sexta-feira, 31 de maio de 2013

Assaltante age em Eldorado, é baleado e preso em Parauapebas


Depois de tentar em vão assaltar uma fazenda esta semana em companhia de um comparsa no município de Eldorado do Carajás, ser atingido com bala e procurado atendimento no hospital municipal de Parauapebas, o indivíduo Marco Antonio dos Santos Ramos, 24 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (31).

De acordo com o sargento PM Juscelino, do quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, o capitão PM Robson, comandante do destacamento da polícia em Eldorado do Carajás, pediu que a polícia verificasse no hospital público de Parauapebas se havia um homem baleado.

Segundo informação recebida do capitão Robson, o baleamento sofrido por Marco Antonio ocorreu numa fazenda localizada na vila Novo Paraíso, município de Eldorado do Carajás. “Marcos e um comparsa dele tentaram assaltar a fazenda, mas foram combatidos pelos seguranças da propriedade rural”, explica o sargento Juscelino.

Baleado no braço esquerdo, Marcos Antonio veio a Parauapebas fazer tratamento no hospital municipal, onde foi agarrado pela Polícia Militar local e deve ser encaminhado para o município de Eldorado do Carajás, para responder pelo crime cometido. Procurado, ele não quis falar com a imprensa. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Indivíduo reage à abordagem da PM e é atingido com tiro na garganta

Ao ser abordado por uma guarnição da Polícia Militar, o indivíduo Luciano Monteiro da Silva reagiu à ordem dos policiais, trocou tiro com a guarnição, mas foi atingido por um disparo efetuado pela guarnição de polícia e morreu ao dar entrada no hospital municipal de Parauapebas.

De acordo com a polícia, o confronto entre o homem e a PM ocorreu por volta das 22 horas da última quarta-feira (29), nas proximidades do Bairro Nova Carajás, em Parauapebas.

Em declarações prestadas à reportagem pelo soldado PM Cacilio, a guarnição da Polícia Militar, composta pelo cabo Menezes e os soldados Cacilio, Ivanilson e André Luiz, estava fazendo ronda na cidade, quando avistou um indivíduo numa motocicleta modelo Pop sem placa.

“Tentamos fazer a abordagem, ele reagiu, disparando com um revólver calibre 38 contra a guarnição, mas, infelizmente, foi atingido por um disparo”, explica o policial militar. Conduzido ao hospital municipal, o homem, que não conduzia nenhum documento de identificação no momento do confronto, mais tarde foi identificado como sendo Luciano Monteiro da Silva.

Ainda segundo o soldado Cacilio, feito a consulta pela polícia sobre a procedência da moto, foi constatado que a mesma havia sido furtada de Parauapebas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Quadrilha de assaltantes oriunda de Marabá é presa em Parauapebas


Uma guarnição da Polícia Militar prendeu em Parauapebas, na madrugada da última quinta-feira (23), os indivíduos Charles Moura Cruz, Eduardo Barbalho Vieira, Enao Rodrigues Pereira, Evangelista Anjo Silva, Júlio Santos Souza, Paulo Henrique Souza Gomez e Flávia Fernando Norma Machado, acusados de integrar uma quadrilha de assaltantes com base em Marabá.

De acordo com o ten-cel. Mauro Sérgio, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar em Parauapebas, a operação da polícia rendeu na apreensão de uma grande quantidade de drogas avaliada em torno de R$ 50 mil, uma metralhadora que dispara até 50 tiros, além aparelhos de celular.

O comandante do 23º BPM acrescenta que a polícia já vinha monitorando a ação da quadrilha há algum tempo, fazendo o levantamento de como os traficantes atuavam em Parauapebas. “Estamos investigando a possibilidade de outras pessoas participarem do bando, para colocá-las também na cadeia”, informa o ten-cel. Mauro Sérgio. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Polícia Militar agarra dupla conduzindo 30 petecas de crack

Raimundo Nonato e Francisco do Nascimento

Em abordagem de rotina, uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Saturnino Júnior, prendeu dois homens e apreendeu 30 petecas de crack. O fato aconteceu por volta das 21 horas da última segunda-feira (13), na via pública, no Bairro dos Minérios, em Parauapebas, no momento em que os dois homens circulavam numa bicicleta, num trecho escuro da rua.

