sábado, 31 de janeiro de 2015

Homem alvejado com quatro tiros no Bairro Ipiranga

Continua ainda sem elucidação o assassinato de Antonio José Silva Costa, de 33 anos, natural de Zé Doca (MA), ocorrido na madrugada de quinta-feira (29) numa rua pouco movimentada do Bairro Ipiranga, em Parauapebas.

"Pelo que foi levantado, ele foi alvejado por quatro disparos efetuados por dois elementos em uma moto rebaixada. Ainda são poucas as informações obtidas por nós”, reconheceu o tenente PM Nunes. A Polícia Civil também não soube dar detalhes sobre o crime e nem informou se Antônio tinha envolvimento com práticas ilícitas.

Segundo ainda o policial militar, a polícia vem trabalhando em cima de planejamento e intensificando as rondas nos bairros com maior índice de violência, “porém não depende somente do nosso trabalho, pois há uma série de fatores e a necessidade do envolvimento de todos os órgãos de segurança pública”. O corpo de Antônio José foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Assassino de esposa já se encontra preso na carceragem do Bairro Rio Verde

Figurando como principal suspeito de ter matado no dia 24 com um disparo de arma de fogo a esposa dele, Irismar Vieira da Silva, o pedreiro José Alves da Silva, de 51 anos, foi preso na última sexta-feira (30) e encaminhado à carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas. A prisão foi efetuada por uma equipe da Polícia Militar, que recebeu a denúncia da localização do suspeito.

"Recebemos a informação e fomos checá-la no local indicado, onde conseguimos encontrá-lo. Ele já confessou a prática do crime e foi encaminhado à delegacia para que a autoridade policial tome as providências legais", informou o tenente-coronel Sandro Queiroz, comandante do 23° Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas.

O acusado foi autuado em flagrante delito pelo delegado Nelson Alves Júnior, titular da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, e colocado à disposição da Justiça, mesmo decorridos cinco dias do crime.

Procurado pela reportagem, José Alves alegou que estava muito embriagado na noite do crime, e que por isso diz não lembrar o que aconteceu. Entretanto, ele admite que foi o responsável pelo disparo contra a mulher, porque ele tinha uma arma de fogo guardada em casa.

Segundo ainda o acusado, no sábado a companheira dele fez algumas compras e levou para casa uma garrafa de cachaça. "Bebi umas doses com o meu cunhado, depois mais duas caixinhas [de cerveja] e fomos para o boteco, e aí não vi mais nada", explica.

José Alves afirma que tudo que lembra era de ter saído uma vez do bar e retornado. "Parece que botaram alguma coisa na minha bebida, pois não lembro de nada, mas matei ela com o revólver, perdi ela naquela noite”, admitiu, aconselhando a quem tem arma de fogo em casa para entregar à polícia ou jogar fora.

O casal estava morando quase um ano em Parauapebas, vindo de Jacundá. Conforme José, eles haviam comprado um terreno e ele estava construindo uma casa grande para os dois. Por fim, ele diz que se arrepende do crime e que pensava em se entregar. "Depois que eu soube que ela morreu, eu ia me entregar, queria pagar pelo que fiz, mas ia esperar a água baixar um pouco”. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Polícia prende acusado de venda fraudulenta de lotes urbanos

Até esta quarta-feira (28), continuava preso na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas Francisco da Silva, de 33 anos, acusado da venda fraudulenta de lotes falsos no Bairro Tropical e de extorquir a comunidade desde 2012. As investigações da Polícia Civil iniciaram em dezembro e culminaram no mandado de prisão preventiva do acusado.

Ouvida pela reportagem, a delegada Yanna Azevedo informa que foi iniciada uma investigação de documentos comprovando essas denúncias. "Conseguimos um mandado de prisão preventiva, que foi cumprido hoje [quarta-feira], como também um mandado de busca e apreensão, de forma exitosa, e efetuamos a prisão dele”, detalhou.

Segundo ainda a autoridade policial, o acusado disponibilizava títulos para as pessoas que compravam os lotes e que foi comprovada a falsificação do documento. “A gente conseguiu colher as provas e cumprir o mandado de prisão. Também apreendemos material que será analisado por meio de perícia”, frisou Yanna Azevedo.

À reportagem, Francisco da Silva afirmou que quem representa o povo está sujeito a tudo. "Ser apedrejado por um lado e amado por outro". Ele negou qualquer tipo de falsificação de documentos, garantindo que jamais faria uma coisa errada dessas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Viúva de Jakson diz não conseguir acreditar na partida do marido

Simone Moreira dos Santos, viúva do advogado Jakson de Souza e Silva, 45 anos, presidente da Subseção da OAB em Parauapebas, que foi morto com um tiro de calibre 12 no sábado (24), em Manaus (AM), declarou nesta quarta-feira (28) à reportagem que ainda não consegue acreditar na partida brusca do companheiro dela.

"É muita dor. Quando estou em casa parece que ele [Jakson] vai chegar e entrar. Está sendo muito difícil. Meu filho de três anos está em estado de choque. Grudou no meu cunhado e não aceita mais ninguém”, lamenta Simone Moreira.

