sábado, 29 de outubro de 2011

Piloto encontrado morto sob moto




Desaparecido desde o último domingo (23) da vila Garimpo das Pedras, zona rural do município de Marabá, de onde tinha saído em direção a um balneário de águas quentes que fica nas proximidades da vila, foi encontrado na última quinta-feira (27) o corpo do indivíduo Valdeci Pacheco Rocha, 34 anos, natural de São João do Araguaia (PA), que residia na Vila Quatro Bocas, município de Itupiranga.
De acordo com o que apurou a reportagem, Valdeci Rocha estava se divertido no Garimpo das Pedras, onde estava atualmente trabalhando, tomando umas e outras com amigos, quando em determinado momento montou na moto de marca Honda, modelo Bros, de placa MVV 2801 (Nova Olinda-TO), que havia emprestado de um amigo na Vila Quatro Bocas, e se dirigiu para o balneário.
Antes mesmo de chegar às águas quentes, o piloto perdeu o controle da moto numa curva, sofreu vários baques e foi parar num matagal a alguns metros da estrada, com o corpo debaixo da motocicleta, na posição em que foi encontrado morto.
O corpo da vítima foi resgatado na manhã de quinta-feira (27) do local onde foi encontrado por agentes da funerária Parapax, de Parauapebas, e encaminhado para o IML, em Marabá, de onde seria encaminhado para a vila onde a vítima morava.
Em decorrência da demora em devolver a moto ao seu legítimo proprietário, este já havia acionado a polícia, supostamente pensando que Valdeci Rocha havia furtado o pequeno veículo. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Blitz policial flagra homem com arma na ‘boroca’


Uma blitz integrada por agentes do Detran e policiais do Grupo Tático da Polícia Militar flagrou, na manhã da última quinta-feira (27), num trecho da estrada de acesso à ferrovia, em Parauapebas, o vaqueiro Antonio Souza Farias, 28 anos, conduzindo um revólver calibre 38 carregado de balas numa “boroca”, sem o competente documento de porte.
No momento em que transitava na moto, conduzindo na garupa a esposa Maria Raimunda Silva de Oliveira, 39 anos, e avistou a movimentação dos policiais e agentes do Detran, Antonio de Souza Farias desviou a moto marca Honda modelo Bros, de placa JVM 7645 (Ulianópolis-PA), para um loteamento, na intenção de escapar da vistoria da blitz.
Mas não adiantou nada, pois os policiais do Tático observaram a tentativa de escape do motoqueiro, que foi alcançado poucos minutos depois, fingindo que estava urinando atrás de uma construção no loteamento.
Aos policiais, a mulher do acusado tentou assumir a culpa e dizer que a arma lhe pertencia, mas a polícia não acreditou na conversa, encaminhando Antonio de Souza Farias à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde prestou depoimento e se encontra à disposição da Justiça, enquanto a mulher do acusado foi liberada.
À reportagem do CT, Antonio Farias explicou que trabalha na zona rural como vaqueiro, na Vila Cachoeira Preta, a 70 quilômetros do centro de Parauapebas, e por considerar que há muitos assaltos na região, usava o revólver para se defender de eventuais ataques, mas sempre que vinha à cidade deixava a arma na casa de uma cunhada na Vila Palmares II, e desta vez não encontrou a cunhada em casa, e por isso foi obrigado prosseguir com a arma e se deu mal. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Justiça do Maranhão manda prender homicida em Parauapebas

Atendendo a pedido da delegada Clenir Maria Reis, da cidade de Bacabal (MA), o juiz Wilson Manoel de Freitas Filho, titular da 3ª Vara da Comarca de Bacabal (MA), expediu mandado de prisão temporária contra o estudante universitário Kennedy Alves da Silva, 21 anos, natural de Açailândia (MA), residente da cidade de Olho D’Água das Cunhãs (MA), acusado de ter assassinado com uma profunda facada na região do pescoço, no último dia 5 do corrente, a mulher Eunice das Chagas Rego, na cidade de Bacabal.
De Bacabal, a delegada Clenir Maria Reis tomou conhecimento que o acusado Wilson Manoel de Freitas Filho estaria homiziado em casa de familiares em Parauapebas, citando inclusive ao delegado Antonio Miranda Neto o endereço do paradeiro do suspeito de ter executado Eunice das Chagas Rego.
Ao fazer a batida anteontem no endereço informado pela delegada maranhense, a Polícia Civil de Parauapebas não encontrou mais o foragido, pois já tinha saído da cidade para rumo ignorado. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Preso acusado de furto de moto