Os acusados detidos e presos são os sujeitos Raimundo Nonato Balduino da Silva, 36 anos, conhecido por “Ribamar”, natural de Monção (MA), residente na invasão do Bairro dos Minérios; e Francisco do Nascimento Silva, 32 anos, natural de Monção (MA), mesmo endereço.

Além da droga apreendida em poder de Raimundo Nonato, pesando cerca de 20 gramas, os policiais encontraram ainda com o acusado um aparelho de celular marca LG, um relógio de pulso marca Aqua e a importância de R$ 77,00 em espécie.

À polícia, Raimundo Nonato confessou que era a primeira vez que comercializa droga e que Francisco do Nascimento não tinha nada a ver com o crime, pois tinha apenas pedido a ele uma carona de bicicleta. Disse ainda que chegara há apenas três dias do Maranhão a Parauapebas, estava desempregado e por isso resolveu se arriscar, traficando droga, cujo produto havia recebido de uma pessoa conhecida apenas de “JC”, de quem teria como pagamento 40% da venda do entorpecente.

Em depoimento à polícia, Francisco do Nascimento disse que conhece Raimundo há cerca de 10 anos, quando ambos moravam na localidade denominada Pequizeiro, no município de Monção (MA), e que acabara de reencontrá-lo em Parauapebas, mas que não tinha nenhum envolvimento no tráfico de droga. Mesmo assim, Francisco foi recolhido ao xadrez juntamente com o amigo. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Sistema de videomonitoramento de Parauapebas deve ser inaugurado em junho



Após a instalação das primeiras 30 câmeras de filmagens em pontos estratégicos da cidade, montagem da central de captação das imagens e treinamento do pessoal que vai fazer o monitoramento das imagens, a primeira etapa do Sistema de 

Videomonitoramento de Parauapebas deverá ser inaugurada no próximo mês de junho.
A previsão é do major Benedito Sabbá, subcomandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, onde acaba de ser instalada a central de monitoramento das imagens colhidas pelas câmeras de vídeo, com funcionamento 24 horas por dia, em quatro turnos de seis horas cada.

De acordo com o oficial da PM, as 30 primeiras câmeras, de um total de 91, foram instaladas em vários bairros da cidade e fazem parte de um projeto que está sendo implantado pela Prefeitura de Parauapebas, com o objetivo de auxiliar os serviços do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e, futuramente, da Guarda Municipal, que será ainda criada na cidade.

Inicialmente, as filmadoras foram montadas em postes da rede elétrica localizados às margens da rodovia PA 275, em cruzamentos de ruas com grande movimentação de tráfego de veículos, na frente de agências bancárias, nos centros comerciais da cidade e também em logradouros com alto índice de criminalidade.

Numa segunda etapa, continua o major Benedito Sabbá, as câmeras serão instaladas na frente de escolas com grande movimentação de estudantes e em praças públicas onde circulam muitos populares.

O subcomandante do 23º BPM revela que os operadores que vão trabalhar na central de monitoramento, no quartel da Polícia Militar, foram selecionados pela prefeitura entre pessoas com deficiência de locomoção, ou seja, cadeirantes. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Operação prende 60 pessoas e apreende 4 quilos de drogas no interior do estado

A Polícia Civil divulgou, nesta terça-feira (14), os resultados da operação “Combater” coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI). A ação policial foi realizada de forma integrada com a Polícia Militar, simultaneamente, em 23 municípios do Pará. Ao todo, 60 pessoas – 51 homens e nove mulheres – foram presas durante cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão. Oito adolescentes foram apreendidos. No total, quatro quilos de entorpecentes, como “pedras de crack”, maconha, cocaína e “óxi”, foram apreendidos. A ação policial foi deslanchada na última sexta-feira (10).
De acordo com o delegado Silvio Maués, diretor de Polícia do Interior, a operação foi desencadeada em todas as regiões do Pará, atingindo os municípios de Redenção, região sul; Marabá, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Piçarra, Parauapebas e Curionópolis, região sudeste; Abaetetuba e Igarapé-Miri, no Baixo-Tocantins; Santarém, Juruti e Alenquer, no Baixo e Médio Amazonas; Muaná, na ilha do Marajó; Capanema, Bragança, Salinópolis e Augusto Corrêa, região Bragantina; Paragominas e Ulianópolis, região Guajarina; São Miguel do Guamá e Igarapé-Açu, região do Salgado; e Altamira, região do Xingu.
Os homens presos respondem pelos crimes de tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, estelionato, roubo, homicídio, receptação e violência doméstica. Já as mulheres são acusadas pelos crimes de tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo, e formação de quadrilha ou bando.
Entre as drogas apreendidas na operação, as equipes da Polícia Civil apreenderam mais de 3,6 quilos de “crack”. Outra droga bastante apreendida na operação foi a maconha, com 1,4 quilo apreendido no total. A avaliação da operação “Combater” foi bastante positiva e o trabalho de repressão ao crime vai continuar em todo estado. (Fonte: Polícia Civil)