Ela lembra que o marido costumava dizer que não tinha medo de nada, que achava que nada aconteceria e que estava sempre despreocupado. Afirma ainda que neste ano o advogado não havia reclamado de ter recebido qualquer comunicado que pudesse ser preocupante.

O corpo de Jakson Silva foi sepultado por volta das 11 horas da última terça-feira (27), no cemitério municipal da Estada Faruk Salmen, no Bairro Vila Rica, Parauapebas. A despedida se deu sob forte comoção e tristeza de amigos, colegas de profissão e familiares.

Ao tomar conhecimento do homicídio, Simone Moreira, que se encontrava em Parauapebas, precisou voar até Manaus para tratar dos trâmites de liberação do corpo.

O velório e o sepultamento do marido foram acompanhados por um mar de gente. "Me assustei quando vi a multidão. Sabia que ele era muito conhecido, porque, independente da OAB, ele sempre foi bem relacionado, tinha muitos amigos e conhecia todo mundo, mas me surpreendi”, declara.

Ela diz que está deixando o acompanhamento das investigações a cargo da polícia e dos advogados do município. “A OAB está acompanhando, pois nesse momento minha família e meus filhos estão precisando de mim”, afirmou. Para ela, apenas a Justiça poderá amenizar um pouco a dor dos familiares. "Não sei em que acreditar em relação a esta morte. Vou esperar a polícia, pois tudo o que quero é que o crime seja apurado e que os responsáveis paguem por isso. Quero que seja feita a justiça e que sejam presos os responsáveis”.

A OAB do Pará e a Secretaria de Segurança Pública de Manaus (AM) determinaram prioridade máxima na elucidação do assassinato. Conforme as investigações preliminares, dois homens, ainda não identificados, em uma motocicleta, utilizaram uma arma de fabricação caseira para matar o advogado, que foi atingido por um disparo no tórax, em via pública. O advogado chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Os familiares de Jakson não sabiam que ele estava na cidade, já que informou que iria a Belém. Ele estaria em Manaus para visitar uma amiga em seu aniversário e levava uma garrafa de vinho importado na mala. O homicídio ocorreu próximo ao apartamento da mulher.

A OAB Pará não vê o crime como um acaso e leva em conta ameaças que a vítima vinha sofrendo. Além disso, afirma que o advogado estava em Manaus a trabalho e que ele havia registrado uma ameaça em 10 de janeiro de 2014, após receber um bilhete enquanto estava em um restaurante de Parauapebas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sete assassinatos na região em quatro dias




A região mais uma vez se destaca na preocupante estatística de mortes violentas registradas nos últimos dias. Os crimes ocorreram nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Na sexta-feira (23), no Bairro Tropical II, Eduardo Conceição da Cruz foi baleado com sete tiros e encontrado morto pela polícia. Os investigadores foram até o local, mas conseguiram poucas informações sobre o caso. A polícia ficou de procurar a família da vítima para colher depoimentos.

Ainda na sexta-feira, no Bairro Nova Carajás, um homem, até então sem identificação, foi executado com um tiro na cabeça, mas a polícia levantou poucas informações sobre o caso.

Na manhã de sábado (24), Leonardo Rodrigues Carneiro, 25 anos, foi brutalmente assassinado com 12 facadas no Bairro União, em Parauapebas, vítima de tentativa de assalto.

Outro crime foi registrado também no sábado, quando a mulher Irismar Vieira da Silva, 29 anos, foi assassinada com um disparo de arma de fogo desferido pelo próprio marido, José Alves da Silva, de 48 anos, que se encontra foragido.

Por volta das 23 horas de domingo (24), na VS 10, Parauapebas, Danielly Silva Santos foi encontrada morta e estuprada em um matagal nas proximidades da residência dela.

Em Canaã dos Carajás, por volta das 7 horas da manhã de terça-feira (27), no Bairro Vale do Sossego, duas pessoas foram assassinadas à queima-roupa, quando ambas aguardavam transporte para ir ao trabalho num projeto mineral. Jeovani Souza foi alvejado com um tiro por um meliante que se encontrava numa motocicleta Biz de cor vermelha.

Já Keliane Gomes Ferreira, prima de Jeovani Souza, foi atingida pelos disparos, socorrida e encaminhada em estado grave para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Jeovani tentou defender Keliane e foi alvejado pelo matador, que namorou Keliane e quando ela descobriu que o mesmo era casado terminou o relacionamento.

A polícia já tem a identificação do matador das duas pessoas acima. Trata-se de Misael Alves Borba, que se encontra foragido. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Corpo de Jakson Silva chega a Parauapebas, será velado na sede da OAB local e enterrado às 10 horas de terça

Jakson Silva

Sede da OAB em Belém
O advogado Jakson Souza e Silva, presidente da Subseção Parauapebas da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará (OAB-PA), foi assassinado na noite deste sábado (24) em Manaus, no Amazonas. A diretoria da instituição decretou luto oficial de três dias.