Encontra-se preso na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Pa-rauapebas, ainda sob investigação, o indivíduo Tiago Santos da Sil-va, 18 anos, residente na Travessa São Paulo nº 132, Bairro Prima-vera, Parauapebas, acusado de ter furtado uma moto marca Honda modelo Biz nesta cidade.
À reportagem policial do CORREIO DO TOCANTINS, na manhã desta quarta-feira (26), Tiago Santos da Silva negou que tenha sido o autor do furto da motocicleta, atribuindo o crime a um adolescente menor de idade, no intuito de sair da culpabilidade da violação da lei.
Ouvida pelo delegado plantonista Nelson Alves Júnior, a reportagem foi informada que a Polícia Civil continua investigando o envolvi-mento de Tiago Santos no furto de motos na cidade, uma vez que há fortes indícios que o mesmo venha a ser o autor do crime, e agora esteja jogando a culpa para o menor de idade. (Vela Pre-ta/Waldyr Silva)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Traficante é preso em Canaã com a mão na massa


O delegado José Euclides Aquino da Silva, titular da Polícia Civil em Canaã dos Carajás, colocou no xadrez na madrugada do último sábado (22) Paulo Damascena de Sousa, 24 anos, mecânico, natural de Santa Inês (MA), residente na Rua Pedro Trindade nº 205, quarto nº 5, Canaã dos Carajás, acusado como traficante de drogas.
Segundo apurou a reportagem na delegacia de Canaã dos Carajás, após alguns dias de monitoramento a polícia constatou uma grande movimentação de pessoas no endereço do acusado.
Na madrugada do último sábado (22), o delegado José Aquino e o IPC Abraão deram uma batida no local e prenderam Paulo Damascena com dez petecas de crack, enquanto os eventuais compradores da droga empreenderam fuga.
Em depoimento, o acusado contou que vendia crack há apenas uma semana, cuja droga tinha adquirido de um indivíduo que ele disse não recordar o nome na Folha 33, Nova Marabá, em Marabá. Paulo Damascena revelou que ele vendia cada peteca de crack pelo preço de dez reais. (Waldyr Silva)

Bruxa solta no trânsito caótico de Parauapebas

João Evangelista Alves de Souza

José Antonio da Silva da Paz
 
Vítima sem identificação

Três graves acidentes de trânsito com igual número de vítimas fatais foram registrados em Parauapebas no último final de semana, envol-vendo bicicleta, moto, camionete e caçamba.
João Evangelista Alves de Souza pegou carona no último domingo (23) numa camionete de Parauapebas para Canaã dos Carajás. Nas proximidades do balneário Água Boa, na rodovia PA 160, por volta das 15 horas, o veículo tombou e ele morreu.
Até o início da tarde desta segunda-feira (24), o corpo da vítima se encontrava na geladeira do IML em Marabá, à espera de familiares.
De acordo com Clovis Sousa, proprietário da funerária Araguapax, que entrou em contato com a família da vítima no Estado do Maranhão, João Evangelista é natural do município de Caxias (MA), para onde o corpo da vítima ficou de ser encaminhado na manhã desta terça-feira (25).
Outra vítima de acidente foi José Antonio da Silva da Paz, 22 anos, natural de Codó (MA), que residia na Rua Paru, qd. 45 lt. 16, Casas Populares II, Parauapebas. José Antonio seguia numa moto para o trabalho, levando na garupa o irmão Carlos Antonio da Silva da Paz, quando por volta das 6h30 desta segunda-feira (24), nas proximidades do pátio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), ao tentar ultrapassar uma caçamba, chocou-se com a lateral do veículo e foi esmagado.
José Antonio ainda chegou a ser levado ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu uma hora depois do acidente.
Até a tarde desta segunda-feira (24), Carlos Antonio se encontrava internado no hospital municipal de Parauapebas em estado grave, com as duas pernas quebradas e a bacia fraturada.
A terceira vítima, até então não identificada, é de um homem que estava pedalando uma bicicleta trajando bermuda xadrez e blusa verde e foi atropelado por uma moto de placa NST 8622 (Eldorado do Carajás) por volta das 19 horas do último domingo (23) na estrada Faruk Salmen, em frente ao cemitério da cidade.
Após o atropelamento fatal, segundo a polícia, o condutor abandonou a moto e desapareceu do local sem ser identificado. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Delegado Antonio Miranda faz balanço das atividades da Polícia Civil

