domingo, 30 de novembro de 2014

Polícia Civil explica à imprensa como prendeu matador de Bárbara Lira

Durante coletiva de imprensa na tarde deste domingo (30), o superintendente regional de Polícia Civil, delegado Marcelo Delgado, agradeceu ao apoio que recebeu da imprensa, polícias Militar e Civil, e deu detalhes sobre a prisão de Douglas Pantoja Corrêa, 21 anos, acusado de ter assassinado a garota Bárbara Lira Ferreira, 13 anos de idade.

“O trabalho da polícia foi bem feito. Dar a notícia desta prisão nos motiva a trabalhar cada vez mais em prol dos munícipes”, destacou Marcelo Delgado, afirmando que estava há uma semana sem ver sua esposa e familiares por estar envolvido totalmente nas investigações do crime da garota Bárbara Lira Ferreira.

O crime que ceifou a vida da estudante ocorreu no dia 22 de novembro, nas proximidades da Praça da Bíblia, onde a garota foi encontrada sem vida, estuprada e golpeada no pescoço e no coração.

Segundo a polícia, o homicida é natural de Belém do Pará, mora em Parauapebas há seis anos, é evangélico e frequentava a mesma igreja que Bárbara Lira congregava, a Deus é Amor.

Na coletiva, os delegados Marcelo Delgado e Thiago Carneiro apresentaram à imprensa Douglas Pantoja, que em declarações prestadas aos repórteres confessou o crime e em poucas palavras disse que não tinha mais nada a falar, e estava arrependido.

“Através de investigações em sigilo absoluto com o apoio de outros policiais, inclusive de outros municípios, conseguimos levantar informações e provas que foram apresentadas ao juiz criminal Líbio Moura, que por sua vez decretou a prisão do elemento Douglas Pantoja Corrêa. Tivemos informações que ele estava em São Domingos do Araguaia, a 210 quilômetros de Parauapebas, e a partir daí fomos até o outro município e tivemos êxito na prisão do acusado”, relatou Thiago Carneiro.

O delegado Marcelo Delgado ficou dois dias naquele município e conseguiu prender o acusado no sábado (29), que estava se dirigindo para a igreja evangélica Deus é Amor, na companhia dos pais.

No momento da prisão, Marcelo Delgado e sua equipe estavam descaracterizados, porém, Douglas Pantoja Corrêa não esboçou reação à prisão.

“No final da semana passada duas mulheres foram assassinadas de formas semelhantes em Parauapebas. Porém, foram casos isolados e graças a um trabalho de inteligência da Polícia Civil os dois acusados estão presos e à disposição da Justiça”, enfatizou Marcelo Delgado, afirmando que a imprensa e população de modo geral precisam ter cautela em divulgar informações.

“Não podemos acusar pessoas inocentes, como, por exemplo, o namorado da garota Bárbara, que foi julgado pelas redes sociais. Quando uma pessoa compartilha uma foto com informações falsas, ela também responde junto. Afinal, isso gera um pânico desnecessário à população”, relatou a autoridade.

Douglas Pantoja Corrêa era ex-namorado da jovem Bárbara Lira. De acordo com os delegados que desvendaram o crime, Bárbara terminou o relacionamento com Douglas e iniciou o namoro com outro jovem, porém ainda vinha tendo contatos via aplicativo whatsapp com Douglas.

Na sexta-feira (21 de novembro), Bárbara e Douglas teriam marcado um encontro. Por volta das 23 horas, Douglas foi até a residência de Bárbara e a levou em uma motocicleta modelo biz para o Morro dos Ventos, nas proximidades da Praça da Bíblia.

Em depoimento, Douglas Corrêa confirmou que no local manteve relações sexuais com Bárbara Lira, com o consentimento da vítima, e logo após a esfaqueou. De acordo com Marcelo Delgado, por mais que a relação sexual fosse com o consentimento de Bárbara, se caracteriza estupro, tendo em vista que a garota é menor de 14 anos de idade.

Além de Douglas Corrêa ter confessado o crime, as autoridades policiais estão com várias provas que confirmam a confissão, como o aparelho celular de Bárbara Lira, encontrado com o acusado. A motocicleta usada no crime também foi apreendida e passará por perícias para ver se vestígios de sangue são encontrados no veículo. (Bariloche Silva/Waldyr Silva)

sábado, 29 de novembro de 2014

Matador confessa que assassinou mulher por ter sido atingido por tapa

Vandeilton Lopes Pedrosa, de 33 anos, conhecido por “Neguinho”, confessou ter assassinado uma mulher a facadas, simplesmente porque ela desferiu um tapa no rosto dele. Tão banal quanto o motivo da morte foi a razão pela qual começou a discussão que levou ao desfecho trágico.

De acordo com o homicida, a vítima, identificada como Lucileine da Silva, 35 anos, falou que desejava mudar de nome e ele respondeu que "isso não existe". Em seguida, a mulher, apelidada de Francilene, o agrediu com tapa na cara.

O homicídio ocorreu no domingo (23), dentro de uma residência no Projeto de Assentamento Jatobá, a cerca de 20 quilômetros de Palmares II, zona rural de Parauapebas, mas Vandeilton só foi preso por volta de 1 hora da madrugada de quinta-feira (27). A Polícia Civil havia divulgado um retrato falado do acusado.

