quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mais de 70% dos policiais são a favor da desmilitarização, aponta pesquisa

Pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que 73,7% dos policiais brasileiros são a favor da desvinculação do Exército. Entre os policiais militares, 76,1% responderam ser favoráveis à desmilitarização e 93,6% acreditam que é preciso modernizar os regimentos e códigos disciplinares.

Quando questionados sobre a regulamentação do direito à sindicalização e de greve, 86,7% dos entrevistados se dizem favoráveis. Para 87,3%, o foco de trabalho da polícia militar deveria ser reorientado para proteção dos direitos da cidadania.

Os dados indicam ainda que 66,2% dos cerca de 21 mil entrevistados acreditam que as carreiras policiais não são adequadas da maneira como estão organizadas; 80,9% acreditam que as polícias deveriam ser organizadas em carreira única com ingresso por meio de concurso público, 58,3% acreditam que a hierarquia nas polícias provoca desrespeito e injustiças profissionais e 86,2% afirmam que a gestão deve ser mais eficiente.

De acordo com a pesquisa, 65,9% disseram ter sofrido discriminação por serem policiais e 59,6% afirmaram já ter sido humilhados ou desrespeitados por superiores. Outro dado mostra que 43,2% acham que policial que mata um criminoso deve ser premiado e inocentado pela Justiça e 83,7% afirmaram que um policial que mata suspeito deve ser investigado e julgado (83,7%).

Entre as dificuldades no trabalho, 99% apontam os baixos salários, 98,2% o treinamento e formação deficientes, 97,3% o contingente policial insuficiente e a falta de verbas para equipamentos e armas. Foram citadas ainda as leis penais inadequadas (94,9%) e a corrupção nas polícias (93,6%).

O coordenador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, explicou que muitas vezes se confunde a Polícia Militar com polícia militarizada. “Os policiais disseram que isso é importante para o trabalho da polícia, que é preciso ter regras, estar parametrizado sobre o que podem ou não fazer. Eles querem autonomia, mas é preciso modernizar o regulamento para que eles também tenham seus direitos preservados”.

O professor de direito constitucional da Faculdade Getúlio Vargas, Oscar Vilhena Vieira, lembrou que há várias definições do que significa desmilitarização. “Não estamos dizendo que tem que ter uma polícia sem hierarquia. Ela tem que ser hierarquizada, uniformizada, e tem que ter um código disciplinar adequado e compatível com os padrões democráticos que hoje existem. A desvinculação é das Forças Armadas e não do Estado”.

Para a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, nem sempre o que o policial quer dizer sobre o termo desmilitarização contemplará o que a sociedade espera disso. Por isso, o debate tem que ser muito bem feito. “Talvez, tenhamos mudanças internas na polícia e a sociedade não fique contente. Os policiais de base e a cúpula certamente enxergam de forma distinta a desmilitarização por diversas razões. Certamente, até mesmo nas corporações não têm consenso”.

A pesquisa ouviu 21.101 policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais em todos os estados, de 30 de junho a 18 de julho. (Agência Brasil)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Confronto entre Polícia Militar e suspeitos deixa um morto e três presos

Um tiroteio entre uma guarnição da Polícia Militar e um grupo de quatro suspeitos, ocorrido na última segunda-feira (28), em Parauapebas, teve como saldo a morte de Darlei Andrade Fernandes e a prisão de Daniel Dias da Costa, Luiz Martins da Conceição e a detenção de um menor de idade.

O quarteto é suspeito de integrar um bando conhecido por “Quadrilha da Fan Preta”, acostumada a praticar assaltos utilizando uma motocicleta desse modelo e cor.

De acordo com informações do sargento PM M.Silva, no dia anterior à refrega, domingo (27), uma família teria sofrido momentos de terror nas mãos dos bandidos, após deixar o Unique Shopping Parauapebas, ter uma moto furtada e uma mulher abusada sexualmente.

“Esse rapaz que ‘se foi’ não faz falta pra nós e nem para a sociedade, e os presos vão pagar pelo crime que cometeram”, declarou o policial militar, acrescentando que foi a motocicleta furtada da família foi recuperada, além de uma máquina de passar cartão, drogas, vários documentos falsificados e chaves de veículos que não foram encontrados.

Procurado pela reportagem, Daniel da Costa, que já responde a um processo por latrocínio, negou as acusações, sustentando que não tem nenhum envolvimento com a quadrilha. Luiz da Conceição também disse ser inocente, e que apenas emprestou uma moto para Daniel da Costa. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Polícia Civil prende traficante com 50 gramas de crack e 500 reais

Operação da Polícia Civil prendeu no último final de semana, em Parauapebas, o indivíduo Evaldo Carneiro Campos, 30 anos, conhecido por “Grande”, portando 50 gramas de crack e 500 reais em espécie.

De acordo com informações colhidas junto ao delegado Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, a ação foi deslanchada na cidade por policiais civis recém-chegados no município.