Assaltante é morto em troca de tiros

Durante uma troca de tiros com policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar, por volta de 1 hora da madrugada desta terça-feira (14), na BR 155, próximo a Xinguara, foi morto Alessandro de Jesus Reis. Segundo o que foi relatado pela polícia, Alessandro era detento da penitenciaria de Redenção, onde cumpria pena pela acusação de assassinato de um homem em Xinguara. Ele havia sido beneficiado com indulto da justiça para passar o Dia das Mães com a família dele nessa cidade.

Ainda de acordo com a polícia, Alessandro, em companhia de um comparsa, abordou e assaltou um casal no Setor Itamaraty, tomou a moto e dinheiro do casal, e ainda ameaçou a mulher e o homem de morte, caso reagissem ao assalto. Um dos policiais viu quando duas motos passaram em velocidade em direção a Rio Maria.

Sem perda de tempo, os PMs seguiram atrás, e próximo a uma empresa de couros alcançaram a primeira moto, tendo seu condutor jogado o veículo ao chão e adentrado no mato. Com o intuito de prendê-lo, a polícia entrou atrás, mas foi surpreendida com tiros disparados pelo acusado. Houve revide, e duas balas atingiram Alessandro, que chegou a ser socorrido pelos próprios policiais, mas não resistiu e morreu. A moto que havia sido roubada foi recuperada e entregue aos donos.

O outro acusado conseguiu fugir ao cerco da polícia e desapareceu rumo a Rio Maria, pela BR 155. A arma, um revólver calibre 32, encontrada com a vítima, foi entregue na delegacia de polícia da cidade. A família da vítima não foi localizada para falar sobre o assunto. (Fonte: Blog Edmar Brito)

Mulher mata colega com golpes de faca em Serra Pelada

Assassina confessa, Raicássia Paixão da Silva, 20 anos, moradora da via 1º de Março (assentamento rural), em São João do Araguaia, matou a golpes de faca a colega Geni Dias, 33, em Serra Pelada. Acionada por populares, uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Vicente, foi ao local, encontrou a vítima sem vida, prendeu a meliante e a conduziu à Delegacia de Polícia de Curionópolis.

A população da vila auxiliou Raicássia Paixão, escondendo-a em um barraco abandonado em Serra Pelada, mas não escapou do cerco da polícia, que a prendeu. Em Curionópolis, a acusada foi apresentada ao delegado Bruno Fernandes, e após ter sido feito os exames de corpo de delito foi recolhida ao xadrez da Depol local, esperando decisões judiciais.

Ouvida pela reportagem, a acusada disse que agiu em legítima defesa, já que a sua opositora teria lhe riscado os braços com uma faca, ameaçando-a de morte, inclusive teria lhe feito uma perfuração no braço, por isso teria num momento de vacilo de sua vítima, lhe tomado a faca que usara contra si, e partindo para o ataque, deu vários golpes, levando Gení Dias a óbito na hora.

A assassina confessa que não se arrepende do que fez, pois naquele momento seria ela ou a vítima, e completou: “Estou no lucro de puxar uma cela e a outra para o buraco”, terminando com risos.

O delegado Bruno Fernandes disse que pretendia terminar o inquérito o quanto antes, para pedir a preventiva da ré confessa e enviá-la para o Centro de Recuperação Feminina de Marabá,

“Esses casos vêm surgindo no mundo do crime com frequência. Assassinos que falam sem cerimônia como esta ré confessa, mas estamos aqui para fazer o que for preciso para colocá-los na cadeia”, finalizou a autoridade policial. (Fonte: Carajás, o Jornal)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Homem apaixonado pela ex-mulher se enforca e acaba com a própria vida


Inconformado com a separação da companheira, o jovem Willamy Silva Nascimento, 25 anos, natural de Presidente Dutra (MA), que residia na Rua Santa Maria nº 275, Bairro da Paz, em Parauapebas, utilizou-se de uma corda e se enforcou, acabando com a própria vida.