A pedido da reporta-gem do CORREIO DO TOCANTINS, o delegado Antonio Mi-randa Neto, diretor da 20ª Seccional Ur-bana de Polícia Civil em Parauapebas, reve-la que no mês de ja-neiro deste ano foram tombados 47 inquéritos policiais, 35 em fevereiro, 51 no mês de março, 29 em abril, 36 em maio, 58 em junho e 32 no mês de julho.
No mesmo período do ano passado, de acordo com a autoridade policial, foram tombados 212 procedimentos, contra 358 procedimentos no primeiro semestre de 2011, o que representa, na avaliação do delegado, um crescimento considerável no combate à violência no município.
Com relação ao número de pessoas presas até julho deste ano, Antonio Miranda conta que fora 132 presas em flagrante delito e 12 detenções cautelares. Os acusados vão ou estão sendo ouvidos pela Justiça para responderem pelos crimes que cometeram na cidade.
O delegado mostrou-se bastante otimista que neste segundo semestre de 2011 os procedimentos de tombamento de inquéritos policiais tendem a aumentar, em virtude do trabalho de inteligência que vem sendo deslanchado em Parauapebas pelas polícias Civil e Militar. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Homem ciumento crava faca nas costas da ex-mulher


Encontra-se preso, à disposição da Justiça, em Parauapebas, o paraense Elias Lopes de Assis, conhecido por “Loirão”, 22 anos, residente na Rua A-19, qd. 64, lt. 08, loteamento Amazonas, Parauapebas, natural de Tucumã (PA), acusado de ter desferido um violento golpe da faca nas costas da ex-companheira Dayane de Jesus Santos.
A tentativa de homicídio ocorreu na noite do último sábado para domingo 16), numa casa de seresta localizada no Bairro Vila Rica, em Parauapebas, segundo a polícia.
Em depoimento, “Loirão” revela ao escrivão Genival Souza que ao chegar ao local da seresta percebeu, ainda fora do prédio, uma pessoa escondendo uma faca num monte de areia. Em seguida, se apoderou da arma, colocou-a na cintura e entrou no estabelecimento de show, onde percebeu a presença da ex-mulher acompanhada do namorado.
A certa altura, ele conta que houve um tumulto no salão de festa do estabelecimento, envolvendo umas oito pessoas. O acusado se infiltrou na confusão, sacou a faca da cintura e aplicou um golpe certeiro nas costas de Dayne de Jesus, à altura dos rins, e ela foi encaminhada ao hospital municipal.
Após esfaquear a mulher, “Loirão” saiu correndo da casa de seresta, mas foi preso em flagrante delito por uma guarnição da Polícia Militar que chegava ao local. À polícia, o acusado disse que não tinha a intenção de ferir a ex-mulher, mas o novo namorado dela. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Justiça expede mandado de prisão contra homicida foragido



A Justiça de Parauapebas expediu nesta segunda-feira (17) mandado de prisão preventiva contra o indivíduo Adailson de Souza Borges, conhecido por “Boquinha” (21 anos, natural de Parauapebas), acu-sado de ter assassinado na última quarta-feira (12) o amigo Edelson Araújo Santana (25 anos, natural de Bom Jardim-MA).
Segundo consta em depoimento de Maria Aparecida Honorato da Silva (38 anos, natural de Parauapebas, residente na Rua Guaporé, qd. 28, lt. 12, Casas Populares II), companheira da vítima, o marido dela estava bebendo cachaça 51 na residência do acusado e da na-morada deste, Lindoeste Pereira da Silva (23 anos, natural de Var-gem Grande-MA, residente numa área de invasão da Casas Popula-res II), quando foi executado com golpe de faca por “Boquinha”.
Maria Aparecida conta no BO que foi até a casa da vizinha convidar Edelson para ir para casa e o companheiro dissera que tão logo comesse um pedaço de peixe retornaria. Nesse momento, de acordo com a depoente, “Boquinha” convidou o marido dela para fumar um baseado, quando então Edelson não aceitara o convite, e o acusado fumou o cigarro sozinho.
Minutos depois, “Boquinha” se apoderou de uma faca e partiu para cima de Edelson Santana, desferindo um certeiro golpe no peito da vítima, que ainda chegou a se atracar com o agressor, mas veio a óbito a caminho do hospital municipal, enquanto o matador se evadiu do local, mas agora está sendo procurado pela polícia para responder pelo crime cometido. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 15 de outubro de 2011

