sábado, 30 de abril de 2011

Polícia apreende DVDs, caça-níqueis, CDs e prende produtor de mídia




Rogério Moreno dos Santos

Numa operação conjunta das polícias Civil e Militar, desenvolvida simultaneamente em vários municípios paraenses, cerca de sete mil DVDs e CDs piratas, e mais seis máquinas caça-níqueis foram apreendidos em estabelecimentos localizados nos bairros Cidade Nova, Rio Verde e da Paz na manhã desta sexta-feira (29), em Parauapebas, culminando com a prisão de um indivíduo acusado de ser um dos maiores produtores de mídias piratas no município e região.
No local denominado “Costa pra Rua”, Bairro Cidade Nova, a guarnição policial, liderada pelos delegados Antonio Miranda Neto, Timóteo de Oliveira Soares (de Curionópolis) e Nelson Alves Júnior, e ainda o sargento PM Jorge, comandante do Grupo Tático da PM, apreendeu seis máquinas caça-níqueis que se encontravam trancadas num estabelecimento e deteve Geraldo Alves Cavalcante, que seria a pessoa responsável pela guarda dos equipamentos.
Na Rua Marabá, em frente à agência do Bradesco, Bairro da Paz, a polícia confiscou centenas de DVDs e CDs gravados que estavam sendo comercializados livremente em duas casas, inclusive com promoção de quatro DVDs piratas por apenas 10 reais.
Já na residência localizada na Rua Castelo Branco nº 84, Bairro Rio Verde, foram apreendidos milhares de mídias de DVD e CD gravadas e virgens, e preso o elemento Rogério Moreno dos Santos, acusado de ser o principal produtor e distribuidor dos produtos pirateados no município e região.
Na avaliação do diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, delegado Antonio Miranda, com mais esta apreensão de mídias piratas e a prisão de Rogério Moreno a comercialização de DVDs e CDs tende a diminuir na cidade, uma vez que Rogério é tido como um dos principais fornecedores dos produtos.
Segundo informou o delegado, a polícia chegou até o endereço da produtora de DVDs piratas, denominada “Webk Informática” e comandada por Rogério Moreno, por meio de serviço de inteligência das polícias Civil e Militar. Ele garante que as operações sobre apreensões vão continuar em Parauapebas, até que a população fique livre desse tipo de contravenção. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Preso homem acusado de tentativa de homicídio


Encontra-se preso no xadrez municipal de Parauapebas, desde a última terça-feira (26), à disposição da Justiça, o maranhense João Batista da Paz Peres, 27 anos, conhecido por “Traçado”, residente na Chácara do Cacau, em Parauapebas, acusado de ter desferido uma forte paulada na cabeça de Antonio do Nascimento Nunes, residente na Rua Mearim, qd. 16, lt. 21, Bairro Casas Populares II, Parauapebas.
De acordo com o que apurou a reportagem junto à polícia e com o próprio preso, a confusão entre João Batista e Antonio do Nascimento ocorreu na residência do primeiro, por motivos que o acusado não soube explicar direito. “Só lembro que o cara prometeu me matar, puxou uma faca pra me furar e eu pra me defender dei uma cacetada nele com o cabo de um enxadeco”, contou João Batista.
O jornal foi informado que a vítima Antonio do Nascimento corre risco de morte num hospital da cidade, em virtude dos ferimentos sofridos na cabeça provocados pela paulada.
Segundo o delegado Timóteo de Oliveira Soares, “Traçado” foi autuado em flagrante delito e por isso vai responder pelo crime de tentativa de homicídio, em virtude de ter aplicado uma forte pancada na cabeça da vítima, com a intenção de matar. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

‘Sandrinha’ cai nas mãos da polícia

Sandra Pereira Lima, a “Sandri-nha” (foto), 29 anos, natural de Barra do Corda (MA), residente na Rua Araguaia nº 322, Bairro da Paz, em Parauapebas, velha conhecida da polícia, foi presa pela enésima vez na última terça-feira (26), desta feita acusada de furtar dinheiro, relógio e perfu-me da residência do cabo PM Manoel de Assis, localizada na Rua Renato Russo nº 1176, Bairro Altamira, Parauapebas.

