sábado, 28 de setembro de 2013

Agente de trânsito do Detran é agredido e ameaçado de morte

Depois de abordarem um piloto de moto que transitava no Bairro da Paz sem capacete, descarga tipo cadron (escapamento barulhento), sem habilitação e documento da moto atrasado há quatro anos, os agentes de trânsito Tarcisio e Samaritano, do Detran, foram agredidos e ameaçados de morte pelo motoqueiro, identificado por Eduardo da Silva, 19 anos de idade.

O incidente ocorreu por volta das 10 horas da manhã desta sexta-feira (27) na Rua São Francisco, Bairro da Paz, em Parauapebas.

Em declarações prestadas à reportagem, o agente Samaritano explicou que após apreender a motocicleta, tirar a chave de ignição do contato e aguardar a chegada do carro-guincho para recolher o veículo ao pátio do Detran, Eduardo da Silva aproveitou um descuido dos agentes, apoderou-se de uma chave reserva e se evadiu do local montado na moto, disparando “tiros” pela descarga do veículo pela Rua Marabá.

Minutos depois, Eduardo da Silva retornou ao local, sem a moto, e começou a tirar satisfação com os agentes de trânsito do Detran, exigindo a documentação do veículo e a carteira de identidade e ameaçando que se eles não entregassem os documentos ia acontecer o mesmo que aconteceu recentemente com um agente de trânsito do DMTT (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte), que foi assassinado quando executava tarefa semelhante na Estrada Faruk Salmen. Matéria completa no Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Encontrada ossada de homem desaparecido há mais de um ano

Populares encontraram na manhã de quinta-feira (26) a ossada do corpo de Renato Rocha Quaresma, que tinha 26 anos de idade, residia na Rua Q, Bairro União, em Parauapebas, e estava desaparecido da cidade desde o dia 16 de junho do ano passado.

Os restos mortais foram identificados por familiares da vítima como sendo de Renato por meio de fragmentos de documentos pessoais, calçado e de vestimentas. Mesmo assim, a ossada foi encaminhada para ser periciada pelo Instituto de Medicina Legal (IML), em Marabá, para então ser oficializada a identificação do cadáver.

No local onde se encontrava a ossada, um matagal às margens da estrada VS 10, a polícia encontrou uma cápsula de arma de fogo deflagrada, provavelmente de pistola.

Informação de terceiros dava conta que Renato Quaresma era informante da polícia, mas o delegado Thiago Carneiro não confirmou esta situação, alegando ter chegado à cidade depois do desaparecimento da vítima. Matéria completa no Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Comerciante reage a assalto e é assassinado com tiro no peito

Ao reagir a um assalto, na manhã desta sexta-feira (27), no Bairro da Paz, em Parauapebas, o comerciante Lucas Bezerra Pedrosa, 42 anos, natural de Lago da Pedra (MA), foi executado com um disparo de arma de fogo à altura do coração.

O homicídio ocorreu por volta das 9 horas de hoje (sexta-feira) num estabelecimento comercial localizado na Rua Castro Alves, esquina da Rua São Francisco, Bairro da Paz. O matador continua foragido da polícia.

Horas depois do assassinato, uma guarnição do Grupo Tático de Operações da Polícia Militar deteve e encaminhou à Polícia Civil um indivíduo suspeito de ter emprestado a moto com defeito no guidon para o assaltante.

Delegado e investigadores detectaram uma mensagem no celular do suspeito recebida supostamente da pessoa que cometeu o homicídio, dizendo que a parada tinha sujado, pois ele tinha sido atingido por um tapa da vítima, e por isso decidiu matar o comerciante com um tiro no peito. Veja matéria completa no Jornal Tabloide e no portal www.pebinhadeacucar.com.br(Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Polícia continua investigando latrocínio praticado na Cidade Jardim

Walas Coimbra e Keverson Alves 

Walace Carvalho da Silva
A Polícia Civil continua investigando o latrocínio praticado contra a vida de Airton Soares da Luz, assassinado com dois tiros de revólver calibre 38 por volta das 21h30 da última segunda-feira (23), no Bairro Cidade Jardim, Parauapebas.