"Nós estávamos bebendo e foi uma discussão sobre o nome dela. Ela falou que queria trocar de nome e eu falei que isso não existe. Eu me sentei e ela me deu um tapa na cara", relata Vandeilton Pedrosa. Os dois estavam na casa de um vizinho do acusado.
Depois de desferir dois golpes de faca contra Lucileine, um deles no pescoço, 

Neguinho saiu da casa e se dirigiu para o local onde diz trabalhar com serviços gerais. Após pegar alguns pertences, foi até a estrada e conseguiu uma carona.

O autor do crime narra que, ao receber as facadas, a vítima saiu correndo até a área externa da residência e caiu no quintal da casa. Durante a entrevista, Vandeilton alegou que estava bêbado no momento em que tudo aconteceu e afirma estar arrependido.

A polícia chegou até o assassino a partir de uma denúncia anônima. Neguinho foi localizado e preso em seguida. Ao chegar à delegacia e ser interrogado pelo delegado, ele confessou a autoria do crime.

Vandeilton foi autuado por homicídio qualificado, por ter sido um motivo fútil e também pela impossibilidade de defesa da vítima, diz a polícia.

Após levantamento, a Polícia Civil afirmou que os dois não tinham nenhum envolvimento amoroso e que a morte foi realmente provocada por uma discussão entre Neguinho e Lucileine.


Na ocasião, o delegado informou que Lucileine estava na companhia de dois homens. "Um era o dono da casa e o outro era o Neguinho. O dono da casa se ausentou por alguns minutos e deixou Neguinho na companhia da vítima", contou o delegado. Depois de retornar, após 10 minutos, o proprietário da residência encontrou sangue perto da cama e um rastro de sangue que levava até a área externa da casa. Do lado de fora, em um local com mato, o proprietário descobriu o corpo da vítima, que tinha o pescoço cortado. "Não temos dúvida de que foi Neguinho que cometeu o crime", afirmou o delegado Nelson Júnior. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Assassino deixa carta acusando vítima de ser estuprador

O autor do assassinato de Raimundo Nonato da Conceição, de 52 anos, deixou uma carta próxima ao corpo da vítima, acusando-a de ser um estuprador. O homem foi encontrado morto dentro da própria residência, no Bairro Primavera, em Parauapebas. A Polícia Civil acredita que o bilhete seja uma tentativa do homicida querer desvirtuar as investigações.

"A carta pode ser usada contra o autor do crime. Podemos mandá-lo escrever e enviar isso para a perícia, para saber se aquela escrita do bilhete é compatível com a do autor”, explica o delegado Nelson Alves Júnior, da Divisão de Homicídios.

Raimundo Nonato morava sozinho e foi encontrado morto por volta das 16 horas da última quinta-feira (27). O delegado suspeita que o assassino seja alguém conhecido da vítima. "Certamente, a vítima levou o assassino para dentro da casa dela, uma pessoa que ela já conhecia, porque a casa estava fechada e o cadáver estava do lado de dentro", afirma a autoridade.

Dentro do quarto onde o corpo da vítima foi localizado vários objetos se encontravam revirados e dois aparelhos de televisão foram levados da casa. Os peritos encontraram um saco plástico na cabeça da vítima, o que leva a crer que Raimundo Nonato foi assassinado por sufocamento. A Polícia Civil supõe que o autor do crime estava atrás de certa quantia em dinheiro que Raimundo vinha guardando para construir um imóvel.

Segundo informações da polícia, vítima e algoz estariam bebendo juntos no domingo (23), dia em que o delegado acredita que Raimundo tenha sido assassinado, por conta do estado de decomposição em que o corpo se encontrava. "A vítima era muito fraca para beber e, após ingerir bebida, dormiu e foi sufocada".

O cadáver foi descoberto depois que vizinhos sentiram o mau cheiro e avisaram a polícia. Raimundo Nonato trabalhava em um posto de combustíveis de Parauapebas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Delegado nega possibilidade de ‘serial killer’ em Parauapebas

Depois da morte da adolescente Bárbara Lira Pereira, de apenas 13 anos, vários grupos em redes sociais, como o whatsapp, passaram a espalhar informações infundadas a respeito do autor desse e de outros crimes parecidos em Parauapebas. O delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, descartou a possibilidade de que exista um assassino “serial killer” na cidade.

“Infelizmente, grupos em redes sociais estão divulgando vários informes, causando uma verdadeira sensação de pânico na cidade”, afirma o delegado. Ele ressalta que existe um grupo de whatsapp criado exatamente para facilitar a comunicação entre a Polícia Civil e a imprensa local, a fim de evitar esse tipo de especulação.

Thiago Carneiro informou que as autoridades policiais já estão tomando as medidas necessárias para punir esse tipo de atitude, mandando intimações para pessoas que já estão sendo identificadas para responderem criminalmente por enviar mensagens falsas via celular.

Por conta da informação de que uma foto do namorado de Bárbara estaria circulando pelas redes sociais de maneira caluniosa, a reportagem questionou o diretor da 20ª Seccional a respeito do depoimento do rapaz. O delegado voltou a afirmar que as investigações seguem em sigilo, para não atrapalhar o trabalho da polícia.