Em depoimento, Welida Silva Nascimento, 27 anos, irmã da vítima, contou na Delegacia de Polícia Civil que Willamy Nascimento foi encontrado sem vida por volta das 4h30 da madrugada desta segunda-feira (13) enforcado na residência dele, pendurado por uma corda amarrada no pescoço.

Segundo a depoente, o corpo do irmão dela foi encontrado pelo compadre dela conhecido por Antonio Diones, que mora no mesmo imóvel com o suicida.
Ainda de acordo com Welida Nascimento, o irmão dela estava separado havia um mês da mulher Ana Kelma, com quem tinha uma filha, em virtude de constantes desentendimentos entre o casal, situação que vinha deixando o rapaz bastante deprimido nos últimos dias, chegando a afirmar para os parentes que gostava muito da ex-companheira.

Numa pré-avaliação feita por Welida Nascimento, ela acha que, em decorrência do estado depressivo em que se encontrava o irmão, e ainda por ter tomado conhecimento que a ex-mulher estava namorando um rapaz, Willamy Nascimento possa ter cometido o suicídio. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 12 de maio de 2013

Vítima de assalto é assassinada com golpe de faca no peito


Ao retornar de uma casa noturna na companhia da companheira dele, José Lanilson Macedo Carvalho, 37 anos, foi vítima de assalto, reagiu e foi assassinado com certeiro golpe de faca no peito.

O homicídio ocorreu por volta das 4 horas da madrugada do último sábado (11), na esquina das ruas São João Batista e Chico Mendes, Bairro da Paz, em Parauapebas.
Na Delegacia de Polícia Civil, o investigador Valmir Sousa Franco informou que na hora em que foi executada a vítima se encontrava na companhia da mulher Doralice Oliveira Alves, quando o casal foi abordado por dois elementos que chegaram numa motocicleta modelo Bis.

No momento da abordagem, conforme depoimento do policial civil, os dois malfeitores anunciaram um assalto e subtraíram de José Lanilson e Doralice Oliveira dois aparelhos de celular e a importância de R$ 50,00 em espécie.

Ao reagir ao assalto, aplicando um murro em um dos bandidos, José Lanilson foi atingido com um golpe de faca no peito, levado ainda com vida ao hospital municipal, num automóvel particular, mas não resistiu aos ferimentos e horas depois veio a falecer. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sistema Disque Denúncia é forçado a reduzir atendimento na região

Após sofrer um corte significativo de verbas por parte dos patrocinadores, o Disque Denúncia Marabá (3312-3350) precisou diminuir o horário de atendimento ao público. A partir do próximo sábado (11), a central deixa de funcionar aos domingos e em horário integral, atendendo apenas das 8 às 18 horas. Segundo, Igor Guedes, que coordena o serviço na cidade, a única saída para manter a central de denúncias funcionando foi a redução do quadro de funcionários.

Em dezembro de 2012, o diretor nacional do Disque Denúncia, Edson Calil de Almeida, esteve em Marabá para informar a situação pela qual estava passando o serviço. Os dados foram divulgados em reunião com representantes dos órgãos de segurança pública da cidade, empresários e autoridades, inclusive o atual prefeito, João Salame.

Naquela ocasião, Calil expôs que o orçamento mensal era de R$ 110 mil, mas o serviço vinha tentando sobreviver com R$ 74 mil em doações das empresas Vale, Alpa, Sinobras e Leolar. Segundo Igor, em vez de aumentar a colaboração do empresariado, a reunião parece ter tido efeito contrário, já que a verba diminuiu ainda mais.

“Ninguém se manifestou e deixamos, inclusive, de receber a quantia que recebíamos. Não sei sequer quanto estamos recebendo. Só recebi a ordem de demitir o pessoal. Sei que é bem menos que os R$ 74 mil”, declarou o coordenador, nesta quarta-feira (8), por telefone.

Ele acrescentou, no entanto, que não pretende desistir de retornar ao funcionamento 24 horas e sete dias por semana. Para isso, continua buscando apoio, inclusive da prefeitura. “Quem sabe, consigamos que eles nos cedam alguns funcionários”, almejou.

