quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Liminar obriga Governo do Estado a aparelhar polícia em Parauapebas

A juíza Adelina Luiza Moreira Silva e Silva, titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Parauapebas, em atendimento a uma ação civil representada pela Defensoria Pública do Estado do Pará (Processo nº 0012595-90.2013.814.0040), concedeu liminar determinando que o Governo do Estado do Pará disponibilize um número mínimo de 100 policiais militares para o 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Parauapebas, e um número de oito agentes de Polícia Civil (sendo dois delegados, dois escrivães e quatro investigadores), duas novas viaturas para a Polícia Civil e a instalação do Disque 190 no município.

Na decisão da magistrada, assinada em 19 de dezembro último, o Governo do Estado tem prazo de 45 dias, a contar do recebimento da intimação, para atender à liminar, sob pena de ser penalizado com multa diária de R$ 20 mil, em caso de descumprimento.

Segundo o despacho da juíza Adelina Moreira Silva, ao analisar o “farto material” encaminhado pela Defensoria Pública do Estado, de fato subsistem fundadas razões para a concessão da liminar.

“O farto material documental denota, a princípio, que os policiais e as viaturas disponibilizados para a Comarca de Parauapebas e municípios vizinhos não se mostram suficientes para acompanhar a demanda populacional e, muito menos, para garantir a segurança pública”, diz trecho da liminar.

Há nos autos o relato alarmante de que, em uma cidade com aproximadamente 250 mil habitantes, permaneça uma quantidade ínfima de três policiais por turno o que, sem precisar de qualquer análise técnica, evidencia total insuficiência e desproporcionalidade.

Ante a esse quadro, a juíza entende que a situação atual demonstra que a insegurança social só tende a aumentar em Parauapebas e municípios vizinhos.

“Determino que o réu Estado do Pará apresente, no mesmo prazo da contestação, os dados oficiais da quantidade de policiais militares e civis no Estado do Pará, a lotação por município e os critérios adotados para a sua distribuição, a quantidade de policiais militares a serem formados no concurso em andamento e a lotação desses policiais após a formação”, finaliza a liminar.

Defensoria
Procurada na tarde desta quarta-feira (29) pela reportagem, a titular da Defensoria Pública do Estado do Pará em Parauapebas, Kelly Aparecida Soares, explicou que o órgão tomou a decisão de entrar com a ação contra o Governo do Estado depois de perceber, por meio de levantamento, o alto índice de criminalidade em Parauapebas e a deficiência no número de agentes de segurança pública.

Segundo a defensora pública, ela foi oficialmente informada pelo comando da Polícia Militar que o quartel do 23º BPM possui um quadro de 168 policiais para atender, além desta cidade, os municípios vizinhos de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

Desse total, em virtude de férias e licenças, cada turno de trabalho constitui em apenas 44 PMs executando policiamento ostensivo nos 55 bairros de Parauapebas e nos demais municípios de abrangência do 23º BPM, além da zona rural.

“Com esse contingente, é humanamente impossível que a Polícia Militar consiga estar presente para atender a toda população desses quatro municípios”, reconhece a defensora pública, admitindo que a falta da presença da polícia nas ruas facilita o recrudescimento da violência na região.

Kelly Soares revela que, do recente concurso público realizado no estado, 40 dos cerca de 2 mil candidatos aprovados foram selecionados para o quartel da PM em Parauapebas, onde estão recebendo treinamento tático e físico para começar a fazer o policiamento ostensivo nas ruas.

A defensora pública lamenta também que Parauapebas, com uma população de aproximadamente 250 mil habitantes e 124 mil eleitores, disponibilize apenas quatro delegados de polícia e oito investigadores e escrivães para atender à cidade.

Na reunião do Grupo de Formadores de Opinião, formado por membros da imprensa e outros segmentos, no quartel da PM no último sábado (25), com representantes de órgãos de segurança pública, o subcomandante local da Polícia Militar, major Modesto, afirmou que os 40 novos soldados vão começar a operar na rua no período do carnaval, mas acompanhados por policiais experientes. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide.  (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Três homens mortos no final de semana


Ao reagir a um assalto, o empresário Francisco de Assis Avelino Lopes, 58 anos, foi executado com dois disparos de arma de fogo, um nas costas e outro no tórax. O latrocínio ocorreu no início da madrugada do último domingo (26), na residência da vítima, localizada no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas.

