quinta-feira, 27 de março de 2014

Suspeito reage à abordagem da polícia e leva chumbo

Ao ser solicitado por uma guarnição da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), da Polícia Militar, o suspeito Fábio Vieira Estevão, 32 anos, reagiu e foi baleado mortalmente pelos policiais.

O confronto ocorreu na noite da última terça-feira (25) nas proximidades do Morro 
Alto Bonito, Bairro Casas Populares I, em Parauapebas. A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

À reportagem, o soldado PM Jonathan explicou que a guarnição da Rocam estava fazendo policiamento ostensivo na área quando presenciou Fábio Estevão em atitudes suspeitas. “Anunciamos a abordagem, afirmando que era a polícia, orientamos ele a colocar as mãos na cabeça, mas ele puxou uma arma e a guarnição fez dois disparos contra ele, que infelizmente veio a óbito”, detalha o policial militar.

Segundo o delegado Nelson Alves Júnior, a Polícia Civil ouviu testemunho dos policiais militares integrantes da guarnição da Rocam e estava levantando nomes de eventuais testemunhas que tenham presenciado o confronto que resultou na morte de Fábio Estevão.

Segundo o delegado, a vítima tinha uma passagem pela Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher (Deam), por ter agredido a companheira dele, Adriana Graciana Sousa. Jornal Tablóide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 25 de março de 2014

Parauapebas registra três mortes no final de semana

A polícia de Parauapebas registrou três mortes neste final de semana, duas delas com disparos de arma de fogo na zona urbana do município e a outra por acidente de motocicleta na zona rural de Marabá, na região conhecida por “Área do Contestado”.

De acordo com o que apurou a reportagem junto ao delegado Nelson Alves Júnior, as vítimas são Antônio Rodrigues de Oliveira, conhecido por “Neném”, assassinado em plena luz do dia no último sábado (22) nas imediações da Feira do Produtor, num local chamado “Pé Inchado”, Bairro Cidade Nova; Luís Soares da Silva, 51 anos, executado a bala na noite de sábado em seu estabelecimento comercial na Rua N, Bairro União; e José Raimundo Silva, morto na localidade Brasil Novo, zona rural do município de Marabá.

Segundo a autoridade policial, Antônio Rodrigues tinha sido preso na semana passada suspeito de envolvimento num recente esfaqueamento ocorrido nas proximidades da Feira do Produtor.

O delegado acrescenta que Antonio Rodrigues era envolvido em consumo e tráfico de drogas e era alcoólatra. A polícia acha que ele foi assassinado por acerto de conta por falta de pagamento de drogas.

“O pistoleiro passou de moto, desceu e executou a vítima. Segundo a família dele, Antonio Rodrigues teria assassinado um policial militar em Jacundá, mas estamos apurando esta denúncia. É possível também que o nome dele seja Ezequiel”, comentou Nelson Júnior.

No local do crime ninguém quis ou não soube informar as características do assassino, nem tão pouco da moto usada pelo mesmo. Disseram apenas que um indivíduo em uma moto deu várias voltas no quarteirão, provavelmente procurando a vítima.

Comerciante
No caso do comerciante Luís Soares da Silva, 52 anos, o delegado Nelson Júnior explica que a família da vítima foi ouvida nesta segunda-feira (24) para ajudar a polícia e desvendar o crime.

Segundo Rossâna Pimentel da Silva, 47 anos, esposa da vítima, o marido dela se encontrava nos aposentos da residência, onde funciona um pequeno comércio de água mineral, quando um suposto cliente bateu à porta e foi atendido por um filho do casal, dizendo que queria falar com o proprietário. Chamado para atender ao cliente, Luís Soares foi executado com três disparos de arma de fogo dentro de casa.

“Ao ouvir os tiros, corri pra ver o que havia acontecido e encontrei meu marido de joelho com duas perfurações de bala no peito”, lamentou a viúva, acrescentando que não tem conhecimento de que o esposo dela tivesse recebido alguma ameaça ou se estava envolvido com algo ilícito.