Segundo o delegado, a ação da Polícia Civil cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, identificou um desmanche de veículos no Bairro Nova Carajás, encontrou um simulacro de arma e prendeu um traficante no setor denominado Baixada Fluminense, no Bairro Rio Verde.

“No momento da abordagem, Evaldo Campos estava fornecendo entorpecente. Encontramos algumas cabeças com ele e em seguida fomos à casa dele, onde apreendemos outra quantidade de crack e produtos que aparentam ser objetos de receptação, além do dinheiro”, descreve Rodrigo Paggi.

Procurado pela reportagem, o acusado, que é considerado perigoso pela polícia, defendeu-se das acusações, afirmando ser apenas usuário e que havia comprado a droga para consumo próprio. Ele já foi preso pelo crime de tráfico de drogas anteriormente. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 27 de julho de 2014

Motorista flagrado transportando madeira sem documentação

Uma guarnição da Polícia Militar deteve na madrugada da última quinta-feira (24) na Rodovia PA 160, próximo do Bairro dos Minérios, em Parauapebas, e encaminhou para a Polícia Civil o motorista Osmar Clementino, por transportar 25 metros cúbicos de madeira serrada da espécie saveiro numa carreta sem a devida Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF).

Em depoimento, na delegacia, Osmar Clementino explicou que a madeira era oriunda do município de Itupiranga e tinha como destinatário final uma serraria instalada em Parauapebas.

Segundo o delegado Thiago Carneiro, a Polícia Civil efetuou um auto de prisão em flagrante, enquadrando Osmar Clementino em dois artigos, por crime ambiental, com base na Lei nº 9.605.

“O tenente-coronel Queiroz [comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar] está combatendo de forma eficaz esse desmatamento que ocorre na região, tendo a madeira como destino várias serrarias da região de Parauapebas e entorno”, enfatiza Thiago Carneiro.

À reportagem, o ten-cel. Sandro Queiroz afirmou que os motoristas estão tentando burlar a fiscalização que vem sendo feita pela Polícia Militar na região.

Folheto
Indagado sobre folheto distribuído na cidade com denúncias anônimas, colocando em xeque a conduta das polícias Militar e Civil, o comandante do 23º BPM respondeu que a pessoa que faz a acusação tem que provar.

Trecho do folheto denuncia que “policiais estão arrecadando propina (de R$ 500 a R$ 2 mil) dos madeireiros na região de Parauapebas, Quatro Bocas, Gelado e Nova Descoberta, para entrar madeira ilegal em Parauapebas e outras localidades”.

“Desafio a pessoa que disse que faço parte de uma quadrilha que se beneficia da exploração ilegal de madeira. Estou há quatro meses neste batalhão e nesse período já foram feitas várias apreensões”, disparou Sandro Queiroz. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 26 de julho de 2014

Polícia Civil recebe mais dois novos delegados em Parauapebas

Paulo Henrique e Ana Carolina
A 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, com sede em Parauapebas, recebeu nesta sexta-feira (25) mais dois novos delegados recém-aprovados em concurso público: Paulo Henrique Junqueira de Souza, natural de Fortaleza (CE), e Ana Carolina, natural de Belo Horizonte (MG).

No último dia 21, chegaram à cidade os delegado André Tavares Amorim, natural de Goiânia (GO), e Raissa Maria Soares Belebone, natural de São Paulo (SP). Ana Carolina e Raissa Belebone vão ficar lotadas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), enquanto Paulo Henrique e André Amorim vão para a delegacia municipal.

Com o reforço dos quatro novos delegados, a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil passa a contar agora com oito delegados, já que se encontravam no quadro Rodrigo Paggi (diretor), Nelson Alves Júnior, Maria Regina Rodrigues e Thiago Carneiro Rodrigues.

Procurada pela reportagem, Ana Carolina informou que optou por trabalhar em Parauapebas por ser uma região de mineração e também pelo fato de o marido dela ser engenheiro de minas. Com relação ao serviço que pretende prestar como delegada, ela disse que visa trabalhar de forma preventiva com a sociedade local, com políticas públicas, junto a lideranças comunitárias.

Já Paulo Henrique diz ter escolhido Parauapebas após ter ouvido falar muito do município. “Escolhi esta cidade por ela ser de porte mediano e ter certo desenvolvimento em relação a muitos outros municípios paraenses”, justifica o delegado. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dois homens e uma mulher foram presos em Xinguara após cometerem assalto

Policiais militares do 17º Batalhão Carajás, de Xinguara, prenderam na tarde desta quarta-feira (23) três pessoas acusadas de fazerem parte de uma quadrilha que vinha aterrorizando na região.

A polícia chegou aos acusados depois de receber a informação de que o trio havia roubado uma caminhonete Hilux, prata, placa OGZ 7500, de Goiânia (GO), na fazenda Floresta, município de Sapucaia, tendo como vítima João Moreira Vargas, de 60 anos.