Airton Soares foi executado quando saía de um aniversário para levar, de moto, uma amiga na casa dela. No percurso, ambos foram atacados por dois elementos numa moto e anunciaram assalto, ameaçando com uma arma de fogo e exigindo a motocicleta do casal.

No dia seguinte, foram presos os indivíduos Keverson Pontes Alves, conhecido por “Nenê”, e Walas Silva Coimbra, acusados de praticar furtos em estabelecimentos comerciais da cidadeUm terceiro elemento, identificado por Walace Carvalho da Silva e conhecido por “Makiel”, está sendo procurado pela polícia, acusado de integrar uma quadrilha que vem praticando furtos, assaltos e roubo de motos em Parauapebas.

Na delegacia, uma testemunha reconheceu Keverson Pontes como sendo um dos dois sujeitos que assaltaram e mataram o amigo dela. Matéria completa no Jornal Tabloide e no portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Servente de pedreiro tenta estuprar neta da companheira dele

A polícia prendeu em Parauapebas, no início da noite de domingo (22), Ivan Palheta Paes, 21 anos, servente de pedreiro, evangélico, residente no Bairro Casas Populares I, acusado de tentativa de estupro contra uma garota de 7 anos de idade, neta da esposa dele.

“Encontrei a calcinha dela no banheiro suja de esperma. Apertei ele, que negou, mas depois confessou. Quando eu estava ligando pra polícia, ele pulou a janela do quarto e correu, mas foi preso no início da noite. Estamos arrasados com a atitude dele”, relata Gerlane de Almeida, dizendo que não quer mas Ivan como marido.

Ivan Palheta (foto) confessou a tentativa de estupro, mas se diz arrependido e envergonhado pelo ato que praticou. Matéria completa no Jornal Tablóide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Motocicleta e caçamba se chocam e motoqueiro é esmagado

Uma batida entre uma motocicleta (Honda Titan CG placa JUW 0495 Parauapebas-PA) e uma caçamba (Mercedes Benz placa MWE 6152 Xambioá-TO) provocou a morte do motoqueiro, que, além do choque, foi esmagado pelos pneus da caçamba.

O trágico acidente ocorreu por volta das 11h50 desta sexta-feira (20) numa via pública da Vila Palmares II, a 20 quilômetros do centro de Parauapebas, tendo como vítima fatal o jovem Wallas Cruz Rosa, 21 anos, natural de Curionópolis (PA), que residia na Vila Palmares II. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Jovem é encontrado morto a tiros

Populares encontraram na manhã desta quarta-feira (18), na Rua da Mangueira, Bairro Nova Vida, Parauapebas, o corpo de um rapaz sem vida. Comunicada sobre o achado, a polícia descobriu tratar-se do jovem Maxwilliam Silvino de Araújo, 19 anos, natural de Governador Valadares (MG), cujo endereço não foi informado. A vítima sofreu três disparos de arma de fogo.

Procurado pela reportagem, o delegado Thiago Carneiro comentou que, de sexta-feira até hoje (quarta-feira), Parauapebas contabilizou onze mortes, o que ele considera como “um plantão de final de semana macabro”.

Segundo o delegado, a Polícia Civil instaurou inquérito e continua investigando as causas e autores do homicídio. A linha de investigação aponta que o assassinato de Maxwilliam Silvino possa ter ocorrido como acerto de contas, já que o local é considerado como zona de comercialização de entorpecente.

A autoridade policial explica que das onze mortes ocorridas na cidade a maioria foi provocada por acidente de trânsito, sendo a maior parte causada por imprudência praticada pelo condutor do veículo, e muitas vezes causadas por embriaguez. 

“Estamos envidando esforços para apoiar os agentes de trânsito na fiscalização e orientação no tráfego de veículos”, revela Thiago Carneiro. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Operadora de caixa de agência lotérica é presa por crime de estelionato

A polícia prendeu em flagrante delito, na última sexta-feira (13), em Parauapebas, a operadora de caixa Andreia Melo da Silva, funcionária de uma casa lotérica instalada no Bairro da Paz, acusada de praticar crime de estelionato.