Sobre a morte de José Raimundo Silva, na vila Brasil Novo, município de Marabá, o delegado explicou apenas que a vítima pilotava uma motocicleta e se acidentou mortalmente e o caso foi encaminhado para a jurisdição onde o caso aconteceu, Marabá. Jornal Tablóide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 20 de março de 2014

Acusado de tráfico de droga reage à prisão e é morto pela Polícia Militar

Ao ser abordado por uma guarnição da Polícia Militar, no início da noite de terça-feira (18), na Rua Teotônio Vilela, Bairro Liberdade, em Parauapebas, o suspeito Everson Ramos Carvalho, 30 anos, reagiu, disparou contra os policiais e foi atingido mortalmente.

Segundo informou à reportagem o delegado Thiago Carneiro, a Polícia Militar foi informada em ligação anônima pela comunidade que algumas pessoas estariam comercializando droga no endereço citado acima.

Ao chegar ao endereço, de acordo ainda com o delegado, a guarnição do Grupo Tático de Operações da PM se deparou com Everson Carvalho, que, ao perceber a presença da polícia, tirou uma arma de fogo da cintura e disparou contra os policiais, que reagiram ao ataque e atiraram na direção do acusado, atingindo-o. A polícia apreendeu um revólver, munições e petecas de crack em poder da vítima.

A reportagem apurou que Everson Carvalho já tinha passagem pela polícia em envolvimento com tráfico de drogas. No início de setembro de 2012, ele foi preso na companhia de Carlos Alberto Chaves, 21 anos; e Antonia Cleonete Oliveira, 35 anos, portando porções de maconha e de crack.

Outra versão
Ainda em prantos na delegacia, Conceição Oliveira, grávida de oito meses, esposa da vítima, disse à imprensa que o marido dela foi executado por dois homens, um com farda da Polícia Militar o e outro à paisana.

“Eles invadiram o portão da casa, dispararam contra meu marido, me chamaram de vagabunda e bateram em minha cara”, declarou a viúva, assegurando que o marido dela não andava fazendo nada de errado.

Procurado para falar sobre o assunto, o novo subcomandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, major Saraiva, confirmou o confronto entre a vítima e a PM, com a morte do civil, e prometeu apurar a denúncia feita pela mulher da vítima, de que a guarnição teria executado Everson Carvalho. Jornal Tablóide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 18 de março de 2014

Marido chega embriagado em casa e é assassinado pela esposa

Ao retornar para casa com sintomas de embriaguez, Marcos Antonio de Oliveira discutiu com a companheira dele, Auricélia Medeiros Barbosa, conhecida por “Áurea”, foi atingido com golpes de faca e morreu no local. O homicídio ocorreu no início da madrugada do último domingo (16), no quarto de uma vila onde o casal morava, localizado na Rua Gibraltar, Bairro Vila Rica, em Parauapebas.

De acordo com depoimento de Luiz Silva Oliveira, 41 anos, proprietário do imóvel onde o casal morava, ele percebeu quando Marcos Antonio chegou ao quarto onde morava por volta de 1 hora da madrugada pilotando uma motocicleta. Mostrando-se embriagado, o homem chegou a cair da moto, ao tentar colocá-la dentro de casa.

Segundo ainda Luiz Oliveira, tão logo o inquilino entrou na casa, ele começou a discutir com a mulher, e esta gritando por socorro, dizendo que o marido dela a estava sufocando. “Seu Luiz, o Marcos quer me matar. Vem logo! Vem logo, pelo amor de Deus”, apelava desesperada a mulher.

Em seguida, o depoente disse ter ouvido a vítima gritar: “Por que tu foi pra rua, sua vagabunda? Não falei para tu não sair de casa?”.

Minutos depois, após ouvir todo esse barulho, Luiz Oliveira informou que abriu a porta e saiu para ver o que estava acontecendo no quarto do casal, quando se deparou com a mulher com as mãos na cabeça e afirmando que acabara de matar o companheiro dela.