Segundo informou a polícia à reportagem, Francisco de Assis trabalhava como garimpeiro em Guiana Inglesa e era proprietário de uma churrascaria em Parauapebas.

O delegado Nelson Alves Júnior acrescenta que a vítima havia chegado de viagem na última sexta-feira (24) e na virada de sábado para domingo deixou a churrascaria e seguiu para a casa dele sozinho. Ao chegar à residência, Francisco de Assis foi surpreendido com o assaltante, que havia pulado o muro da frente, após cortar o fio da cerca elétrica, e se encontrava no interior da casa.

De acordo ainda com Nelson Júnior, a vítima travou luta com o criminoso e foi atingida pelos dois disparos mortais. ‘‘A família chegou a cogitar a possibilidade de Francisco ter sido executado, mas tudo indica que a intenção do assassino era roubar a residência’’, avalia a autoridade policial.

SEGUNDO HOMICÍDIO
Já na madrugada de sábado (25), no Bairro Palmares Sul, a 10 quilômetros do centro de Parauapebas, um homem identificado por José Ribeiro foi executado com um tiro na cabeça. A vítima foi encontrada morta dentro de uma vala, perto de uma residência.

O dono da casa esteve na Delegacia de Polícia e, em depoimento, informou ao escrivão que chegou a ouvir gritos e o disparo, mas não teve coragem de sair para ver o que estava acontecendo.

No início da manhã do dia seguinte, o proprietário do imóvel e alguns vizinhos foram ao local, onde se depararam com o homem morto e ligaram para a Polícia Civil, que até o fechamento desta matéria ainda não tinha pistas suficientes para chegar aos matadores.

TERCEIRO HOMICÍDIO
O terceiro homicídio registrado no final de semana ocorreu na noite do último domingo (25), na invasão do Loteamento Tropical II, em Parauapebas, tendo como vítima 

Raimundo Bezerra da Silva, conhecido por “Mundico”, 47 anos.
Populares ficaram chocados ao observar o corpo da vítima estendido ao chão com vários golpes de faca e hematomas causados, aparentemente, por pedaço de madeira.

Segundo testemunhas, até as 18 horas Mundico foi visto ingerindo bebida alcoólica com algumas pessoas até então não identificas no barraco que ele mesmo construíra na invasão para morar.

De acordo com o que apurou a polícia, a vítima foi executada a pauladas, após participar de uma briga e desafiar algumas pessoas na frente do barraco. Em declarações à reportagem, delegado Nelson Júnior informou que Mundico era de Curionópolis, de onde teria saído recentemente para trabalhar e morar em Parauapebas. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 26 de janeiro de 2014

Patrulhão de órgãos de segurança pública tenta botar ordem em Parauapebas

Atendendo pedido da diretoria e de demais membros da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) e do Grupo Formadores de Opiniões, guarnições das polícias Civil e Militar deslancharam na noite de sábado para este domingo (26) uma operação denominada “patrulhão” em vários bairros da cidade.

Coordenada pelo diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, delegado Rodrigo Paggy; e pelo subcomandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, major Modesto, a operação contou com apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, entre outros órgãos.

O “patrulhão” foi acompanhado por membros da imprensa ligados aos veículos de comunicação RBATV, Portal Pebinha de Açúcar, Jornal Hoje, Jornal Tablóide e outros.

Durante a operação, que teve início no Bairro Cidade Jardim por volta das 21 horas de sábado e encerrou a 1 hora da madrugada de domingo, percorrendo vários bairros da cidade, os policiais presenciaram várias irregularidades no trânsito, sossego público, entre outros.

Na Praça Mahatma Gandhi, Bairro Cidade Nova, a polícia flagrou adolescentes ingerindo bebida alcoólica e deteve motocicletas e automóveis com documentação irregular. Foram apreendidos veículos em outros bairros. O piloto de uma moto foi detido e encaminhado à delegacia por conduzir o veículo com sintomas de embriaguez.

Já na Rua 14, um bar/lanchonete de grande movimentação foi fechado, por estar funcionando com som acima da altura permitida pela lei.

