quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Criança de 3 anos é vítima de afogamento na zona rural



Num descuido da avó, o menino Braim Diego Alves dos Santos, de 3 anos de idade, escapuliu de casa, foi tomar banho sozinho numa represa e morreu afogado. O afogamento ocorreu por volta das 11 horas de terça-feira (29), na Vila Onalicio Barros, região do Cedere I, zona rural de Parauapebas.

Procurada pela reportagem para esclarecer as circunstâncias como o neto dela faleceu, Maria Almeida Ribeiro, avó da criança afogada, contou que o menino era muito traquino, se deslocou para brincar perto de casa e num piscar de olhos o garoto saiu das proximidades da casa.

“Procuramos ele na casa da vizinha e não encontramos. Depois de muita procura pela redondeza da vila, encontramos a criança já sem vida, boiando numa represa, cerca de mil metros da residência, uma hora depois do desparecimento dele”, detalha Maria Almeida Ribeiro, lamentando a morte prematura do neto. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Três anos de Disque Denúncia


O Disque Denúncia de Parauapebas (3346-2250) completou 3 anos no último dia 27. Desde então, foram recebidas 62.700 ligações. Deste montante, foram totalizadas 14.871 denúncias que foram encaminhadas em caráter imediato para os órgãos competentes. 99% das informações foram do município de Parauapebas e 1% delas de Canaã, Eldorado do Carajás, Curionópolis, Marabá, Belém, Anapu e Castanhal.

Graças ao trabalho do Disque Denúncia e da operacionalização das denúncias pelos órgãos competentes, 535 pessoas foram presas, número que demonstra a confiança depositada pela população de Parauapebas e regi]ao no serviço.

Também foram apreendidas 21 armas de fogo e 12 armas brancas, sete caixas de munição calibres diversos, 156 unidades de munição para pistola .40, 15 unidades de munição para pistola 9 mm e 28 unidades de munição para revólveres.

Foram retiradas do tráfico de droga 192 pedras de crack e 1 quilo e 600 gramas de crack, 2 quilos e 400 gramas de maconha e 5 trouxinhas de maconha. Foram tirados de circulação 4 veículos caminhonetes e 48 veículos de passeio.

Crimes mais denunciados
1) Perturbação da ordem pública (barulho)
2) Contra a pessoa (violência contra a mulher)
3) Contra o patrimônio (suspeita de roubo e furto)
4) Tráfico de drogas
5) Contra a criança e o adolescente (maus-tratos)
6) Contra o meio ambiente (queimadas)
7) Contra a administração pública (obstrução de vias públicas)
8) Armas de fogo e artefatos explosivos (posse ilícita)
9) Crimes de transito (direção perigosa)
10) Crimes contra a liberdade sexual (estupro)

O Disque Denúncia continua trabalhando para a sociedade. Para denunciar crimes e irregularidades, basta ligar para (94) 3346-2250. O anonimato é garantido. (Marcia Guimarães, coordenadora do Disque Denúncia em Parauapebas)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Comandante da PM busca parceria para consertar viaturas




Das mais de 20 viaturas destinadas ao quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Parauapebas, que atende aos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, além de Parauapebas, três se encontram em oficina mecânica, sete estão paradas no quartel, precisando de conserto e manutenção, sete foram encaminhadas para receber serviços em Belém e cinco se encontram em operação em Parauapebas, 24 horas por dia. A revelação foi feita nesta segunda-feira (28) à reportagem pelo comandante do 23º BPM, ten-cel. Mauro Sérgio,

Na entrevista, o ten-cel. Mauro Sérgio explica que as viaturas lotadas no quartel do 23º BPM já estão num longo processo de uso, numa situação difícil para atender à comunidade, e por isso exigem constantes manutenções, fato que muitas vezes deixa alguns municípios ou bairros sem policiamento ostensivo.

Para evitar que a população fique sem policiamento nas ruas, por falta de veículos, o comandante local da PM revela que já está mantendo diálogo com parceiros como a Prefeitura de Parauapebas e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), no sentido de que as viaturas do quartel que estejam “no prego” sejam consertadas e retornem ao serviço de policiamento ostensivo nas ruas dos municípios de jurisdição do 23º BPM.

“Com a conversa que estão sendo mantidas com nossos parceiros, acredito que dentro de 15 dias a Polícia Militar vai contar com viaturas de boa qualidade operando na cidade de Parauapebas e em outros municípios onde o 23º Batalhão atua”, prevê o tenente-coronel.

Outra situação enfrentada pelo comandante Mauro Sérgio é a escuridão ao redor do quartel da PM, principalmente nos fundos, onde não há imóveis construídos e nem muro para delimitar ou proteger a área interna da corporação militar.

