quarta-feira, 26 de junho de 2013

Comunidade liga para Disque Denúncia e polícia prende quadrilha de assaltantes

Após denúncia anônima registrada na Central Disque Denúncia de Parauapebas (94) 3346-2250, na tarde de terça-feira (25), relatando sobre um assalto e fazendo de refém o proprietário de uma distribuidora no Bairro Guanabara, uma guarnição do grupo Tático da Polícia Militar do 23º Batalhão, composta pelo CB PM Meneses e SDs Kacílio e Matos, foi ao local, constatou a denúncia e encaminhou para a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas os indivíduos Fábio Batista, Genilson da Silva e Fábio Mesquita.

A polícia apreendeu com os acusados uma moto Honda Titan, R$ 89,00 em espécie, dois capacetes marca Taurus e um aparelho celular marca LG.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Homem é preso após ter furtado açougue de policial

Denerval da Silva Cruz, 33 anos, foi preso ontem, segunda-feira (24), pela Polícia Militar em Parauapebas e apresentado na 20ª Seccional de Polícia Civil, acusado de ter furtado utensílios de um açougue. Só que ele não imaginava que o proprietário do açougue era o sargento M.Silva, da PM.

O sargento foi informado de que um homem havia entrado em seu estabelecimento e já estava vendendo o material furtado para um açougueiro. Na ocasião do furto, o estabelecimento se encontrava fechado. M.Silva citou entre os objetos furtados: amaciador de carne, triturador, gancheira completa e faqueiro. “Todo esse equipamento é caro”, ressaltou o sargento proprietário do açougue.
Denerval da Silva foi pego pela PM no Bairro Palmares II, quando ele estava tentando vender os objetos do açougue alheio. “Já recuperei parte das coisas”, afirmou o policial.

O acusado contou à reportagem que, quando entrou no estabelecimento e levou os objetos, havia ingerido bebida alcoólica. “Peguei umas formas, mas o resto não lembro. Vendi para tomar cachaça. Estou arrependido. Se soubesse não ia roubar um açougue logo de um policial e se lembrasse onde era o açougue já tinha ido entregar. O que eu lembrei entreguei”, justificou. (Vela Preta/Emilly Coelho)

Tarado é pego se masturbando

Foi conduzido para 20ª Seccional de Polícia Civil em Parauapebas, nesta segunda-feira (24), acusado de atentado violento ao pudor, Jonathan Ferreira de Brito, 27 anos. Ele foi flagrado pela Polícia Militar - chamada por populares - se masturbando em um condomínio, após espionar uma criança e a mãe dela tomando banho, ambas nuas.

Em sua defesa, Jonathan negou o ato. Ele disse nem ter chegado perto da criança. “Fui para alugar o quarto; não cheguei a falar nem com a mulher, nem com ninguém. Simplesmente fui urinar e minha calça ficou aberta e o 'cabra' chegou lá, querendo me bater”, alegou. (Vela Preta/Emilly Coelho)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atirador é preso após efetuar disparos para 'testar arma'

A Polícia Militar prendeu Benedito Oliveira Alves, no domingo (24), em Parauapebas, acusado de porte ilegal de arma de fogo. O cabo De Assis informou na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil que, pela madrugada, recebeu a denúncia de um mototaxista informando que no Bairro Primavera uma pessoa havia feito dois disparos de arma de fogo.

A guarnição policial foi até o local e encontrou o acusado próximo de uma cerca. Ao ver os policiais, Benedito largou a arma no chão e saiu correndo. A guarnição policial recolheu o revólver, que tinha quatro munições e dois cartuchos vazios e, no quintal, encontrou o acusado escondido. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia.