Na avaliação da coordenação do “patrulhão”, a operação foi considerada positiva, pois passou mais tranquilidade à população da cidade. Os comandantes das polícias Civil e Militar garantem que outras operações vão ser realizadas esporadicamente em Parauapebas, com o objetivo de baixar o índice de criminalidade no município. (Bariloche Silva e Waldyr Silva)

sábado, 25 de janeiro de 2014

Imprensa senta com autoridades para ajudar no combate à violência

Mobilizados inicialmente por meio da ferramenta WhatsApp (no celular), um grupo de profissionais da imprensa e empresários de Parauapebas há dias vem debatendo a situação da violência que atualmente atinge o município, no intuito de buscar soluções que possam ajudar os órgãos de segurança pública a baixar o nível de criminalidade na cidade.

O movimento pró-paz recrudesceu após o atentado à bala sofrido pelo militante petista e membro da imprensa Vandernilson Santos da Costa, o “Popó”, quando ele saía da residência no Bairro Rio Verde, dia 13 do corrente, e foi atingido por três tiros à queima roupa.

Simultaneamente ao atentado sofrido por “Popó”, que se encontra recuperando dos ferimentos no braço, ombro e nuca, surgiu uma carta anônima na cidade, dando conta que outras pessoas ligadas à imprensa, sindicatos, OAB e associações estariam marcadas para morrer.

Para surpresa do grupo, que, entre outros, é integrado por Frank James (criador do grupo e recém-empossado presidente da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas-Aicop), Laércio de Castro e Waldyr Silva (ex-presidentes da Aicop); Genésio Filho (TV Amazônia), Rodolfo Ramos (Agência Ramos), Robervaldo Vieira (assessor do deputado estadual Milton Zimmer), Bariloche Silva (portal Pebinha de Açúcar), Marcelo Catalão (presidente do Siproduz), Raimundo Santos (diretor da RBATV), Amparo Borges (Revista Olhares) e Carlos Campos (portal Show de Bola), na noite da última quinta-feira (23) o apresentador Kelves Raniery do programa Barra Pesada e o cinegrafista Chico Souza, ambos da RBATV, foram vítimas de atentado numa pizzaria localizada no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas.

Conforme apurou a reportagem junto às vítimas, um bandido chegou de arma em punho na pizzaria e anunciou o assalto, assaltando clientes e depois disparando contra os dois profissionais de imprensa. Do lado de fora, uma mulher fazia cobertura ao comparsa numa motocicleta.

O grupo quer saber se o assaltante, que conseguiu fugir do local, disparou por que reconheceu Chico Souza e Kelves Raniery como profissionais de imprensa que atuam no jornalismo policial ou se foi um crime premeditado.

Reuniões
Nesta sexta-feira (24), liderado pelo presidente da Aicop, Frank James, o grupo se reuniu na sede do Jornal Tabloide para definir estratégias que possam colaborar com a redução do índice de violência. Da redação do jornal, a comitiva saiu em direção ao quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar, onde foi recebido pelo subcomandante da corporação, major Modesto, com quem discutiu o assunto. Em seguida, os integrantes da imprensa estiveram no Corpo de Bombeiros e depois na Delegacia de Polícia Civil.

Na manhã de hoje (sábado), o grupo, representado por Frank James, Waldyr Silva, Rodolfo Ramos, Genésio Filho, Amparo Borges, Ronaldo Modesto e Cleo Lopes, reuniu-se no quartel da Polícia Militar com representantes da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, DMTT, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Institucional, Defesa do Cidadão, e Ascom PMP, no intuito de colaborar nas ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública.

Durante o encontro, os representantes da imprensa ratificaram que estão sempre à disposição para veicular as ações que venham inibir a criminalidade e solicitaram dos representantes dos órgãos públicos enumerar as dificuldades enfrentadas com relação à deficiência na quantidade do contingente, viaturas e demais equipamentos para combater o crime.