Sobre esta deficiência, o ten-cel. Mauro Sérgio informa que um parceiro da polícia já se disponibilizou em trocar fiação da área externa do quartel e repor lâmpadas, para tornar o local mais iluminado e mais seguro, tanto para policiais como para a comunidade que transita por ali.

Mas os problemas da Polícia Militar em Parauapebas não param por aí. O comandante admite que vários aparelhos transceptores se encontram sem operação, por falta de conserto, e por isso os policiais se utilizam de seus próprios aparelhos de celular para informar entre si sobre ocorrências recebidas no quartel.

“Esta situação estamos também resolvendo por meio de diretores da Acip, que nos prometeram, dentro de 30 dias, fazer a manutenção dos aparelhos de comunicação de radioamador”, finaliza Mauro Sérgio. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Corpo de Bombeiros tem novo comandante em Parauapebas




Oriundo de Marabá, onde servia na unidade do Corpo de Bombeiros naquele município, o capitão BM Sherdley Rossas Cansanção Novaes desde quinta-feira (24) da semana passada é o novo comandante do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, em substituição ao major Luiz Cláudio Farias, que até esta segunda-feira (28) não sabia para onde seria transferido.

Em declarações prestadas à reportagem deste jornal, em Parauapebas, o capitão Novaes revelou que ao assumir a função de comandante em Parauapebas encontrou a unidade do Corpo de Bombeiros em situação normal de funcionamento, mas ele diz pretender fazer alguns ajustes no funcionamento da corporação de socorro e na estrutura do quartel.

Por outro lado, o novo comandante observa que há necessidade da aquisição de novas viaturas para atender à demanda da comunidade, por entender que a cidade de Parauapebas cresce demasiadamente, e por isso entende ser preciso que a unidade do Corpo de Bombeiros acompanhe este crescimento com capacidade de servir à população nos serviços de socorros e salvamentos de vidas e de bens materiais.

Para que isto seja efetivamente alcançado, capitão Novaes explica que vai sair em busca de parcerias junto à iniciativa privada e governamental do município, pois só assim se constrói um mundo melhor, com a participação do próprio município.

Indagado sobre sua avaliação a respeito do alto índice de acidentes automobilísticos com vítimas fatais registrado no município de Parauapebas, o novo comandante do Corpo de Bombeiros respondeu que não adianta o poder pública fazer campanha de prevenção de acidente, se o motorista não tiver a consciência da responsabilidade em dirigir um veículo observando as leis de trânsito, e o pedestre também não tiver cuidado ao atravessar as ruas.

DEVER CUMPRIDO
Procurado pelo jornal, o ex-comandante da unidade do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, major Luiz Cláudio, diz que foi pego de surpresa com a troca de comando, mas deixa o cargo com a sensação de dever cumprido durante o tempo de 4 anos e meio em que esteve à frente da corporação militar no município.

Por outro lado, Luiz Cláudio admite que, por falta de maior estrutura, ele poderia ter feito muito mais à frente da guarnição para prestar mais serviços à comunidade de Parauapebas, no que diz respeito a salvamento de vidas e de bens materiais.

Perguntado por que ele, major, estava sendo substituído no comando por um capitão, quando normalmente seria pela mesma patente, major Luiz Cláudio respondeu que esta situação o deixou também surpreso, mas não iria questionar o caso, pois foi uma decisão de superiores. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 26 de janeiro de 2013

Eletricista morre pregado em fios de alta tensão



Ao tentar fazer uma ligação num poste da rede elétrica para uma residência, o eletricista Antonio Beto Rodrigues da Silva, 37 anos, recebeu uma descarga elétrica no corpo e morreu pendurado nos fios de alta tensão com o choque sofrido. O trágico acidente ocorreu na manhã da última quinta-feira (24), no Bairro Jardim Canadá, em Parauapebas.
De acordo com depoimento de Klébio Vitoriano Costa, 32 anos, servidor público estadual, ele contratou os serviços do eletricista para fazer uma mudança de fase de 110 para 220 volts, em imóvel de sua propriedade, pelo valor de R$ 150,00, e ocorreu o sinistro, com vítima fatal.
Klébio Vitoriano acrescenta no boletim de ocorrência que, após o acidente, tomou conhecimento que na hora em que recebeu a descarga elétrica no corpo o eletricista não estava usando EPI, ou seja, equipamento de proteção individual, como luvas, botas, cinturão de apoio e capacete.
O depoente adianta ainda que Antonio Beto Rodrigues estava sem camisa e usava uma corrente de metal no pescoço, fato que pode ter contribuído para ocorrer a descarga elétrica.
Para retirar o corpo do eletricista preso nos fios de alta tensão, a guarnição do Corpo de Bombeiros, composta pelos sargentos Rosaildo e Santiago; cabo Gilson; e soldados Silvestre, Otoniel e Dayvison, colocou um caminhão-baú ao lado do poste, para chegar até a vítima. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Delegado deixa Parauapebas e assume superintendência em Redenção