Ao presenciar a cena, o dono do imóvel comunicou o fato à polícia, enquanto Auricélia Barbosa tratou de fugir de casa para local até então ignorado. Jornal Tablóide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 17 de março de 2014

Família acusa hospital de negligência

A família da jovem Iracilene Chaves Silva, 19 anos de idade, que faleceu na última sexta-feira (14) num hospital particular de Parauapebas, após dois dias de ter sido submetida a parto cesariano, acusa a casa de saúde de ter cometido negligência médica.

Segundo João Batista Gama Matos, 42 anos, residente na vila Palmares Sul, tio da moça que faleceu no hospital, a gestante deu à luz, teve alta às 9 horas da manhã do dia seguinte, voltou para casa e por volta das 2 horas da manhã ela começou a tossir, cansada e escarrando sangue.

“Levamos ela de volta ao hospital e ela faleceu às 6 horas da manhã. Os médicos disseram que ela foi vítima de insuficiência respiratória, mas nós da família não estamos aceitando este laudo. Precisamos de um resultado mais detalhado, por isso fizemos ocorrência na delegacia, pois acreditamos que houve erro médico, mas vamos aguardar os resultados”, relatou João Batista.

Procurado pela reportagem, o médico José Roberto explicou que a paciente Iracilene Silva procurou o hospital no final do oitavo mês de gravidez, com trabalho de parto prematuro, apresentando infecção urinária, e foi internada para receber tratamento clínico. No decorrer dos exames, continua o profissional de saúde, foi detectado que a paciente poderia sofrer algumas complicações no parto, por causa de amadurecimento precoce da placenta e crise asmática.

De acordo ainda com o médico, a moça passou quatro dias internada, em observação, quando foi feito o parto cesariano, que, segundo ele, ocorreu normalmente, fora a situação de ela ser asmática. Teve alta no dia seguinte e retornou para casa dela, sem nenhuma reclamação.

José Roberto avalia que a parturiente possa ter sido agravada por uma crise de insuficiência aguda respiratória em decorrência da asma e evoluída a óbito. Ele conta que, de volta ao hospital, Iracilene Silva ainda foi levada ao centro cirúrgico para encubação, mas a crise de asma foi fulminante, pois não permitia a entrada de ar nos pulmões da paciente.

“Portanto, asseguro que a causa da morte da paciente não teve nada a ver com o parto. É tanto que sugeri, inclusive, que a família encaminhasse o corpo da vítima ao IML de Marabá para investigar a causa da insuficiência respiratória”, esclareceu o médico. Jornal Tablóide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 16 de março de 2014

Usuário de drogas é assassinado a tiros no Bairro Guanabara

A polícia ainda não tem pistas seguras para chegar até o matador ou matadores do dependente químico João Evangelista Gomes da Silva Júnior, 19 anos, natural de Itupiranga (PA), que na noite da última quinta-feira (13) foi executado com quatro disparos de arma de fogo no Bairro Guanabara, em Parauapebas.

De acordo com depoimento da dona de casa Maria Ferreira de Souza, 47 anos, mãe de João Evangelista, a vítima se encontrava trabalhando há dois dias como ajudante de pedreiro numa obra localizada no Bairro Cidade Jardim.

Ela conta que na quinta-feira o filho chegou do serviço poucos minutos depois das 18 horas, tomou banho, trocou de roupa e por volta das 19 horas saiu de casa para passear em companhia da esposa de prenome Deisiane.

Segundo ainda a depoente, pouco tempo depois a nora volta para casa sozinha e João Evangelista ficou se divertindo na Praça Faruk Salmen, no Bairro Guanabara.

Por volta das 20h30, populares passaram em frente à residência de Maria Ferreira e gritaram que João Evangelista acabara de ser assassinado a tiros na praça, para onde a mulher se dirigiu e se deparou com o filho já sem vida, e começou a passar mal.

No depoimento, Maria Ferreira confirmou à polícia que o filho dela era dependente químico e chegou a ser preso duas vezes por suspeita de envolvimento em tráfico de droga. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 15 de março de 2014

Ten-cel. Sandro Queiroz é o novo comandante do 23º BPM

Oriundo de Belém, o ten-cel. Sandro Augusto de Sales Queiroz é o novo comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas. Ele assume o lugar deixado pelo também ten-cel. Mauro Sérgio Marques Silva, que foi transferido para Marabá, onde vai dirigir o Subcomando Regional.