Na DP, Benedito contou que havia sido colocado para fora de uma festa pelo segurança e, por isso, foi em casa e pegou a arma, tendo efetuado dois disparos para o alto para testá-la. Em seguida, ainda de acordo com ele, sentou-se em um banco e logo viu a polícia se aproximando. Ele confirmou também que soltou a arma e tentou se esconder. (Vela Preta/Luciana Marschall)

Bebê nasce morto e pais culpam hospital público municipal

Na manhã do último sábado (11), familiares do casal Eraldo Magno Silva Lima (foto) e Francilene Mendes Alves, residentes em Parauapebas, receberam a notícia de que o bebê esperado por Francilene havia nascido morto no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP). Os pais da criança acusam o HMP de negligência médica e afirmam que vão tomar providências cabíveis judicialmente.

Eraldo Silva contou que por volta das 17 horas enfermeiras do HMP atenderam Francilene Mendes e logo encaminharam ao médico plantonista. Segundo ele, o profissional de saúde não chegou a examiná-la. Apenas teria olhado o exame anterior e dito que não se tratava de um caso de hospital e sim de posto de saúde.

“Ele passou a medicação para ela de imediato, e mandou que ela retornasse para casa, sem examiná-la. Por volta de 23 horas [de sexta-feira, 21], retornei ao hospital, foi feito o procedimento novamente, pois ela estava em trabalho de parto”, explicou Eraldo Silva, acrescentando que, por volta de 4 e meia da madrugada as enfermeiras detectaram que o coração da criança já havia parado.

Logo após, o médico avaliou Francilene e confirmou o diagnóstico das enfermeiras. “Mesmo assim, ele não fez nada; deixou passar, esperou o parto normal e a criança nasceu morta às 10 horas da manhã. Eles vieram dizer que a criança já chegou morta, mas temos certeza de que ela chegou viva, pois, às 18 horas, estava tudo em perfeitas condições”, desabafou o pai do bebê.

Eraldo Magno prometeu entrar com uma ação judicial contra o hospital por negligência médica: “Acho justo, vamos atrás dos nossos direitos”.

OUTRO LADO
A Prefeitura de Parauapebas enviou nota informando que Francilene Mendes Alves deu entrada na maternidade no sábado (22), a 1 h da manhã, e que o parto ocorreu ainda pela manhã, quando o bebê já não tinha vida.

“A direção do HMP está em reunião com as equipes médicas e de enfermagem do hospital para apurar o ocorrido. O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu uma investigação sobre o caso e irá divulgar o laudo assim que ele estiver concluído. A prefeitura disponibiliza atendimento psicológico aos pais e se solidariza com a família neste momento de profunda tristeza”, finaliza a nota. (Vela Preta/Emilly Coelho)

domingo, 23 de junho de 2013

Mulher flagrada com crack na calcinha

A Polícia Civil encontrou na calcinha de Auralice Morais, de 25 anos, sete petecas de crack no sábado (22). A polícia encontrou Auralice em sua residência na Rua Santa Luzia, Bairro Morro do Macaco, em Parauapebas. Juntamente com Auralice estava Alessandra Conceição, que foi flagrada com uma trouxa de maconha.

Ao avistar a guarnição policial, Auralice tratou de colocar dentro da calcinha as petecas de crack. Foi informado aos policiais que Auralice traficava drogas em Parauapebas junto com o marido Jovenilson Silva Neres, conhecido como Nil; e o irmão Wanderson Nunes Mendonça, o Berror. Estes não foram encontrados pela polícia.

Em depoimento na delegacia, Auralice disse que a droga pertencia a seu marido, o Nil, que já foi preso por tráfico, e que teria encontrado o entorpecente no banheiro de sua casa. A acusada confessou que há aproximadamente três anos o marido é traficante em Parauapebas. (Vela Preta/Emilly Coelho)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Duas pessoas assassinadas a facadas e outras vítimas de disparos de arma

LUIZ DOS REIS BATISTA

JOSÉ ÂNGELO DA SILVA

NAVANDRO FURTADO JÚNIOR

DENNYSON DOS SANTOS NASCIMENTO

ANATOLIO GENÉESIO DA SILVA
Quatro pessoas foram assassinadas durante este final de semana em Parauapebas. Entre as vítimas, estão Luís dos Reis Batista, 38 anos, morto no Bairro Palmares Sul; e José Ângelo Gonçalves da Silva, 46 anos, encontrado sem vida no Bairro Cidade Jardim. Ambos foram mortos a facadas.