Em depoimento prestado ao delegado Timóteo de Oliveira Soares, o cabo De Assis explicou que na manhã de terça-feira (26) saiu de casa para fazer ginástica no quartel da Polícia Militar, deixando na residência os filhos menores dormindo, na companhia da esposa dele.
Num descuido da dona de casa, “Sandrinha” entrou sorrateiramente na residência e furtou R$ 40,00 em espécie, um relógio de pulso e vários frascos de perfumes da Avon.
Diante das características da suspeita, repassadas ao policial por uma testemunha vizinha, o cabo disse ter se deslocado até a casa de “Sandrinha” e conseguiu recuperar o dinheiro furtado.
Na pressão, a velha conhecida da polícia informou que havia vendido o relógio por R$ 15,00 para a mulher Edilene Rodrigues Moraes, da lanchonete do posto de combustível Altamira, onde a polícia esteve no local e recuperou o objeto.
Quanto aos frascos de perfume, “Sandrinha” levou a polícia até um bar localizado na Rua Ângela Diniz, Bairro da Paz, onde encontrou a jovem Claudirene Ribeiro da Silva, que confessou ter recebido de Sandra dois tubos de creme numa conta que a acusada devia pra ela.
No depoimento, “Sandrinha” Pereira Lima confessou ter praticado o delito, mas disse que esta foi a primeira vez que foi presa, contrariando a informação da polícia, que confirma que a acusada é uma perigosa ladra de residências, sendo presa e solta por mais de dez vezes em Parauapebas e municípios vizinhos. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jovem é presa e algemada a uma cadeira na delegacia de Anápolis

Anápolis - Por falta de um presídio feminino em Anápolis, a 50 quilômetros de Goiânia, uma jovem presa em flagrante no último domingo por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, foi algemada a uma cadeira da delegacia para onde foi levada, e onde permanece até agora.
Jéssica Evelin Coutinho Ribeiro, de 18 anos, não tem passagem pela polícia. Ela está algemada a uma cadeira, no corredor da delegacia regional, e afirma ainda que está sem dormir e sem tomar banho. Só teve permissão pra se levantar para ir ao banheiro.
De acordo com a Polícia Civil, Jéssica Ribeiro não foi transferida para Goiânia por falta de vagas no sistema prisional. Já a direção da agência do sistema prisional de Goiás afirma que mulheres presas em Anápolis não precisam aguardar vagas e que Jéssica poderia sim ser transferida. (O Globo)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Preso acusado de furtar caixa de som em igreja evangélica



A polícia colocou atrás das grades no último sábado (23) o indivíduo Evandro de Laureno da Costa, 25 anos, residente no Bairro Liberdade II, Parauapebas, acusado de furtar três caixas de som de uma igreja evangélica em plena sexta-feira Santa.
Na delegacia de polícia, Evandro de Laureno contou à reportagem que cometeu o furto das caixas de som a convite de um cunhado dele, de prenome Antonio. Disse que ambos destelharam o prédio da igreja, pegaram os equipamentos e esconderam num matagal para posterior negociação com terceiros, quando o acusado foi pego pela polícia.
Pressionado pela polícia, Evandro revelou onde se encontrava o produto roubado, o material foi recuperado e devolvido à igreja, enquanto o cunhado dele se encontrava foragido.
“Estou muito arrependido de ter roubado uma igreja, pois nunca cometi esse pecado em minha vida”, declarou ao jornal Evandro de Laureno, considerando que as orações dos irmãos para recuperação dos objetos roubados foram muito fortes.
Ao ser detido pela guarnição da Polícia Militar, integrada pelo sargento Lisboa e cabo Ozeias, Evandro tinha em seu poder uma motocicleta Yamaha modelo XTZ de cor azul, sem placa, cuja procedência está sendo verificada.
Ouvido pela reportagem, o pastor Jailton Pereira explicou que a igreja onde as caixas de som foram furtadas se localiza no Bairro Liberdade II. “A polícia foi mais eficiente na recuperação dos equipamentos do que eu pensava, apesar de nossas orações”, declarou o pastor evangélico. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Marido preso acusado de espancar companheira dele

Encontra-se preso na delegacia de Polícia Civil de Parauapebas, à disposição da Justiça, o indivíduo Wildson Vasconcelos Cavalcante, acusado de ter espancado a companheira dele, Edivânia Pereira Soares.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) pelo PM Francisco Silva Sousa, as agressões contra a mulher ocorreram por volta das 2 horas da madrugada da última terça-feira (19) na residência do casal, localizada na Rua Macedônia nº 550, Bairro Betânia, em Parauapebas.
No endereço do casal, a polícia foi informada pela vítima Edivânia Soares que ela sofrera agressões com socos no rosto e pontapés do marido, que a arrastou pela piçarra da rua, sem dó nem piedade.
Depois de tomar conhecimento das queixas da mulher, a polícia deu voz de prisão ao acusado, conduziu-o à Deam e o entregou à delegada Maria Regina Cardoso Rodrigues, que tomou os procedimentos legais. Procurado, Wildson Cavalcante não quis falar com a reportagem. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Acidente envolvendo carro de oficial da PM deixa um morto