De acordo com informações da OAB-PA, o advogado estava em Manaus a trabalho quando teria sido abordado por dois homens em uma moto que efetuaram um disparo contra o peito dele. O advogado ainda chegou a ser socorrido por populares, que o levaram para um hospital, mas ele não resistiu ao ferimento e morreu.

A suspeita é que o crime tenha sido encomendado, já que os homens fugiram sem levar nenhum pertence da vítima. O corpo de Jakson está previsto para chegar a Parauapebas por volta das 16 horas.

Por decisão da viúva de Jakson, senhora Simone, o velório será realizado na sede da OAB/Parauapebas, que fica localizada na Rua D nº 173, Bairro Cidade Nova.

O enterro está agendado para a manhã desta terça-feira (27) no cemitério municipal de Parauapebas, localizado na Estrada Municipal Faruk Salmen. (Fontes: Bariloche Silva / ORM News)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Rapaz pede perdão a Deus e se suicida

Rodrigo Sousa Pacheco, de 25 anos, tirou a própria vida na manhã de terça-feira (20), enforcando-se no quarto de casa, no Bairro Tropical II, em Parauapebas. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá, que confirmou a causa da morte.

Foi encontrada uma carta de despedida escrita por Rodrigo antes de ele cometer o enforcamento. No texto ele pede perdão a Deus por todas as transgressões e a todas as pessoas que ele já magoou ou para quem fez a algum mal. O suicida manda beijos para a mãe, pai, irmãos, primos tios e amigos, desejando que todos fiquem em paz.

Rodrigo Pacheco afirma no bilhete que preferiu se matar a ver tantos sofrimentos na terra, e faz uma declaração de amor. “Pois morri, mas ainda amo muito, muito mesmo, meu amor. Que você seja feliz, te amo, mozão”, sem, no entanto, nomear a pessoa para quem deixou a frase.

A vítima pede também que seja transmitido um abraço aos patrões e, por fim, diz desejar que todos os políticos vejam o mal que fazem para os pobres e saibam apreciar a classe da mesma forma que apreciam os ricos. "Que tenha paz aí. Desculpe gente, desculpe mesmo”, finaliza. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Médico faz ultrapassagem proibida e provoca acidente com vítimas fatais

Após se apresentar à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, na companhia de um advogado, onde foi ouvido no inquérito policial que investiga seu envolvimento na morte de duas pessoas e o ferimento de uma terceira em um acidente de trânsito, o médico boliviano Júlio Miranda Farfan foi condenado a responder em liberdade.

O trágico acidente ocorreu por volta de 7h40 da última terça-feira (20), no km 11 da Rodovia PA 275, em Parauapebas, sentido Curionópolis, próximo ao trevo de acesso ao campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

De acordo com o delegado Nelson Alves Júnior, titular da Divisão de Homicídios, o motorista de um dos caminhões envolvidos no acidente, Elias Gonçalves de Sousa, de 53 anos, e seu ajudante, Cleber Antonio Batista, 32 anos, morreram após o médico realizar uma ultrapassagem em faixa contínua, o que resultou no acidente envolvendo três veículos.

Além da morte de Elias e Cleber, Roberval Paviotti foi encaminhado ao hospital público de Parauapebas com uma fratura no braço. A empresa para a qual ele trabalha o transferiu em seguida para Goiânia (GO).

Segundo explicaram em Boletim de Ocorrência os policiais rodoviários que estiveram no local das mortes, Júlio Farfan dirigia um veículo Fiat Strada, de placa ONL 4427, em direção a Curionópolis, onde iria atender no hospital local, quando ultrapassou o caminhão Volvo de placa OSX 3143, conduzido por Roberval Paviotti.

Antes de conseguir voltar para mão em que trafegava, o médico encontrou o caminhão Mercedes Benz, de placa HDV 9319, no qual estavam as vítimas fatais. Para não colidir frontalmente com o caminhão, Júlio desviou a picape para fora da estrada, capotando duas vezes e sendo lançado a cerca de 100 metros do ponto onde o acidente ocorreu, sem, no entanto, sofrer ferimentos graves.

Elias Gonçalves, que conduzia o caminhão carregado de tijolos, manobrou o veículo para sua esquerda, evitando colidir com a caminhonete, mas acabou batendo contra o outro caminhão, morrendo na hora, juntamente com o colega. Ambos trafegavam de Eldorado do Carajás para Parauapebas.

Servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves estiveram no local do acidente e removeram os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá. Os policiais militares fizeram a identificação de duas testemunhas, que tiveram os contatos repassados para a Polícia Civil. Sobreviventes e testemunhas do acidente ficaram de ser ouvidos pela polícia. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Duas adolescentes faziam parte de quadrilha que assaltou motel

A Polícia Militar deteve duas adolescentes e prendeu dois homens por volta das 6 horas de sábado (17) envolvidos em assalto a um motel localizado na Rodovia PA 160, em Parauapebas. As menores de idade foram detidas ainda na portaria do motel, enquanto Josiel da Silva Nascimento e Marcelo Costa da Silva foram presos no interior do estabelecimento. Dois outros envolvidos, não identificados pela polícia, conseguiram fugir.