Tiros fizeram outras duas vítimas: Washington Luiz Pereira de Araújo, no Bairro Rio Verde; e Navandro Furtado Nunes Júnior, 18 anos, no Bairro Altamira. Além deles, foi encontrado o corpo de Anatolio Genésio da Silva, no Assentamento Alto Bonito, em avançado estado de decomposição. A localidade já pertence a Marabá, mas fica mais próxima de Parauapebas.

O responsável pela morte de Luís, Dennyson dos Santos Nascimento, foi preso neste domingo (16), após ser internado no Hospital Municipal com ferimentos decorrentes de uma briga de bar, na Rua Natal, na qual Luís morreu. Segundo a proprietária do bar onde a confusão ocorreu, Dennyson chegou ao local acompanhado de outro homem, identificado apenas como Chicão. Os dois pediram uma cerveja, mas ela respondeu que já estava fechando o bar.

Ainda de acordo com a mulher, os dois então se mudaram para um estabelecimento ao lado, localizado a 10 metros, onde ela conseguiu visualizar o que ocorreu depois. A mulher contou que tudo corria bem, até que Dennyson sacou uma faca e, sem falar nada com ninguém, passou a desferir golpes contras as costas de Valdemir Mafra Reis, que dançava no bar. O irmão da vítima, identificado como Nonato, partiu para socorrer o irmão e se atracou com Dennyson.

MORTES
A partir daí, a briga ganhou proporções maiores com um tentando atingir o outro. Dennyson, porém, conseguiu fugir em direção a outro bar, a 70 metros de distância, onde pouco tempo depois caiu. Enquanto Valdemir era socorrido por um taxista, conforme a testemunha, soube-se que outro homem, Luís dos Reis Batista, também foi ferido próximo ao bar para onde Dennyson correu, ferido por ele. Ela informou ainda que Dennyson sempre foi uma pessoa agressiva e sempre que estava embriagado procurava confusão.

Ouvido neste domingo, Dennyson alegou que estava ingerindo bebida alcoólica no bar quando iniciou a discussão com cinco homens que estavam lá depois de esbarrar em um taco de bilhar. Informou ainda que foi agredido primeiramente, conseguiu desarmar um dos homens e só então esfaqueou Luis dos Reis e Valdemir Reis. Ele afirmou, ainda, que só não foi gravemente ferido porque se fingiu de morto e acabou sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

OUTRAS VÍTIMAS
Outra vítima, Washington Luiz Pereira de Araújo, foi assassinada na sexta-feira (14) e deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) de Marabá no sábado. Ele era vendedor de lanches e há algum tempo já teve um veículo incendiado, provavelmente numa ação criminosa. Na época, chegou, inclusive, a registrar boletim de ocorrência na delegacia. Washington Foi morto em frente ao Mercado Municipal no Bairro Rio Verde. Algumas pessoas dizem que ele teria reagido a uma tentativa de assalto e outras afirmam que ele estaria vendendo entorpecentes.

Também a tiros foi morto Navandro Furtado Nunes Júnior, no Bairro Altamira. Ele havia saído de casa, no Bairro Betânia, e ido ao outro local comprar um objeto, quando foi cercado e recebeu três tiros na cabeça, na madrugada desta segunda-feira (17). Já Anatolio Genésio da Silva ainda não teve a causa da morte divulgada. Ele foi encontrado dentro de sua casa, já em avançado estado de decomposição. (Vela Preta/Luciana Marschall)

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Polícia Militar deve contar com 120 novos soldados no 23º BPM

O quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Parauapebas, que atende ainda aos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, deve contar no segundo semestre deste ano com a vinda de 120 a 160 alunos aprovados em concurso público para serem formados soldados em Parauapebas e suprir a demanda, o que equivale a um aumento de 150% do atual efetivo do 23º BPM.

A revelação foi feita nesta quarta-feira (12) à reportagem pelo ten-cel. Mauro Sérgio (foto), comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas.