Investigador de polícia é acusado de espancar companheira



A funcionária pública Fabiana da Costa Silva, 28 anos, natural de Curionópolis, residente na Rua Jacarandá nº 49, em Curionópolis, procurou na última quinta-feira (13) a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Parauapebas para denunciar que fora violentamente agredida pelo companheiro dela, Eliel Vanderlan Gomes da Silva, 44 anos, investigador de Polícia Civil em Curionó-polis.
No depoimento prestado à delegada Maria Regina Cardoso Rodri-gues, titular da Deam, Fabiana Silva conta que vive há 9 anos com o policial, uma convivência marcada por muitas violências praticadas pelo companheiro dela, que, segundo a vítima, é uma pessoa bastante ciumenta e violenta.
Fabiana Silva diz em depoimento que na última quinta-feira, por volta das 21 horas, o casal se encontrava em Parauapebas ingerindo bebida alcoólica num estabelecimento denominado “Eva Lanches”, no centro da cidade, quando ela saiu para ir ao banheiro e ao retornar o marido disse que ela estava olhando para outro homem.
Por esse motivo, Eliel pagou a conta e disse que ia embora, deixando Fabiana no local. Temendo ficar sozinha na rua, ela diz que foi até o carro do investigador para pegar a chave da casa, mas ele arrancou o veículo e partiu sozinho.
Minutos depois, ainda segundo Fabiana Silva, ela recebeu uma telefonema do companheiro dizendo que ia buscá-la para ambos retornarem a Curionópolis, onde o casal mora.
Na periferia de Parauapebas, a mulher conta que pediu para Eliel parar o veículo para ela urinar. Ao retornar e colocar um dos pés na porta do carro, o acusado avançou bruscamente com o veículo e ela caiu ao chão, chegando a desmaiar.
Ao recobrar os sentidos, no interior do veículo, Fabiana Silva conta que o policial começou a agredi-la com socos, quando ela se defendeu e deu uma mordida num dos braços do agressor, que passou a dar socos com mais violência no rosto, nos braços e nas costas da vítima, passando por Curionópolis até Eldorado do Carajás, de onde o casal voltou para Curionópolis e a mulher recebeu tratamento num hospital.
Procurado pela reportagem, Eliel Vanderlan negou que tenha agredido a companheira dele, justificando que houve excesso de bebida por parte da mulher. O investigador admite que quando Fabiana tentou entrar no carro ele arrancou o veículo sem perceber que ela ainda não se encontrava totalmente no interior do carro. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Trio acusado de assalto é colocado atrás das grades

Diego Dutra Teixeira

Adão Barbosa Cardoso
 
Tiago Nascimento dos Santos

Material apreendido

A polícia deteve e colocou no xadrez, em Parauapebas, três indivíduos acusados de praticar assalto na cidade. Os acusados são os sujeitos Diego Dutra Teixeira (21 anos, natural de São Luís-MA, residente na Rua Nova Conquista, qd. 39, lt. 23, Bairro Betânia, Pa-rauapebas), Adão Barbosa Cardoso (18 anos, natural de Ourilândia do Norte, residente na Rua Amazonas nº 143, Bairro Primavera, Parauapebas) e Tiago Nascimento dos Santos (24 anos, natural de Curionópolis, residente na Rua Airton Sena, no “Bar da Baixinha”, invasão Nova Vida, em Parauapebas).
Contra o trio pesam as acusações de estarem infernizando a vida de pessoas incautas por meio da prática de assalto à mão armada, furtando dinheiro, aparelhos celulares e outros pertences.
Diego Teixeira e Tiago Nascimento foram agarrados pela polícia na madrugada desta sexta-feira (14) no Bairro Rio Verde, depois de tentar fugir do cerco numa moto de marca Honda modelo Biz de cor amarela, sem portar os documentos do veículo. Inquirida, a dupla confessou aos policiais que estava à procura do comparsa Adão Cardoso, que foi preso minutos depois.
A polícia apreendeu com os acusados quatro aparelhos de celular, oito chips de celular, três cartões de memória e uma pequena quantia de dinheiro no valor de 21 reais.
Na delegacia, a polícia conseguiu localizar uma das vítimas do trio, Erika Terto Feitosa, que disse ter sido assaltada por dois homens com as característica de Adão e Diego, para quem tinha perdido um aparelho celular com chips das operadoras Vivo e TIM, até então não recuperados. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Soldado PM é acusado de agredir namorada