A guarnição da PM foi acionada pelo rádio e quando a viatura chegou ao local o estabelecimento estava com os portões fechados. Os militares, então, visualizaram o veículo de alguns clientes tentando deixar o local e questionaram se o motel estava sendo assaltado.

Ao receber a confirmação de um dos ocupantes, os policiais perceberam que a proprietária do motel, que vinha sendo mantida como refém, conseguira abrir o portão. Prenderam as duas adolescentes, que perceberam a chegada deles, soltaram a dona do estabelecimento e dois dos suspeitos conseguiram fugir, pulando o muro.

Em seguida, os PMs começaram a revistar os cômodos do motel, até que encontraram Josiel Nascimento e Marcelo Silva, que tentavam deixar o local, utilizando um casal de clientes. Os presos assumiram que estavam na companhia das duas menores de idade, que estariam armadas e com o produto do roubo, que não foi recuperado.

À Polícia Civil, Marcelo Silva, que já possui duas prisões por tráfico de drogas, afirmou que encontrou os demais envolvidos em uma festa e, de lá, todos seguiram para o motel, onde alugaram um quarto e ingeriram bebida alcoólica.

Uma hora depois, ainda segundo Marcelo, um deles pediu a conta, que superou o dinheiro arrecadado entre os quatro homens, momento em que decidiram assaltar o estabelecimento, utilizando um revólver calibre 38.

Josiel Nascimento, que é de Redenção, confirmou a versão do colega de assalto. Os dois foram autuados em flagrante delito por roubo, formação de quadrilha e corrupção de menores. A Polícia Civil não informou à reportagem se o motel poderá ser responsabilizado por ter permitido a entrada das duas adolescentes. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Dois adolescentes assassinados e uma vítima de acidente de trânsito


Equipe de investigadores da Polícia Civil continua buscando informações para esclarecer o assassinato do adolescente Ermerson Thiago Santos Barbosa, de 15 anos, ocorrido na noite de sexta-feira (16), no Bairro dos Minérios em Parauapebas, uma semana após o pai dele, Emilio Sena Barbosa, ter sido preso pela Polícia Militar.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, o menor foi alvejado com disparo de arma de fogo na cabeça. "Instauramos inquérito para apurar a motivação, as circunstâncias e identificar a autoria desse crime, de forma sigilosa, para não prejudicar nosso trabalho, inclusive o envolvimento dele com o mundo do crime", afirmou.

Ao ser preso com 51 petecas de crack, no último dia 10, Emilio (pai de Ermerson) confessou em depoimento à Polícia Civil ser o dono da droga encontrada embaixo de sua cama, no mesmo bairro em que o menor foi morto. Os militares chegaram até ele após seguirem Ermerson, que vinha sendo monitorado por suspeita de envolvimento de tráfico de drogas.

Conforme as informações dos policiais militares, o menor foi visto na rua naquela madruga e passou a ser acompanhado pela guarnição, mas ao chegar em casa teria percebido a presença da viatura policial e saiu correndo. Dessa forma, os PMs chegaram à droga escondida com o pai dele. Em depoimento prestado à Polícia Civil, Emilio negou o uso do filho no comércio, mas disse que talvez o adolescente possa ter pegado alguma peteca escondido para vender.

Outro adolescente
Ainda na última sexta-feira (16), foi morto também outro adolescente, Alexandre Gonçalves Pena, de 17 anos, no Bairro Novo Horizonte, em uma troca de tiros com a Polícia Militar.

À reportagem, o delegado Thiago Carneiro explicou que o menor era suspeito de assaltos e reagiu durante a abordagem policial. "Ele efetuou disparos contra a guarnição, que, não tendo alternativa, se fez necessário sanar a agressão e ele foi alvejado com o disparo, posteriormente vindo a óbito”, relatou.

Acidente de moto
No domingo (18), por volta das 20 horas, um acidente de trânsito ocorrido na Rodovia PA 275, nas proximidades da Rua Lauro Corona, provocou a morte de Antonio Vasconcelos de Souza, ao colidir a motocicleta que ele pilotava contra um caminhão de pequeno porte.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar se o motorista do caminhão teve ou não culpa no acidente com vítima fatal. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Vítimas de acidente no MA foram veladas no templo central da Assembleia de Deus


Os corpos das três vítimas evangélicas que morreram no início da noite deste domingo (18), num acidente rodoviário no Estado do Maranhão, ficaram de chegar à cidade por volta das 20 horas desta segunda-feira (19) e ser velados no templo central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão, no Bairro Rio Verde, em Parauapebas.

As vítimas fatais são os jovens Keyse Silva Paiva, de 16 anos; Eliabe Oliveira Santos, 21 anos; e Eliezer Pereira da Silva, 26 anos (líder do grupo de jovens). Demais acidentados com ferimentos leves e graves foram levados com vida para hospitais públicos de Açailândia, Bom Jesus das Selvas e de Imperatriz, no Maranhão.

O ônibus, de placa NHD 4333 (Parauapebas), que era conduzido por José Raimundo da Anunciação, trafegava de Vitória do Mearim (MA) para Parauapebas e tombou à altura do km 602 da BR 222, próximo à ponte do Rio Pindaré, nas proximidades do povoado Novo Bacabal, a 26 quilômetros da cidade de Bom Jesus das Selvas. Segundo o motorista, chovia no momento e ao pisar no freio, numa preparação para fazer a segunda curva, à direita, o carro rodou, saiu da pista e tombou.