Investido no cargo há 2 anos, o delegado Antonio Miranda Neto deixa a direção da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas e assume a Superintendência Regional de Policia Civil em Redenção, em substituição ao também delegado Clovis Bueno. No lugar de Antonio Miranda assume em Parauapebas o delegado Rodrigo Pagge, atualmente lotado em Marabá. As posses de Miranda em Redenção e de Pagge em Parauapebas estão marcadas para a próxima quarta-feira (30).
Na quinta-feira (24) desta semana, o delegado Antonio Miranda reuniu a imprensa em Parauapebas para fazer uma espécie de prestação de contas à sociedade dos serviços prestados nestes dois anos à frente da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil no município.
Ele conta que assumiu interinamente a direção da Polícia Civil no município de Parauapebas em outubro de 2010, após a morte de seu antecessor, o delegado André Albuquerque, e em janeiro de 2011 tomou posse como titular da repartição de segurança pública.
Durante este período no cargo de diretor local da Polícia Civil, Antonio Miranda avalia que prestou um “ótimo” serviço de combate à criminalidade no município, ao desarticular quadrilhas de assaltantes, fechar pontos de venda de droga, apreender máquinas caça-níqueis e mídias piratas, colocar na cadeia os matadores do delegado André, entre outras operações.
O delegado reconhece que sem a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, Ministério Público, Imprensa, Disque Denúncia, Conselho Tutelar, Detran, DMTT, a comunidade e outros órgãos e instituições,  o trabalho dele no combate à violência não teria tido êxito.
A autoridade policial lembra que de janeiro de 2011 para cá não houve nenhuma fuga de presos da carceragem municipal do Rio Verde, enquanto que em 2010, segundo ele, foram registradas quatro fugas em massa.
Antonio Miranda elenca ainda no rol de suas realizações a cessão de uma sala à Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), para servir de apoio aos profissionais de comunicação do município; a implantação da Delegacia da Mulher e a aquisição de uma área na zona rural para a construção de um presídio com capacidade de 360 vagas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Discussão na rua, com arma de fogo, leva um à prisão


Uma discussão entre dois irmãos e o ex-cunhado de um deles, com envolvimento de arma de fogo, leva um para a cadeia e à apreensão de um revólver calibre 32. Os protagonistas são os irmãos Adaonete Costa Ferreira, 29 anos, conhecido por “Adão”, natural de Monção (MA), residente na Rua Natal, Bairro Liberdade II, Parauapebas; e um menor de idade; e Ivan Souza Santos, 33 anos, pedreiro, natural de Petrolina (MA), residente na Rua Airton Sena, Bairro Nova Vida, Parauapebas, que foi preso por volta das 07h40 da última terça-feira (22).
De acordo com registro feito na delegacia de polícia pelo sargento PM Wanderlan Santos Silva, ele estava fazendo policiamento ostensivo na companhia do soldado Alves, quando foi abordado na via pública por “Adão”, denunciando que ele estava sendo ameaçado de morte por Ivan com um revólver calibre 32, que foi apreendido pela polícia na Rua Vinício de Morais, Bairro Liberdade II, Parauapebas.
No local indicado pela suposta vítima, a guarnição policial encontrou o acusado agarrado por populares e o mesmo recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Polícia Civil, onde prestou depoimento e se encontra à disposição da Justiça.
Em depoimento, Adaonete Ferreira explica que, após discussão com Ivan sobre a cobertura de um imóvel, Ivan deixou-se perceber que usava um revólver na cintura e foi imobilizado pelos dois irmãos e entregue à polícia, juntamente com a arma de fogo, com quatro balas intactas,
Ao prestar esclarecimento à polícia, Ivan Santos disse que a arma apreendida pela polícia pertence a “Adão” e não a ele. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Ladrão é agarrado por populares e entregue à polícia