Ana Aline do Carmo de Sousa, 19 anos, solteira, residente na Avenida Dinamarca nº 176, Bairro Vila Rica, Parauapebas, procurou a polícia na última terça-feira (11) para denunciar que na noite anterior fora violentamente agredida pelo soldado PM Alencar, que é lotado no destacamento da vila Garimpo das Pedras, com quem eventualmente ela saía nas baladas da cidade.
A uma equipe de reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, em sua residência, na tarde de terça-feira, Ana Aline explicou que meses atrás mantinha um relacionamento bastante amistoso com o policial na vila Garimpo das Pedras, município de Marabá, com quem havia saído algumas vezes para beber em bares da vila.
Ultimamente, ela disse ter deixado o Garimpo das Pedras e retorna-do para a cidade de Parauapebas, onde atualmente mora com a mãe dela e outras duas irmãs.
Na noite de segunda para terça-feira (11), Ana Aline informou ter sido procurada pelo soldado Alencar para tomar umas e dar uma volta na cidade. Numa determinada casa noturna, localizada no Bairro da Paz, no início da madrugada, ela disse ter convidado o companheiro para levá-la de volta para casa, quando então começou a discussão entre ambos.
Segundo a denunciante, sem nenhum motivo aparente, ela foi agredida dentro do carro do acusado com socos na cabeça, lábios, pescoço, costas e braços, sem nenhuma possibilidade de defesa, pois as portas do veículo, um Gol de cor prata, estavam cuidadosamente travadas.
Depois de toda essa agressão, ainda conforme a mulher, o policial militar largou a vítima no meio da rua, toda ensanguentada, sem saber a que rumo tomar para voltar para casa, pois ela estava tonta.
Procurado pela reportagem, na manhã desta quarta-feira (12), o soldado Alencar se negou a gravar entrevista sobre as acusações, prometendo que estaria conversando com seu advogado, para só então se pronunciar à imprensa.
Por sua vez, a delegada Maria Regina Cardoso Rodrigues, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), garantiu que o acusado será convocado para prestar depoimento junto ao inquérito que será instaurado pela Deam para apurar o caso de agressão. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Mulher fere desafeta com golpes de faca no braço e no rosto




Uma confusão ocorrida na manhã da última terça-feira (11) entre du-as mulheres num bar denominado “Cara Metade”, localizado no Bair-ro Altamira, em Parauapebas, resultou no ferimento de uma delas e o caso foi parar na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil da cidade.
As brigonas são Rosilene Rodrigues dos Santos, 24 anos, que so-freu vários golpes de faca no rosto, à altura do olho esquerdo, e no braço esquerdo, e Dayane de Fátima Rocha Sousa, 24 anos, natural de Imperatriz (MA), acusada de ser a autora da agressão.
Ao ser procurada pela vítima, a delegada Maria Regina Cardoso Ro-drigues, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), encaminhou o caso à delegacia municipal, por considerar que a agressão se configura como lesão corporal comum, portanto, fora da competência da Delegacia da Mulher. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Bandidos tiram vida de vítima e ferem outras duas pessoas

Uma guarnição composta por policiais militares e civis colocou atrás grades os indivíduos Sérgio Bruno Rodrigues da Silva (22 anos) e Maxuel da Silva (20 anos), conhecido por “Caranguejo”, e deteve um irmão deste, menor de 16 anos, todos residentes em Eldorado do Carajás.
O trio é acusado do envolvimento no assassinato da vítima Alex Douglas, crime ocorrido naquela cidade no último domingo (9), durante tiroteio, e de ferir outras duas pessoas, entre estas, Tiago Costa Lourenço de Oliveira, irmão de Alex.
Além do homicídio praticado contra a vida de Alex Douglas, os bandidos são considerados pela polícia como de altíssima periculosidade, uma vez que suas vítimas sofrem torturas e todo tipo de atrocidade praticado pelos acusados.
Pesam ainda contra Sérgio Bruno, Maxuel da Silva e o menor de idade as acusações sobre furto de motos, assalto à mão armada e latrocínio, crimes que seriam cometidos com estrema crueldade com suas vitimas, além de ameaças de morte. Segundo a polícia, os bandidos estavam causando terror nos municípios de Eldorado do Carajás e Xinguara.
Sérgio Bruno e seus colegas, após tirar a vida de Alex Douglas e balear Tiago Costa, foram presos na madrugada de domingo. Na tentativa de driblar a polícia, Sérgio trancou a porta pelo lado de fora com um cadeado e entrou pelos fundos da residência, mas foi preso em fragrante poucos minutos depois. Por sua vez, Maxuel foi preso quando tentava se esconder em cima de uma casa. A polícia desconfiou da atitude dele e também foi detido e preso.
De acordo com o delegado Elias Francês, de Eldorado do Carajás, outras vítimas estão aparecendo na delegacia e reconhecendo os criminosos por assalto e outros crimes. O delegado espera que a Justiça mantenha o flagrante dos criminosos, por entender que os acusados colocam em risco a sociedade da região. (Waldyr Silva, com informações de Salém Campos)