A PM montou várias barreiras na tentativa de prender os bandidos. Numa dessas barreiras, na BR 155, em frente ao HD Leilões, o sargento Gilvan e o soldado Borges se depararam com um veículo conforme as características repassadas, um Golf, de cor grafite, placa JVZ 6974, de Redenção (PA), ao qual foi dado sinal de parada, porém os ocupantes do veículo não obedeceram ao comando dos policiais.

Segundo os policiais, iniciou-se a perseguição e que, pela rápida ação e o fluxo de veículos na rodovia, os bandidos não conseguiram seguir adiante, sendo presos e identificados como Marcos Fernandes do Carmo, de 25 anos, e Jeferson da Silva Conceição. Além do veículo, foram apreendidos vários objetos de valor, entre eles uma pistola.

A terceira prisão ocorreu logo em seguida, após uma abordagem realizada pelo sargento J.Sousa e soldado Bispo na vicinal Prainha. Conforme relatos, a jovem Erica dos Santos, 18 anos, quando avistou os policiais, tentou fugir, mas foi alcançada e presa. A acusada de ser integrante da quadrilha, que, segundo informações, é mulher de um dos bandidos, estava pilotando uma moto CBX 250, preta, placa JVV 5841, de Redenção (PA).

A recuperação da caminhonete Hilux se deu em decorrência do rastreamento ter apontado sua localização. Depois do Grupo Tático Operacional (GTO), composto pelo sargento Davi e os soldados Aragão, João e Genésio, ter seguido em direção a um determinado local, próximo a Casa Branca, no município de Água Azul do Norte, o veículo veio a ser encontrado numa estrada vicinal que fica por detrás do Setor Tanaka I.

Pela repercussão da ação policial, várias pessoas compareceram ao quartel do 17º BPM para tentar reconhecer os bandidos. Algumas chegaram a afirmar que os acusados eram os mesmos que haviam praticados assaltos nos últimos dias na cidade de Rio Maria, de onde teriam levado vários de seus pertences, incluindo veículos.

Os acusados, objetos e veículos apresentados na delegacia estão à disposição da justiça. Um quarto integrante da quadrilha, suposto marido de Erica, conseguiu escapar do cerco policial. (Antonio Guimarães)

Piloto perde controle de moto, cai e morre

Ao transitar de motocicleta na tarde desta quarta-feira (23), na Avenida Carajás, no Bairro Nova Carajás, em Parauapebas, o marceneiro Lucas do Nascimento Cunha, 24 anos, perdeu o controle do veículo, colidiu contra o meio fio, foi arremessado a cerca de 50 metros e veio a óbito.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros chegou a ser chamada por populares para socorrer o motoqueiro, mas ao chegar ao local do acidente a vítima já estava sem vida.

O corpo do marceneiro Lucas Cunha permaneceu estendido ao chão no local do desastre por cerca de quatro horas, à espera de agentes de funerária ou de viatura do Instituto de Medicina Legal (IML), para submeter-se a exame de necropsia, atraindo a presença de pessoas curiosas.

Em declarações prestadas à reportagem, o sargento PM Gilson informou que, minutos depois do acidente, a motocicleta da vítima desapareceu do local. “Fui informado por terceiros que um indivíduo não identificado chegou aqui e pegou a moto, dizendo que era dele, e desapareceu do local, levando o veículo”, explica o policial militar. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 22 de julho de 2014

IML de Parauapebas registra 50 mortes violentas em 29 dias

No período corrido de 29 de maio a 20 de julho deste ano, o município de Parauapebas foi palco de 50 mortes violentas, sendo quatro nos dias 29, 30 e 31 (duas) de maio; 27 nos dias 1º (duas), 2, 4 (três), 7, 12, 13, 15, 16 (duas), 20 (três), 21, 23 (duas), 27, 28 (três), 29 (quatro) e 30 de junho; e 19 nos dias 1º, 5 (duas), 6 (duas), 7, 9, 10, 11 (duas), 12 (cinco), 13 (duas), 14 e 20 de julho. O levantamento foi feito pela Polícia Civil e Instituto de Medicina Legal (IML).

Do total das 50 mortes, uma foi motivada por ataque de cachorro, uma por suicídio, uma por espancamento, uma carbonizada, uma eletrocutada, uma criança prematura, quatro por afogamento e o restante por acidente de trânsito e crime de homicídio provocado por disparo de arma de fogo, esfaqueamento e paulada.