Ao receber uma denúncia dando conta de um arrombamento ocorrido numa casa no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, por volta das 11 horas de terça-feira (22), uma guarnição da Polícia Militar, composta pelo sargento A.Pereira e o soldado Rosário, dirigiu-se ao local e encontrou o acusado Creomar Costa Azevedo, 25 anos, natural de São Luis (MA), sem residência fixa, seguro por um grupo de pessoas.
Ao se deparar com a situação, os PMs foram informados que Creomar Costa Azevedo fora flagrado no interior de uma residência, depois de arrombar uma porta de vidro. No momento da abordagem, o sargento A.Pereira disse ter encontrado uma mochila em poder do acusado contendo em seu interior um notebook, três carregadores de celular, dois aparelhos de celular, um modem, um pendrive e uma carteira de trabalho em nome de Alex Silva Serra.
Em depoimento prestado na delegacia de polícia, Creomar Costa confessa que entrou na casa da vítima, que as chaves estavam na porta do lado de dentro, mas como tinha um vidro quebrado, ele conseguiu alcançar as chaves e entrou na residência. Mas nega que tenha subtraído objetos do interior do imóvel, porque logo foi flagrado por vizinhos. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Final de semana com dois homicídios e uma morte por acidente




O final de semana em Parauapebas registrou dois homicídios com disparos de arma de fogo e uma morte por acidente de trânsito. As vítimas de baleamento foram Warleson de Sousa dos Santos, 19 anos, conhecido por “Maranhão”, natural de Arame (MA), que residia na Rua Porto Velho, Vila Palmares Sul, Parauapebas; e Magno de Assis Alves, 24 anos, natural de Codó (MA); enquanto a vítima de acidente foi Irismar Batista da Luz, conhecido por “Chacal”, cujo corpo foi conduzido para Eldorado do Carajás, para ser velado e enterrado por familiares.
De acordo com o que apurou a reportagem junto ao delegado Nelson Alves Júnior, a vítima Warleson de Sousa foi assassinada por volta das 13 horas de domingo (20) num matagal por trás da Estação Ferroviária, nas proximidades do balneário denominado “Pedral”, na Vila Palmares Sul.
Conforme revelou em depoimento Vilson dos Santos Neto, pai de Warleson de Sousa, a vítima era usuária de droga, Uma segunda pessoa foi baleada e internada no HMP, mas escapou com vida. Warleson foi assassinado a bala após uma discussão com seu algoz, provavelmente por causa de um botijão de gás.
“Estamos investigando o homicídio, e já temos alguns nomes supostamente envolvidos na morte do rapaz. Segundo apuramos, Warleson não seria o alvo do assassino. O verdadeiro culpado ainda chegou a ser baleado, mas escapou com vida”, esclarece o delegado.
Magno de Assis foi vítima também de bala, por volta das 23 horas do último domingo (20), na Rua Daniela Perez, Bairro Nova Vida, Parauapebas. A vítima tinha passagem pela polícia.
“Meu irmão foi atingido por quatro tiros no corpo, chegou a ser encaminhado para o hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu”, disse em depoimento Janaina de Assis Alves, irmã de Magno de Assis.
ACIDENTE
Já o acidente envolvendo a morte de Irismar Batista da Luz ocorreu por volta de 00h30 de sábado para domingo (20), no km 18 da rodovia PA 275, sentido Parauapebas/Curionópolis.
Segundo apurou a reportagem com o IPC Reginaldo, a vítima se encontrava se divertindo numa festa de aniversário numa propriedade rural, quando saiu de moto para comprar mais cerveja e na rodovia foi atropelada e morta por um automóvel modelo Voyage (placa OLZ 7897-Belo Horizonte-MG), que atingiu em cheio a moto. O baque foi tão violento que partiu a motocicleta em dois pedaços. Uma pessoa não identificada trafegava na garupa da moto e foi internada sem perigo de morte. O automóvel era conduzido por uma mulher, que também não foi identificada pela reportagem.
Segundo ainda o investigador, o piloto vinha com o farol da moto apagado na hora do acidente. Todo o procedimento de levantamento do acidente foi feito pela delegacia de Polícia Civil em Curionópolis. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 19 de janeiro de 2013

Homem encontrado com faca cravada no peito e degolado



Depois de receber uma ligação anônima de populares, dando conta da existência de um homem encontrado morto com a garganta cortada e uma faca enfiada no tórax, uma equipe da Polícia Civil de Parauapebas esteve no local e constatou a informação.
O corpo do homem morto foi achado por volta das 7 horas da manha de quinta-feira (17), a 5 quilômetros da Vila Palmares Sul, às margem da Estrada de Ferro Carajás, no município de Parauapebas.
A vítima foi encontrada com os braços amarrados para trás com fio elétrico, degolada e com uma faca cravada até o cabo à altura do tórax. O cadáver se encontrava trajando camiseta preta, com estampa “puma” na frente, bermuda jeans azul, sandálias tipo havaianas e aparentava ter cerca de 40 anos de idade.
Até o fechamento desta matéria, o corpo da vítima ainda se encontrava sem identificação na geladeira do Instituto de Medicina Legal (IML), em Marabá, à espera de parentes ou conhecidos. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Choque entre caminhão e moto leva piloto à morte