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Policiais do Grupo Tático são acusados de executar rapaz na praça




João da Costa, pai da vítima

A família do operador de VT da TV SBT em Parauapebas, Manoel da Costa, 24 anos, natural de Vargem Grande (MA), que residia na Rua Maranhão nº 296, Liberdade, Parauapebas, executado com dois tiros no peito na madrugada do último sábado (8), acusa a polícia de ser a autora da execução sumária do rapaz.
Por ocasião do enterro da vítima, no domingo (9), no cemitério do Altamira, um ônibus que transportava familiares e amigos de Manoel da Costa ostentava várias faixas e cartazes atribuindo o crime como sendo praticado por policiais integrantes do Grupo Tático da Polícia Militar.
De acordo com o que revelou à reportagem João da Costa, pai da vítima, o filho dele estava se divertido na Praça do Liberdade, quando chegou ao local uma guarnição do Grupo Tático atirando para o alto no meio das pessoas que estavam no logradouro público.
Ao ouvir os disparos, contou, o filho dele correu assustado e conseguiu se livrar de um revólver que portava na cintura. “Como ele tinha uma perna quebrada, caiu logo em seguida ao chão, e foi quando os policiais chegaram e pediram documentos pessoais. Ele se identificou, mas mesmo assim eles executaram o rapaz, ainda no chão, com dois tiros no peito”, detalha João da Costa, ainda desolado com a perda do filho, que, segundo ele, foi assassinado deitado de costas no chão e com os braços abertos, pedido para não ser executado. Na opinião do pai da vítima, a polícia matou um inocente, que deixa a esposa gestante de seis meses. “Mas a família vai entrar com uma ação na Justiça contra a Polícia Militar, pois queremos Justiça”, acrescenta.
Na delegacia, o diretor da 20ª Seccional Urbana, Antonio Miranda, diz que a polícia tem 30 dias para concluir o inquérito de investigação. “A priori, tomamos conhecimentos que a vítima reagiu à ordem de prisão, deu dois disparos contra os policiais e estes se defenderam, efetuando tiros contra o rapaz”, adianta o delegado, adicionando que as armas dos policiais e da vítima estão sendo encaminhadas para perícia.
No auto de resistência apresentado na delegacia, os policiais integrantes da guarnição – Valdenir Azevedo Barros (cabo Azevedo), José Carlos Nogueira de Araújo Filho (soldado Nogueira), Gilberto da Silva (soldado Gilberto) e Adriano Alan Duarte Lopes (soldado Lopes) – alegam que agiram “em estrito cumprimento do seu dever legal, de proceder a ato policial para agir em legítima defesa, usando os meios proporcionais e sem excessos, o que possibilitou afastar o perigo imediato e iminente”.
A reportagem do CORREIO esteve na manhã desta segunda-feira (10) no quartel local da Polícia Militar para ouvir o comando da corporação, mas o ten-cel. Roberto Coraci se encontrava em Belém, onde fora assistir ao Círio de Nazaré. Em seu lugar, o oficial de dia, major Sérgio Pastana, não quis gravar entrevista com o jornal, limitando-se a informar que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Tiroteio na zona rural leva um para cemitério e outro para hospital