A maioria das vítimas residia em Parauapebas, enquanto outras deram entrada no Hospital Municipal Teófilo Soares oriundas dos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

VÍTIMAS
Mês de maio
Adenilton da Conceição, 21 anos (29/05)
José Filho da Silva Câmara, 24 anos (30/05)
Jackson André Silva, 29 anos (31/05)
Júlio Cesar da Silva, 35 anos (31/05)

Mês de junho
Nil Kewison Marques Maia, 10 anos (01/06)
Carlos Roberto Ferreira, 25 anos (01/06)
Ketelyn Vitória da Silva Pinto, 3 meses (02/06)
Pedro Paulo Beta, 51 anos (04/06)
Francisco Leandro Pinheiro Silva, 20 anos (04/06)
Moisés de Assunção Silva, 22 anos (04/06)
Everto Romualdo Souza Carvalho, 22 anos (07/06)
Robson da Silva Viana, 29 anos (12/06)
Erenilton Cutrim Reis, 22 anos (13/06)
Everton Fernando Ferreira Nascimento, um ano (15/06)
Sem identificação (16/06)
Jhônata Costa e Silva, 16 anos (16/06)
Gilmar Martins Gomes de Sousa, 25 anos (20/06)
Antonio Rodrigues da Costa, 39 anos (20/06)
Edimilson Xavier da Silva, 37 anos (20/06)
Antonio Sousa dos Santos, 18 anos (21/06)
Fernanda Sophia Rodrigues Dias, 7 anos (23/06)
Danilo Ribeiro dos Santos, 19 anos (23/06)
Antonio da Silva, 43 anos (27/06)
Francisco Osmar de Lima, 48 anos (28/06)
Laissy Lourrany Carvalho da Silva, 15 anos (28/06)
Talyson Glendson Almeida Alves, 2 anos (28/06)
Clearis Cruz Vieira, 18 anos (29/06)
João Celino Barbosa de Sousa, 53 anos (29/06)
Luis Carlos dos Santos Morais, 30 anos (29/06)
Gilson Carlos Gonçalves, 33 anos (29/06)
Gilson de Oliveira Alves, 29 anos (30/06)

Mês de julho
Caroline Barbosa de Carvalho, 17 anos (01/07)
Magnaldo dos Reis Conceição, 30 anos (05/07)
Francisco das Chagas Silva da Conceição, 31 anos (05/07)
Erinaldo Sales Silva, 25 anos (06/07)
Rodrigo Conceição Oliveira, 19 anos (06/07)
Raimundo Nonato Bezerra Fontenele, 20 anos (07/07)
Jessica Aline, recém-nascida (09/07)
Paulo Fernando Lima de Magalhães, 56 anos (10/07)
Aelson de Oliveira Nascimento, 24 anos (11/07)
Luís Carlos Miranda Gomes, 23 anos (11/07)
Izaque Leite Oliveira, 2 anos (12/07)
Manoel Pereira Maciel, 46 anos (12/07)
Emanoel de Sousa Mesquita, 22 anos (12/07)
Diaquino Sousa, 35 anos (12/07)
Edison Alves dos Santos, 32 anos (12/07)
Paulo Robson Pereira dos Santos, 30 anos (13/07)
João Brito dos Santos, ignorado (13/07)
Izane Bueno Oliveira, 39 anos (14/07)
Leandro da Silva dos Santos, 19 anos (20/07)
(Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Parauapebas recebe novos delegados, investigadores e escrivã

Delegados André Amorim e Raissa Soares
A partir desta semana, a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas vai receber quatro novos delegados, sendo um para a Delegacia da Mulher e outros três para a Delegacia Municipal; cinco investigadores e uma escrivã.

Nesta segunda-feira (21), já se encontravam na cidade o delegado André Tavares Amorim, 34 anos, natural de Goiânia (GO), e a delegada Raissa Maria Soares, natural de São Paulo (SP), além da escrivã Micheline Diniz Barreto e de investigadores.

Em conversa com o delegado Thiago Carneiro, a reportagem foi informada que os novos delegados, investigadores e escrivã estariam sendo recebidos pelo delegado Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional Urbana, para deliberar sobre o trabalho a ser desenvolvido com os novos policiais civis concursados.

Delegados André Amorim e Raissa Soares disseram à reportagem que estavam chegando à cidade para prestar importante serviço de combate à violência em defesa da população de Parauapebas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 20 de julho de 2014

Delegacia de Polícia Civil terá novo endereço em Parauapebas

Dentro de poucos dias a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas estará se mudando para a Rua 83 Lote 21, Bairro Jardim Canadá, para reforma do prédio, localizado no mesmo bairro, que vai passar por reparo durante cerca de quatro meses.

“Após a reforma, que é uma determinação da Secretaria de Segurança do Estado, teremos um prédio para recepcionar melhor as pessoas que procuram a unidade”, adianta o delegado Rodrigo Paggi, diretor da repartição pública.

A autoridade policial explica que alguns municípios na região estão tendo suas delegacias construídas, outras reformadas, como é o caso da Superintendência de Polícia Civil de Marabá, que já foi reformada e reinaugurada, e agora, Parauapebas. A mudança para outras instalações é na intenção de a população não ficar desassistida do serviço de polícia judiciária.