Um acidente envolvendo um caminhão de marca Ford, modelo F4000 e placa MWO 4411 (Caseara-TO), e uma motocicleta de marca Honda, modelo CG 125 e placa DZS 9220 (Araçatuba-SP), levou o piloto à morte, no local do desastre. O acidente ocorreu por volta das 15h20 de quinta-feira (17), no cruzamento da Rua A-30 com a Avenida Castanheira, no loteamento Tropical II, em Parauapebas.
A vítima fatal foi o adolescente Anderson Elionai Sousa Silva, 14 anos de idade, que pilotava a moto CG 125, enquanto o motorista atropelador foi o empresário Paulo Roberto Araújo, 56 anos, goiano, residente no Bairro Cidade Jardim, Parauapebas, proprietário de uma empresa de construção civil que presta serviços num loteamento da cidade.
Em depoimento prestado na delegacia de polícia, Paulo Roberto Araújo explica que, embora trafegasse numa velocidade média de 40 km/h, não foi possível parar o caminhão a tempo de evitar o trágico acidente com vítima fatal e chocar-se com um poste da rede elétrica.
Inconsolado com a “perda brusca e irreparável” do filho adolescente, o pai da vítima não teve força suficiente para gravar entrevista com a reportagem, mas revelou que o garoto o ajudava muito nos serviços de construção civil executados pelo pai. (Vela Preta/Waldyr Silva) 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Parauapebas registra primeiro homicídio do ano


Depois de uma trégua de 15 dias sem nenhuma ocorrência de homicídio na cidade, no início da madrugada desta quarta-feira (16) Parauapebas foi palco do primeiro assassinato ocorrido este ano, tendo como vítima o maranhense Claudemir Silva Rodrigues, 33 anos, conhecido por “Cabeludo”, natural de Monção (MA), que residia na Rua Luanda, Bairro Vila Rica, Parauapebas.
De acordo com boletim de ocorrência (BO) registrado na delegacia por Arisvaldo Silva Rodrigues, 29 anos, irmão da vítima, o homicídio aconteceu por volta de 1 hora da madrugada de ontem (16), nas proximidades de um clube, no Bairro Vila Rica, Parauapebas.
No BO, Arisvaldo Silva Rodrigues não soube informar os motivos que levaram o irmão dele a ser assassinado com três golpes de faca, sendo duas facadas nas costas e uma no peito esquerdo.
Por outro lado, o irmão de Claudemir Silva Rodrigues revela que a vítima costumava jogar bilhar em bares da cidade e ao mesmo tempo ingeria bebida alcoólica, e que nessas horas muitas vezes provocava confusão por causa do jogo e da bebida.
Outra informação de Arisvaldo Rodrigues constante no boletim de ocorrência tomada pela escrivã Denise Cunha dá conta que Claudemir Rodrigues poderia ser também usuário de drogas, mas ele não tinha esta certeza. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Coletivo atropela e mata segunda pessoa num período de 13 dias

Num intervalo de apenas 13 dias, duas pessoas foram atropeladas e mortas por motoristas de vans que exploram o serviço de transporte público de passageiros em Parauapebas. A primeira vítima foi o eletricista Narciso Alves Mendes, 38 anos, atropelado no dia 1º de janeiro pelo motorista Elton Pereira Carvalho, 37 anos.
Já a segunda vítima fatal foi o motoqueiro Antonio Francalino Lopes Vieira, 34 anos, natural de Itaguatins (TO), que residia na Rua Apóstolo Pedro, Bairro Betânia, Parauapebas. O atropelamento ocorreu por volta das 20 horas de domingo (13), na rodovia PA 160, Bairro Cidade Jardim, Parauapebas.
No momento do desastre, conforme apurou a reportagem no local do acidente, a vítima pilotava uma moto, quando foi atingida em cheio por uma van (placa CPI 8683-Parauapebas) que opera o transporte público de passageiros, cujo motorista se evadiu do local. No acidente, Antonio Francalino sofreu fratura nas duas pernas. Ao dar entrada ainda com vida no hospital municipal, o motoqueiro veio a óbito.
Procurado pelo jornal nesta segunda-feira (14) para falar sobre o assunto, Antonio Carlos de Carvalho, presidente da Coocavump/Central, entidades que gerenciam o transporte público de passageiros em Parauapebas, explicou que os condutores de vans são orientados a dirigir com bastante atenção, para evitar acidente, principalmente com vítimas fatais.
Com relação ao acidente ocorrido no dia 1º deste mês, Antonio Carlos revelou que na hora do sinistro a vítima Narciso Alves Mendes e o motorista do coletivo, Elton Pereira Carvalho, estavam com sintomas de embriaguez, e por isso o motorista foi expulso da companhia de transporte.
Sobre o acidente de domingo, o presidente do consórcio Coocavump/Central informou que a entidade estava apurando o caso junto à polícia e órgão de trânsito, para se posicionar oficialmente a respeito do caso.
Em nota encaminhada a este jornal, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura informa que o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) tem disponibilizado agentes de trânsito nas principais ruas da cidade, e que as ações educativas e de fiscalização devem ser intensificadas a partir da próxima semana, quando uma reunião entre o órgão, Ministério Público, polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar e secretarias municipais definirá uma atuação conjunta, com a finalidade de minimizar os problemas no trânsito de Parauapebas. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 12 de janeiro de 2013