Por sua vez, os representantes dos órgãos de segurança informaram que estão elaborando estratégias de inteligência, que não podiam ainda ser reveladas, para atuar no combate à criminalidade em Parauapebas e região. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Waldyr Silva)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ladrões furtam 250 quilos de dinamite no Cedere I

Seis bandidos fortemente armados renderam os três vigilantes da empresa Geoterra, na estrada de acesso à vila Cedere I, a cerca de 20 quilômetros do centro de Parauapebas, e furtaram cinco caixas de dinamite, num total de 250 quilos. O furto do explosivo ocorreu na madrugada desta terça-feira (21).

Segundo a fonte, além da dinamite os ladrões levaram também um notebook pertencente a um engenheiro de mina contendo importantes informações sobre detonação de explosivos e ainda a quantia de R$ 4 mil em espécie.

Procurado pela reportagem na tarde desta terça-feira para falar sobre o assunto, o delegado Thiago Carneiro confirmou o furto dos explosivos, mas não quis tecer comentários sobre o assunto, afirmando que o caso está sendo apurado sob sigilo, para não atrapalhar as investigações. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Reunião de moradores do Bairro Nova Vitória

Sandoval Pacheco Martins, representante dos moradores do Bairro Nova Vitória, em Parauapebas, convida a comunidade do referido bairro e demais possuidores de lotes residenciais para uma importante reunião a ser realizada às 16 horas do próximo dia 28 na escola municipal do Nova Vitória para tratar de interesse da comunidade.

Confirmaram presença para participar da referida assembleia a deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) e os vereadores José Arenes e Major da Mactra, ambos de Parauapebas.

Participe. Sua presença é muito importante.

Homem assassinado com facada no peito

Até o fechamento desta matéria, a polícia ainda não tinha pistas seguras que levassem ao criminoso que na madrugada de segunda-feira (20) assassinou com um certeiro golpe de faca no peito um homem desconhecido.

O homicídio ocorreu por volta das 3 horas da madrugada no Bairro Palmares Sul, a 10 quilômetros do centro de Parauapebas.

Segundo apurou a reportagem junto à polícia, cerca de uma hora antes de ser assassinada a vítima fora vista, aparentemente sozinha, se divertindo numa casa noturna localizada no Palmares Sul.

O desconhecido, cujo corpo se encontra na geladeira do Instituto de Medicina Legal (IML), em Marabá, à espera de ser reconhecido por amigos ou membros da família, foi encontrado sem vida com a nuca apoiada sobre o meio-fio, uma perfuração de arma branca à altura do peito esquerdo e um molho de chaves ao lado do corpo. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Valentão bate companheira e é preso

Encontra-se preso desde as 22 horas do último sábado (16), à disposição da Justiça, o goiano Cleusimar Lourenço, 44 anos, natural de Rubiataba (GO), residente na Avenida Havana, Bairro Vila Rica, Parauapebas, acusado de violentar fisicamente a companheira dele, Priscilia de Sousa Hashigute, 34 anos de idade.

Em depoimento, Priscilia Hashigute contou à polícia que foi vítima de bofetadas, golpes de faca na mão esquerda e ameaça de morte pelo companheiro dela.

Segundo ainda a vítima, por ela considerar o marido bastante violento, há dois meses ela se separou de Cleusimar Lourenço e começou a trabalhar num carro de lanche no Bairro Vila Rica, mas nas últimas semanas o acusado passou a frequentar a casa da ex-mulher com desculpa de ver a filha do casal, acabando por reatar o relacionamento com Prescilia, após prometer ser um bom marido.

No último sábado, segundo ainda a depoente, Cleusimar chegou ao local de trabalho, com sinais de embriaguez, e começou a violentar fisicamente a companheira, acabando por ser preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde negou as acusações.

Alarme falso

No domingo (19), Cleusimar Lourenço alegou que tinha sido vítima de violência física praticada por outros presos da cela e, em prantos, pediu que a polícia o conduzisse ao hospital municipal para receber medicação. Ao ser examinado, o médico atendente descobriu que o paciente não apresentava nenhuma lesão pelo corpo e por isso foi algemado e levado de volta para a cela, onde os detentos informaram que não praticaram nenhuma violência física contra o valentão. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vítima de atentado com três tiros, ‘Popó’ do PT não corre risco de morte

Depois de ter sido atingido com três disparos de arma de fogo e submetido a cirurgia no hospital público de Parauapebas, o militante do Partido dos Trabalhadores (PT) Vandernilson Santos da Costa, conhecido popularmente por “Popó”, embora ainda esteja em observação médica, não corre risco de morte.