Um grave acidente ocorrido às 20 horas da última terça-feira (19) na saída de Curionópolis, sentido Eldorado do Carajás, envolvendo uma camionete Hilux prata de placa NKQ 1250-Aparecida de Goiânia-GO e um Gol prata de placa NSM 7455-Parauapebas, deixa uma pessoa morta e outras com ferimentos leves.
A vítima fatal do acidente, que foi enterrada por volta das 16 horas desta quarta-feira (20) em Parauapebas, é o motorista do Gol, Elton Brito dos Santos, 29 anos, que residia na Rua São Jorge nº 51, Bairro da Paz, Parauapebas.
Conforme apurou a reportagem, Elton seguia dirigindo o Gol no sentido Eldorado do Carajás/Curionópolis, transportando a esposa dele, Domingas Fernanda Soares de Brito, 26 anos; a cunhada Maria Leana Soares de Freitas, 27; o sogro Luiz Gonzaga de Melo, 71 anos; e a sogra Maria Madalena Soares de Freitas, 54 anos, que sofreram escoriações e ferimentos leves.
Na camionete Hilux, que saía de Curionópolis, dirigida pelo soldado PM Artur Costa, 26 anos, seguiam o major PM Juniso Honorato, comandante do quartel da Polícia Militar em Parauapebas, e um pedreiro do oficial, que não foi identificado pela reportagem.
A reportagem esteve na manhã desta quarta-feira (20) com o major Juniso Honorato, mas ele não quis falar sobre o acidente que envolveu a Hilux em que ele viajava. A família da vítima também preferiu não se reportar sobre o acidente. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Choque entre motos mata três e leva duas crianças para hospital

Raimundo Firminos1
 
Raimundo Firminos2

Valtemir Pereira1
 
Valtemir Pereira2

Jeremias de Jesus1
 
Jeremias de Jesus2

Uma violenta trombada de motos ocorrida por volta das 17 horas do último domingo (17), em Parauapebas, leva duas crianças gravemente feridas para o hospital e deixa três pessoas adultas mortas.
O choque entre as duas motos (placas NSK 3198-Bom Jesus do Tocantins-PA e NSQ 1479-Parauapebas-PA) ocorreu na estrada de acesso à ferrovia, em frente ao barracão da Usimig, próximo de uma ponte onde no ano passado um acidente de carro provocou a morte de cinco pessoas de uma mesma família.
As vítimas fatais do acidente deste domingo são Valtemir Pereira da Costa (31 anos, natural de Elesbão Veloso-PI, residente na Rua Monte Ararati s/nº, Bairro Betânia, Parauapebas), Raimundo Firminos Alves (31 anos, natural de São Francisco-PI, residente nas Casas Populares I, qd. 114 lt. 6, Parauapebas) e Jeremias de Jesus da Silva (38 anos, de Jacundá). As crianças envolvidas no acidente são os irmãos Railon Tolentino da Silva, 8 anos; e Victor Rian Tolentino da Silva, 10 anos, ambos filho de Jeremias de Jesus da Silva, que morreu na hora.
O corpo de Valtemir Pereira foi transladado para a cidade de Rondon do Pará para ser velado e enterrado por familiares, enquanto o de Jeremias de Jesus da Silva foi encaminhado para ser enterrado em Jacundá. Raimundo Firminos Alves ficou de se enterrado nesta segunda-feira (18) em Parauapebas.
O menor Railon foi transferido às pressas para a cidade de Marabá, em virtude de gravidade dois ferimentos sofridos no acidente, com fratura no fêmu esquerdo.
Segundo apurou a reportagem no local do acidente, Valtemir pilotava a moto de placa NSQ 1479-Parauapebas-PA no sentido centro da cidade/Parque de Exposições, levando Raimundo Firminos na garupa. Ao passar sobre uma ponte, ele não conseguiu manobrar a motocicleta para a direita e chocou-se violentamente com a moto de placa NSK 3198-Bom Jesus do Tocantins-PA, que vinha sendo pilotada por Jeremias de Jesus e este transportava os filhos Railon e Victor.
O choque entre as duas motos foi tão violento que rachou o crânio de Raimundo e espalhou massa encefálica pelo asfalto.
A testemunha Mauro Costa Corrêa, que chegou de bicicleta ao local no momento do acidente, ajudou a socorrer as duas crianças, que com o baque estavam jogadas no capim a alguns metros, chorando e pedindo socorro.
“Peguei nos braços o menino que estava mais grave, corri para a pista, pedi socorro e consegui uma carona até o hospital municipal”, explica Mauro Corrêa para a reportagem. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