De acordo com o delegado plantonista Thiago Carneiro Rodrigues, da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, a acusada vinha recebendo faturas de clientes da agência lotérica em seu caixa, tirava cópia do documento autenticado e entregava o comprovante ao cliente.

De posse das duas vias, Andreia Silva solicitava à sua gerente o estorno do valor, alegando que foi autenticado erroneamente, e ficava com o dinheiro. O golpe já estaria provocando prejuízos aos clientes na ordem de cinquenta a cem mil reais.

No ato da prisão, segundo a polícia, foram encontrados 54 boletos bancários autenticados em posse de Andreia, que confessou a prática do crime e pode pegar de um a cinco anos de prisão.

A autoridade policial solicita que a população consulte os comprovantes emitidos no terminal operado pela suspeita e que, se houver algum tipo de problema, se dirija até a agência da lotérica para verificar se houve algum estorno do boleto pago.

Depois de ter tomado conhecimento da prisão da acusada, três vítimas do crime de estelionato procuraram a Delegacia de Polícia para registrar boletins de ocorrências, na tentativa de reaver o valor pago. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mulher é assassinada com golpes de martelo e corte na garganta


A polícia continua investigando o assassinato de uma mulher que foi executada com martelada e golpe de faca no pescoço, na tarde do último sábado (14), no Bairro Tropical, em Parauapebas. A vítima é a jovem Jessica Lima Raposo, 22 anos, natural de Parauapebas (PA).

De acordo com o delegado plantonista Thiago Carneiro, a polícia já tem alguns suspeitos de terem praticado o assassinato da mulher, que, além das marteladas na cabeça e golpe de faca na garganta, há suspeita de a mesma ter sofrido disparo de arma de fogo e estupro, já que ela foi encontrada morta seminua numa cama.

“Tudo indica que a mulher foi executada por pessoa conhecida, pois não havia nenhum sinal de arrombamento na residência”, evidencia a autoridade policial, que não ofereceu pouca informação à reportagem a respeito do crime. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Choque de carros e moto faz quatro vítimas fatais na Rodovia PA 160



Um trágico acidente envolvendo um Gol, uma picape Strada e uma motocicleta Honda deixa o saldo de quatro vítimas fatais, sendo dois homens, uma mulher e uma criança de apenas 1 ano e meio de idade, filho da mulher. O desastre aconteceu por volta das 19 horas de sábado (14), na Rodovia PA 160, às margens do Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas.

As vítimas fatais são o soldado PM Daniel Magno Alves de Freitas, 30 anos, natural de Marabá, que estava lotado no distrito de Serra Pelada, município de Curionópolis; Rogerlan Lima da Silva, 21 anos, natural de Cândido Mendes (MA); Milcileia da Conceição Lima da Silva, 19 anos, natural de Nova Conquista (MA); e o menino Marcos Vinicius Lima Silva, 1 ano e meio de idade, filho de Milcileia da Conceição.

Conforme apurou a reportagem junto à polícia, Rogerlan transportava na motocicleta a namorada Milcileia e o filho desta, quando os três foram atingidos pelo Gol do soldado Daniel, que bateu ainda numa picape Strada, conduzida por Clênio Duarte Moura, e este sofreu escoriações pelo corpo e suspeita de fratura no fêmur e perna esquerdos.

O casal de namorados morreu no local do acidente, enquanto Daniel e o garoto Marcos chegaram a ser socorridos e encaminhados ainda com vida para o hospital municipal de Parauapebas, mas não resistiram aos ferimentos e faleceram.

Em declarações prestadas à reportagem, o delegado Thiago Carneiro explica que a polícia está levantando todas as circunstâncias do trágico acidente, para que o departamento de polícia científica esclareça à sociedade e Justiça o que evidenciou o desastre.