O atentado contra a vida de “Popó” aconteceu por volta das 9 horas da manhã da última segunda-feira (13) quando o militante petista saía de sua residência no Bairro Rio Verde, em Parauapebas, e foi surpreendido por dois pistoleiros que lhe deram três tiros à queima roupa. Um dos tiros pegou no braço, um no ombro e outro na nuca.

Conforme apurou a reportagem, Vandernilson “Popó” deu entrada no hospital com lesões no tórax direito, que lesionou pulmão, diafragma e levemente o fígado; outra no braço e antebraço com fratura exposta; e a última na região próxima à orelha direita.

“Popó” recebeu intervenção cirúrgica no membro superior esquerdo; drenagem de tórax direito, tendo sido realizada também laparotomia exploradora na qual se verificou lesão do diafragma (já reparado), bem como pequena lesão no fígado, sem maiores danos.

Membro da Tendência Articulação de Esquerda, “Popó” esteve à frente da campanha do ex-prefeito Darci José Lermen (PT) em 2004, é um dos mais influentes militantes do PT em Parauapebas e foi membro da diretoria da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) na gestão 2007/2009, como suplente de conselho fiscal.

Crime político
Procurado pela reportagem para falar sobre os rumos da investigação para apurar a tentativa de homicídio, o delegado Nelson Alves Júnior informou que a Polícia Civil ouviu Vandernilson “Popó” na manhã desta quarta-feira (15) no leito do hospital e este teria atribuído o atentado como crime político, por ele vir ultimamente colaborando com informações para um blog da cidade, denunciando políticos do município.

Após as informações preliminares recebidas de “Popó”, Nelson Júnior diz que a polícia vai ouvir eventuais testemunhas que presenciaram dois homens desconhecido nas imediações da residência da vítima horas antes do atentado. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 12 de janeiro de 2014

Após briga, homem mata um e fere outro

Um homicídio ocorreu por volta das 2 horas da madrugada deste domingo (12) após desentendimento iniciado num local onde são realizadas festas noturnas, na Rua Brasil, esquina com a Avenida Francisco Caldeiras Castelo Branco, no centro de Xinguara.

A vítima, Hadenon Rodrigues, 41 anos, teria recebido um tiro fatal no peito, vindo a óbito ainda no local, conforme registro dos policiais que atenderam à ocorrência. Hailon Rodrigues, irmão da vítima, foi baleado em um dos braços com um dos tiros disparados pelo acusado Vandevando Silva Portugal, de 27 anos de idade.

Hailon foi atendido na unidade de pronto atendimento de Xinguara e em seguida encaminhado para o hospital municipal, onde ficou de ser submetido a uma cirurgia.

Segundo informações não oficiais, o acusado teria sido agredido numa briga que teve com as vítimas momentos antes, o que teria levado a revidar as agressões sofridas.

Ainda de acordo com informações da Polícia Militar, um policial que se encontrava de folga estava no local e por pouco não foi atingido pelos tiros.

A arma usada pelo acusado foi um revólver da marca Taurus calibre 38. No momento em que os policiais efetuaram a prisão de Vandevando a arma se encontrava com quatro munições deflagradas.

O local onde ocorreu o início da briga, um espaço aberto, encontra-se numa área que foi expandida além do projeto inicial, onde antes funcionava um restaurante.

O proprietário do estabelecimento, Evandro Rodrigues de Moraes, compareceu na delegacia na condição de testemunha para prestar esclarecimentos.

Os reais motivos da briga ainda estão sendo investigados pelo delegado Luiz Antonio, que pretende ouvir testemunhas para esclarecer o ocorrido, enquanto que Vandevando encontra-se preso à disposição da Justiça. (Jadson Silva)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Usuário de droga é assassinado a tiros

Dois homens desconhecidos estão sendo procurados pela polícia, acusados de executar com disparos de arma de fogo o usuário de droga Itamar Lima da Silva, 35 anos. O homicídio ocorreu por volta das 22 horas da última terça-feira (7) às margens do Rio Parauapebas, área urbana de Parauapebas.