Polícia incinera 15 mil CDs e DVDs


Autorizado pelo juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Criminal, o delegado Antonio Miranda, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, procedeu no final da tarde desta segunda-feira (18) a incineração de aproximadamente 15 mil mídias de CDs e DVDs piratas.
De acordo com o delegado Antonio Miranda, o material pirateado foi apreendido pelas polícias Civil e Militar em Parauapebas nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, quando o mesmo estava sendo comercializado por camelôs em portas de lojas e de agências bancárias da cidade.
Paralela à apreensão das mídias pirateadas, cerca de 20 ambulantes que foram flagrados comercializando os CDs e DVDs, conforme explica o delegado, também estão sendo indiciados pela justiça e respondem criminalmente pelos seus atos ilegais.
MAIS CAÇA-NÍQUEIS
A autoridade policial aproveita para informar que no último final de semana (sexta, sábado e domingo) uma guarnição das polícias Civil e Militar apreendeu mais 19 máquinas caça-níqueis em Parauapebas.
Delegado Antonio Miranda garante que as operações policiais relativas às apreensões de máquinas caça-níqueis e de mídias piratas de DVD e CD vão continuar sendo realizadas a todo vapor na cidade, até que esse tipo de crime seja definitivamente eliminado em Parauapebas. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

domingo, 17 de abril de 2011

Menor de 8 anos mata irmã de 12 com tiro de espingarda

Ao manusear uma espingarda tipo “por fora” em sua residência sem a presença dos pais, um garoto de 8 anos apertou o gatilho da arma na direção da irmã Jardeane Alves dos Santos, de 12 anos de idade, e esta veio a falecer.

O caso ocorreu por volta das 8 horas da manhã da última quinta-feira (14) num lote do assentamento Bamerindus, no município de Eldorado do Carajás, e foi comunicado ao delegado Elias Jorge de Carvalho França por Edivan Ferreira Silva, residente na Rua Dom Manoel nº 67, Setor V, em Eldorado.
No Boletim de Ocorrência, Edivan Silva, que disse ser amigo da família da vítima, relata que tomou conhecimento da tragédia quando se deslocava do assentamento para Eldorado do Carajás e foi comunicado por uma pessoa conhecida dele.
Ele conta que ainda ajudou a conduzir a menina baleada até o hospital da cidade, mas a menor não suportou os ferimentos e veio a óbito antes mesmo de dar entrada na casa de saúde para receber tratamento.
Na delegacia de Eldorado do Carajás, a reportagem do CT tomou conhecimento que os policiais não conseguiram se deslocar até o assentamento, localizado a 20 quilômetros do centro da cidade, para fazer os procedimentos de praxe, porque eles não tinham combustível nem dinheiro para abastecer a viatura. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

sábado, 16 de abril de 2011

Corpo encontrado no rio Parauapebas ainda sem identificação


Até o fechamento desta matéria, no final da tarde de ontem (15), continuava sem identificação o corpo de um homem que foi encontrado na última quinta-feira (14) boiando nas águas do rio Parauapebas, na região das Três Voltas, zona rural de Marabá, a 76 quilômetros do centro da cidade de Parauapebas.
O corpo do homem, que se encontrava trajando sunga de banho de cor vermelha, camiseta nas cores verde e amarela da seleção brasileira, e pulseiras verdes e vermelhas no braço esquerdo, foi encontrado por um pescador no rio e avisou à polícia em Parauapebas.
A reportagem do CORREIO DO TOCANTINS acompanhou os agentes da funerária Araguapax no resgate do corpo da vítima e pôde perceber que o defunto exalava forte odor, em virtude de ter sido morto há 4 ou 5 dias.
No momento do resgate do corpo, foi observado que a vítima apresentava vários cortes de faca nas costas e no peito. Ninguém da redondeza onde o corpo foi encontrado reconheceu o morto, que foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Marabá. (Waldyr Silva)