Sobre rumores levantados na cidade de que os recentes casos de mulheres mortas ou violentadas em Parauapebas pudessem ter o mesmo autor, Thiago Carneiro afirmou que a polícia acredita serem casos bem diferentes. “Estamos apurando todos os casos com afinco, com o apoio de todos os delegados da Polícia Civil”, concluiu.

Outra adolescente
Surgiu mais uma adolescente vítima de violência sexual no Bairro Tropical II, em Parauapebas. Trata-se de uma jovem de 14 anos que foi estuprada dentro da própria residência, na última segunda-feira (24), e em seguida socorrida por uma vizinha, que a encaminhou para o hospital público municipal. Espancada e ainda submetida a ameaças de morte, a garota sobreviveu e se encontra internada em uma unidade de saúde.

O caso dessa adolescente está sendo também investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Manifestação
Em protesto contra o alto índice de violência na cidade, um grupo de mulheres organiza para a tarde do próximo sábado (29) uma manifestação pelas ruas de Parauapebas. O protesto deve cobrar das autoridades mais segurança para o município. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Polícia prende quadrilha de assaltantes

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu por volta das 10 horas de quarta-feira (26), em Parauapebas, cinco homens acusados de assaltar um açougue e levar mais de R$ 9 mil em dinheiro e joia. Após o assalto, o bando roubou também uma motocicleta modelo Biz e chegou a trocar tiros com uma equipe da Polícia Civil, com a qual se deparou.

Os acusados são os indivíduos Thiago Silva de Lima, 22 anos; Rafael Silva de Brito, 18 anos; Rafael Serafim, 26 anos; Edmilson Serafim de Seixas, 28 anos; e Erick Kevim dos Santos, 19 anos. Depois de presos, alguns deles foram reconhecidos pelo dono do estabelecimento assaltado.

O bando roubou a quantia de R$ 4.880 e uma corrente de ouro no valor de R$ 4.500 durante o assalto ao açougue. Na tentativa de fuga, se viram obrigados a abandonar as três motocicletas que pilotavam, incluindo a Biz, roubada no momento em que fugiam, um revólver calibre 38 e os produtos do roubo. Segundo o tenente PM Costa, eles também estariam consumindo drogas no interior do domicílio.

Ouvido pela reportagem, Thiago Lima negou participação no roubo, mas admitiu que ele estava consumindo na casa onde foram presos. Ele afirmou não saber de quem eram as armas encontradas. “Não roubei nada”, disse Thiago. Rafael Serafim também negou qualquer envolvimento.

Francisco Chagas, dono do açougue, relatou que os assaltantes estavam armados e agiram com violência, chegando a levar clientes para a residência do proprietário e os fizeram deitar no chão. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dono de boate é assassinado dentro do próprio estabelecimento

A Polícia Civil de Parauapebas trabalha em cima de várias linhas de investigação para tentar descobrir os autores dos três disparos que mataram Cleber Maracaipe Bezerra, de 27 anos.

Conhecido como “Fofo”, Cleber Bezerra era proprietário de uma casa noturna localizada no Bairro Guanabara, onde foi alvejado por volta de 1 hora da madrugada do último sábado (22).

“As primeiras informações dão conta que dois indivíduos chegaram numa moto e um deles efetuou três disparos de arma de fogo contra a vítima, que veio a óbito no local”, relata o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas.

A polícia instaurou inquérito para apurar todas as possíveis linhas de investigação. “Sabemos que a vítima era uma pessoa de personalidade forte e dona de uma boate que estava em ascensão na cidade. Era comum ele ter discussões com clientes que não queriam pagar a conta”, informa o delegado plantonista Paulo Junqueira.

Há 15 dias, segundo o delegado, Cleber teve uma discussão muito forte com um rapaz que não quis pagar a conta no estabelecimento dele. O cliente teria ameaçado retornar ao local e fazer alguma coisa contra a vida do proprietário da casa noturna.

Segundo ainda a polícia, “Fofo” também já foi usuário de drogas e teve uma recaída ainda este ano, quando passou quatro meses usando entorpecentes. “Precisamos saber se ele ficou com alguma dívida com traficantes”, acrescenta Paulo Junqueira.

Ele acrescenta que a vítima já havia sido presa por cárcere privado, na época em que era dono de uma boate no município de Tucumã, onde mantinha algumas garotas de programa presas e que só podiam sair com a autorização dele.

Outra situação que vem sendo apurada pela Polícia Civil é o fato de um rapaz ter sido preso dentro da boate de “Fofo” por tráfico de drogas. Na época, o dono do estabelecimento foi conduzido até a delegacia junto com o acusado, mas logo foi liberado. Na semana em que o rapaz havia sido preso, um bilhete chegou até a boate ameaçando a vítima por conta da prisão.
“Ele era um cara famoso na cidade, conhecido e benquisto por suas funcionárias, mas seu estilo de vida era de alguém que tinha várias desavenças. Estamos fazendo levantamento de todas essas situações até chegarmos a um verdadeiro autor do crime”, conclui o delegado Paulo Junqueira, acrescentando que a polícia ouviu as mulheres que trabalham na boate e está apurando imagens das câmeras do estabelecimento e das ruas que ficam próximas ao local do crime. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Amigos e familiares demonstraram dor e revolta no enterro de adolescente

Aos gritos de “justiça, justiça, justiça!”, amigos e familiares da jovem Bárbara Lira Pereira, 13 anos, encontrada morta na manhã do último sábado (22), demonstraram dor e revolta durante o enterro da adolescente assassinada, que aconteceu nesta segunda-feira (24), em Parauapebas.