O grupo de jovens retornava de um evento missionário ocorrido na cidade de Viana (MA), num ônibus e num micro-ônibus alugados.

A reportagem do portal Pebinha de Açúcar conversou pela internet com Gildásio Leão, enfermeiro do Hospital Municipal de Bom Jesus das Selvas.

De acordo com o profissional de saúde, que ajudou no resgate das vítimas, o hospital daquela localidade atendeu cerca de 30 pessoas com ferimentos ocasionados pelo acidente com o ônibus. Seis vítimas foram transferidas para os municípios de Açailândia e Imperatriz em ambulâncias da prefeitura de Bom Jardim das Selvas e do Samu de Buriticupu, entre elas uma garota em estado gravíssimo. (Bariloche Silva/Waldyr Silva)

sábado, 17 de janeiro de 2015

Rapaz é executado com oito tiros

A Polícia Civil continua investigando o assassinato de Rodrigo Mota Sousa, 18 anos, que foi executado por volta das 14h30 da última quinta-feira (16) com diversos tiros em sua residência, na Rua Brilho do Sol, Bairro Palmares II, município de Parauapebas. Conforme informações levantadas pela reportagem, há vários dias um homem estava procurando pela vítima, questionando sobre sua localização aos moradores do bairro.

Essa mesma pessoa teria retornado ao local, acompanhado de outros homens, e batido na porta da casa de Rodrigo, que, ao percebeu que seria morto, tentou fugir, correndo pelos fundos. Os homens, no entanto, o perseguiram e atingiram o primeiro tiro pelas costas, derrubando-o. Em seguida, foram efetuados aproximadamente mais sete disparos de arma de fogo, responsáveis pela morte do rapaz.

De acordo com o investigador Bonfim, da Polícia Civil, a motivação do crime, pelo que se sabe até o momento, seria uma rixa entre Rodrigo e outro morador do bairro, cujo motivo não foi informado. Este homem, no entanto, ainda não foi identificado.

Populares e polícia não souberam informar características físicas dos homens que estiveram na residência da vítima e fugiram logo após efetuar os disparos, nem tampouco do veículo usado pelos bandidos. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Morto a tiros ainda sem identificação

Até esta segunda-feira (12), encontrava-se sem identificação no Instituto Médico Legal (IML) o corpo de um homem conhecido apenas por Leonardo, assassinado a tiros na madrugada de sábado (10). O crime ocorreu provavelmente no Bairro Vila Rica, em Parauapebas, onde o homem foi encontrado agonizando, pouco antes de morrer, por volta das 5h30.

Segundo informações do investigador Max, da Polícia Civil, a vítima era conhecida na região pela prática de roubos em torno de uma casa de festas, onde aguardava as vítimas para roubar os aparelhos celulares.

Ainda de acordo com o investigador, pouco antes de a vítima ser encontrada, moradores do bairro dizem ter ouvido vários disparos de arma de fogo, mas ninguém presenciou o crime. Leonardo morava com os pais na zona rural, mas até esta segunda-feira (12) ninguém havia reclamado o corpo da vítima no IML. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Polícia segue adolescente e descobre que ele ajudava pai no tráfico de drogas

Em depoimento à Polícia Civil, Emilio Sena Barbosa confessou ser o dono de 51 petecas de crack que foram apreendidas pela Polícia Militar embaixo de sua cama na madrugada de sábado (10), no Bairro dos Minérios, em Parauapebas. Os militares chegaram até Emílio após seguirem o filho dele, um adolescente de 14 anos, que vinha sendo monitorado por tráfico de drogas.

Na 20ª Seccional de Polícia Civil, os policiais militares informaram que o menor foi visto na rua de madrugada e passou a ser acompanhado pela guarnição, uma vez que ele já era investigado. Ao chegar em sua residência, na Rua 32, o suspeito teria percebido a presença da viatura policial e saído correndo. Estranhando a situação, os policiais fizeram uma abordagem na casa, onde identificaram Emílio, pai do menor e, em revista, encontraram a droga, pesando mais de 300 gramas.

Segundo ainda os PMs, Emílio Barbosa confessou que estava usando o filho para fazer a distribuição e o comércio da droga. Além disso, ele seria irmão de outros dois traficantes, sendo que um foi morto em confronto com a Polícia Militar e o outro está paraplégico, também por ter resistido a uma prisão e ter sido alvejado. Este último, inclusive, estaria envolvido em roubos.

Em depoimento prestado à Polícia Civil, o acusado confessou que vendia cada trouxa de crack a R$ 100. Disse ainda que havia comprado a droga um dia antes por R$ 3 mil, mas afirmou que não conhece a pessoa que lhe vendeu o entorpecente, alegando que esta foi a primeira vez.