Acidente de carro na frente de shopping leva três para o hospital




Um grave acidente entre um caminhão e um automóvel ocorrido por volta das 12h50 da última terça-feira (12) na frente do Unique Shopping Parauapebas leva para o hospital três pessoas em estado delicado.
As pessoas envolvidas no acidente entre o caminhão de placa MNT 4110 (Caruaru-PE) e o Astra de placa JVQ 5592 (Marabá-PA) são Charles Henrique de Amaral Peres, proprietário e condutor do Astra; Jamillhy da Silva Alexandre Gumir, passageira do Astra; e Maurício da Costa Castelo Branco, passageiro do caminhão, que era conduzido por José Gomes de Souza.
O acidente foi comunicado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas ao delegado Timóteo de Oliveira Soares pelo cabo da Polícia Rodoviária Estadual Carlos Alberto Viana da Silva Júnior, enquanto as três pessoas acidentadas foram conduzidas às pressas para o hospital pelo Corpo de Bombeiros, duas numa Kombi e uma numa camioneta Hilux, uma vez que a corporação não dispõe de ambulância para socorrer e transportar vítimas de acidente.
Ouvido pela reportagem nesta quarta-feira (13), o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Parauapebas, tenente Catuaba, confirmou que somente a vítima Jamillhy Gumir foi transportada para o hospital na camioneta, enquanto as outras duas pessoas acidentadas foram levadas para hospital numa Kombi do Corpo de Bombeiros.
O tenente Catuaba admite que o transporte de pessoas acidentadas deve ser feito em ambulâncias, de uma forma segura e rápida, mas, por falta de veículos com essa estrutura na guarnição de bombeiros, infelizmente a paciente foi obrigada a ser transportada na carroceria de uma camioneta picape.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros revela que a corporação possui uma ambulância dotada de toda estrutura de transporte e primeiros socorros, mas a mesma se encontra atualmente numa concessionária de Marabá, retida por falta de pagamento de conserto.
ROTATÓRIA
Não é a primeira vez que ocorrem acidentes envolvendo veículos na pista da rodovia PA-275, em frente às instalações onde está sendo construído o Unique Shopping Parauapebas. Há cerca de dois meses, um motociclista foi atropelado e morto por uma Kombi no local.
Na edição 2169, veiculada em 5 de fevereiro deste ano, numa matéria feita com o superintendente do shopping, Telmo Mendes, a reportagem questionou sobre a sinalização de trânsito na rodovia PA-275, na área em frente o shopping center, para evitar acidente em momento de grande fluxo de veículos, quando o centro de compra for inaugurado.
Como resposta, o administrador do shopping informou que, enquanto uma rotatória não seja construída no local, interligando a rodovia com os bairros Viver Bem e Cidade Jardim, ele havia entregado ofício à Prefeitura de Parauapebas sugerindo a construção de redutores de velocidade na frente ao empreendimento, mas até hoje nenhuma obra foi feita no local para evitar acidentes. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Comunicador de Curionópolis morre em acidente de moto



A cidade de Curionópolis ainda chora a morte do radialista Willian Gomes de Souza, conhecido por “Reginaldo Leme”, 34 anos, que foi vítima de acidente ocorrido por volta das 21 horas do último domingo (10), na estrada de acesso a Serra Pelada, próximo de uma ponte, quando duas motos se chocaram de frente.
O enterro de “Reginaldo Leme” ocorreu em Curionópolis às 9 horas da manhã desta quarta-feira (13), marcado por muita comoção, uma vez que a vítima era muito querida naquela cidade, comunicador de carro de som e de rádio, e membro do Conselho Tutelar do município. Ele era também terceiro suplente do conselho fiscal da Associação de Imprensa e Comunicadores de Curionópolis (Aicoc).
As outras vítimas, que ainda se encontram sob cuidados médicos, são Fausto Rodrigues da Silva, 23 anos, que teve a perna esquerda dilacerada, com risco de ser amputada; Micilene Leide de Souza, 15 anos, que teve o couro cabeludo escalpado até a metade da cabeça; e Rodrigo Pereira Santos, 20 anos, conhecido por “Buda”, que entrou em como, mas sem ferimentos muito graves.
O acidente ocorreu no momento em que “Reginaldo Leme” retornava de um evento em Serra Pelada numa moto YBR de placa JWE 9789 em companhia do amigo Rodrigo Pereira Santos. À altura da localidade denominada “Nadir”, com pouca visibilidade, o radialista se chocou contra a moto XTZ de placa JUU 0094, pilotada por Fausto Rodrigues da Silva, que trafegava em sentido contrário conduzindo Micilene Souza.
Tão logo tomaram conhecimento sobre o acidente, as polícias Militar e Civil se deslocaram ao local, encaminharam pacientes ao hospital de Curionópolis e fizeram perícia na área. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Jovem é vítima de acidente na PA-160