A cena do crime leva a crer que a vítima foi abusada sexualmente antes de ter sido assassinada a facadas. Um inquérito policial foi instaurado e agora a polícia tem prazo de 30 dias para tentar identificar o autor do homicídio e prendê-lo.

O corpo da garota foi encontrado por funcionários de uma obra perto da Praça da Bíblia, no Morro dos Ventos, por volta das 10 horas de sábado (22). Depois de encontrarem a menina já sem vida, os trabalhadores procuraram a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil para informar sobre o cadáver.

Segundo o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional, a maior parte das informações corre em segredo de justiça, com intuito de não atrapalhar as investigações. Ele diz que o corpo da adolescente foi periciado e passou por exame sexológico forense e necropsia.

O delegado plantonista Paulo Junqueira informou à reportagem que o corpo da jovem apresentava aspectos que havia acontecido estupro antes da garota ser morta. “A calcinha estava ao lado do corpo, a saia estava levantada e havia uma embalagem de camisinha ao lado da vítima”, conta o delegado, acrescentando que Bárbara foi assassinada com dois golpes de faca, um no pescoço e outro no peito.

De acordo com informações cedidas por familiares de Bárbara, a vítima saiu da residência por volta das 23 horas da última sexta-feira (21) para atender a um encontro marcado através do aplicativo whatsapp.

Câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais próximos da casa da garota registraram o momento em que ela saiu de casa, montada na garupa de uma moto modelo Biz de cor branca, para rumo desconhecido, com um homem que ainda não foi identificado pelas autoridades policiais.

“Temos notícias de que ela teria recebido mensagens pelo whatsapp, para um encontro. Mas todas as linhas de investigação estão sendo apuradas. Não podemos dar nenhuma certeza, porque é preciso verificar todo tipo de informação até chegar a uma conclusão, para indiciar o autor e pedir a preventiva dele”, completa o delegado Paulo Junqueira.

A adolescente tinha um namorado de 16 anos e o relacionamento tinha o consentimento da família, sendo que os dois estavam pensando em marcar noivado em breve. O namorado de Bárbara afirmou que a última vez que viu a garota foi na quarta-feira (19), porém, não suspeitou de nada em relação ao crime cometido há dois dias depois. A menina era evangélica, congregava na Igreja Deus é Amor e estudava na escola municipal Carlos Henrique. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 23 de novembro de 2014

Polícia apreende carga de madeira ilegal

A Polícia Civil apreendeu na madrugada de sexta-feira (21) um carregamento de madeira ilegal que estava sendo transportada em um caminhão na zona rural do município de Parauapebas.

Os policiais desconfiam que a madeira seja da espécie castanheira e estimam a quantidade de 25 metros cúbicos. “Vamos apurar, no decorrer do inquérito policial, para saber a origem e o destino final dessa madeira”, explica o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

No momento da apreensão da madeira foi preso, em flagrante delito, o motorista do caminhão que transportava a carga, Jeferson Lopes da Silva. “Conseguimos obter êxito tanto na prisão quanto na apreensão do referido material”, afirma o delegado, que se preparava para ouvir em depoimento o acusado.

Segundo a polícia, o motorista não apresentou nenhum documento legal autorizando o transporte da mercadoria. “Muitos desses transportes tentam driblar tanto a fiscalização federal, neste caso, o Ibama, quanto a polícia, mas estamos atentos para efetuar as prisões desses indivíduos”, promete a autoridade policial.

De acordo com a Promotoria de Justiça da Defesa da Probidade Administrativa, a castanheira não pode ser comercializada, visto que é uma espécie de madeira em processo de extinção e protegida pela Lei nº 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 22 de novembro de 2014

Tatuador é assassinado com dois disparos

O tatuador José Fernando Morais Santos, 21 anos, foi assassinado a tiros dentro de um bar no Bairro dos Minérios, em Parauapebas. O rapaz teria sido chamado para fazer uma tatuagem naquele local. Familiares acreditam que ele tenha sido vítima de uma armadilha.

De acordo com a mãe da vítima, um rapaz teria ido até a casa deles, na quarta-feira (19), para chamar José Fernando, que foi com ele de carona na garupa de uma motocicleta.

“Ainda falei: meu filho, cuidado. Mas ele disse pra eu não me preocupar, pois iria terminar uma tatuagem que havia iniciado no dia anterior, e que voltaria logo”, explicou Antônia de Fátima Morais Santos, mãe do tatuador.

Ela acrescenta que depois disso recebeu a notícia de que o filho havia sido vítima de disparos de arma de fogo por volta das 21 horas de quarta-feira (19). O rapaz ainda chegou a ser levado com vida para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 4 horas da madrugada de quinta-feira (20).