Segundo o delegado, a 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas funciona num prédio relativamente novo, e por isso não será demolida a estrutura para construir outra. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 19 de julho de 2014

Matador de namorada já se encontra preso na carceragem do Rio Verde

Já se encontra recolhido à carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, desde a última quinta-feira (17), o indivíduo Paulo Henrique Pereira de Almeida, 23 anos, acusado de ter matado no dia 1º deste mês, com disparos de arma de fogo, a namorada Caroline Barbosa de Carvalho, de 17 anos de idade. O corpo da jovem foi encontrado sem vida num hotel de Parauapebas localizado no Bairro Beira Rio.

Conforme apurou a reportagem junto à polícia, Paulo Henrique foi preso no município de Piçarra, sudeste do Pará, e transferido para Parauapebas, onde se encontra recolhido ao xadrez à disposição da Justiça.

De acordo com a delegada Maria Regina Cardoso, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), o acusado acabou com a vida da namorada após uma grande discussão. “Ele se apoderou de uma pistola, que disse ter furtado em Canaã dos Carajás, avaliada em R$ 2.200, e ceifou a vida da garota”, informou a autoridade policial.

À reportagem, Paulo Henrique confessou ter matado a namorada, tentando justificar que estava com a cabeça quente, pois Caroline Barbosa era excessivamente ciumenta. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 15 de julho de 2014

Mulher mata rapaz enxerido e servidor público é executado a facadas

Até o fechamento desta matéria, a polícia ainda não tinha identificado e colocado atrás das grades uma mulher acusada de ter matado Paulo Robson Pereira dos Santos, 30 anos, na madrugada do último domingo (13), no Bairro Novo Brasil, em Parauapebas.

De acordo com o que apurou a reportagem junto a populares e à polícia, Paulo Robson dirigia um automóvel modelo Celta, cor prata, fazendo “cavalo de pau” e com isto incomodando moradores do bairro horas antes de morrer.

Segundo relato de uma testemunha, que pediu para não ser identificada, o motorista do veículo teria assediado a mulher com certa insistência e ela, já não suportando mais a atitude do rapaz, jogou tijolos e pedras no carro dele, estilhaçando o para-brisa, o que fez com que ele parasse o Celta.

Nesse momento, a mulher aproveitou para aplicar duas facadas em Robson, uma nas costas e a outra no peito, e deixou o local de carona toda ensanguentada.

Outro homicídio
Já o servidor público municipal Emanuel Souza Mesquita, de 22 anos, foi assassinado a facadas por volta das 20 horas de sábado (12), em um bar localizado no Bairro Nova Vitória, em Parauapebas.

Ouvida pela reportagem, uma testemunha revelou que dois homens chegaram ao bar, pediram uma cerveja e passaram a jogar bilhar. Em dado momento, a dupla cumprimentou Emanuel Mesquita, que se encontrava sentado numa cadeira, com aperto de mão, e saiu para os fundos do estabelecimento.

Minutos depois, os dois homens desconhecidos retornaram do quintal. Um deles, à traição, imobilizou um dos braços da vítima, enquanto o outro aplicou uma certeira facada no pescoço, e ambos fugiram, a pé, em direção ao centro da cidade. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Corpo de mulher encontrado em açude

O corpo da mulher identificada por Izane Bueno de Oliveira, 39 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (14) boiando em açude de um balneário localizado no Bairro Palmares II, a cerca de 20 quilômetros do centro de Parauapebas.

Em declarações prestadas à reportagem, o delegado Nelson Alves Júnior informou que até a tarde a polícia ainda não sabia a causa da morte da mulher. “Aparentemente, não detectamos nenhuma lesão no corpo da vítima. Por isso, pedimos para o IML [Instituto de Medicina Legal] fazer o exame de necropsia para, após sabermos se foi afogamento ou assassinato, instaurarmos o procedimento”, explica a autoridade.

Até o início da noite, nenhum familiar da vítima havia comparecido na Delegacia de Polícia Civil para comunicar o desaparecimento da mulher ou para reconhecer o corpo no IML. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Vendedor de picolé salta de veículo em movimento e é esmagado

Ao saltar de uma caminhonete F 4000 em movimento, o picolezeiro Diaquino Sousa projetou-se contra a pista de rolamento, teve o corpo esmagado pelo próprio veículo e morreu ao dar entrada no hospital público Teófilo Soares, em consequências dos ferimentos. O acidente ocorreu na manhã do último sábado (12), no Bairro da Paz, em Parauapebas.

Conforme apurou a reportagem junto à polícia, Diaquino Sousa saiu para beber na companhia de amigos, entre estes, José Augusto dos Santos, condutor da caminhonete, que se envolveu num acidente de trânsito e fugiu em alta velocidade.

Desesperado, o vendedor de picolé, que estava na cabine do veículo de José Augusto, pediu para ele parar a caminhonete, mas, sem ter o pedido atendido, pulou do carro e acabou sendo atropelado e morto pelo próprio veículo.