Ocorreu na tarde desta segunda-feira (11), com muita comoção por parte de parentes e amigos, o enterro da jovem Ana Paula Sales (foto), 23 anos, vítima de acidente automobilístico ocorrido por volta das 13h30 do último domingo (10) na rodovia PA-160, próximo da Vila 45, sentido Canaã/Parauapebas.
De acordo com declarações feitas à reportagem do CORREIO DO TOCANTINS pelo cabo PM Chagas, padrasto da vítima, Ana Paula trabalhava como secretária há dois anos num consultório dentário no Bairro Rio Verde, era separada, mãe de uma garota de seis anos de idade e morava com a mãe, filha e padrasto na Rua São Francisco nº 84, Bairro da Paz, Parauapebas.
Segundo o policial, no momento do acidente a vítima estava acompanhada de mais quatro pessoas que voltavam de um passeio num balneário num veículo Prisma conduzido por um amigo dela. Nas proximidades da Vila 45, um Corsa Sedan, dirigido por uma pessoa de prenome Jônatas, se chocou contra o veículo que ela estava.
Com o acidente, a moça ficou presa durante vários minutos no cinto de segurança do veículo, perdendo muito sangue. Foi encaminhada para o hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás, que é administrado pela Vale, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer. Os demais passageiros dos dois veículos sofreram apenas ferimentos leves. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Executado com um tiro na nuca


Até o fechamento desta matéria, na tarde desta segunda-feira (11), a polícia em Parauapebas ainda não tinha esclarecido a morte de Jonatan Pereira Silva, 23 anos, solteiro, natural de Porto Velho (RO), que foi assassinado na madrugada do último sábado (9) com um tiro na nuca.
No boletim de ocorrência registrado no sábado pela manhã na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas por Maria Elisvânia Rocha Cruz (Rua Padre Cícero nº 20, Bairro da Paz), ex-companheira da vítima, ela diz desconhecer os motivos que levaram à execução de Jonatan Silva.
Maria Elisvânia conta no BO que foi avisada sobre a morte do ex-marido na manhã de sábado por um homem desconhecido. Ela foi informada que Jonatan estava sentado numa calçada na Rua Fortaleza (Rua do Meio), quando passou um veículo e a pessoa que se encontrava em seu interior disparou um certeiro tiro na cabeça da vítima, que ainda foi levada para o hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. No hospital, a mulher disse que reconheceu o corpo como sendo do ex-companheiro dela.
Nas proximidades do local do crime, a reportagem apurou com pessoas que não quiseram se identificar que a execução do rapaz ocorreu na Rua Fortaleza, conhecida por Rua do Meio, esquina com 24 de Março, Bairro da Paz, por volta das 4h30 da madrugada do último sábado (9).
Segundo os informantes, Jonatan Silva era usuário de drogas, mas não comercializa entorpecente, apenas praticava alguns furtos na cidade. Testemunhas dizem que minutos antes da execução chegou um homem em um automóvel não identificado e abordou a vítima de frente, dizendo que estava procurando uma pessoa. Ao olhar cara a cara, essa pessoa dissera não era Jonatan, e nesse momento a vítima foi alvejada com um tiro na cabeça.
A polícia foi acionada, chegou ao local, chamou o Corpo de Bombeiros e saiu no encalço do matador, mas até o fechamento desta matéria o assassinato ainda não tinha sido elucidado. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

sábado, 9 de abril de 2011

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria medidas cautelares até julgamento da ação criminal

Brasília -­ O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (7) o projeto de lei (PL 4208/01), do Executivo, que altera dispositivo do Código de Processo Penal e trata sobre prisão especial, medidas cautelares e liberdade.
A proposta foi sugerida ao Colégio de Líderes pelo líder do PT na Câmara, deputado federal Paulo Teixeira (SP). “É importante que o Brasil adote essas medidas cautelares já implantadas em outros países”, justificou Paulo Teixeira.
Pelo texto aprovado, o juiz poderá, entre outras medidas cautelares, proibir a pessoa que está sob investigação de acesso ou frequência a determinados lugares; limitar sua comunicação com determinadas pessoas-chave da investigação; e comparecimento periódico em juízo nos prazos e condições fixadas pelo juiz.
Medida cautelar é um ato que o juiz pode autorizar quando se manifestar a gravidade, quando for claramente comprovado um risco de lesão de qualquer natureza, ou na hipótese de ser demonstrada a existência de motivo justo, amparado legalmente. O projeto segue para sanção presidencial.