Além das quatro vítimas fatais, os três veículos envolvidos no acidente ficaram bastante avariados, os quais se encontram no pátio da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Fazendeiros interditam Rodovia PA 275 durante sete horas

Alegando que um grupo de pessoas integrantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiu a sede da Fazenda Fazendinha (localizada às margens da Rodovia PA 275, entre os municípios de Parauapebas e Curionópolis), cortou cerca de arame e matou reses, o fazendeiro Sidney Rubens Oliveira Barreto, conhecido por “Dão”, pai de Kênia de Freitas Barreto, dona da fazenda, com apoio de pecuaristas da região, interditou a PA 275.

A interdição da estrada durou das 5 horas da madrugada ao meio-dia desta quinta-feira (12), provocando grandes transtornos para quem utilizava a rodovia e não podia prosseguir viagem.

À reportagem, o fazendeiro “Dão” explicou que, dos 78 alqueires da fazenda, os sem-terra ocupam 8 alqueires, e agora querem se apropriar de toda a propriedade. “Diante desse descaso das autoridades, resolvemos interditar a estrada, até que alguma solução seja tomada para solucionar o impasse”.

Antonia Alcilene, membro do MST, denunciou que os fazendeiros dispararam tiros em direção ao acampamento e ela foi atingida de raspão por uma bala na coxa esquerda. “Muita gente não acredita que foi bala, mas tenho certeza que foi”, assegura a mulher, mostrando a perna roxa.

Por sua vez, Doraci de Melo, coordenadora do MST no acampamento Frei Henry, diz que os latifundiários apresentam sempre a desculpa que os sem-terra vivem atormentando a vida deles. “Agora, estão nos acusando de ter cortado cerca de arame e matado gado deles. Isso não procede”, rebate Doraci de Melo.

“Fomos marcar nossa área, para fazer roça, e atingidos com bala. Estamos acampados aqui, em torno de 280 famílias, com o consentimento do Ministério de Desenvolvimento Agrário, por meio do programa Terra Legal, porque a terra não pertence aos fazendeiros. Estamos aqui para produzir alimentos”, declara a coordenadora do MST. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 8 de setembro de 2013

Violento acidente no trânsito deixa uma vítima fatal e moto em pedaços


Uma violenta batida envolvendo uma motocicleta (modelo Biz 100 e placa NHR 0663) e um automóvel (modelo Polo e placa OFO 1160) deixou o piloto sem vida e a moto dividida em pedaços. O desastre aconteceu por volta das 2 horas da madrugada de domingo (8), na Rodovia PA 160, nas proximidades de um posto de combustível de bandeira Ipiranga, em Parauapebas.

O piloto da moto, Claudemir Claudino de Castro, 29 anos, natural de Bragança (PA), com ferimentos na cabeça, morreu ainda no local do acidente, antes mesmo de receber os primeiros atendimentos.

Em depoimento, na Delegacia de Polícia Civil, a dona de casa Voneide Claudino de Castro, 31 anos, residente no Bairro Maranhão, irmã da vítima, contou que Claudemir Claudino havia saído de casa na moto por volta das 14 horas de sábado (7) com destino à residência de um amigo, onde ocorreria um aniversário. A depoente acrescenta que o irmão dela havia comprado a moto há pouco tempo e ainda não possuía habilitação.

Ao se apresentar espontaneamente na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, minutos depois do acidente, o operador de caixa Aparecido Ferreira Neves, 30 anos, natural de Xinguara (PA), condutor do Polo, informou que transitava na rodovia com destino à FAP, na companhia da esposa, quando foi surpreendido com o motoqueiro, que atravessara a pista e se chocara com o automóvel que ele conduzia, tendo morte instantânea. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Polícia captura um dos oito detentos que fugiram da cadeia em Parauapebas

A polícia capturou, na madrugada desta sexta-feira (6), no Bairro Altamira, Parauapebas, escondido na residência da sogra, o fugitivo Rodrigo Silva Rocha (foto), acusado de tráfico de droga. Na madrugada da última quarta-feira (4), ele fugiu da carceragem do Bairro Rio Verde, na companhia de mais sete detentos.

Na manhã de hoje (sexta-feira), após prestar depoimento na Delegacia de Polícia Civil, Rodrigo Rocha justificou à reportagem que a fuga foi idealizada porque eles não aguentam mais a superloção da carceragem, e também por causa das doenças que os presos estão sofrendo. “Ali tem gente com tuberculose, furúnculo e outras doenças”, denuncia.