Perguntado sobre o uso do filho no comércio de entorpecentes, Emílio negou, deduzindo que o adolescente possa ter pegado alguma peteca escondido para vender. Por fim, ele disse estar arrependido do crime e que o fez porque é soro positivo e realiza medicação específica três vezes ao dia. "Foi uma tentação que me levou a isso, estou muito arrependido", declarou. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 10 de janeiro de 2015

PM monta esquema e prende dupla acusada de tráfico de droga

Denilson Oliveira e Breno Bezerra
Acusados de estarem traficando maconha no Bairro da Paz, em Parauapebas, foram presos na madrugada de quinta-feira (8) os indivíduos Breno de Oliveira Bezerra e Denilson Oliveira dos Reis. Conforme explicaram os policiais militares que fizeram a prisão da dupla, a viatura em que estavam foi abordada por um morador da Rua São João Batista, que relatou estar ocorrendo livre comércio de entorpecente naquela via.

De acordo com a denúncia, havia grande fluxo de usuários no local e a testemunha percebeu que eles chegavam à frente de um condomínio, assobiavam e, em seguida, alguém saia do conjunto residencial e fazia a negociação com o comprador. Após receber o dinheiro das mãos da pessoa, o suspeito retornava para um dos quartos do condomínio e depois voltava para a rua com a droga, que era entregue.

Segundo ainda o denunciante, era grande o vai e vem de usuários e traficantes, deixando inseguras às famílias que moram no local. Os militares, então, forneceram o número pessoal para que a testemunha informasse quando a transição estivesse ocorrendo, mas, ao serem chamados, os policiais não chegaram a tempo de flagrar a situação. Aí os PMs decidiram utilizar o mesmo método dos usuários, que acabou surtindo efeito.

Assim que assobiaram em frente ao condomínio, ainda segundo o relato policial, Breno saiu imediatamente e foi efetuada a prisão. Em seguida, a guarnição foi até o quarto do condomínio onde ele reside e, dentro do imóvel, foi encontrado Denilson. No local, a Polícia Militar apreendeu uma embalagem de maconha, pesando 25 gramas. A dupla foi encaminhada para a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Ouvido pela Polícia Civil, Denilson negou a posse do entorpecente, mas confessou que usuários costumam assobiar em frente ao condomínio, alegando que o quarto onde foi apreendido o entorpecente é de uso comum de viciados, mas que não há comercialização. Ele confessou, ainda, que é usuário de crack e que já esteve preso por roubo por cerca de seis meses. Afirmou também que a maconha apreendida na casa pertencia a Breno.

A informação, no entanto, não foi confirmada pelo colega de quarto, que também negou a posse do entorpecente. Ele diz que atendeu ao assobio porque imaginou ser algum dos moradores do condomínio. Ele assume ser usuário de crack, mas diz que nunca foi preso, negando o comércio e informando que compra a droga "por aí". (Vela Preta/Waldyr Silva)

Ladrão marca encontro com 'mulher' pelo whatsapp e é recebido pela polícia

Após marcar encontro com uma “mulher bonita” no whatsapp, na noite de quinta-feira (8), em Parauapebas, Leandro Gonçalves, 23 anos, foi preso. O perfil pelo qual ele se encantou era, na verdade, um fake para pegá-lo em posse do aparelho de celular que ele havia roubado dois dias antes, na terça-feira (6).

Segundo Alexandre Ferreira dos Santos, escrivão na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, no dia do crime Leandro Gonçalves chegou a um estabelecimento oferecendo produtos cosméticos, mas não encontrou a proprietária. Aproveitando que as filhas dela estavam sozinhas, ele as rendeu com uma faca e roubou dois aparelhos celulares e uma aliança de ouro.

“Ele aguardou o momento oportuno e apresentou uma faca, anunciando assalto e trancando as vítimas no escritório", informou o policial, acrescentando que Leandro informara ter vendido um dos aparelhos, perdido a aliança e decidira pegar o segundo aparelho para si, inserindo seu próprio chip e manteve conversas pelo whatsapp.

Segundo ainda o escrivão de polícia, um colega da vítima, no entanto, identificou que havia ocorrido essa mudança e, se passando por uma mulher, criou outro perfil com a foto de uma mulher muito atraente. “Essa pessoa começou a conversar com Leandro, insinuando-se para ele. O suspeito caiu na conversa, marcou encontro e foi preso, de posse com o aparelho de celular”, relatou o policial.

Ouvido pela reportagem, Leandro assumiu o crime e disse ter pensado que estava conversando com alguém de seu círculo de amizades. "Não tenho muito que falar; devolvi tudo; estou preso. Ele usou umas fotos de uns amigos meus do Face e botou no perfil. Achei que era um conhecido meu e quando cheguei lá não era do meu pessoal, era a polícia”, lamentou. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Troca de tiros entre suspeito e polícia acaba em morte

Após trocar tiros com policiais militares, na última terça-feira (6), Maurício Reis Feitosa de Sousa foi atingido e morto em Parauapebas. A guarnição policial foi bater em sua residência após prender Gabriel Rodrigues da Silva, suspeito de balear gravemente Alan Willian Silva, sobrinho do coronel Mauro Sérgio, que chegou a comandar a Polícia Militar do município.