Receptador compra moto roubada, perde veículo e vai em cana

Ao receber uma oferta “imperdível” para compra de uma motocicleta modelo Biz pelo preço de apenas R$ 1.000, o indivíduo Wagner dos Santos Sousa, 30 anos de idade, não deixou escapar a “oportunidade” e fez o negócio, sem antes checar a procedência do produto. Por causa disto, ele foi preso e ainda perdeu o veículo.
Segundo relatou Wagner dos Santos à reportagem nesta quinta-feira (11), na delegacia de polícia, em Parauapebas, ele fez o que considerou como “bom negócio” há cerca de duas semanas com um sujeito que disse conhece apenas pelo prenome de Juno, “mas eu não sabia que a moto era roubada”, tenta se defender.
De acordo com o cabo PM Santana, que fez a detenção do acusado e o entregou à Polícia Civil, a motocicleta foi furtada de uma mulher no dia 23 de dezembro último na Rua Ângela Diniz, no Bairro da Paz, em Parauapebas, e que a mesma foi localizada ontem (11) no Bairro Nova Vida em poder de Wagner dos Santos.
“Ao ser abordado pela guarnição da polícia, o acusado confessou que havia adquirido a Biz há duas semanas pelo valor de apenas mil reais, mas negou que tivesse participado do assalto”, explica o cabo Santana, adicionando que o veículo já estava sendo devolvido à proprietária. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Cobrador perde controle de moto, bate a cabeça numa árvore e morre

Ao trafegar na Rua Dinamarca, pilotando uma moto (modelo Bros e placa HQB 9716-Imperatriz-MA), o cobrador Walquimar Meneses da Silva, 41 anos, perdeu o controle do veículo, subiu no meio-fio, bateu a cabeça num pé de ipê e morreu no local. O acidente ocorreu por volta das 15h40 de quinta-feira (10), em frente à casa de número 195, na Rua Dinamarca, Bairro Vila Rica, em Parauapebas.
De acordo com declarações prestadas em off à reportagem por um homem que se disse patrão da vítima, o cobrador estava de folga do serviço e aproveitou o momento para se divertir e ingerir bebida alcoólica nas proximidades do local onde aconteceu o acidente.
Convocado para isolar a área do acidente e controlar o trânsito nas imediações, o agente Mota, do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), explicou que na hora do desastre o piloto da moto trafegava sem uso de capacete, o que pode ter contribuído para que Walquimar Meneses tenha morrido no local, sem tempo de receber socorro médico.
ARRASTÃO
Por volta de 1 hora de quinta-feira (10), dois homens armados chegaram a um bar localizado na Rua Afonso Perna, Bairro Altamira, e promoveram um arrastão aos clientes e proprietários do estabelecimento, roubando inclusive uma camionete modelo L 200 Triton (placa KIO 4651-PE).
Conforme relatou Leovigildo Barbosa de Arruda à policia em depoimento, a dupla de assaltantes levou dele a camionete, cartões bancários, dois aparelhos de celular e ainda a importância de R$ 1.300,00.
De Leiliane Pereira, os assaltantes subtraíram um notebook, uma TV LCD de 32 polegadas, bolsa contendo documentos pessoais e joias, três aparelhos de celular, fardos de refrigerante e água mineral, um aparelho de DVD e o valor de R$ 1.800,00 em espécie.
Os dois assaltantes levaram ainda de Aguilson Alves Sousa uma pulseira, um colar, um anel em ouro, dois aparelhos celular e também o valor de R$ 2.780 em dinheiro.
Na manhã de ontem (sexta-feira), uma guarnição do Grupo Tático de Operações, comandada pelo sargento Mesquita, foi acionada para averiguar um veículo que se encontrava abandonado numa vicinal da rodovia PA 160, sentido Canaã dos Carajás, a 10 quilômetros do centro de Parauapebas.
Ao chegar ao local, a polícia encontrou a camionete com os quatro pneus furados com faca, parte da lataria amassada e para-brisa quebrado, dando sinais de que o veículo fora tombado. Acionado, Leovigildo Barbosa reconheceu a camionete como sendo de sua propriedade. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Comunicado