Na avaliação do oficial da PM, por causa do crescimento exacerbado da cidade, com a criação de novos bairros e a chegada todos os dias de pessoas diferentes no município, a polícia não tem conseguido acompanhar esse avanço, em termo de efetivo, com ações de segurança que possam atender a toda a população.

Ele lembra que quando a comunidade faz um protesto na prefeitura, câmara, na portaria de acesso a Carajás ou noutro local, o comando do quartel tem que deslocar um pelotão de policiais para dar segurança ao local, e enquanto isso outras áreas da cidade ficam descobertas de segurança.

Mesmo com essa deficiência de policiais, Mauro Sérgio explica que há poucos meses foi identificado que no complexo de bairros Altamira existia um foco muito grande de criminalidade. “Aumentamos as rondas policiais naqueles logradouros e aí os bandidos migraram para o Bairro Cidade Jardim. Novamente, aumentamos o policiamento ostensivo naquela área e já estamos tendo resultados positivos na queda do índice de violência”.

Pontos positivos
O comandante da PM reconhece como ponto positivo o apoio recebido da Prefeitura de Parauapebas, que colabora com fornecimento de viaturas, manutenção e combustível.

“Outro ponto positivo é o empenho dos policiais militares nos serviços de policiamento ostensivo nas ruas e em diligências especiais, combatendo a violência nos municípios”, reconhece o ten-cel. Mauro Sérgio.

Balanço
No período de janeiro a 9 de junho deste ano, de acordo com relatório do 23º BPM, a Polícia Militar apresentou à Polícia Civil 86 ocorrências de tráfico de entorpecentes, quatro de homicídios, 97 de roubo, 79 de furtos, quatro foragidos de Justiça, 94 de agressões, quarenta sobre crianças/adolescentes, dezesseis sobre porte ilegal de arma, seis estupros e 25 ocorrências sobre crimes de trânsito.

Ainda dentro do período, a PM registrou ocorrências sobre veículos localizados/recuperados (86), desordem (185), vias de fato (201), roubo a comércio (45), roubo a residência (50), roubo de veículo (81), tráfico de droga (103), ameaça (72), tentativa de homicídio (41), acidente sem vítima (41), crime de trânsito (139), homicídios (32), estelionato (13), estupro (13) e outras. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Polícia Civil apreende 24 quilos de maconha em Parauapebas

A Polícia Civil realizou a maior apreensão de drogas deste ano em Parauapebas. Valdir Cariman Neves e Valmir Carlos Pinto Pinheiro foram presos com nada menos que 48 tabletes de maconha, cada uma pesando 500 gramas, ou seja, 24 quilos, dentro de uma mala. O entorpecente estava escondido em um cômodo alugado no Bairro Jardim Tropical e até mesmo os investigadores e delegados que participaram da prisão ficaram surpresos com a quantidade de maconha encontrada.

As investigações começaram depois que a Polícia Civil recebeu uma denúncia de que no local funcionava uma boca de fumo. Investigadores foram ao local e realizaram campana por alguns dias, com filmagens, segundo o delegado plantonista Thiago Carneiro.

Após esse período preliminar, na tarde de terça-feira (11) foi possível perceber alguma movimentação mais intensa. Por volta das 15 horas, os investigadores chamaram os delegados Carneiro e Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, para comparecerem ao endereço. Os delegados se juntaram à equipe e ainda realizaram rondas pelo bairro. Algum tempo depois os dois homens chegaram à residência.

Quando um deles saiu, os policiais abordaram os dois. Um foi preso fora do cômodo e o outro no interior dele, onde também foi encontrada a maconha. A dupla recebeu voz de prisão e foi encaminhada à delegacia para identificação. A polícia descobriu durante as investigações que um dos proprietários da droga seria um indivíduo conhecido como “Loirinho” e que os responsáveis pela distribuição da maconha eram os dois homens presos.

"Essa foi a maior apreensão de droga registrada neste ano. Foram 24 quilos de maconha e isso é resultado de um combate intensivo ao tráfico de drogas. Soubemos informações do possível ponto, fizemos campana dia e noite por vários dias, filmagens, serviço de inteligência e observamos essa movimentação”, comentou o delegado Thiago.