Segundo Eliomar Santos, pai de José Fernando, a pessoa que levou o filho dele de moto tem o prenome de William e trabalha em uma borracharia da cidade. Ele descreve que o homem que disparou duas vezes à queima roupa contra a vítima era alto, magro, branco e pilotava uma motocicleta modelo Bros, de cor vermelha.

Conforme ainda a família, José Fernando já havia enfrentado problemas com o vício nas drogas. Porém, o rapaz teria passado pouco mais de seis meses em um tratamento no Estado de Minas Gerais, onde conseguiu alcançar a recuperação.

O pai de José Fernando e a proprietária do bar onde a vítima estava no momento do assassinato ficaram de ser ouvidos pela Polícia Civil de Parauapebas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Três farmácias são roubadas em um só dia

Encontra-se preso na carceragem do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, desde a última quarta-feira (19), o indivíduo Fábio Fagner Andrade Sales (foto), de 19 anos, suspeito de assaltar três farmácias na cidade, na companhia de outros dois elementos, que se encontram em liberdade.

De acordo com o sargento PM Ademilson, o assaltante foi pego com a ajuda de funcionários que trabalham na segurança de uma das farmácias assaltadas e populares que estavam próximos no momento do ocorrido. “Ele vai fazendo, mas um dia a casa cai, e hoje não foi diferente. A casa dele caiu”, afirmou o policial.

Fábio Fagner foi apresentado pela guarnição da Polícia Militar na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde ficou preso enquanto aguardava transferência para Rio Verde.

Segundo informou a polícia, Fábio ‘derrubou’ quem são os outros dois e agora é uma questão de tempo para a dupla fazer companhia a Fábio Fagner no xadrez.

Os proprietários de duas farmácias assaltadas compareceram à delegacia para registrar a ocorrência. Os suspeitos utilizavam uma motocicleta modelo Bros, seminova, para cometer os assaltos. A polícia apreendeu a moto e descobriu que o veículo também era produto de roubo. “Eles haviam roubado para praticar assaltos na cidade”, revelou o sargento Ademilson.

Ouvido pela reportagem, Fábio afirmou que estava com apenas mais uma pessoa durante os assaltos. Ainda segundo o acusado, eles roubaram dois estabelecimentos e não três, como afirma a polícia. Fábio respondeu também que veio do Piauí e mora há dois anos em Parauapebas. Ele alega que é a primeira vez que participa de um assalto. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Homem tenta entregar droga para detentos e é preso também

Ao tentar repassar um pequeno pacote com substância entorpecente aos presos custodiados na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, em Parauapebas, por volta das 13 horas de terça-feira (18), Bezaliel Ferreira de Souza foi preso em flagrante delito.

O suspeito foi abordado e apresentado por um escrivão de Polícia Civil, que percebeu a presença dele conversando com os presos e questionou se ele tinha autorização para entrar naquela área.

Ao ser interrogado, Bezaliel respondeu que não e também não soube explicar o motivo de estar ali. Em seguida, ele foi submetido a uma revista, quando o policial encontrou no bolso da bermuda do suspeito uma embalagem de papel contendo certa quantidade de uma substância esverdeada e com forte odor, provavelmente maconha, pesando 11 gramas.

Os policiais também desconfiaram que Bezaliel pudesse ter repassado algum tipo de armamento aos custodiados. Porém, a suspeita foi descartada, depois que os policiais vasculharam a cela provisória destinada aos custodiados em flagrante na 20ª Seccional.

A polícia destacou que nesta cela estão detidos presos de alta periculosidade, envolvidos em crimes como homicídio e tráfico de drogas. Bezaliel não portava nenhum documento pessoal no momento da abordagem e, segundo informações, seria encaminhado para a carceragem do Bairro Rio Verde. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Polícia prende dois homens acusados de matar pastor

Davi Rodrigues Cabral e Fabrício Tomé da Silva foram presos na madrugada do último domingo (16), com várias armas de fogo, munições, drogas e veículos encontrados em locais diferentes. Os dois são suspeitos de envolvimento na morte do pastor evangélico Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, alvejado com cinco tiros no dia 15 de outubro. A Polícia Civil acredita que eles não sejam os únicos envolvidos no homicídio.

“Desencadeamos a investigação desde o dia do crime, um mês atrás, seguindo todas as informações recebidas, inclusive a análise das localizações dos suspeitos. Fizemos campanas e diligências nas ruas para confirmar os endereços, chegando a identificar dois dos autores”, reforça a delegada plantonista Raissa Belebone.

Davi Cabral e Fabrício Silva foram presos na mesma casa, no Bairro Tropical I, Parauapebas. Davi é casado com a mãe de Fabrício. Apesar de ainda haver controvérsias, a polícia suspeita que a motivação do crime tenha sido vingança.

“Obtivemos a informação de que algum tempo atrás o pastor teria invadido uma festa que Fabrício estava organizando, revistou todo mundo e levou alguns pertences, como se fosse policial, ameaçando o Fabrício de morte no final. Depois dessa ameaça, Fabrício comunicou Davi e eles se organizaram para praticar o crime”, conta a delegada.