De acordo com o subcomandante do 23º BPM, major Alan Costa da Silva, tudo começou com uma confusão entre Alan e Gabriel, na casa deste, na virada do ano. "No dia do Réveillon, Alan estava bebendo na residência de um vizinho, que depois identificamos como sendo Gabriel, e em determinado momento esse vizinho teria se desentendido com ele por conta de ciúmes”, informou o major.

Durante a briga, ainda segundo o oficial, Gabriel chegou a ameaçar a vítima de morte, afirmando que era bandido e que o outro deveria se cuidar. Após essa situação, no último domingo (4), Gabriel se mudou da casa, no Bairro Cidade Jardim, onde tinha ocorrido a confusão, para o Bairro Nova Carajás.

No dia seguinte, segunda-feira (5), por volta das 11 horas, ele teria retornado à antiga rua, encontrado o Alan e efetuado seis disparos contra ele, sendo que cinco atingiram a vítima. "O estado dele é grave, foi submetido a duas cirurgias e a gente não sabe bem qual o risco", informou o subcomandante.

Após esse crime, a Polícia Militar começou a conversar com os familiares de Alan e descobriu sobre a confusão do ano novo, monitorando, em seguida, Gabriel. "Hoje (terça) foi montada a campana, ao soubermos que ele estaria indo deixar a companheira dele, que também estaria envolvida nessa confusão ocorrida no dia 31. Durante a ação, os policiais o identificaram e conseguiram fazer a prisão. Com ele foi encontrada uma arma e em sua residência foi achada droga".

Contra Gabriel, no entanto, recaiam outras suspeitas, inclusive a de que ele estaria cometendo assaltos na cidade, acompanhado de um comparsa. Em conversa com a PM, o preso acabou entregando Maurício, informando, inclusive, o endereço do outro suspeito.

“Fomos até a casa e ele (Maurício) estava em posse de uma arma de fogo. Quando ele abriu a casa, na hora da abordagem, já saiu efetuando disparos contra a guarnição", explicou o major, acrescentando que durante o revide o suspeito foi atingido e morreu no local.

Na residência, segundo os militares, foram encontrados uma pistola calibre 380, droga e vários aparelhos celulares de procedência duvidosa. "Uma vitima, inclusive, já reconheceu o aparelho que teria sido roubado próximo ao Natal”.

O corpo de Mauricio foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), de Marabá, nesta quarta-feira (7). De acordo com o delegado André Tavares de Amorim, os disparos de Gabriel contra Alan foram feitos com um revólver calibre 38 e, até a última vez em que a autoridade policial conversou com a reportagem, o preso ainda não tinha sido ouvido oficialmente.

“Ainda vamos interrogá-lo e puxar informações. Em conversas informais, ele se faz de desentendido", disse. Por fim, o delegado acrescentou que Alan corre o risco de ficar paraplégico. Procurado pela reportagem, o preso preferiu não conversar. (Vela Preta/Waldir Silva)

Mulher perde controle de moto, bate em poste e morre

A Polícia Civil encaminhou para o Instituto Médico Legal (IML), nesta quarta-feira (7), o corpo de Katiane Soares de Sousa, de 26 anos, morta em um acidente de trânsito na noite de terça-feira (6). Katiane pilotava sua motocicleta, por volta das 23h30, na Rua I, Bairro Beira Rio, em Parauapebas, quando perdeu o controle, após passar por uma lombada.

A moto, uma Honda Pop 100, acabou indo parar na margem da pista e atingiu um poste de energia elétrica. Mesmo de capacete, Katiane Soares morreu ainda no local, provavelmente por ter quebrado o pescoço.

A reportagem esteve no local, mas não localizou nenhum parente antes de o corpo ser removido para o IML. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Irmãos brigam e incendeiam casa da mãe

Uma briga entre irmãos terminou com a casa da mãe deles incendiada, na Rua Paru, Bairro Casas Populares II, em Parauapebas, no último domingo (4). Um dos irmãos pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros para apagar o fogo.

"Fomos acionados pelo irmão do cidadão que ateou fogo na casa, com aproximadamente 15 metros quadrados, totalmente de madeira. O fogo já estava se alastrando para as duas casas vizinhas", informou o sargento Valdireno, do Corpo de Bombeiros Militar.

Quando os bombeiros chegaram à residência, vizinhos já estavam com mangueiras e baldes tentando impedir que o fogo expandisse. "Quando chegamos apenas controlamos as chamas maiores. As pessoas também já tinham tirado tudo de dentro e se houvesse mais perdas seria apenas da casa", explicou o bombeiro.

Os bombeiros atenderam a ocorrência com três guarnições, sendo uma de combate a incêndio, outra de salvamento e uma terceira de resgate. Segundo informações do responsável por acionar o órgão, os dois irmãos dele brigaram e um chegou a ferir o outro com uma faca, sendo que ao final da briga um ateou fogo na residência.