Segundo ainda o detento, por causa da superlotação do presídio, muitos presos dormem nos banheiros das celas ou se revezam, e aqueles que vão chegando nem dormem, “porque os antigos não deixam”.

Rodrigo Rocha alerta que os presos estão ameaçando realizar uma rebelião, com quebra-quebra e até matança de colegas de cela, “pra ver se sobra espaço para os que ficarem vivos”.

O preso diz que a cela que ele estava quando fugiu tem capacidade para cinco pessoas, mas tinha 31 detentos. “Estou preso há quatro meses e nunca fui ouvido pela Justiça. Tenho filha pra criar, minha mulher passando necessidade e, aproveitando a oportunidade, aproveitei para fugir”.

Penitenciárias interditadas
Procurada para falar sobre o assunto, a diretora da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) em Parauapebas, Nilcélia de Souza Silva, explica que a superlotação de presos em Parauapebas vem ocorrendo porque as penitenciárias regionais de Marabá, Tucuruí e Redenção se encontram interditadas. Por isso, elas não vêm recebendo presos de Justiça de outros municípios.

Segundo ainda a servidora pública, com esta situação, a Justiça autorizou a remoção de dezenas de detentos para Belém, mas até agora eles não foram transferidos por falta de apoio da Polícia Militar, que conta com contingente bastante reduzido em Parauapebas.

Indagada sobre a denúncia de Rodrigo Rocha, de que a cela onde ele se encontrava tinha espaço para cinco pessoas, mas no dia da fuga havia 31 detentos, Nilcélia Silva informa que a referida cela tem capacidade para abrigar 30 internos e na fuga contava com 84 custodiados. “A carceragem do Rio Verde tem capacidade para 60 presos, mas hoje ela conta com 179 detentos distribuídos nas três celas”, revela Nilcélia Silva, adicionando que só este ano a Justiça local já emitiu 267 alvarás de soltura.

Com relação à denúncia de haver muitos presidiários doentes, a diretora assegura que em todas as sextas-feiras cerca de 30 presos são examinados por médicos e enfermeiras oriundos do hospital municipal de Parauapebas.

Culpa é do estado
De Belém, por telefone, o juiz Líbio de Araújo Moura, diretor do Fórum e titular da 3ª Vara Penal em Parauapebas, explicou à reportagem na manhã desta sexta-feira (6) que o problema de superlotação carcerária no município é do governo estadual, já que existe uma ação que tramita na 4ª Vara da Comarca de Parauapebas sobre a necessidade da construção de uma nova cadeia, cujas obras já estão em andamento, e nela está estabelecida uma espécie de “suspiro” para que a cada noventa presos se fizesse a transferência do excedente para estabelecimentos com capacidade de recebê-los.

O magistrado confirma que as transferências de presos de justiça estão sendo determinadas, mas não estão sendo cumpridas pelo estado. “Só este ano já foram expedidos mais de duzentos alvarás de soltura”, revela. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MST ocupa prédio da Prefeitura de Eldorado do Carajás

Reivindicando estrutura física para uma escola que funciona no acampamento Dalcídio Jurandir, na Fazenda Maria Bonita, e a escavação de um poço artesiano para atender à classe estudantil, centenas de pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocuparam, na manhã desta quarta-feira (4), as instalações da Prefeitura de Eldorado do Carajás.

Segundo Antonio Lopes, coordenador estadual do MST na região, o movimento era formado por 800 pessoas que estão alojadas no acampamento Dalcídio Jurandir, no município de Eldorado.

O coordenador do MST conta que a escola municipal Carlito Maia, que atende a 460 alunos, funciona sem a mínima estrutura, e por isso está há um mês parada por falta de água para os estudantes.

“Queremos poço artesiano, quadro escolar, carteiras e reforma do prédio. Esperamos sair daqui como nossa pauta atendida. Caso isso não aconteça, vamos convocar companheiros de outros acampamentos da região e ampliar as pautas”, alertou Antonio Lopes.