Um tiroteio entre dois trabalhadores rurais ocorrido por volta das 17h30 do último domingo (9), na fazenda Boa Sorte, município de Marabá, de propriedade do pecuarista Alessandro Camilo, deixa um morto e leva outro para o hospital municipal de Parauapebas.
A vítima fatal foi o diarista Carlos da Silva, 30 anos, natural de Altamira (PA), enquanto o sobrevivente do duelo foi Júlio Cezar Souza Braga, 40 anos, natural de Pinheiro (MA).
De acordo com declarações do delegado Antonio Miranda Neto, Júlio Cesar é invasor da fazenda Boa Sorte e Carlos da Silva trabalhava com Júlio como diarista. Ambos dispararam arma de fogo contra si e Carlos veio a óbito.
A Polícia Civil de Parauapebas está auxiliando a Delegacia de Homicídio de Marabá a solucionar o caso, já que o crime ocorreu em jurisdição daquele município. Segundo o delegado, a polícia afasta a possibilidade de conflito agrário, atribuindo o assassinato a homicídio qualificado.
“Informações apuradas até agora dão conta que houve um entrevero entre os dois no último mês de maio, mas estamos checando esta informação”, adianta o delegado Antonio Miranda Neto. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 8 de outubro de 2011

Assaltante furta celulares de trabalhadores e vai em cana




Graças à denúncia de um mototaxista que passava no local e viu quando um homem assaltava com uma arma de fogo três trabalha-dores que se encontravam numa parada de van, no Bairro Betânia, em Parauapebas, a polícia prendeu o acusado Anésio Rodrigues Ribeiro, 20 anos, residente na Rua Beija-Flor s/nº, Bairro Betânia, Parauapebas.
Em depoimento à polícia, a vítima Leonardo Nascimento da Silva, 22 anos residente na Rua Matusalém nº 420, Bairro Betânia, declarou que se encontrava por volta das 5 horas da madrugada da última quinta-feira (6) em companhia dos colegas Alessandro Henrique de Sousa e Agostinho Santana de Lima numa para de van, esperando o transporte para ir ao trabalho, quando foi abordado pelo bandido que anunciou o assalto com uma arma engatilhada na direção das vítimas.
Sem poder se defender, os amigos de Leonardo Nascimento entre-garam ao assaltante os aparelhos de celular de uso pessoal e o bandido saiu do local em desabalada carreira, com toda cena sendo presenciada por um mototaxista, que por sua vez denunciou o assalto à polícia.
Na delegacia, em depoimento, o acusado Anésio Rodrigues Ribeiro confessou ter praticado o assalto, sob a alegação de que estaria precisando de R$ 90,00 para fugir da cidade com a namorada de prenome Maria. Antes de ser agarrado pela polícia, o acusado foi encurralado por populares no prédio de uma igreja em construção. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Acusado de praticar ‘saidinha’ é preso no interior de agência bancária


Encontra-se preso à disposição da Justiça, desde o meio-dia desta sexta-feira (7), em Parauapebas, o indivíduo Alex Gonçalves Soares (foto), 23 anos, acusado de praticar vários assaltos na cidade pelo modus operandi conhecido por “saidinha de banco”.
Alex Gonçalves Soares foi preso no interior da agência do Bradesco do Bairro Cidade Nova, em Parauapebas, depois de ter sido reco-nhecido por uma das vítimas no sistema interno de filmagem da agência bancária. Na delegacia, outras vítimas reconheceram o acusado como autor de outros assaltos praticados na cidade.
De acordo com o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, a prisão de suspeitos de praticar assalto dentro ou nas proximidades de bancos, pela prática conhecida por “saidinha”, faz parte de uma parceria firmada entre as agências bancárias e as polícias Civil e Militar.
Para escapar de ser vítimas desse tipo de crime, a autoridade policial orienta que ao sacar grandes quantidades em dinheiro os clientes andem sempre acompanhados de outras pessoas de confiança ou evitem ao máximo ser vistos sacando ou saindo da agência com pacotes de dinheiro. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Assaltantes nas malhas da polícia

Welton Freire da Silva e Luan Robert da Conceição
Depois de montar uma estratégia de inteligência para colocar atrás das grades dois homens acusados de praticar assalto numa resi-dência em Parauapebas, a polícia botou, por volta das 14h30 desta sexta-feira (7), as mãos nos sujeitos Luan Robert da Conceição (23 anos e residente no Bairro Betânia, Parauapebas) e Welton Freire da Silva (19 anos e residente no Bairro Casas Populares II, Parauape-bas) e enjaulou os dois.
De acordo com o soldado PM Robert, a dupla foi denunciada no quartel da Polícia Militar por uma vítima que teve a casa assaltada. Após o assalto, vítima e acusados estavam mantendo contato pelo chip do celular furtado. Na conversa, os assaltantes marcaram encontro para possivelmente devolver o aparelho e receber uma recompensa. Só que a vítima avisou a polícia e foi ao encontro acompanhada de policiais à paisana, quando os dois foram reconhecidos e presos em flagrante delito com o chip da vítima noutro aparelho celular, no Bairro Altamira.
À reportagem, a vítima Marçal Gomes da Silva, 40 anos, informou que o assalto ocorreu por volta das 12h30 do último domingo (2), em sua própria residência, na Rua G nº 371, Bairro União, onde os bandidos pularam o muro e roubaram um parelho celular da filha dele, um computador, uma corrente de ouro e cerca de 30 reais em espécie.
Procurado pela equipe de reportagem para falar sobre a acusação de ter assaltado a residência no Bairro União, Welton Freire da Silva e Luan Robert da Conceição optaram em ficar calados. (Vela Pre-ta/Waldyr Silva)