"Em seguida, eles saíram pela rua ainda na confusão e a Policia Militar foi atrás dos dois. A mãe, que é dona da casa, está em São Luis (MA) fazendo tratamento de saúde e ainda nem sabe o que houve com a casa dela", finalizou o militar. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Ossada encontrada pode ser de adolescente que estava desaparecido

Populares encontraram na madrugada do último domingo (4) o cadáver de uma pessoa jovem, carbonizado, mas ainda com as roupas, atrás de um depósito de reciclagem, em local bastante ermo, no Bairro Palmares Sul, em Parauapebas.

A Polícia Civil acredita que a ossada encontrada possa ser do adolescente José Vitor da Silva Carvalho, de 14 anos, que estava desaparecido há duas semanas. “Ainda não conseguimos identificar quem localizou os restos", informou o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

A autoridade policial garantiu que um inquérito já foi instaurado pela Delegacia Especializada no Atendimento a Criança e Adolescente (Data) para investigar se foi homicídio. “A princípio, não dá para saber a causa da morte pelo estado em que o cadáver foi encontrado, já em avançada decomposição, mas foi um fato que nos chocou. Vamos apurar se houve ato libidinoso ou mesmo um estupro, porque o caso nos causou comoção. Vamos focar nessa investigação", destacou o diretor.

De acordo com o investigador Deivisson Rodrigues, o garoto desapareceu de casa em um domingo, no turno da noite, em companhia de um colega da mesma idade.

Conforme o polícia, esse colega do morto chegou a ser colocado em uma viatura para mostrar o local exato em que havia visto o desaparecido pela última vez, mas contou ao menos três versões diferentes sobre o que ocorreu naquela noite.

A ossada foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá, onde passará por perícia, inclusive DNA, para saber qual a causa da morte e se o corpo pertence ao garoto. A polícia também vai chamar o adolescente que estava com ele para prestar um novo depoimento. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Traficante é preso mais uma vez com crack

Antonio Carlos de Sousa Silva, conhecido por "Carlinhos", foi preso mais uma vez em Parauapebas no último sábado (3), acusado de traficar droga no Bairro Liberdade. A detenção foi feita por uma guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO), da Policia Militar, em Parauapebas.

Conforme explicou à reportagem o sargento PM Mendonça, os policiais vinham recebendo diversas denúncias de que o preso vinha comercializando entorpecente na praça do bairro, e ele passou a ser monitorado. "Hoje, fizemos novamente o acompanhamento e conseguimos fazer a prisão dele com 18 petecas de crack, dinheiro proveniente da droga e o aparelho celular que tocava insistentemente. Cada ligação é um usuário querendo comprar droga com ele", afirma o policial militar.

Questionado sobre a versão do acusado, o sargento Mendonça afirma que ele nega o crime. "Como todo bom traficante, ele nega, para não produzir provas contra si. Só que a droga estava com ele, o dinheiro da venda também e temos testemunhas, assim como nosso monitoramento, provando que ele é o traficante daquela área”.

Agora, "Carlinhos” vai retornar para o presídio, de onde saiu há pouco tempo. "Ele está em liberdade condicional, tendo sido preso outra vez por tráfico e também por roubo. O preso é clínico geral do crime”, resumiu o sargento. O suspeito foi apresentado na 20ª Seccional Urbana de Policia Civil, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 3 de janeiro de 2015

Virada do ano marcada por quatro mortes violentas em Parauapebas

A virada de 2014 para 2015 somou quatro vítimas de mortes violentas em Parauapebas, sendo três por homicídios e uma por suicídio. As vítimas por homicídios são os indivíduos Luís Rosa Pereira, 50 anos de idade; Paulo May Nobre, 33 anos; e Jakson do Nascimento Bento, 25 anos. Já Daniele de Sousa Correia, 20 anos, acabou com a própria vida.

Conforme levantamento feito pela reportagem junto à Polícia Civil, Luís Pereira foi assassinado no final da tarde do dia 31 (quarta-feira) com um golpe de faca no peito na área denominada “Pé Inchado”, divisa dos bairros Cidade Nova e Maranhão, após desentendimento com o matador, que ainda não foi identificado pela polícia e nem colocado atrás das grades.

O assassinato de Jakson Bento, também por esfaqueamento, ocorreu por volta das 4 horas da madrugada de quinta-feira (1º), após desentendimento em um acidente de trânsito no Bairro Liberdade II, envolvendo duas motocicletas. Durante discussão dos dois motoqueiros, uma terceira pessoa apareceu e desferiu os golpes de faca no corpo de Jakson Bento, que ainda foi socorrido, mas morreu no hospital.

Já Paulo Nobre, de acordo ainda com a polícia, foi executado na manhã de quinta-feira (1º) na Rua 10, Bairro União, também com uma facada desferida no peito por um desconhecido, provavelmente por envolvimento com tráfico de drogas.

Daniele Correia foi encontrada morta na quinta-feira (1º), dentro da própria residência onde ela morava, na Avenida Iguaçu, Bairro Casas Populares II, pendurada por uma corda amarrada no pescoço.

Segundo o delegado Thiago Carneiro, tudo indica que a moça se enforcou porque estava sofrendo de depressão e desilusão amorosa. A vítima teria deixado uma carta, mas a polícia não apresentou à imprensa. (Vela Preta/Waldyr Silva)