A solenidade de troca de comando aconteceu na manhã da última quinta-feira (13) em frente às instalações do quartel do 23º BPM, com as presenças do coronel Evandro Cunha dos Santos, comandante do Estado Maior Estratégico da Polícia Militar no Pará, representando o coronel Daniel Borges Mendes, comandante geral da PM no Estado; prefeitos de Parauapebas e Canaã dos Carajás, respectivamente Valmir Mariano e Jeová Andrade; juiz de Direito Líbio Araujo Moura; secretários municipais, vereadores, empresários, imprensa e populares.

Em seu discurso de despedida, Mauro Sérgio informou que estava deixando para seu sucessor um quartel bem estruturado, com um quadro de policiais satisfeitos e motivados em desenvolver suas funções no combate à violência.

Por sua vez, o novo comandante da corporação, que, além de Parauapebas, atende também os municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, disse que em primeiro lugar ia se ambientar ao lugar, verificando quais as possibilidades para desenvolver seu trabalho à frente do 23º BPM, com planejamento estratégico.

Em entrevista concedida à imprensa local, o prefeito Valmir Mariano sustentou que sua gestão tem grande preocupação com a segurança da população. Ele citou que o governo municipal instalou o sistema de videomonitoramento, com dezenas de câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade; criou a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão e atualmente elabora processo para publicar edital visando concurso público para seleção de candidatos para formação da Guarda Municipal. Jornal Tablóide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 10 de março de 2014

Engenheiro da Vale é encontrado morto em hotel de Parauapebas

O engenheiro civil Teodoro Teixeira Costa, 55 anos, que trabalhava na mineradora Vale, foi encontrado morto na manhã do último sábado (8) no quarto de um hotel localizado na Avenida Liberdade, Bairro da Paz, em Parauapebas.

Por apresentar ferimento na cabeça e sangue no chão, a morte do engenheiro civil foi comunicada à Seccional Urbana de Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros da cidade, que estiveram no local e fizeram os primeiros levantamentos do ocorrido.

Após examinar superficialmente o cadáver, uma equipe do delegado de plantão Nelson Alves Júnior encaminhou o corpo do engenheiro Teodoro Costa para ser examinado pelo Instituto de Medicina Legal em Marabá.

Segundo o delegado Nelson Júnior, a Polícia Civil só vai poder afirmar se o funcionário da mineradora foi vítima de enfarto ou não após receber o resultado da necropsia. Jornal Tablóide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 9 de março de 2014

Polícia prende motorista que atropelou e matou servidor público municipal

Jonas Quirino

Já se encontra preso na carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, desde o final da manhã deste domingo (9), à disposição da Justiça, o indivíduo Gilberto Correa da Silva, acusado de perder o controle do automóvel Corsa Classic, atropelar e matar o servidor público municipal Jonas Quirino.

O trágico acidente aconteceu por volta das 2 horas da madrugada do último sábado (8), na Rua F, próximo do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), Parauapebas. A revelação é do delegado de Polícia Civil Nelson Alves Júnior.

No momento em que foi atropelado, Jonas Quirino passeava na calçada da rua com a companheira dele, Leidiany Shawandeggeher Oliveira, que foi atingida também pelo veículo, mas sem muita gravidade. Segundos depois da batida, ela se levantou e presenciou de perto a tragédia.

De acordo com as imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais das proximidades, Gilberto Silva conduzia o automóvel em alta velocidade, perdeu o controle e de forma brusca saiu da pista, chocou-se com outros dois veículos e atingiu Jonas Quirino, que teve morte instantânea devido à força brusca do baque. Os três carros ficaram totalmente danificados com a batida.

Depois de assistir na internet dois vídeos (em ângulos diferentes) do trágico acidente, milhares de internautas vêm comentando o lamentável desastre e se mostrando revoltados com o motorista causador do fatídico acidente que tirou a vida de uma pessoa inocente. (Waldyr Silva, com informações de Pebinha de Açúcar)