Operação “Apocalipse”
A operação “Apocalipse” foi deflagrada durante o final de semana e teve como objetivo o cumprimento de quatro mandados de busca e de dois mandados de prisão, sendo esses últimos para Davi e Fabrício. A delegada Raissa informa que dos quatro alvos dos mandados de busca em três foram encontradas armas de fogo.

O primeiro alvo foi a residência de outro suspeito, no mesmo bairro em que o veículo do pastor Raimundo Nonato foi abandonado. Ali a polícia apreendeu um revólver calibre 22 e prendeu em flagrante Everton Ferraz.

Em seguida, a equipe policial se dirigiu ao segundo alvo, um depósito de gás desativado, mas nada foi encontrado no local. Como terceiro alvo, foi abordada a casa onde estavam Davi e Fabrício, onde a polícia se deparou com espingarda, munições, quantidade de drogas, vários documentos, carro e duas motocicletas.

Por fim, a operação chegou até uma residência na zona rural, onde provavelmente morava Davi e esposa. Nessa casa, a polícia achou uma grande quantidade de armamentos, inclusive uma pistola calibre 380 que os policiais acreditam ter sido utilizada para assassinar o pastor.

Acusados
Os dois acusados foram ouvidos pela polícia logo após a prisão. De acordo com a delegada Raissa, Davi negou qualquer participação no homicídio do pastor evangélico. Ele confirmou que estava na cidade na data em que o crime ocorreu, mas alegou que não tinha nada contra o religioso.

Enquanto isso, Fabrício confessou seu envolvimento, mas afirmou que apenas ficou responsável por esconder o carro da vítima, encontrado no mesmo dia em que o corpo do presbítero foi achado. Segundo a Polícia Civil, Davi Cabral também foi autuado por corrupção ativa, pois chegou a fazer uma proposta de R$ 100 mil aos policiais na tentativa de não ser preso.

Homicídio
O pastor evangélico Raimundo Nonato foi encontrado morto na manhã do dia 15 de outubro, no Bairro Cidade Jardim, Parauapebas. Ele levou cinco tiros na cabeça, em frente a uma obra onde trabalhava como empreiteiro. O líder religioso era membro da igreja Assembleia de Deus Madureira.

A princípio, a polícia acreditou tratar-se de latrocínio (roubo seguido de morte), visto que o carro e alguns pertences do pastor haviam desaparecido. Porém, no mesmo dia policiais encontraram o veículo em outro bairro. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Criança que sofreu choque elétrico já recebeu alta

Uma criança de 5 anos de idade sofreu uma descarga elétrica ao encostar em um fio colocado em uma das grades da quadra de esporte que passa por reformas na Praça Dom Pedro I, Bairro Rio Verde, em Parauapebas. O menino foi internado no hospital público municipal, recebeu alta e passa bem. O acidente ocorreu na manhã da última segunda-feira (17).

A criança ficou com uma das mãos grudada na grade da quadra, por conta do choque elétrico. Uma mulher que mora próximo do local conta que viu a cena e correu para socorrer. Quando o menino conseguiu se soltar, Rosana Pereira dos Santos o pegou no colo e o levou para a mãe dele. “Ele conseguiu se soltar, mas começou a ficar todo durinho”, revelou.

Segundo a moradora, a criança já sofre de uma enfermidade nos rins e havia chegado recentemente de Belém, após tratamento. Outro vizinho explica que o fio que teria provocado o acidente foi colocado para inibir o roubo das máquinas que operam na reforma da quadra e ficam guardadas no local durante a noite. “Cortamos o fio no momento do desespero. Muita gente está revoltada com isso”, afirma Marcelo Fernandes.

Nota da prefeitura
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), enviou nota à imprensa confirmando que a referida praça passa por reforma, cuja obra está sendo realizada por uma empresa contratada.

“Uma equipe do setor de elétrica da Semurb está fazendo o levantamento técnico no local para identificar o que levou ao acidente. Caso seja constatada imprudência por parte da empresa contratada, um procedimento administrativo será aberto e as medidas cabíveis serão tomadas”, diz a nota. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Aposta em bilhar acaba em assassinato

Até esta terça-feira (18), a polícia ainda não havia identificado e colocado atrás das grades o matador de Valdeir Pereira de Sá, de 44 anos, que na noite do último sábado (15) foi assassinado a facadas durante discussão em um bar localizado na Rua Novo Paraíso, Bairro Betânia, em Parauapebas.

Segundo informações de pessoas que estavam no estabelecimento, a vítima jogava sinuca com um indivíduo identificado apenas como “Olhinho”, que figura como principal suspeito de ter desferido os golpes de faca em Valdeir Pereira.

A motivação da briga teria sido uma aposta que os dois fizeram durante a partida. Outros comentam que já havia um desentendimento anterior entre Valdeir e o suspeito, o que pode ter contribuído para o homicídio. O dono do bar, que não quis falar com a equipe de reportagem, ficou de ser ouvido pela Polícia Civil na segunda-feira (17).