De acordo com o delegado Nelson Alves Júnior, o condutor da caminhonete, José Augusto, que foi preso e autuado por crime doloso, apresentava sintomas de embriaguez. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 12 de julho de 2014

Acusado descarrega pistola contra devedor e continua foragido


Até o fechamento desta matéria, a polícia ainda não tinha localizado e colocado atrás das grades o indivíduo Afonso Celso Castro Bezerra Júnior, acusado de ter executado Aelson Oliveira Nascimento, 24 anos, com vários disparos de arma de fogo, na noite da última quinta-feira (10), no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas.

Em declarações prestadas à reportagem, o delegado de plantão Nelson Alves Júnior explicou que vítima e acusado tinham uma desavença causada por dívida. “Os dois vinham tendo problema há meses, por causa de uma dívida de um carro comprado de Afonso por Aelson, que já tinha sido vítima de tentativas de homicídio”, detalha.

A autoridade policial apurou que Afonso começou a cobrar parte do dinheiro, houve desacordo comercial e, por isso, o credor teria até contratado pistoleiros para matar Aelson, mas não deu certo.

Já que o crime não foi praticado por terceiros, observa o delegado, o acusado decidiu ele mesmo dar cabo à vida da vítima. “Por volta das 23 horas desta quinta-feira (10), Afonso Celso esteve na casa de Aelson Nascimento, aproveitou enquanto a vítima estava fazendo uma mudança para o sogro, aproximou-se e desferiu vários disparos”, informou Nelson Júnior, adicionando que a polícia apreendeu no local do crime sete projéteis de pistola calibre 22 ou 380.

Segundo ainda o delegado, a Polícia Civil está ouvindo parentes e amigos da vítima para saber mais informações sobre as supostas tentativas de homicídio anteriores. Ele pede que quem souber o paradeiro de Afonso Celso avise à polícia pelos fones 190, 181 ou 3346-2250. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Jovem confessa ter cometido assassinato em Novo Repartimento

O jovem Eliézio Silva Souza, de 18 anos, foi na madrugada desta quarta-feira (9) até a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, em Parauapebas, e revelou ao vigia que queria se entregar porque havia matado um homem, em Novo Repartimento, há aproximadamente dois meses.

Em conversa com a reportagem, Eliézio contou que morava em Novo Repartimento e retornava embriagado de uma festa, na madrugada do dia 4 de maio, quando decidiu cumprimentar um homem com o qual cruzou, mas acabou sendo atacado por essa pessoa, que ele jura desconhecer.

“Passei por um rapaz, cumprimentei e ele veio para cima de mim, me batendo. Tive que revidar, porque ele era maior e eu ia apanhar demais”, afirmou ele, acrescentando que agrediu o desconhecido e, nesse momento, uma faca caiu do homem que o atacou. Segundo Eliézio, ele pegou a arma e desferiu golpes no outro.

“Peguei a arma e esfaqueei o rapaz. Eu estava bêbado, mas ele aparentemente estava bem. Acho que ele queria me bater porque só dei boa noite pra ele. Nunca tinha visto antes”, relatou. Ainda conforme Eliézio, assim que soube que o rapaz que ele golpeou morreu, tratou de se mudar para Parauapebas, onde mora uma irmã dele.

Agora, no entanto, ele cansou de viver com o remorso de ter matado uma pessoa e decidiu contar toda a história à Polícia Civil. “Vim me entregar porque essa história foi sem pé e sem cabeça. Fiquei pensando que eu estava bêbado e acabei fazendo isso com o cara, sendo que nunca fui alguém de confusão, nunca fui de brigar, sempre saí de casa sozinho, ia pra festa, voltava e nunca tinha acontecido nada assim”, resumiu.

Em declarações prestadas à reportagem, o delegado plantonista Thiago Carneiro informou que a Polícia Civil solicitou à Comarca do Poder Judiciário de Novo Repartimento se há qualquer mandado de prisão expedido em desfavor de Eliézio, mas a resposta ainda não havia sido enviada até o final da tarde de quarta. Caso não haja nenhuma decisão judicial neste sentido, Eliézio será liberado, mas sua história será investigada. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 8 de julho de 2014

Região registra onze mortes violentas por acidente de trânsito e homicídio



Os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá e São Domingos do Araguaia registraram no final de semana onze mortes violentas provocadas por homicídios e acidentes de trânsito.

Em Parauapebas, foram vítimas de assassinato Erisnaldo da Conceição Sales e Raimundo Nonato Bezerra Fonteli; em Canaã, Rodrigo Conceição Oliveira, por acidente; em Marabá, Manoel Marinho de Souza Filho, Maicon Jansen da Silva, Vanderlei de Jesus Oliveira e Cleilson de Alencar Pereira (por assassinato) e Rogério Sampaio Castro e Mateus Duarte Aguiar (acidente); e em São Domingos, por acidente de trânsito, o soldado PM Felipe Vidal da Costa e a sobrinha Elizete Bastos Vidal.