Em depoimento à polícia, Eliene Lima da Silva Sousa, irmã da vítima, contou que por volta das 22h45 ela recebeu uma ligação telefônica dando conta que Itamar Lima havia sido executado a bala.

No local do crime, Eliene Lima disse ter sido informada que minutos antes de ser assassinado o irmão dela fora visto ingerindo bebida alcoólica em um bar localizado às margens do igarapé.

Ainda no local do homicídio, a irmã da vítima tomou conhecimento que os dois homens chegaram numa motocicleta modelo Bros e convidaram Itamar para acompanhá-los até a beira do rio, onde cerca de 20 minutos depois populares ouviram três disparos de arma de fogo e os dois homens saírem rapidamente na motocicleta.

Eliene Lima confirmou à polícia que o irmão dela era usuário de drogas há cerca de 10 anos, mas ela não soube informar se ele tinha alguma dívida com o tráfico. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Técnico de enfermagem acusado de estuprar paciente já se encontra preso

Já se encontra recolhido ao xadrez de Parauapebas, desde a manhã desta quinta-feira (9), o técnico de enfermagem Jefferson Abreu Soares, 36 anos, acusado de dopar e abusar sexualmente de uma paciente de 25 anos de idade numa ala de internação do Hospital Municipal de Parauapebas, onde o técnico de enfermagem é servidor público concursado.

De acordo com o delegado Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, o crime foi cometido na noite de Natal, mas a vítima só comunicou o caso à polícia na última sexta-feira (3).

Segundo ainda o delegado, a vítima não mora em Parauapebas, é casada e seu nome não pode ser fornecido em virtude da tipificação do caso, que corre em segredo de justiça.

De posse do depoimento da vítima, que contou detalhes sobre a violência sofrida, a polícia a encaminhou ao IML para submeter-se a exame sexológico forense e, de posse do resultado positivo, solicitou a prisão preventiva do suspeito, mas quando os policiais chegaram ao hospital para efetuar a prisão o acusado já havia fugido para Belém, onde foi preso na manhã desta quarta-feira (8) e encaminhado para Parauapebas.

Currículo do acusado
O acusado, que é concursado da Prefeitura de Parauapebas, tendo sido nomeado em 26 de maio de 2010, exerce a profissão naquela instituição de saúde desde 2009.

Em 2011, o então secretário municipal de Saúde, Alex Pamplona, abriu procedimento administrativo contra o acusado, após receber reclamações sobre os procedimentos do mesmo em não cumprir os horários previstos nas escalas de trabalho, e o transferiu do HM para a Atenção Básica. Mas houve interferência política do então vereador Antonio Massud, que apresentou requerimento aprovado pela Câmara Municipal em 31 de agosto de 2011, pedindo informações e revogação da transferência do servidor público.

O acusado também deu entrada em mandado de segurança pleiteando seu retorno ao Hospital Municipal e este lhe foi negado pelo juiz Alexandre Arakaki em 2011 e posteriormente concedido pela juíza Adelina Luiza Moreira Silva e Silva, então titular da 4ª Vara Cível de Parauapebas em outubro de 2012, tendo o acusado voltado a exercer seu trabalho no hospital. Por mera coincidência, era a juíza Adelina Silva quem estava de plantão no Fórum de Parauapebas e atendeu pedido de prisão do acusado feito pela Polícia Civil.

Este é o segundo caso de estupro registrado dentro do Hospital Municipal de Parauapebas. Em março de 2013, o também técnico de enfermagem Adams Almeida Gomes foi preso acusado de ter abusado sexualmente de uma paciente dentro do hospital público.

Ao ser procurado pela imprensa na manhã desta quinta-feira (9), na delegacia de polícia, Jefferson Soares negou as acusações, afirmando que está sendo vítima de armação.

Nota da PMP
Em nota oficial, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura informou à imprensa que o governo municipal não compactua com desvios de conduta de qualquer servidor.

Segundo a nota, a Secretaria Municipal de Saúde está contribuindo com a polícia e oferecendo todas as informações necessárias para que o caso seja resolvido o mais breve possível.