Estamos enfrentando problema técnico para postar fotos das matérias neste blog, mas acreditamos que a deficiência seja sanada nos próximos dias. Agradecemos a compreensão do visitante.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dupla assalta, vende celular e esconde moto

Depois de duas semanas após a prática do assalto, a polícia põe as mãos numa dupla que às vésperas do Natal assaltou em Parauapebas uma mulher e levou da mesma uma motocicleta modelo Biz e um aparelho celular. Os acusados são o indivíduo Samuel Silva Nascimento, 26 anos, e um adolescente de 16 anos de idade.
De acordo com o que informou o IPC Almeida, o menor de idade já teve várias passagens pela polícia, envolvido em assalto e pequenos furtos, enquanto Samuel Silva, que foi preso na tarde desta quarta-feira (9) numa oficina mecânica de moto, localizada no Bairro Novo Horizonte, Parauapebas, é a primeira vez que cai nas mãos da polícia.
Segundo ainda o investigador de Polícia Civil, os acusados venderam o aparelho celular por 300 reais e Samuel ficou com o chip e a moto. Samuel colocou o chip do celular roubado noutro aparelho e passou a usá-lo. A polícia ligou para Samuel, fingiu querer comprar um celular e o acusado marcou um encontro com a pessoa que falava do outro lado, sem saber que era a polícia, e aí foi preso.
Ouvido pela reportagem, Samuel disse que estava arrependido de ter cometido o crime de assalto na companhia do menor, e que estava planejando devolver a moto, mas antes disso foi preso.
O adolescente confirmou ao Jornal que venderam o celular por 300 reais e foram beber cachaça, enquanto a moto havia ficado em poder de Samuel. “Pensei até que ele tivesse vendido a moto, mas ela estava escondida na casa dele”, disse o menor. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Preso acusado de praticar assaltos contra taxistas e motoqueiros

De posse de denúncias na prática de assalto à mão armada em Parauapebas, a polícia deteve e colocou atrás das grades, na manhã da última segunda-feira (7), o sujeito Maycon Martins Pereira, 25 anos, natural de Rio Maria (PA), residente na Rua 8, Bairro Primavera, Parauapebas.
Segundo a polícia, pesa contra Maycon Pereira as acusações de ter assaltado, na noite de domingo (6), o taxista Edmar Ferreira Oliveira, 48 anos (natural de Alto Bonito-MA, residente na Rua Getúlio Vargas, Bairro Rio Verde, Parauapebas); o casal de namorados Hélio Ferreira Araújo, 32 anos (natural de Santa Luzia-MA, residente na Rua Palmas, Vila Palmares Sul, Parauapebas), e Ticiane; os primos João Carlos Gonçalves Barros, 19 anos (natural de São Geraldo do Araguaia-PA e residente a Rua Brasília, Bairro Liberdade, Parauapebas) e Leonardo Sousa Lima, 22 anos (natural de São Geraldo do Araguaia-PA e residente no mesmo endereço de João Carlos); e ainda Rafael Sobral de Moura, 20 anos (natural de Parauapebas e residente na Rua Belém, Bairro Primavera, Parauapebas).
Depois de preso, tendo em seu poder uma moto roubada em um dos assaltos, Maycon Pereira foi reconhecido por todas as vítimas acima relacionadas. Mas ele nega a participação nos quatro assaltos efetuados na noite de domingo (6), atribuindo a culpa a um adolescente, que teria praticado os assaltos na companhia de um detento foragido da penitenciária de Marabá de prenome Junior. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Preso foragido da Justiça envolvido em roubo de veículos

Um homem apontado por envolvimento em roubos de veículos, principalmente caminhonetes, em cidades da região nordeste do Pará, foi preso ontem (6) por policiais civis do município de Castanhal.
José Ademar Silva Ferreira, conhecido por "Seco", estava na condição de foragido da Justiça e já vinha sendo procurado pela Polícia Civil. Ele estava com mandado de prisão expedido pela Comarca Judiciária local.
A captura foi realizada em operação conjunta de policiais civis da Superintendência Regional da Zona do Salgado; do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) e da Seccional Urbana de Jaderlândia.
José Ademar fugiu do Sistema Penitenciário de Castanhal, no ano de 2011, onde cumpria pena pelos crimes de tráfico de drogas e assalto, nas cidades de Castanhal e Santa Izabel do Pará.
"Desde que fugiu, José Ademar passou a cometer roubos de caminhonetes nas cidades das regiões do Salgado e Bragantina do Pará", explica o delegado Luiz Xavier, titular da Superintendência.
As investigações foram coordenadas pelos delegados Luiz Xavier; Paulo Henrique Júnior; Fernando Rocha e Marco Antônio Oliveira, e contou com as equipes de investigadores formadas pelos investigadores Monteiro, Edilson, Nivaldo, Ariclês, Azevedo, Elias, Magno, Nélson e Márcio Augusto. (Site da Polícia Civil)