São Domingos
Conforme apurou a reportagem junto à polícia, o acidente de trânsito que vitimou tio e sobrinha, deixando-os carbonizados, aconteceu no final da tarde da última quinta-feira (3) na BR 230 (Rodovia Transamazônica), a 8 quilômetros do centro de São Domingos do Araguaia, envolvendo cinco veículos.

Felipe Vidal, 21 anos, policial militar, e a tia dele, Elizete Vidal, 48, viajavam com outros familiares num Celta com destino a Jacundá, quando sofreram o trágico acidente, provocado por falta de visibilidade em razão de queimada à beira da pista.

O Celta pegou fogo pelas chamas do incêndio. Por causa da densa fumaça, outros carros se envolveram no acidente. Demais integrantes da família escaparam com vida, com pequenas escoriações pelo corpo.

Canaã dos Carajás
O acidente que vitimou Rodrigo da Conceição, 19 anos, ocorreu na noite de domingo (6) na Rodovia PA 160. A vítima viajava numa motocicleta em direção a Canaã e foi atingida na traseira por outro veículo até então não identificado e arremessado para a pista de rolamento.

“O motorista do veículo derrubou a vítima da moto, passou o carro sobre o corpo do rapaz e foi embora sem prestar socorro à vítima”, explica Sebastião Odair da Rocha, cunhado de Rodrigo da Conceição.

Parauapebas
Na morte de Erisnaldo da Conceição, 25 anos, consta como principal suspeito do assassinato o próprio irmão, Erismar da Conceição Sales, 23 anos, que já se encontra preso desde a madrugada de domingo (6) à disposição da Justiça. Erisnaldo sofreu várias facadas (duas no peito e uma na região lombar) no quintal da casa localizada no Bairro Tropical II.

Já Raimundo Nonato Fonteli, de 20 anos, segundo a polícia, foi executado pela dupla Blendson dos Santos Oliveira e Rafael Ferreira de Souza, que já se encontra presa desde a noite de segunda-feira (7). O corpo da vítima foi encontrado no Bairro Nova Vida II, na noite de domingo, com as mãos amarradas para trás, com vários ferimentos pelo corpo provocados por seis disparos de arma de fogo e várias pauladas na cabeça.

Marabá
O menino Mateus Aguiar, de apenas 2 anos de idade, morreu na manhã desta segunda-feira (7), após o carro do pai dele, um Corsa, ter colidido contra um Palio na BR 222, em frente ao Bairro Francolândia. Segundo relato de agentes da Polícia Rodoviária Federal, o genitor da criança, Vicente Ribeiro de Aguiar, rodou o veículo na contramão, após cochilar ao volante, e acabou sendo atingido pelo Palio, cujo motorista não foi identificado.

Vanderlei de Jesus, conhecido por “Pelado”, 26 anos, que há sete meses havia deixado a penitenciária Mariano Antunes, em Marabá, onde cumpria pena pelo crime de tráfico de drogas, foi executado a tiros no último domingo (6) no Bairro Morada Nova. A polícia acredita que o homicídio possa ter ocorrido por acerto de contas.

Por sua vez, Maicon Jansen, 20 anos, foi vítima de disparos de arma de fogo na noite de sábado (5), na Folha 6, Bairro Nova Marabá. Já Manoel Marinho Filho, de 43 anos, perdeu a vida, a tiros, no Bairro Laranjeiras; Cleilson de Alencar, 27 anos, foi vítima de pancadas na cabeça; enquanto Rogério Castro, 25 anos de idade, morreu no hospital municipal, vítima de acidente de trânsito. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mais uma adolescente é assassinada por namorado em Parauapebas

Num curto intervalo de 72 horas, duas adolescentes foram barbaramente assassinadas em Parauapebas. A primeira, Laissy Lorrany Carvalho da Silva, de 15 anos de idade, no último sábado (28), em Palmares Sul, pelo ex-namorado; e a segunda, Caroline Barbosa de Carvalho, 17 anos, cujo corpo foi encontrado sem vida na tarde de terça-feira (1º) no quarto de um hotel no Bairro Beira Rio, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Parauapebas.

O principal suspeito de ter matado Caroline Carvalho com disparo de arma de fogo é o próprio namorado dela, Paulo Henrique Pereira de Almeida, 24 anos, que até o fechamento desta matéria se encontrava foragido.

De acordo com a investigadora Maria de Fátima Marques, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), quando a polícia chegou ao quarto em que o casal se hospedou a porta já havia sido arrombada.

“Segundo informou a proprietária do hotel, uma tia da vítima havia estado no local já sabendo do ocorrido, pois o acusado [Paulo Henrique] realizou uma ligação para o celular dela, falando que tinha matado Caroline”, explicou a investigadora de Polícia Civil, acrescentando que a mulher arrombou a porta do quarto com a ajuda de um funcionário da hospedaria e encontrou a sobrinha morta.