Procurado pela reportagem, o ouvidor municipal da Prefeitura de Eldorado, Samuel Araújo, explicou que acabara de sentar com os manifestantes e garantiu a eles resolver a situação de reforma e outras estruturas da escola, logo de imediato, “mas fica inviabilizada a perfuração do poço artesiano, por falta de embasamento legal”. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Oito detentos abrem túnel em cela e fogem da carceragem do Rio Verde

Diretora da Susipe e os 8 presos que fugiram da carceragem
Oito perigosos presos de justiça que estavam custodiados na carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, fugiram na madrugada desta quarta-feira (4), após cavarem um túnel em uma cela com 84 internos, entre eles, assaltantes, homicidas e traficantes. No momento da fuga, havia um total de 197 presos na carceragem, amontoados num espaço com capacidade para acomodar apenas 60 pessoas.

Ouvida pela reportagem, a diretora local da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), Neucélia de Souza Silva, explicou que a fuga dos detentos ocorreu por volta das 3h20 da madrugada, minutos antes de os agentes penitenciários, com apoio da Polícia Militar, fazer a costumeira ronda noturna nos arredores das celas do xadrez.

“Os agentes e os PMs ainda chegaram a ouvir o estouro do buraco na superfície externa, mas oito presos já haviam escapulido”, detalha a diretora da unidade da Susipe em Parauapebas, lembrando que um dos fugitivos é acusado de ter assassinado o empresário Altamiro Soares Borba, no dia 22 de julho, em Parauapebas.

Os oito presos que fugiram são os elementos Aldo Costa Ferreira, Dheimes Souza Silva, Fábio Batista Sá, Gerônimo Andrade Silva, Jorge Henrique de Melo Oliveira, Lucas Ribeiro dos Santos, Rodrigo Silva Rocha e Ailton Pereira Lima, conhecido por “Bazuca” (envolvido na morte de Altamiro Borba).

Neucélia Silva pede à população que se, por acaso, se deparar com alguns dos fugitivos, ligue imediatamente para o Disque Denúncia, 3346-2250; Polícia Militar, 190 e 3356-1050; Casa Penal, 3356-2007; ou Polícia Civil, 3346-8189. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Garoto de 12 anos é morto por tiro acidental de espingarda

No momento em que tirava uma espingarda calibre 36 de baixo de um colchão para dormir, o garoto Vitor Manoel Jesus da Silva, 12 anos de idade, natural de Tucuruí (PA), deixou escapar a arma ao chão e esta disparou acidentalmente um certeiro tiro à altura do abdômen do menino, levando-o à morte.

A fatalidade ocorreu por volta das 7 horas da noite desta terça-feira (3), na localidade Três Voltas, zona rural, a 42 quilômetros do centro de Parauapebas.

Em declarações prestadas à reportagem, Adelson Lima, primo da vítima, contou que Vitor Manoel estava tomando conta de uma propriedade e chamou um colega dele, também de 12 anos, para dormir com ele.

Segundo ainda Adelson Lima, depois do acidente, o colega do primo dele correu e avisou para o pai de Vitor, Gerson Pires Lima, que estava numa casa distante cerca de 300 metros, e este encaminhou o filho para a Vila Palmares II, onde pegou uma ambulância e se dirigiu para o centro da cidade, mas o menino morreu na estrada, antes mesmo de chegar ao hospital. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Soldado da PM morre em acidente na estrada de Serra Pelada

Ao transitar no interior de um automóvel modelo Gol, de propriedade da Polícia Militar, na companhia de três companheiros de farda, o soldado Rafael Carlos Pimentel, que tinha três anos na PM, foi vítima de acidente e morreu.

O acidente aconteceu por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira (3), na estrada de chão que dá acesso à Vila Serra Pelada, município de Curionópolis.

De acordo com o capitão Júlio, comandante do Grupo Tático de Operações da Polícia Militar, o soldado Rafael viajava no carro acompanhado dos colegas PMs Ferraz, Jhônata e Machado.