Implantado na cidade no final de 2011, apenas no ano de 2012 foram efetuadas 300 prisões por meio de ligações anônimas para o serviço de denúncias anônimas. Nesse período, diariamente a central recebeu uma média de 20 ligações, contabilizando, nos 12 meses, pelo menos 3.788 denúncias e 2.906 atendimentos. Além de auxiliar no combate à criminalidade, o Disque Denúncia também angaria dados para a construção do mapa da criminalidade, que desenha os bairros líderes em denúncias e crimes praticados.

Junto com as prisões, no ano passado foram apreendidas oito armas de fogo, 10 munições, um quilo de cocaína, 502 gramas de crack, 150 pedras de oxi, 700 gramas de maconha, seis veículos, 38 máquinas caça-níquel e R$ 5.840 em dinheiro.

Parauapebas
Em Parauapebas, a Central Disque Denúncia vem funcionando desde o dia 4 de maio, de segunda-feira a sábado, no horário das 9 às 23 horas. (Luciana Marschall)

sábado, 4 de maio de 2013

Delegada Bruna Tarallo assume Superintendência Regional de Polícia Civil em Marabá


Tomou posse na última quinta-feira (2), no auditório do Ministério Público Estadual, em Marabá, a nova superintendente de Polícia Civil do Sudeste do Pará, delegada Bruna Paolucci Tarallo. Ela substitui no cargo o delegado Alberto Henrique Teixeira de Barros, que se licenciou da Polícia Civil para assumir a Secretaria de Segurança Institucional de Marabá.

Em sua fala, Bruna Tarallo prometeu fazer o possível para realizar um bom trabalho nos 16 municípios a ela jurisdicionados e ainda continuar o trabalho que já realiza na região há cinco anos.

“Pretendo dar mais atenção aos municípios que compõem a regional, averiguar a carência de cada um, tanto material quanto humana, e tentar montar uma equipe para combater o tráfico de entorpecentes, entre outras questões em Marabá”, detalha a delegada.

Segundo Bruna Tarallo, a administração atual está se esforçando e aprovando os projetos para construção e reformas de delegacias, inclusive da regional. No município de Piçarra, a construção da delegacia já está em fase final. “Agora, é só aguardar o concurso para poder lotar os servidores”, ressalta.

A delegada afirma que desempenhará um trabalho em conjunto com servidores da Corregedoria, direção da 21ª Seccional, Núcleo de Apoio a Investigação, Polícia Militar, além dos municípios. A nova superintendente pretende reorganizar a parte administrativa ao seu modo e priorizar o combate ao tráfico de entorpecentes. “O tráfico de drogas vai desaguar em todos os outros crimes. Vamos formar uma boa equipe para tentar fazer um bom trabalho”, afirma.

Questionada a respeito da Delegacia de Homicídios de Marabá, que está temporariamente desativada, a delegada diz que vai aguardar a reabertura da especializada. “A princípio, os homicídios vêm diminuindo, como constatamos; todavia, há a necessidade de uma delegacia efetiva, e vamos trabalhar para isso. Temos recebido apoio e vamos dar continuidade”, destaca Bruna Paolucci.

Ela lembra que neste domingo (5) o estado inicia um novo concurso para nomear mais delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil. “Estamos no aguardo do término desse certame para equacionar nossos problemas”.

O diretor de Polícia Civil do Interior, delegado Silvio Maués, destaca que a delegada Bruna já teve outras experiências, como diretora da Unidade Seccional, titular do município.

“Ela conhece bem Marabá, reside na cidade, é uma profissional competente e responsável, e tem uma visão de gestão muito boa”, avalia Maués. Para ele, a visão em relação aos diretores regionais é voltada para o trabalho de gerenciamento das unidades da regional. Ou seja, a desconcentração do atendimento da superintendência.

Sobre o número de policiais civis que atuam na cidade, o delegado afirma que é razoável, mas não ainda o ideal. “Temos plantão que funciona 24 horas por dia e devemos trabalhar a gestão desses recursos. Temos também parcerias que podem ser feitas. Ademais, há outros projetos para implementar em outras unidades em Marabá. Há uma necessidade do crescimento desse efetivo”, encerra. (Josseli Carvalho/Emilly Coelho)