onde será avaliado para que o laudo possa ser utilizado em julgamento. (Vela Preta/Waldyr Silva)