O superintendente regional de Polícia Civil em Parauapebas, delegado Marcelo Delgado, informou à reportagem que existe a possibilidade de o estabelecimento ser fechado. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 16 de novembro de 2014

Presos dois suspeitos de praticar fraude contra sistema bancário

Continuam presos em Parauapebas, desde a última sexta-feira (14), à disposição da Justiça, Marcos Vinicius dos Santos Macedo e Janilson Batista Ferreira do Nascimento. O primeiro, acusado de agir como hacker, em fraude de sistema bancário e pagamento de boletos, e o segundo, que estaria se aproveitando da atividade ilícita praticada por Marcos Vinicius.

“Recebemos informação anônima narrando atitudes suspeitas no quarto do hotel, de propriedade de Janilson Batista, onde os suspeitos foram presos”, detalha a delegada plantonista Raissa Belebone, que acredita no envolvimento de outras pessoas no crime, as quais estão sendo investigadas.

Segundo ainda a delegada, Marcos Vinicius e Janilson Batista usavam uma rede de internet denominada “Anônimos” para a ação de hackers. Com isso, os suspeitos conseguiam pagar boletos, invadir sistemas e ter acesso a dados, obtendo vantagem em cima do dinheiro de outras pessoas.

“Segundo o indiciado Marcos Vinicius, ele recebia 50% por cada boleto pago”, acrescenta o delegado Marcelo Delgado, superintendente de Polícia Civil em Parauapebas.

Vários boletos, cheques e uma quantia ainda não especificada de dinheiro foram apreendidos pela polícia em poder da dupla. “Ainda vamos averiguar a quantidade de dinheiro em cheques, mas, a princípio, entendemos que esse dinheiro é fruto do recebimento dos valores referentes a pagamentos fraudulentos”, esclarece o superintendente.

De acordo ainda com Marcelo Delgado, a partir das prisões em flagrante a Polícia Civil entrou em contato com a Delegacia de Crime Tecnológicos, em Belém, repassou as informações concernentes às apreensões e o órgão se colocou à disposição para auxiliar a equipe na continuidade das investigações.

O delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, informou que Marcos Vinicius e Janilson Batista foram presos pelos crimes de furto mediante fraude e associação criminosa, cuja pena chega até 11 anos de reclusão.

No momento em que o repórter policial Vela Preta procurou Marcos Vinicius para ouvi-lo sobre as acusações, ele ameaçou o profissional de imprensa, afirmando que se o caso fosse veiculado em algum veículo de comunicação o repórter iria se dar mal com ele. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Moto com três pessoas bate em caminhonete e duas delas morrem


No momento em que pilotava uma motocicleta, transportando duas mulheres, Iedsos de Jesus Mendes Pereira, 24 anos, avançou a preferencial e colidiu com uma caminhonete modelo F-350, de cor prata.

Com o baque, Iedsos de Jesus e Zenaide Inácio dos Santos, 42 anos, natural de Santa Inês (MA), morreram no local do acidente, enquanto a outra pessoa, do sexo feminino, foi encaminhada com vida para o hospital público municipal.

O trágico acidente ocorreu na madrugada de sexta-feira (14), na Avenida Havana, Bairro Vila Rica, em Parauapebas.

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas voltavam da comemoração do aniversário de Iedsos, por volta das 4 horas da madrugada. Depois da batida, segundo informações de populares, o motorista da caminhonete não prestou socorro e fugiu do local do acidente.

Valmir Franco, investigador de Polícia Civil, informou que a tentativa de identificação do motorista da F-350 está sendo feita a partir das filmagens registradas por câmeras de alguns estabelecimentos comerciais instaladas próximos do local do acidente. “Vamos intimá-lo para ele comparecer na delegacia e esclarecer por que não prestou socorro às vítimas”, completa o investigador.

Segundo informou à reportagem o segurança de uma casa noturna localizada próximo do ponto onde aconteceu o acidente, algumas pessoas que acabavam de sair da festa ouviram o barulho da batida da moto com a caminhonete. “Quando chegamos lá, os corpos estavam estirados no chão”, diz a testemunha. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 15 de novembro de 2014

Polícia já tem foto de suspeito da morte de jovem de 16 anos

A Polícia Civil já tem em mãos a foto do suspeito, que teria 21 de anos de idade, de ter cometido homicídio contra a vida do jovem Marcos Mendes Medeiros, de 16 anos, natural de Parauapebas, na noite da última quarta-feira (12) na Rua Rei Davi, Bairro Betânia, em Parauapebas. O assassino teria agido em conjunto com um irmão adolescente, que tem a mesma idade da vítima.

De posse do nome do suspeito, que ainda não foi passado à imprensa, a polícia continua investigando o caso para tentar identificar o nome do homicida, que matou Marcos com um disparo de arma de fogo na cabeça.

O delegado Nelson Alves Júnior, da Divisão de Homicídios, acredita que o autor do homicídio tenha envolvimento com o tráfico de drogas na cidade. Segundo a polícia, Marcos teria furtado certa quantia de dinheiro do assassino alguns dias antes. A vítima também já teria sofrido uma tentativa de homicídio 15 dias antes de morrer.