“Toda assistência necessária está sendo oferecida à vítima pelo Hospital Municipal de Parauapebas. O acusado já foi preso e o caso segue em segredo de justiça. Por esse motivo, a prefeitura não pode se manifestar sobre o andamento das investigações”, conclui o documento. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadecucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Presos irmãos acusados de espancar e matar padrasto

Encontram-se presos desde o último domingo (5), à disposição da Justiça, os irmãos Antonio Batista Ferreira e Francisco Batista Ferreira, acusados de espancar até a morte o padrasto deles, Raimundo Moreira de Aquino, 31 anos, conhecido por “Júnior”, natural de Penalva (MA). O crime aconteceu no Bairro Ipiranga, em Parauapebas.

Ao chegar ao local do homicídio, a polícia ainda encontrou dois pedaços de madeira com os quais os acusados teriam trucidado a vítima, que morreu com uma lata de cerveja em uma das mãos e uma tesoura no bolso, segundo informou a polícia à imprensa.

Procurado para falar sobre o assunto, o delegado Rodrigo Paggi informou que Raimundo “Júnior” foi assassinado pelos dois enteados por conta de desavenças destes com a companheira do padrasto, Maria do Amparo Batista. “Nestas circunstâncias, foi lavrado flagrante em desfavor dos dois acusados”, confirma a autoridade policial.

À reportagem, Francisco Ferreira confessou o crime, justificando que o fato ocorreu porque o padrasto vinha constantemente ameaçando a mãe dele de morte. “Ele ameaçava também colocar droga lá em casa e chamar a polícia para me prender, e ainda foi lá em casa e ameaçou me matar”, explica Francisco Ferreira, acrescentando que minutos antes do desfecho Raimundo “Júnior” estava perseguindo a companheira dele com uma tesoura. “Mas estou arrependido de ter praticado o homicídio”. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Homicídio no Betânia envolto em mistério

Até esta terça-feira (7), a polícia ainda não tinha pistas suficientes para esclarecer à sociedade o homicídio contra a vida de Ezequiel Lima de Souza ocorrido por volta das 13 horas de segunda-feira (6) no Bairro Betânia, em Parauapebas.

Segundo apurou a reportagem junto a populares, Ezequiel Souza seguia em uma rua do bairro dirigindo um veículo, quando de repente parou o carro e saiu correndo, entrou numa churrascaria e depois em um condomínio, onde dentro do quarto de uma residência do conjunto foi alvejado mortalmente por um desconhecido com quatro disparos de arma de fogo.

À imprensa, o delegado Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, garantiu que o caso continua sendo investigado, porém não quis adiantar se já tinha alguma pista dos suspeitos. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta-Waldyr Silva)

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Polícia recaptura três fujões da cadeia

Amaury Lima e Edmilson Veloso
Depois de abordar dois indivíduos na via pública por atitudes suspeitas, uma guarnição da Polícia Militar reconheceu e devolveu no último sábado (4) para a carceragem municipal do Rio Verde, em Parauapebas, os foragidos de Justiça Amaury dos Santos Lima e Edmilson Souza Veloso, ambos de 21 anos de idade. Os dois haviam fugido no dia anterior (sexta-feira) da cadeia do Rio Verde. Poucas horas depois, foi recapturado também Francisco das Chagas dos Santos, este foragido de Ulianópolis (PA).

De acordo com o que explicou o soldado Feitosa, Amaury Lima e Edmilson Veloso estavam circulando em uma motocicleta na Estrada Faruk Salmen em atitudes suspeitas, quando foram vistos pelos policiais e empreenderam fuga.

“No momento em que tentamos fazer a abordagem, eles tentaram fugir, mas fomos mais rápidos e os detivemos e apresentamos na Delegacia de Polícia Civil”, explica o soldado Feitosa.

Segundo ainda o PM Feitosa, no dia em que Amaury e Edmilson fugiram da carceragem eles arrombaram uma casa na Rua 15 de Novembro e furtaram a moto na qual foram flagrados circulando na cidade.

Procurado pela reportagem, Amaury Lima informou que cumpre pena por assalto à mão armada e fugiu porque estava cansado de cadeia. Por sua vez, Edmilson Veloso confirmou que os dois furtaram a motocicleta para fugir de Parauapebas para outra cidade. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)