Trio é acusado de matar rapaz no Altamira com espancamento e facadas



Erinaldo da Silva Diniz

Encontram-se presos na delegacia de Parauapebas, acusados de assassinar o maranhense Juvenal Pinheiro Abreu, 31 anos, natural de Zé Doca (MA), os indivíduos Nelson Gomes Coutinho, conhecido por “Neto”, natural de Moju (PA); Israel Henrique Cândido, conhecido por “Loirinho”, 21 anos, nascido em Tangará das Serra (MT); e Erinaldo da Silva Diniz, conhecido por “Balão” ou “Balaô”, 19 anos, natural de Mosqueiro (PA).
De acordo com registro policial, o trio executou Juvenal Abreu por volta das 23h30 da última quarta-feira (6) com espancamentos e facadas, no “Bar da Jose”, Bairro Altamira, Parauapebas.
No Boletim de Ocorrência registrado pelo cabo PM Nunes, o policial conta que, depois de ser comunicado pelo quartel via rádio sobre uma briga que estaria ocorrendo na Rua Amsterdã, esquina com a Rua Santo Antonio, no Bairro Altamira, se deslocou para o local indicado. Lá, se deparou com Juvenal Abreu caído ao solo, na frente de um bar, morto com várias facadas pelo corpo e espancamentos.
Horas depois, a polícia foi informada sobre as características dos possíveis matadores do rapaz, colocando na cadeia minutos depois os elementos “Neto”, “Loirinho” e “Balaô”, que se encontram presos à disposição da justiça. “Balaô” foi detido quando se encontrava no hospital municipal recebendo tratamento por ferimentos que acabara de receber durante a briga com a vítima.
Em depoimento, a dona do bar, Maria da Cruz Moraes, 47 anos, natural de Vitorino Freira (MA), informou que horas antes do crime chegaram duas mulheres no bar e tomaram três cervejas. Em seguida, chegou um homem e passou a conversar com as duas mulheres.
Num instante, o homem puxou uma faca e bateu no balcão, quando os clientes se afastaram do local. Minutos depois, ela disse ter tomado conhecimento que havia uma pessoa morta com golpe de facas na frente do bar, enquanto o homem e as duas mulheres desapareceram do local.
Israel Henrique Cândido nega que tenha executada a vítima, embora afirme que estivera no início da noite com a namorada no local do homicídio, mas não se envolvera em nenhuma confusão.
Por sua vez, Nelson Gomes Coutinho diz que presenciou a briga no bar, foi atingido no nariz, mas também nega ter matado a vítima. A reportagem não teve acesso ao depoimento de Erinaldo da Silva Diniz. (Reportagem; Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Parauapebas registra grande índice de furtos de veículos


No período de 1º de fevereiro a 31 de março deste ano, a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas registrou 42 furtos de veículos, entre motocicletas e carros de passeio. A revelação foi feita ao CORREIO nesta quarta-feira (6) pelo delegado Nelson Alves Júnior, plantonista da delegacia local.
De acordo com a autoridade policial, desses 42 furtos registrados no município, vinte motos foram recuperadas pela polícia e algumas delas já devolvidas para os verdadeiros proprietários, enquanto o restante dos veículos ainda continua desaparecido.
Delegado Nelson Júnior considera que o sistema de ignição das motocicletas é muito fácil para ladrão colocar chave diferente, funcionar o motor e furtar o veículo. Ele diz que a maioria das motos recuperadas pela polícia foi localizada em poder de pessoas que comparam o veículo das mãos de terceiros.
O delegado sugere que as vítimas deveriam cobrar responsabilidades das empresas montadoras deste tipo de veículo, uma vez que as motos não oferecem dispositivo de segurança ao ser estacionada longe do alcance dos olhos do proprietário.
Outra causa apontada por Nelson Júnior no volume de furto de veículos em Parauapebas é que muitas vítimas ao ter a moto furtada não procuram os órgãos de segurança pública para registrar ocorrência sobre o sinistro.
As motos recuperadas pela polícia foram localizadas nas cidades de Canaã dos Carajás, Anapu, Eldorado do Carajás e na vila Quatro Bocas. Algumas delas já estavam desmontadas para revenda como ferro velho. “Seria bom também que houvesse barreiras nas saídas da cidade para verificação de veículos”, complementa o delegado. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