Ele explicou, ainda, que um dos homens sempre saía da casa com uma mochila preta nas costas. “Temos a informação de que em cada saída dessas eram dois quilos de maconha que ele levava para distribuir em ‘bocas de fumo’ na cidade. Felizmente, conseguimos encontrar a droga e o trabalho de sucesso também foi possível graças às denúncias e aos informantes”, acrescentou.

À Polícia Civil, os dois alegaram que não sabiam de nada e que um indivíduo pediu para eles guardarem a mala. “Sabemos que isso não procede, porque ele sempre saía com droga nessa mochila preta”, finalizou o delegado. Os dois foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. (Vela Preta/Luciana Marschall)

terça-feira, 11 de junho de 2013

Preso com arma confessa assalto

O Grupo Tático Operacional da Polícia Militar de Parauapebas prendeu, na madrugada de domingo (9), Leandro Gomes de Souza, portando um revólver calibre 38 e uma motocicleta roubada. Segundo as informações prestadas pelos policiais na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, a guarnição da PM fazia rondas no Bairro Vila Rica, quando passou em frente a uma casa de festas e percebeu o acusado colocando algo, que não era um capacete, no bagageiro da motocicleta.

Os policiais retornaram e decidiram realizar uma abordagem. Ao revistar tanto o acusado quanto a motocicleta, encontraram no bagageiro o revólver com uma munição intacta. Leandro foi conduzido à delegacia, onde outra guarnição policial estava também realizando procedimento.

A guarnição lembrou que horas antes uma motocicleta com as mesmas características da que estava com Leandro havia sido roubada no mesmo bairro em que ele foi preso. A vítima, inclusive, havia informado que tinha tido a motocicleta roubada por dois homens, sendo que um estava armado de revólver.

O acusado acabou confessando que praticou o assalto na companhia de um homem conhecido como Melque. Ele informou ainda que os dois são moradores da Vila do Rato, em Marabá. O preso entregou também que vários roubos vêm sendo efetuados em Parauapebas por uma quadrilha que sai da Vila do Rato. O acusado declinou, inclusive, os nomes das pessoas envolvidas e informou que está em liberdade condicional há apenas um mês. (Vela Preta/Luciana Marschall)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Homem foi executado a pauladas

O final de semana violento em Parauapebas resultou na morte de Manoel Wilson Batista de Sousa, 38 anos, natural de Imperatriz (MA). O fato ocorreu durante a madrugada de sábado (8) às margens do Rio Parauapebas. Segundo informações colhidas no local, Manoel participava de uma festa entre amigos no Bairro Liberdade I, na Avenida Piauí, quando foi agredido com pauladas na cabeça, por indivíduos até então não identificados.

Não se sabe ainda se o motivo da morte possa ter sido por ele ser usuário de drogas, uma vez que o corpo foi encontrado desovado próximo ao rio. A polícia esteve no local e, ao chegar, deparou-se com o corpo do rapaz, que na ocasião estava sem calças e sem sapatos.

Os policiais suspeitam que o indivíduo possa até mesmo ter sido vítima de assalto seguido de morte, mas também não se sabe se o rapaz tinha alguma rixa ou desentendimento que resultasse no ocorrido.

Valdereno de Araújo Silva, que possui parentesco com a vítima, informou ter recebido a seguinte informação de um morador das proximidades de onde foi encontrado o corpo: “Olha, tem um parente teu morto lá na beira do rio”. Valdereno, no entanto, afirma não ter contato direto e estreito com Manoel Batista.

O serviço funerário compareceu ao local do crime e fez a remoção do cadáver. Logo após, o corpo foi encaminhado para o Instituto Medicina Legal de Marabá (IML), para perícia e necropsia. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da cidade. (Vela Preta/Bianca Linhares)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Homem não identificado morre em acidente de trânsito

Até esta segunda-feira (3), encontrava-se sem identificação no Instituto Médico Legal (IML) de Marabá o corpo de um homem que morreu em acidente de trânsito na noite de sábado (1º), em Parauapebas.