Acidente mata jovem de 18 anos em Redenção

Um trágico acidente envolvendo uma motocicleta e um automóvel deixou o saldo de um morto e um gravemente ferido na manhã do último domingo (6), na cidade de Redenção, sul do Pará. O desastre ocorreu no cruzamento da Avenida José Carrion com a Rua José Júnior da Silva, nas proximidades do centro comercial de Redenção.
A vítima fatal foi o jovem Iury da Silva Santos, 18 anos, residente no Setor Serrinha, que morreu após bater a motocicleta preta Fan 250 placa OFI 7817 em cheio no carro de passeio placa JUZ 8163, dirigido pelo motorista Maruzan Vieira Damásio, que avançou a preferencial do cruzamento e foi atingido em cheio pela moto que viajava em alta velocidade.
O corpo da Iury, que trabalhava como garçom, foi parar debaixo do veículo, após o carro ter capotado e parado com as rodas suspensas.
O laudo médico apontou que o motorista havia ingerido bebida alcoólica. O delegado Carlos Eduardo Vieira instaurou inquérito policial para apurar as verdadeiras causas do acidente. (Blog do Dinho Santos)

domingo, 6 de janeiro de 2013

Mulher comerciante é assassinada em Tucumã

Por volta das 23 horas de sábado (5), em Tucumã, sul do Pará, aconteceu um homicídio, tendo como vítima fatal a microempresária no ramo de comércio de joias Maria Aparecida da Silva, residente naquela cidade.
A polícia de Tucumã informou que Maria foi assassinada com vários disparos de arma de fogo na cabeça e teve morte instantânea. A versão inicial é de que ela teria reagido a um assalto, mas existem comentários na cidade dando conta que ela fora executada. Quanto a esse outro possível  motivo do crime, a polícia está investigando. (Blog do Edmar Brito)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Eletricista morre atropelado por van



Parauapebas foi palco mais uma vez de acidente com vítima fatal. A fatalidade ocorreu por volta das 5h50 da manhã de terça-feira (01) na Rua Sol Poente, Bairro Rio Verde, Parauapebas, tendo como vítima Narciso Alves Mendes, 38 anos, eletricista, natural de Bacabal (MA), que residia na Rua Padre Cícero, Bairro Rio Verde, Parauapebas, e atropelador o motorista Elton Pereira Carvalho, 37 anos, residente na Rua Paulo Afonso, Bairro da Paz, Parauapebas, condutor de van que faz transporte coletivo de passageiros na cidade.

De acordo com relato do cabo PM José Ricardo da Silva Costa, no momento em que a guarnição do Grupo Tático de Operações chegou ao local do acidente a vítima ainda estava respirando, mas antes de receber os primeiros atendimentos médicos faleceu, devido ter sofrido ferimentos na cabeça e perdido muito sangue.

O policial militar acrescenta que, após o acidente, vários populares que se encontravam no local seguraram o motorista atropelador e o entregaram à policia, que o conduziu para a delegacia, onde o mesmo prestou esclarecimentos.

Em depoimento, Elton Pereira Carvalho explicou que a vítima foi atropelada no momento em que ele, Elton, dava marcha ré na van, sem nenhuma possibilidade de visão para evitar o atropelamento. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Primeira criança que nasceu em 2013 é do sexo masculino



A primeira criança que nasceu em Parauapebas em 2013 é do sexo masculino, chama-se José Vitor, pesou 3 quilos e 150 gramas e é filho de Bárbara Rayane, residente na Rua Rui Barbosa nº 230, Bairro Guanabara, Parauapebas.

No intuito de registrar o nascimento da primeira criança em 2013, a reportagem ficou de plantão na maternidade do Hospital Municipal Teófilo Soares, a partir da meia-noite. Às 01h25 de terça-feira, 1º de janeiro, Bárbara Rayane deu à luz o filho José Vitor.

A equipe de profissionais de saúde que realizou o parto da primeira criança a nascer neste ano foi composta pelos médicos William Fábio e Keldere; enfermeiras Amanda Brogin e Sirley Praxedes; e técnicos de enfermagem Joelma, Roberto Sousa, Bárbara e Regina Sousa. (Vela Preta/Waldyr Silva)