Conforme ainda Maria de Fátima, ninguém soube dar informações sobre o crime e nem tampouco ouvido algum barulho similar a disparo de arma de fogo. Informações dão conta que no final de semana o acusado foi visto na residência da mãe da adolescente portando um revólver na cintura, que ele mesmo fez questão de mostrar.

A jovem foi atingida mortalmente com um único tiro na testa. A polícia acredita que o assassinato não tenha ocorrido naquela tarde, em razão de o corpo da moça já estar bastante diferente.

A IPC da Deam adicionou também que foi informada pelo pai de Caroline Carvalho que o relacionamento dos dois era de poucos meses. “Ele [o pai] informou que a filha havia fugido com o namorado para a cidade de Rio Maria. Ao tomar conhecimento do paradeiro da filha, a mãe dela foi em busca da mesma, denunciou o raptor à polícia daquela cidade e ele foi detido, mas a adolescente disse que só sairia de lá na companhia do namorado, e assim o casal retornou a Parauapebas”, esclarece a policial.

Por sua vez, a delegada Maria Regina Rodrigues, titular da Deam, assegurou que a polícia está fazendo as investigações e realizando levantamentos para ser solicitada a prisão preventiva do suspeito, já que o mesmo já teria respondido criminalmente por outro crime de homicídio.

De acordo com a delegada, após a remoção do corpo a mãe da adolescente informou à Polícia Civil que a filha conhecia o rapaz há apenas dois meses, período em que já estava convivendo maritalmente com ele. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Preso motoqueiro acusado de ameaçar agente de trânsito com facão

Ronalty Matias Gracia foi preso pela Polícia Militar na manhã da última terça-feira (1º) no Bairro da Paz, Parauapebas, acusado de atropelar e puxar um facão da cintura contra um agente do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), durante uma blitz no cruzamento das ruas Marabá e Santa Maria.

Segundo informações do agente de trânsito Paulo Ferreira, o acusado recebeu ordens de parada porque estava pilotando motocicleta sem capacete, mas acelerou o veículo e o jogou contra o agente, que, para não se machucar, colocou as mãos no peito do motoqueiro e o empurrou, derrubando-o ao chão.

Ao levantar do chão, de acordo com Paulo Ferreira, o piloto Ronalty Matias teria sacado um facão e partido para cima dele, afirmando que a queda não ficaria assim, pois ele mataria o funcionário público.

Durante o entrevero, a Polícia Militar foi acionada, deteve Ronalty Matias, que tentava fugir do local, e o encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil, onde o acusado declarou que estava pilotando a moto e percebeu a blitz, mas ao tentar passar um agente lhe impediu com um soco na boca, derrubando-o da motocicleta.

Com relação à posse do facão, Ronalty Matias disse em depoimento que havia comprado a arma para limpar um lote urbano de sua propriedade. Ele negou que tivesse tentado atropelar ou ameaçar de morte o agente de trânsito do DMTT. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Três mortes por acidente de trânsito e uma por homicídio

O município de Parauapebas foi palco no último final de semana de um homicídio e três mortes provocadas por acidente de trânsito. As vítimas por acidentes são Sisano Cruz, Luiz Carlos e João Celino Barbosa de Souza, e por assassinato Gilson Carlos Gonçalves.

Conforme apurou a reportagem junto à polícia, Gilson Carlos, 22 anos, foi morto por golpe de foice na noite de sábado (28), na Vila Cedere I, zona rural de Parauapebas. Gilson teria ido ao barraco de outro homem, armado com a foice, para matá-lo, mas acabou sendo a vítima.

Segundo a polícia, esta não foi a primeira vez que Gilson Carlos teria tentado atacar o desafeto, que, desta vez, o desarmou e desferiu vários golpes de foice, até matá-lo.

Já o acidente que causou a morte de Luiz Carlos, João Celino e Sisano Cruz, também no último sábado (28), envolvendo duas motocicletas, aconteceu na estrada de acesso a Palmares II.

João Celino, que era pastor evangélico, trafegava em sua mão quando os outros dois homens ultrapassaram outro veículo na contramão e colidiram frontalmente com ele.

“A culpa desse acidente foi, provavelmente, a imprudência dos dois rapazes que vinham em uma motocicleta. Há informação que o piloto da moto estava embriagado, ultrapassou o veículo de forma imprudente e colidiu frontalmente a moto pilotada pelo pastor”, informou o delegado Nelson Alves Júnior.

O pastor João Celino congregava numa igreja localizada na Rua 14, Bairro União, Parauapebas, e morava em uma comunidade rural localizada nas proximidades de Palmares II. Era pessoa bastante conhecida no município e querida na comunidade evangélica. (Vela Preta/Waldyr Silva)