Novo delegado em Parauapebas

Em substituição ao colega Timóteo de Oliveira Soares, que foi transferido para Marabá, já se encontra na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas o delegado Bruno Fernando de Lima (foto), que veio de Marabá.
À reportagem policial do CORREIO DO TOCANTINS, Bruno Fernando explicou nesta sexta-feira (7) que ingressou na carreira de delegado de polícia no ano passado, quando foi designado a prestar serviço no município de Marabá, onde trabalhou até esta semana sob o comando da Superintendência Regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará.
Em Parauapebas, o novo delegado disse que veio somar força com o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil, no combate à criminalidade no município.
Além de Marabá, delegado Bruno Fernando prestou serviço também no município de São Geraldo do Araguaia, cidade localizada na margem esquerda do rio Araguaia, na divisa com o Estado de Tocantins.
“Pretendo desenvolver um bom trabalho junto aos delegados Antonio Miranda Neto e Nelson Alves Júnior, combatendo a criminalidade de homicídios, furto, consumo e comercialização de drogas ilícitas, proporcionando com isto bem-estar à sociedade local”, prometeu o delegado Bruno Fernando de Lima, que chega à cidade demonstrando boa vontade para trabalhar na diminuição dos crimes. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Um ano da morte do delegado André Luís Albuquerque

Delegado André Albuquerque

Delegado Antonio Miranda
Nesta segunda-feira, 3 de outubro, fez um ano em que o delegado André Luís Nunes Albuquerque foi assassinado com dois tiros num bairro da periferia da cidade, às margens da VS 10, saída para Canaã dos Carajás, em Parauapebas, onde ele respondia pela direção da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
Dos quatro elementos acusados pelo homicídio da autoridade policial, encontram-se presos Joel Bispo dos Santos, conhecido por “Índio”, 31 anos de idade, natural de Conceição do Araguaia e residente na Rua Ângela Diniz nº 111, Bairro da Paz, Parauapebas; e Ronaldo Rodrigues Lopes, 22 anos, natural de Redenção e residente na Rua 24 de Março nº 231, Bairro da Paz, Parauapebas.
De acordo com a polícia, Joel Bispo, o “Índio”, responde ainda por roubo qualificado, tendo sido preso em flagrante delito 01/06/2009 juntamente com os comparsas Ronaldo Rodrigues Lopes e Cláudio Gomes da Silva; entre outros crimes praticados na região. Segundo a polícia, foi Índio quem disparou os dois tiros contra o delegado.
Já Ronaldo Lopes foi preso em flagrante delito no dia 01/06/2009, acusado de praticar roubo juntamente com Cláudio Gomes da Silva e Joel Bispo dos Santos, o “Índio”. Pela execução do delegado, Ronaldo e “Índio” foram capturados pela polícia, meses depois do homicídio, nas cidades de Araguaia (TO) e Açailândia (MA).
Ouvido pela reportagem nesta segunda-feira (3), o delegado Antonio Miranda Neto declarou que os dois acusados presos na penitenciária de Americano devem ser julgados ainda este ano, enquanto que a dupla foragida, cujos nomes não foram revelados pelo delegado, pode ser presa a qualquer momento e também sentar no banco dos réus.
Instado a falar sobre o assunto, o delegado Antonio Miranda lembra que o colega dele foi barbaramente executado no momento em que ele exercia sua função de coibir a violência em defesa da comunidade. “Mas temos a certeza que o delegado André deixou seu legado na cidade de Parauapebas, no que diz respeito à repressão ao tráfico de drogas e na elucidação de outros crimes, entre estes o caso do assassinato de Ana Karina”, defende Antonio Miranda. (Vela Preta/Waldyr Silva)