“A mesma pessoa atirou nele em via pública. Ele teve ferimento no braço, foi levado para o hospital, mas não fez ocorrência”, informa a autoridade policial. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Corpo de homem encontrado na beira do rio ainda à espera de familiares

Até o fechamento desta matéria, ainda não tinha sido procurado por familiares o corpo de um homem que foi encontrado sem vida na última terça-feira (11) boiando às margens do Rio Parauapebas, no final da Rua O, Bairro União, Parauapebas.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), do Centro de Pericia Renato Chaves, em Marabá, onde continua aguardando familiares ou amigos para fazer o reconhecimento e enterro.

No bolso traseiro da calça usada pelo indivíduo foi encontrado um Certificado de Dispensa de Incorporação ao serviço militar do Exército Brasileiro, no nome de Iranilson Castro Aroucha, de 35 anos, natural de Pindaré Mirim (MA).

O laudo aponta que a vítima sofreu traumatismo craniano, possivelmente provocado por uma forte pancada, por meio de instrumento ainda não identificado. O corpo foi encontrado por um grupo de homens que trabalhava na remoção de areia no Rio Parauapebas, já em estado de decomposição.

Os homens que acharam o corpo da vítima acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros que, por sua vez, comunicou o fato à Polícia Civil. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Rapaz é assassinado com golpes de faca

Por motivos ainda não esclarecidos pela polícia, Valdemir Silva de Carvalho, 23 anos, foi assassinado com golpes de faca no último domingo (9), em Parauapebas. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Marabá e reconhecido pelo pai.

Ouvido pela reportagem, o familiar afirma que soube por terceiros que um homem desconhecido teria ameaçado o filho com uma faca e quis tomar a carteira do mesmo. 

Segundo ainda o pai de Valdemir, ele estava bebendo em um bar na Rua Bom Jardim, Bairro Guanabara, na madrugada de domingo, quando o crime aconteceu.

“Quando cheguei no local já haviam colocado o corpo dele no carro”, conta o pai de Valdemir, que trabalhava como pedreiro e morreu ainda no local do homicídio. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Motociclista trafega na contramão, bate em carro e perde a vida

Ao trafegar pela Rodovia PA 160, núcleo urbano de Parauapebas, pilotando uma motocicleta, Gilson José Gomes, de 34 anos, natural de Estreito (MA), saiu da mão dele, atingiu um carro que vinha na outra direção e morreu no local. O acidente ocorreu por volta das 21 horas do último sábado (8).

O condutor do carro prestou depoimento à Polícia Civil nesta segunda-feira (10) e disse que foi surpreendido no momento em que Gilson, no sentido contrário, vinha na contramão e acabaram colidindo frontalmente.

Segundo ainda o motorista do carro, ele parou o veículo para prestar socorro e, juntamente com outras pessoas que apareceram no local, tentou acionar o Corpo de Bombeiros. O condutor ficou no local do acidente até que a Polícia Militar comparecesse. Ele disse que não estava alcoolizado.

Outro acidente
A aposentada Maria Rodrigues Araújo, 62 anos, estava na calçada quando foi atropelada por uma motocicleta, na Rua Sol Poente, Bairro da Paz, Parauapebas. Ela chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O acidente ocorreu na manhã de sábado (8) e a vítima faleceu no período da tarde.

Segundo o filho dela, Adilson Araújo, o condutor da motocicleta seria um senhor de idade, que parou para prestar socorro. O familiar acredita que o piloto possa ter sido fechado por outro veículo e acabou subindo na calçada. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 9 de novembro de 2014

Piloto bate moto em cavalo e morre

O motoqueiro Marcelo de Moura, de 35 anos, morreu na última sexta-feira (7), vítima de acidente em Parauapebas, ao atingir um cavalo que atravessava a Rodovia PA-275, próximo ao Partage Shopping Parauapebas. A namorada dele, Ivonete de Souza da Conceição, de 20 anos, que estava na garupa da moto e sofreu apenas escoriações, foi encaminhada ao Hospital Municipal com ferimentos leves.

De acordo com Claudete de Moura, irmã de Marcelo, ele usava capacete e mesmo assim morreu na hora ao colidir com o animal, quebrando o pescoço. Já a namorada dele, que não utilizava o equipamento de segurança, acabou sobrevivendo.

Segundo ainda Claudete, Marcelo saiu de casa com a namorada, como sempre costumava fazer. Ocasionalmente, ele dormia na casa de Ivonete e retornava para a residência da irmã, pela manhã, para ir trabalhar.

Na manhã de sexta (7), o rapaz não apareceu em casa no horário de costume e a irmã dele começou a ficar preocupada, pois Marcelo não possuía aparelho celular e Claudete não sabia o número do telefone da namorada dele. Inquieta, Claudete foi até o local de trabalho do irmão, onde ficou sabendo do ocorrido, por meio do cunhado dela, que é proprietário da empresa em que o irmão trabalhava.

Ao tomar conhecimento da morte do irmão, Claudete se dirigiu ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Parauapebas, onde reconheceu o corpo do rapaz. Ivonete, a namorada de Marcelo, já havia saído do hospital e foi levado para casa. Segundo informações, o acidente teria deixado a moça um pouco desnorteada, provavelmente por conta da queda. (Vela Preta/Waldyr Silva)