A vítima pilotava uma motocicleta na rodovia PA-160, sentido Canaã dos Carajás, na saída da cidade, quando sofreu o acidente, por volta das 21 horas, à altura do Bairro Novo Brasil.

O homem morreu após entrar na frente e ser atropelado por um caminhão caçamba, que passou por cima da cabeça da vítima. O cadáver segue na câmara resfriada do IML. (Vela Preta/Luciana Marschall)

Jovem encontrado enforcado com corda no pescoço

O jovem Ricardo Soares Nunes (foto), 22 anos, foi encontrado na tarde de domingo (2) enforcado em um quarto em sua casa, no Bairro da Paz, em Parauapebas. O corpo de Ricardo foi encontrado pelo pai dele, Pedro da Silva Nunes, pendurado por uma corda no pescoço.

Sebastiana Pereira de Sousa, 46, madrasta de Ricardo, relatou na 20ª Seccional de Polícia Civil que no domingo (2) estava em casa na companhia da filha Taline de Souza Nunes, de 15 anos, assistindo televisão, quando ouviu um barulho no quarto do enteado, Ricardo, e achou estranho o que estava acontecendo. Por esse motivo, ela pediu à filha que ligasse para o pai, a fim de verificar o que estava acontecendo.

Pedro da Silva Nunes, pai de Ricardo, foi até o quarto do filho, que fica do lado de fora da casa, e encontrou o rapaz enforcado. No local havia uma escada de ferro ao lado do corpo dependurado por uma corda amarrada na viga do telhado. O fato atraiu muitos curiosos no local do enforcamento de uma para outra hora.

Sebastiana disse desconhecer o que motivou o enteado a cometer o ato. Ela falou ainda na delegacia que Ricardo havia passado a noite fora de casa, ingerindo bebida alcoólica com amigos. (Vela Preta/Emilly Coelho)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Professora morre em acidente de moto

Alaíde Silva Castro

Márcia Regina Barboza
Um acidente envolvendo uma motocicleta Honda Bis, cor preta, na madrugada de domingo (2), resultou na morte da professora Alaíde Silva Castro, 47 anos, a 10 quilômetros de Curionópolis. Ela trabalhava no Colégio Nossa Senhora das Graças. Na ocasião, ela pilotava o veículo levando na garupa a também professora Márcia Regina Barboza Carioca, de 40 anos, que se encontra internada em um hospital de Araguaína (TO), em estado grave.

As professoras, em companhia de um rapaz que estava em outra moto, até então não identificado, saíram de Curionópolis com a intenção de ir até o Quilômetro 40. Na viagem, a motocicleta que Alaíde conduzia estava com o farol queimado, e por isso o motoqueiro ia iluminando o caminho.

A 10 quilômetros de Curionópolis, a viagem foi interrompida, porque a motocicleta acabou se chocando com outra. O sobrinho de Alaíde Silva Castro, Félix Amanso de Souza Júnior, soube da notícia por uma prima que ligou para ele, que mora em Teresina (PI). Segundo Félix, Alaíde era professora da Creche “Cantinho do Saber”.

“No sábado, eles passaram o dia bebendo. As duas motos bateram e a outra moça que estava na garupa foi para Araguaina passando mal. O outro rapaz machucou uma das pernas”, disse Félix.

Cícero de Souza Carioca, conhecido como Vovô, pai de Márcia Regina, contou que havia pedido que a filha não saísse de casa, mas ela insistiu e acabou sofrendo o acidente.

De acordo com Cícero, Márcia Regina foi levada às pressas de avião fretado para Araguaia e lá se encontra internada em estado grave. “Minha filha falou que ela teve uma melhora e havia mexido com o braço e a perna. Há esperança dela escapar”, ressaltou o pai de uma das vítimas.

O velório aconteceu na Rua Castanheiras, em Curionópolis. O enterro foi às 17 horas desta segunda-feira. (Vela Preta/Emilly Coelho)