domingo, 3 de abril de 2011

Polícia apreende 1.270 carteiras de cigarro falsificado




Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar apreendeu na tarde da última quinta-feira (31), em Parauapebas, 127 pacotes de cigarro falsificado, cada um contendo 10 maços, num total de 1.270 carteiras do produto, das marcas US, Derby e Skin, no valor estimado de R$ 3 mil.
A apreensão do cigarro ocorreu em vários bairros da cidade, depois que a polícia recebeu informações da comunidade pelo sistema Disque Denúncia (3346-2250) e vinha investigando este tipo de comercialização de produtos falsificados.
Em declarações prestadas à reportagem do CORREIO, o delegado Antonio Miranda explica que na operação de quinta-feira foram apreendidas, também, quatro máquinas de caça-níqueis no Bairro da Paz.
A autoridade policial informa ainda que as operações em mercearias e bares de Parauapebas vão continuar sendo feitas esporadicamente pela polícia, no sentido de diminuir o comércio ilegal de cigarros e outros produtos, e colocar os infratores na cadeia.
“Estamos procedendo a investigação sigilosa com o objetivo de chegarmos até os grandes distribuidores de cigarro que repassam o produto para a revenda em bares, boates e mercearias da cidade”, releva Antonio Miranda.
Os comerciantes, que a polícia não quis revelar os nomes, flagrados comercializando cigarro de procedência duvidosa vão responder a procedimento policial, por meio da justiça local.
Para identificar se o produto apreendido é falso ou não, a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas possuem um aparelho que emite luz negra. Se o reflexo da luz emitida contra o selo da mercadoria brilhar, o produto é falsificado.
Esse teste foi feito pelo delegado Antonio Miranda em algumas carteiras de cigarro falsas e originais. Nas carteiras falsificadas houve reflexo da luz, enquanto que nas verdadeiras a luz não refletiu. A mesma técnica é usada para testificar também cédulas de dinheiro. (Waldyr Silva)

sábado, 2 de abril de 2011

Polícia procura perigoso assaltante

Edmar dos Santos Silva
A polícia está no encalço de um homem considerado perigoso ladrão de gado e assaltante de vans e ônibus que transportam passageiros na BR-155, antiga rodovia PA-150, geralmente no percurso entre Eldorado e Marabá.

O homem procurado pela polícia é Edmar dos Santos Silva, 21 anos (Rua do Bar da Boa, Quitinete, Bairro Abaeté, Eldorado), que na madrugada da última quinta-feira (31) teria roubado uma novilha, um boi, uma vaca e uma bezerra do próprio irmão, Jaime dos Santos Silva, que tem propriedade localizada no assentamento da fazenda Peruana, município de Eldorado do Carajás.

Nesta sexta-feira (01), uma guarnição conjunta das polícias Civil e Militar de Parauapebas esteve no município de Eldorado do Carajás e prendeu Manoel Messias Lima da Silva, que foi contratado por Edmar para ajudar a conduzir os animais. Manoel prestou depoimento e depois foi liberado.
Segundo declarou em depoimento, Manoel Messias foi contratado por Edmar por R$ 40,00 para ajudar a transportar os animais da fazenda Peruana até uma propriedade de Nego da Loja, ex-vereador de Eldorado, localizada às margens da BR-155 (antiga PA-150).
De acordo com o declarante, Edmar teria dito que os animais seriam vendidos para uma pessoa conhecida por Francisco, dono de um açougue, que reside na Av. Amazonas, próximo de um depósito de gás, no Bairro Km 100, em Eldorado.
Na propriedade de Nego da Loja, quando se encontrava na companhia de Edmar dos Santos, na madrugada desta sexta-feira (01), Manoel Messias foi abordado e detido pela guarnição da Polícia Militar, enquanto que Edmar conseguiu fugir da fazenda.
Ainda no depoimento, Manoel Messias disse ter tomado conhecimento na delegacia que os animais que ele estava conduzindo tinha sido furtados de Jaime dos Santos pelo próprio irmão, Edmar dos Santos.
Manoel declarou também ter tomado conhecimento que Edmar vem constantemente assaltando ônibus e vans na região, na companhia de Bento, Edson dos Santos Chaves, Darley Ferreira de Aguiar, Gilmar da Van, Neguinho e Professor.
No depoimento prestado à polícia em Eldorado do Carajás, Jaime dos Santos Silva diz desconhecer os motivos que levaram Edmar a roubar animais do próprio irmão, pois não deve nada para o mesmo.
Jaime disse à polícia ter tomado conhecimento que o irmão dele estaria envolvido em assalto a veículos que transportam passageiros no percurso entre Eldorado do Carajás e Marabá. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)