“O veículo rodopiou na pista de chão e capotou, deixando Rafael com uma perna presa no carro e provocando traumatismo craniano”, explica o capitão Júlio, acrescentando que o corpo da vítima foi encaminhado de avião para Belém, para ser enterrado pelos familiares. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Suspeito de roubo troca tiro com a polícia e leva a pior

Ao ser abordado por uma guarnição do Grupo Tático de Operações da Polícia Militar, composta pelo cabo J.Ricardo e os soldados Rafael, S.Barros e André Luís, o indivíduo Marcos Araújo Lopes, 26 anos, conhecido por “Marquinhos”, natural de São Bento (MA), reagiu com disparos contra os policiais, que revidaram e alvejaram o rapaz, levando-o à morte, após dar entrada no hospital municipal.

A troca de tiros aconteceu por volta das 9h45 deste sábado (31), numa área de invasão localizada nas proximidades do Bairro Casas Populares II, em Parauapebas.

De acordo com depoimento prestado à Polícia Civil pelos integrantes da guarnição do Tático, “Marquinhos” estava sendo procurado sob a acusação de vir praticando diversos assaltos nos bairros vizinhos, mas quando percebeu a presença dos policiais reagiu e levou a pior.

Os policiais apreenderam em poder da vítima um revólver marca Rossi, calibre 38 com cinco munições, uma das quais deflagrada e duas picotadas, e mais quatro intactas encontradas dentro do guarda-roupa do acusado. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Agente de trânsito do DMTT é assassinado com golpes de faca


Ainda repercute em Parauapebas o assassinato do agente de trânsito Geraldo Nunes Rodrigues da Silva (que no dia 17 deste mês de setembro faria 34 anos de idade), em pleno exercício de suas funções, lotado no Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). O crime ocorreu por volta das 19h30 deste sábado (31), no estacionamento do Parque de Exposições Agropecuárias de Parauapebas.

Figuram como autores do brutal homicídio o jovem Jorge Luís Santos da Conceição, 23 anos, que, segundo a polícia, desferiu os dois golpes de faca nas costas do agente de trânsito, deixando a faca cravada, e se encontra foragido, e Luís Carlos da Conceição, pai de Jorge Luís, coautor do crime, que se encontra recolhido ao xadrez da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas.

OS FATOS
Segundo informou o investigador de Polícia Civil Reginaldo Alves no Boletim de Ocorrência, baseado em informações colhidas dos agentes de trânsito Carlos André Furtado Marinho e Ronaldo Lima de Sousa, a vítima acabara de apreender nas proximidades do estacionamento do Parque de Exposições Agropecuárias uma motocicleta marca Honda modelo Biz sem documentação do condutor e do veículo, sem capacete e com excesso de passageiro, colocara num caminhão guincho e se dirigia para o pátio do DMTT, quando fora alcançado, a cerca de 400 metros do parque, por Luís Carlos e o filho Jorge Luís.

Ao ser abordado, ainda segundo o IPC, o agente Geraldo Rodrigues foi retirado à força do interior da cabine do carro guincho por Jorge Luís e aí se travou uma luta corporal entre ambos, com Luís Carlos e Jorge Luís tentando a todo custo retirar a moto de cima do guincho.

Como não conseguiu resgatar a motocicleta, continua o investigador Reginaldo Alves, Jorge Luís foi até o porta-luvas de uma camioneta S10 pertencente ao pai dele, apoderou-se de uma faca (punhal), correu atrás do agente de trânsito, que caiu ao chão e foi atingido por dois golpes nas costas. Socorrido, Geraldo Rodrigues foi levado às pressas ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de receber atendimento hospitalar.

Os agentes de trânsito Carlos André e Ronaldo de Sousa ainda correram atrás de Jorge Luís, mas ele conseguiu escapar em direção ao loteamento Nova Vitória, às margens da estrada de acesso à ferrovia, onde reside o acusado.

NOTA DA PREFEITURA
Em nota distribuída à imprensa, a Prefeitura de Parauapebas lamenta o falecimento do servidor Geraldo Rodrigues, solidariza-se com a família da vítima e disponibiliza apoio psicológico e social necessário aos familiares do agente de trânsito do DMTT. (Vela Preta/Waldyr Silva)